Mundo
23/04/2014 16h58

Gabinete francês aprova programa econômico draconiano

O Conselho de Ministros da França aprovou nesta quarta-feira (23) o programa econômico para os próximos três anos, o que contempla severas medidas de cortes com o pretexto de "equilibrar" as finanças públicas e "reativar a produção".

Mundo
23/04/2014 16h26

Israel cancela reunião com palestinos e bombardeia Faixa de Gaza

Logo após o anúncio de um acordo de reconciliação entre os palestinos, na manhã desta terça-feira (23), o governo israelense reagiu: cancelou uma reunião marcada para o mesmo dia, entre a sua delegação diplomática e a da Autoridade Palestina. Nos últimos dias, a tentativa de Israel de barrar a reconciliação palestina incluiu advertências e ataques aéreos à Faixa de Gaza, também registrados nesta terça, quando foram relatados cerca de 10 feridos.

Mundo
23/04/2014 15h40

Por violações, Palestina pede impugnação de Israel à Fifa

No campo, a principal preocupação dos jogadores de futebol é (ou deveria ser) vencer. Contudo, para os atletas palestinos, é mais importante manter a integridade física e ter seus direitos humanos respeitados. Em entrevista ao Vermelho, que esteve na Cisjordânia no final de março, o presidente da Federação Palestina de Futebol e o capitão da seleção denunciaram as constantes violações de Israel contra os esportistas.

Por Théa Rodrigues, da Redação do Vermelho 

Mundo
23/04/2014 15h17

Síria denuncia ingerência externa em decisões soberanas do país

O Ministério de Relações Exteriores e Emigrantes da Síria denunciou a ingerência de alguns países na decisão soberana de Damasco, de realizar eleições presidenciais.

Mundo
23/04/2014 14h53

Próximo plano quinquenal da China destacará proteção ambiental

O próximo plano quinquenal da China promoverá com esforço maior o progresso ecológico, afirmou nesta quarta-feira Xu Lin, chefe de um departamento da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR), principal órgão de planejamento econômico do país.

Mundo
23/04/2014 14h44

Projeto de marco civil é exemplo para o mundo, diz o Le Monde

O projeto do marco civil da internet, aprovado nesta terça-feira (22) pelo Senado, “poderia servir de modelo aos países convidados para a Net Mundial”, a ser realizada nesta semana em São Paulo. A opinião foi emitida pelo jornal francês Le Monde, que destacou em sua manchete principal a postura brasileira em defesa de novas regras para a rede mundial de computadores. O Brasil, diz o jornal, “lidera a revolta contra a hegemonia americana sobre a internet”.  

Mundo
23/04/2014 12h23

Palestinos assinam acordo de reconciliação e anunciam eleições

A Organização para a Libertação da Palestina (OLP) e o partido islâmico Hamas, que governa a Faixa de Gaza, assinaram o esperado acordo de reconciliação nesta quarta-feira (23), para finalizar o período de sete anos de divisão entre os principais partidos políticos palestinos. Em declarações à imprensa local, representantes disseram que as delegações trabalharam como “um time” nas diversas reuniões e que a data para eleições gerais já foi discutida.

Por Moara Crivelente, da Redação do Vermelho

Mundo
23/04/2014 11h14

Irã denuncia EUA pela violação de acordo como país sede da ONU

O representante adjunto do Irã para a Organização das Nações Unidas (ONU), Qolam Husein Dehqani, denunciou a decisão dos Estados Unidos de não conceder o visto para o representante eleito do país persa na organização internacional, cuja sede central fica em Nova York. Dehqani fez a denúncia na sessão extraordinária do Comitê de Relações com o País Anfitrião da sede, nesta terça-feira (22), acusando os EUA de violarem assim os acordos que regem o funcionamento da organização.

Mundo
23/04/2014 10h13

China critica política dos EUA na região e apela à estabilidade

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Qin Gang, respondeu nesta quarta-feira (23), em uma coletiva de imprensa, às afirmações do presidente estadunidense Barack Obama sobre o Tratado de Segurança do seu país com o Japão. Segundo Obama, o alcance do pacto inclui as Ilhas Diaoyu, sobre as quais as autoridades japonesas afirmam soberania, mas que pertencem à China.

Mundo
23/04/2014 8h55

Comunistas reafirmam luta e valores revolucionários em Portugal

A Revolução de Abril portuguesa, que derrubou o regime fascista de António de Oliveira Salazar, comemora o seu 40º aniversário nesta sexta-feira (25), marcado pela ênfase nos valores revolucionários para a luta contra os efeitos dos ataques às conquistas sociais, com políticas de arrocho impostas aos povos dos países europeus mais afetados. Às vésperas da comemoração, o Partido Comunista Português (PCP) emite o comunicado intitulado “Os Valores de Abril no Futuro de Portugal”.