Mundo
12/10/2017 12h28

Estados Unidos anunciam saída da Unesco no final do ano

Na origem da decisão estão velhas críticas norte-americanas contra uma alegada tendência anti-Israel na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.


Mundo
11/10/2017 11h00

Funcionários públicos protestam contra reforma trabalhista na França

Milhares de trabalhadores aderiram à greve nacional da Função Pública e participaram em manifestações por toda a França, na terça-feira (10), em protesto contra as alterações ao Código do Trabalho promovidas e aprovadas pelo executivo de Emmanuel Macron


Mundo
10/10/2017 17h46

Independência da Catalunha é declarada, agora começam as negociações

Carles Puigdemont, Presidente do Governo regional da Catalunha, declarou a independência da região em discurso nesta terça-feira (10); contudo a suspendeu por hora para que possam ocorrer negociações. Espera-se uma resposta do governo espanhol. A declaração ocorreu em sessão exclusiva no Parlamento regional catalão convocada para analisar os resultados do referendo

Por Alessandra Monterastelli *


Mundo
09/10/2017 19h42

Partidos brasileiros conheceram de perto a realização do Sonho Chinês

Durante o mês de setembro, entre os dias 17 e 26, visitou a China uma delegação multipartidária de partidos da esquerda brasileira – Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Democrático Trabalhista (PDT) e Partido Comunista do Brasil (PCdoB) – a convite do Departamento Internacional do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh).

Por José Reinaldo Carvalho, do Resistência


Mundo
09/10/2017 17h12

Cebrapaz promove debate sobre a Coreia Popular em SP

Dado o cenário tenso na Península Coreana, o núcleo de São Paulo do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Lua pela Paz (Cebrapaz) promove nesta terça-feira (10) um debate com o tema “A Coreia do Norte no xadrez da geopolítica mundial”.


Mundo
09/10/2017 16h13

O diálogo continua sendo a melhor solução para Espanha e Catalunha 

Milhares de pessoas participaram no domingo (8) de um protesto contra o processo independentista, em favor da unidade da Espanha e da Constituição. O ato ocorreu no centro de Barcelona, convocada pela entidade Sociedade Civil Catalã, e teve “Recuperamos a Sensatez” como lema. Apesar do ato, a Esquerda Unida continua lutando pela defesa do diálogo e da construção de um Estado Plurinacional, aderindo ao ato "Parlem", ocorrido no sábado (7), a favor de negociações 

Por Alessandra Monterastelli *


Mundo
08/10/2017 19h14

Legado da URSS molda o mundo em que vivemos hoje

 Na terça-feira (26), o cientista político Luis Fernandes autografou seu mais novo livro, “A Revolução Bipolar”, durante o seminário “1917: O ano que abalou o mundo”, em São Paulo. Na ocasião, ele concedeu entrevista ao historiador Fernando Garcia, da Fundação Maurício Grabois, na qual falou sobre a obra, o socialismo soviético e seu legado


Mundo
08/10/2017 18h29

Editorial da Folha de São Paulo falsifica história da Revolução Russa

Um dos pontos altos da falsificação da história da Revolução Russa que a direita faz pode ser lido em um editorial publicado neste domingo (8) pelo suplemento Ilustríssima, da Folha de S. Paulo, assinado pelo dono do jornal, Otávio Frias Filho, sob o título de 100 anos do golpe.

Por José Carlos Ruy*


Mundo
07/10/2017 19h09

Exodus: retrato dos dramas e esperanças de refugiados

Longa-metragem conta a história de seis pessoas de diferentes partes do mundo que foram forçadas a deixar suas casas para reconstruir suas vidas sob novas e desafiadoras circunstâncias.
Por Xandra Stefanel, para a RBA


 


Mundo
06/10/2017 19h38

China planeja extinguir a miséria no país até 2020

Casas assentadas ao longo das inférteis montanhas amarelas da Província de Shanxi, norte da China. A estiagem extrema afeta a colheita de milho e os agricultores da região tiram menos de mil yuans (cerca de US$ 147) por ano da terra que cultivam.