Mundo
01/02/2015 15h26

Conselho lamenta o fato de reunião sobre Ucrânia ter sido inconclusiva

O chefe do Conselho Presidencial de Direitos Humanos (CDH), Mikhail Fedotov, lamenta que a reunião do grupo de contato para resolver a situação na Ucrânia tenha terminado em Minsk sem resultados. Uma reunião de representantes da sociedade civil poderia ajudar a resolver este problema, acha o chefe do CDH.


Mundo
01/02/2015 11h41

Espanha: Marcha do Podemos clama: "É a hora da Mudança"

Marcha da Mudança terá mobilizado neste sábado (31) em Madrid mais de cem mil pessoas, segundo os cálculos de publico.es. Durante a manifestação as palavras de ordem mais gritadas foram “Sim podemos”, “É a hora da mudança” e “O povo unido jamais será vencido”.


Mundo
01/02/2015 7h57

Pedro Guerreiro: Grécia, vontade de mudança

Como tem sido, e bem, sublinhado, os resultados das eleições realizadas na Grécia expressam uma clara vontade de mudança do povo grego, que rejeita o atual rumo de destruição econômica e social e condena os responsáveis por este: a Nova Democracia e o PASOK, mas igualmente outras forças políticas que, como o Dimar, aplicaram ou apoiaram os “programas de ajustamento” da União Europeia e do FMI.

Pedro Guerreiro, no Avante!


Mundo
01/02/2015 6h16

Sanções com bumerangue

Tudo indica que os EUA nada aprenderam com as experiências desastrosas na Líbia, no Iraque e no Afeganistão, só para mencionar algumas “aventuras” recentes, e parecem apostar num conflito com a Rússia e de passagem arrastar a União Europeia (UE) para o mesmo. Contudo, a Rússia de hoje não é a mesma de Iéltsin ou Gorbatchov.

Por Pedro Campos, no Jornal Avante


Mundo
01/02/2015 5h10

Moçambique: Frelimo continua a trabalhar pela paz

Em Moçambique, a Frelimo prossegue a luta pela paz e por mais desenvolvimento e procura ultrapassar obstáculos que ameaçam a tranquilidade no país. O vencedor das eleições presidenciais de 15 de outubro, Filipe Nyusi, candidato da Frelimo, foi empossado em Maputo na chefia do Estado e apelou à defesa e ao reforço das grandes conquistas históricas do povo moçambicano – a independência, a unidade nacional e a paz.

Por Carlos Lopes Pereira, no Jornal Avante


Mundo
31/01/2015 16h43

Comboio humanitário russo deixa Donetsk e retorna à Rússia

A coluna de caminhões do Ministério das Situações de Emergência da Rússia, após entregar a ajuda humanitária em Donetsk, está de regresso à região de Rostov, informou no sábado (31), a assessoria de imprensa do ministério.


Mundo
31/01/2015 15h34

Juiz siciliano Sergio Mattarella eleito presidente de Itália

O juiz e muitas vezes ministro italiano Sergio Mattarella, de 73 anos, foi eleito neste sábado (31) presidente de Itália com 665 votos a favor, na quarta votação no Parlamento em que apenas necessitava de uma maioria absoluta de 505 votos.


Mundo
31/01/2015 12h16

Rússia-China-Índia: nascimento de um novo centro de poder

Na próxima segunda-feira (2), os ministros das Relações Exteriores da Rússia, China e Índia irão se reunir em Pequim, a fim de elaborar uma agenda comum de cooperação para 2015. Para responder aos novos desafios, os chanceleres Serguei Lavrov, Wang Yi e Sushma Swaraj terão que elevar as consultas tripartidas para um novo patamar, segundo especialistas. Com muita probabilidade, se visará o objetivo de formar, em um par dos próximos anos, um "triângulo de poder" de dimensão global.


Mundo
30/01/2015 16h35

Vietnã começa o ano com perspectivas de investimentos

Perto de fechar o mês, o Vietnã registrou 663 milhões de dólares em investimentos estrangeiros direto (IED) o que leva as autoridades a considerarem que o país vive um ano de resultados positivos na captação destas fontes de recurso.


Mundo
30/01/2015 15h21

Sanções dos EUA contra a Rússia violam direito internacional

O vice-presidente do Partido Democrático Liberal da Alemanha, Wolfgang Kubicki, considera as sanções antirussas como "não só contraproducentes, mas também ilegais."