Mundo
18/10/2017 18h48

Tribuna da Luta Operária, o jornal da luta contra a ditadura

O jornal como organizador coletivo – o cumprimento deste axioma do marxismo comemora nesta quarta-feira (18) um aniversário importante no Brasil: os 38 anos do início de circulação da Tribuna da Luta Operária.

Por José Carlos Ruy*


Mundo
18/10/2017 17h07

Presidente chinês pede reforma das empresas estatais em seu país

Xi Jinping pediu na quarta-feira (18) pelo aprofundamento da reforma das empresas estatais para torná-las mais fortes, melhores e maiores. Além disso, o presidente comunista pediu taxas de câmbio e de juros mais baseadas no mercado


Mundo
18/10/2017 15h52

“China Bela”: o progresso aliado à tecnologia e à sustentabilidade

Nesta quarta-feira (18), durante o 19º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCC) no Grande Palácio do Povo, no centro de Beijing, o presidente Xi Jinping falou da importância de investir na tecnologia e na pesquisa cientifica para proporcionar uma vida melhor aos chineses e avançar ecologicamente

Por Alessandra Monterastelli *


Mundo
18/10/2017 11h40

Por que não somos todos Somália?

A Somália sofreu no último sábado (14) um dos atentados mais violentos da história. Na segunda-feira, o Twitter ferveu de questionamentos sobre a baixa cobertura midiática e a pouca comoção em torno das mais de 500 vítimas (entre mortos e feridos) do ataque ao centro da capital Mogadíscio. Representantes de ONGs, jornalistas e acadêmicos do mundo todo se perguntaram por que não surgiu rapidamente um “Je suis Somália” ou coisa do tipo.

Por Gabriel Rocha Gaspar*


Mundo
18/10/2017 10h02

Partido Comunista abre Congresso da nova era do Socialismo na China

O 19º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCC) foi aberto nesta quarta-feira (18), no Grande Palácio do Povo, no centro de Pequim. Para o Secretário geral do Partido, Xi Jinping, o socialismo com características chinesas entra em uma “nova era”.


Mundo
17/10/2017 18h45

Os problemas que contribuiram para os incêndios eram conhecidos 

O furacão Ophelia trouxe massas de ar quente e seco da África para a Península Ibérica, um fenomeno agravado pelo vento. Já se sabia que assim seria e o país deveria estar em alerta máximo. Mas ninguém fiscalizou velhos hábitos e as fogueiras acabaram em tragédia


Mundo
17/10/2017 18h12

PC da China receberá cooperação dos partidos não comunistas

O secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), Xi Jinping, pediu pelo fortalecimento da cooperação entre o PCCh e os partidos políticos não comunistas do país para realizar, com esforços conjuntos, o sonho chinês de revitalização nacional.


Mundo
17/10/2017 16h20

As queimadas em Portugal e as respostas exigidas pela floresta 

Numa declaração sobre os incêndios florestais, o Partido Comunista Português (PCP) afirmou que "é tempo de cuidar das vítimas" e reafirmou a necessidade de implementar a legislação existente, com a disponibilização de "meios técnicos, financeiros e humanos"


Mundo
17/10/2017 16h04

Festival Mundial da Juventude destaca a importância da Revolução Russa

O presidente do Partido Comunista da Federação Russa (PCFR), Guennadi Ziuganov, destacou nesta segunda-feira (16) a importância da Grande Revolução Socialista de Outubro e apelou para a luta contra o ressurgimento do fascismo no mundo, na cerimônia de abertura do Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, em Sochi, Rússia.

Por Antonio Rondón


Mundo
17/10/2017 14h48

Em memória de Thomas Sankara, líder anti-imperialista africano

Em 15 de outubro de 1987, em Uagadugu, uma experiência revolucionária exaltante chegava ao fim sob o crepitar das kalachnikovs. O presidente de Burkina Faso, Thomas Sankara, era assassinado, com doze de seus companheiros.

Por Rosa Moussaoui