Mundo
05/07/2015 9h05

Navio quebra-gelo Lênin recebe insígnia do Patrimônio Naval da Rússia 

Primeiro navio quebra-gelo nuclear do mundo, o Lênin recebeu a insígnia do Patrimônio Naval, comunicou a empresa Atomflot, operadora da flotilha de quebra-gelos nucleares da Rússia. 


Mundo
05/07/2015 7h10

A “receita” da UE nada trouxe de positivo

De visita a Portugal, o secretário-geral do Partido Progressista do Povo Trabalhador (AKEL) do Chipre, Andros Kyprianou, concedeu uma entrevista ao Avante! em que abordou a evolução da situação política, social e econômica no país no quadro dos constrangimentos impostos pela UE e pelo FMI; fez um breve balanço do Congresso do partido realizado recentemente; e reiterou a importância de reunificar a ilha e o seu povo.


Mundo
05/07/2015 6h51

Lágrimas de crocodilo também na Tunísia

A Grã-Bretanha vai reforçar ainda mais as medidas internas de segurança e anunciou uma resposta de “grande alcance” contra o “terrorismo” islâmico.

Por Carlos Lopes Pereira, no Jornal Avante


Mundo
04/07/2015 15h54

ONU adota resolução brasileira sobre democracia e racismo

O Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) adotou, por consenso, resolução brasileira sobre a incompatibilidade entre democracia e racismo, informou nesta sexta-feira (3) o Ministério das Relações Exteriores.


Mundo
04/07/2015 12h40

WikiLeaks divulga lista de telefones espionados no Brasil pelos EUA

O site WikiLeaks divulgou neste sábado (4) uma lista com 29 números de telefone de autoridades e assessores do governo brasileiro que teriam sido alvo de espionagem da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês). 


Mundo
04/07/2015 11h45

Intercâmbio entre Rússia e UE já não será como antes

O relatório, intitulado "Efeito das sanções econômicas entre UE e Rússia sobre o valor adicionado e emprego na União Europeia e Suíça", frisa que a Rússia é um mercado importante para a União Europeia e a Suíça.


Mundo
04/07/2015 11h02

Grécia: Referendo sobre medidas do FMI ocorre neste domingo

Os eleitores gregos vão decidir, neste domingo (5), em referendo, se aceitam as novas medidas de austeridade propostas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), pela Comissão Europeia e pelo Banco Central Europeu.


Mundo
04/07/2015 8h45

Cuba e EUA: um passo adiante, mas ainda há muito a fazer 

O acordo anunciado para restabelecer relações diplomáticas entre Cuba e Estados Unidos é um passo adiante, mas apenas o início de um processo complexo para a normalização bilateral, esta é uma opinião comum entre especialistas e meios de imprensa.

Por Roberto Garcia Hernandez*


Mundo
03/07/2015 17h27

Wevergton Brito: O lamentável voto brasileiro contra a Síria 

A República Árabe da Síria resiste e luta contra o imperialismo. É um país laico, onde convivem fiéis de várias religiões. As mulheres sírias têm livre acesso à universidade, ao mercado de trabalho e à participação na vida política do país, panorama completamente diverso de países como o Catar e a Arábia Saudita, duas ditaduras monárquicas sanguinárias e obscurantistas. 

Por Wevergton Brito Lima*


Mundo
03/07/2015 16h28

Será que a Arábia Saudita é a Wall Street do Oriente Médio?

As economias emergentes sofrem as consequências da deflação (queda de preços) das commodities, especialmente o petróleo. Em sua variedade Brent, o "ouro negro" registra uma queda acumulada de mais de 40 pontos percentuais nos últimos 12 meses, uma situação que colocou a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) diante de um dilema sério: o que fazer para evitar uma derrocada econômica?

Noyola Ariel Rodriguez *