Mundo
21/01/2017 21h09

Lênin: suas ideias revolucionárias seguem vivas no século 21

Em 21 de jan de 1924 morria Vladimir Ilitch Uliánov, o lider comunista que dirigiu a revolucão russa e construiu o primeiro estado socialista da história. Morto aos 53 anos, Lênin deixou um legado que inspira revolucionários e ainda vive na teoria e na ação  de militantes do mundo inteiro. Em sua homenagem, o Portal Vermelho republica uma resolução do PCdoB por ocasião dos 90 anos de sua morte.


Mundo
21/01/2017 20h36

Marcha das Mulheres rejeita a agenda ultraconservadora de Trump

A Marcha das Mulheres reuniu mais de meio milhão de manifestantes de todo o país e do exterior em Washington. capital norte-americana, contra as ideias retrógradas de Donald Trump. A mobilização também ocorreu em várias outras cidades dos Estados Unidos e em outros paises.


Mundo
21/01/2017 14h32

Marcha das Mulheres reúne milhares de ativistas contra Trump

Milhares de pessoas realizam neste sábado (21), no centro de Washington, a capital norte-americana, a Marcha das Mulheres em protesto contra as políticas de imigração e contra a retirada dos direitos à assistência médica para todos, anunciadas pelo novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.


Mundo
21/01/2017 9h30

Itália vive dia de emoção com resgate em hotel soterrado

O Corpo de Bombeiros da Itália encontrou 10 pessoas com vida, incluindo quatro crianças, no que restou do hotel Rigopiano, em Farindola, soterrado por uma avalanche na última quarta-feira (18). Do total, cinco já foram retiradas dos escombros. As informações são da agência de notícias Ansa.


Mundo
21/01/2017 9h02

Trump lança a liquidação da (baixa) democracia e do inimigo universal

Pairando sobre a posse de Donald Trump como 45º presidente dos Estados Unidos, nesta sexta-feira (20), estão repetidos alertas do “estado de exceção”. Xenofobia, islamofobia, misoginia, demagogia e, claro, os rumos de uma potência imperialista pautam as predições da política doméstica e internacional de Trump. “Forte, orgulhosa, segura, grandiosa”, foi no que ele disse que transformará “a América”, em seu discurso de posse. Análises não faltam deste fenômeno.

Por Por Moara Crivelente*


Mundo
20/01/2017 20h20

Trump assume com discurso ultranacionalista: Uma ameaça ao mundo

Em meio a protestos que aconteceram por toda Washington, Donald Trump, 70 anos, assumiu nesta sexta-feira (20), a presidência dos Estados Unidos da América. O discurso de posse teve como marca principal o ultranacionalismo.

Por Wevergton Brito Lima*


Mundo
20/01/2017 19h54

CTB avalia geopolítica e os desafios em 2017

Em entrevista à TV CTB, o secretário de Relações Internacionais da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Divanilton Pereira, avalia cenário e desafios em 2017. Durante a conversa, ele falou do avanço da Central no campo sindical internacional, os impactos do golpe parlamentar no Brasil na política externa e os desafios para a luta internacionalista. "Testemunhamos uma disputa entre o novo e o velho que gera grandes tensões no mundo", afirmou Pereira.


Mundo
20/01/2017 19h32

A Casa Branca mais branca, rica e masculina de Donald Trump

A Casa Branca ocupada durante os últimos oito anos por um presidente negro que queria uma mulher como sucessora volta a se transformar, com Donald Trump, em um lugar onde o poder se concentra nas mãos de brancos, em sua maioria homens e, também, em boa parte muito ricos e muito conservadores.


Mundo
20/01/2017 18h30

Angola: eleições gerais movimentam o país

As eleições gerais deste ano na  Angola estiveram na mira das bancadas com assento parlamentar durante a reunião que definiu dia 31 de janeiro como a data da primeira sessão ordinária do legislativo.


Mundo
20/01/2017 17h28

Polícia de Washington reprime manifestantes anti-Trump

A posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos contou com manifestações diversas. Pelo menos 90 manifestantes foram presos em Washington numa ação repressiva da polícia local na tarde desta sexta-feira (20) que marca a posse do republicano.