Mundo
19/04/2014 17h43

Síria e ONU completam nova etapa na eliminação de armas químicas 

A missão conjunta da Organização para a Proibição das Armas Químicas (Opaq) e das Nações Unidas para o desmantelamento do arsenal sírio voltou a reconhecer, neste sábado (19), que as autoridades do país continua atuando de forma decisiva no processo. Segundo a missão, 80% do material prioritário, usado na fabricação de armas químicas, já foi removido para a destruição.

Mundo
19/04/2014 12h40

Governo francês obedece FMI e UE e sacrifica proteção social

Um esqueleto a mais no mausoléu socialista das promessas sem futuro: um plano de economias de 50 bilhões de euros, onde 40% desse valor será retirado do sistema de proteção social. Essa medida colocou a última rosa murcha nas escassas ilusões que restavam. O giro do que se chama quase como uma piada ou um eufemismo de “esquerda francesa” responde aos imperativos fixados pela União Europeia em matéria de redução de déficit.

Por Eduardo Febbro, para a Página 12

Mundo
19/04/2014 11h04

Mercosul e UE podem apresentar posições para acordo em breve

O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo informou, nesta sexta-feira (18), que a troca de listas de ofertas entre os países do Mercosul e da União Europeia (UE) para a viabilização de um acordo de livre comércio entre os blocos está em fase avançada e que, apesar de ambos os lados precisarem de mais tempo para definir suas propostas, a troca não deverá demorar.

Mundo
19/04/2014 10h24

Governo sul-africano convoca cidadãos para eleições pacíficas 

O governo da África do Sul convoca a população para eleições parlamentares pacíficas, previstas para o dia 7 de maio. O Congresso Nacional Africano (CNA), à frente do governo, convida a juventude a votar pelo partido histórico do líder pacifista e da reconciliação nacional, Nelson Mandela. Neste sábado (19), os planos para as eleições são as manchetes da imprensa sul-africana, enquanto a maior federação sindical do país também indica apoiar o CNA, assim como o Partido Comunista Sul-Africano.

Mundo
18/04/2014 16h56

China insta premiê japonês a evitar tensões na região

A porta-voz da Chancelaria chinesa, Hua Chunying, instou o Japão a esclarecer a sua real intenção de reforçar a presença militar na região. O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, afirmou que a China quer mudar a atual conjuntura na zona do Mar do Sul e do Leste, mas Hua, que deu declarações à imprensa nesta sexta-feira (18), disse que o Japão deveria dedicar-se mais à preservação da paz e da estabilidade regional.

Mundo
18/04/2014 16h20

Autoridade Palestina está disposta a estender diálogo com Israel

Novas informações indicam que o presidente palestino, Mahmoud Abbas, disse estar disposto a estender as negociações com Israel até o final do ano, caso os três primeiros meses – a partir do prazo estabelecido anteriormente, 29 de abril – sejam dedicados à demarcação das fronteiras. Abbas também exigiria a suspensão da construção de colônias israelenses em território palestino e a libertação do último grupo de prisioneiros palestinos, conforme o compromisso assumido pelo governo de Israel.

Mundo
18/04/2014 15h34

Irã continua defendendo seu direito à pesquisa nuclear pacífica

A emissora iraniana PressTV digulgou uma entrevista, nesta sexta-feira (18), com o professor Nader Bagherzadeh, que falou do recente relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) sobre o programa nuclear do Irã. Segundo a agência, o país está cumprindo positivamente o acordo interino alcançado com seis potências mundiais em novembro do ano passado, ao mesmo tempo em que avançam as negociações para um acordo definitivo. Leia a entrevista a seguir.

Mundo
18/04/2014 13h33

Confrontar duas potências é erro dos EUA, diz analista político

“Os Estados Unidos estão prestes a cometer dois pecados centrais em política externa: antagonizar duas potências simultaneamente”, afirma Ted Galen Carpenter, cientista político que escreve para a revista The National Interest. O autor refere-se, em artigo publicado nesta sexta-feira (18), às recentes fricções com a Rússia e com a China, ainda que em questões pontuais, mas de grande peso. Para ele, são temas que podem causar “grande dor de cabeça” para a Casa Branca.

Mundo
18/04/2014 12h04

Pesquisa demonstra domínio do capital sobre a política nos EUA

Uma nova análise divulgada por pesquisadores da Universidade de Princeton e da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, comparou a influência do público em 1.779 questões de formulação de políticas, entre 1981 e 2002, e concluiu, com base em dados, o que já se verifica empiricamente: a influência do dinheiro na política afogou as vozes dos eleitores no país. Frequentemente, no período analisado, os interesses das classes altas venceram as demandas da população geral.

Mundo
18/04/2014 10h30

Picaretas da Usaid inventam novidades contra países, diz crítico

No ano em que os Estados Unidos fundaram a sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), o país invadiu Cuba pela Praia Girón, em 1961, lembra o catedrático e analista político panamenho Nils Castro, nesta sexta-feira (18), em um artigo sobre a nova rede social lançada pela agência em Cuba, Zunzuneo.