Mundo
29/05/2016 12h13

Espanhois protestam contra governo e medidas de austeridade

Milhares de espanhois foram às ruas de mais de 20 cidades do país para protestarem contra o governo e contra as medidas draconianas impostas pela União Europeia aos trabalhadores do país. As manifestações foram convocadas por cerca de 125 entidades agrupadas em torno da plataforma "Rebelión 28M". As chamadas "Marchas pela Dignidade" ocorreram neste sábado (28) em pelo menos 20 cidades.


Mundo
28/05/2016 17h10

FHC tenta negar golpe após fugir de debate em Nova York

Alvo de uma petição de 499 intelectuais e de um protesto em Nova York neste fim de semana, onde desistiu de participar de um debate acadêmico para evitar ser escrachado, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso divulgou, neste sábado, a carta em que tenta negar que a presidente Dilma Rousseff tenha sofrido um golpe.


Mundo
28/05/2016 16h25

China e Índia acertam paz na fronteira entre os dois países

A China e a Índia reiteraram o seu compromisso para a manutenção da paz na região fronteiriça entre os dois países. A decisão aconteceu na quinta-feira (26), durante a primeira visita de Estado do presidente indiano à China.


Mundo
28/05/2016 0h52

Quando as palavras guardam distância entre intenção e gesto

Nesta sexta-feira (27) o presidente dos EUA, Barack Obama, fez uma visita histórica a Hiroshima, cidade japonesa que há 71 anos foi destruída por uma bomba atômica lançada pelos estadunidenses, no fim da Segunda Guerra Mundial. É a primeira vez que um presidente norte-americano em exercício visita o local.


Mundo
27/05/2016 10h08

Sibá Machado: O interesse nacional  

Ainda há os que pensam que tudo que é bom para os Estados Unidos é bom para o Brasil. Os adeptos dessa tese agora cultuam a Parceria Comercial Transpacífica (TPP), lançada pelos Estados Unidos em nome dos benefícios "incondicionais" do livre comércio. Trata-se o acordo como se fosse revolucionário e inovador, mas há vários questionamentos, inclusive de setores organizados da sociedade americana.

Por Sibá Machado*


Mundo
26/05/2016 11h39

França se recusa a retirar reforma trabalhista, mas já admite recuos 

O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, recusou nesta quinta-feira (26) retirar a reforma trabalhista apesar dos protestos dos trabalhadores no país. Ele admite a possibilidade de introduzir alterações pontuais, mas sem modificar a filosofia geral do texto. Uma greve de trabalhadores contra a reforma trabalhista paralisa centros petrolíferos e centrais nucleares. Os controladores aéreos encontram-se também em greve.


Mundo
26/05/2016 10h44

Brasileiros participam do protesto contra McDonald’s EUA

Brasileiros se unem aos dez mil trabalhadores do McDonald’s e outros empregados mal remunerados do setor de serviços dos Estados Unidos e participam do protesto em frente ao quartel-general do McDonald’s em Oak Brook, Illinois, nesta quarta e quinta-feira (25 e 26), durante encontro de acionistas. 


Mundo
25/05/2016 19h16

Comício de Trump no Novo México termina com garrafadas e pedradas

A polícia de Alburquerque, estado do Novo México, reprimiu um grupo de manifestantes que jogaram garrafas, pedras e camisetas incendiadas, durante um comício organizado pela campanha eleitoral do candidato presidencial republicano, Donald Trump.


Mundo
25/05/2016 19h01

Premiê chinês sublinha importância de reforma e inovação

O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, sublinhou a importância da reforma e inovação para elevar o crescimento, durante sua visita a Shiyan e Wuhan na província central de Hubei na segunda e terça-feira (23 e 24 de maio).


Mundo
25/05/2016 18h50

Suécia ratifica ordem de detenção contra Julian Assange

A justiça sueca ratificou nesta quarta-feira (25) uma ordem de detenção contra o fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, por supostos delitos sexuais, indica uma fonte judicial.