Mundo
23/01/2017 17h40

EUA: Trump determina saída de acordo comercial com países do Pacífico

O presidente Donald Trump cancelou, nesta sgeunda-feira (23), por meio de decreto, a participação dos Estados Unidos do Tratado Transpacífico de Comércio Livre (TPP, sigla em inglês), o mais importante acordo internacional assinado pelo ex-presidente Barack Obama, destinado a estabelecer novas bases para as relações comerciais e econômicas de 12 países do Oceano Pacífico, reduzindo tarifas e estimulando o comércio para impulsionar o crescimento.


Mundo
23/01/2017 17h26

Em segredo, Brasil volta a negociar Base de Alcântara com os EUA

Brasil e Estados Unidos retomaram secretamente as negociações de um acordo sobre o uso de uma base militar brasileira no Maranhão para o lançamento de foguetes norte-americanos. Encerradas em 2003, início do governo Lula, as conversas voltaram por iniciativa do ministro das Relações Exteriores, José Serra, interessado em uma relação mais carnal entre os dois países.


Mundo
23/01/2017 13h55

Associação de mulheres afegã denuncia crimes de guerra dos EUA

A Associação Revolucionária das Mulheres do Afeganistão (RAWA, na sigla em inglês), organização clandestina e independente de mulheres afegãs que atuam no anonimato em favor dos direitos humanos, especialmente feministas, luta contra quatro inimigos em solo afegão: os senhores da guerra da Aliança do Norte colocada no poder pelos Estados Unidos em 2001, a ocupação norte-americana, o Taliban, e o Estado Islamita recém-surgido.


Mundo
23/01/2017 12h20

O rastro de morte na guerra imposta à Síria

O dramático rastro de morte em mais de cinco anos da guerra imposta à Síria constitui algo sem precedentes na região do Oriente Médio, uma das mais conturbadas historicamente no mundo. Os ângulos desse terrível rastro de sangue ultrapassam atualmente a aterrorizante cifra de mais de 500 mil pessoas mortas, mutiladas ou desaparecidas nas piores condições de confrontos descritas como 'crimes de lesa humanidade'.

Por Pedro García Hernández, na Prensa Latina


Mundo
23/01/2017 11h09

Ex-presidente da Gâmbia deixa país e encerra crise política

O ex-presidente da Gâmbia, Yahya Jammeh, deixou na noite deste sábado (21) a capital, Banjul, com destino à Guiné – que lhe ofereceu asilo – e pôs assim fim à crise política, depois de anunciar na noite de sexta-feira que abriria mão do cargo após 22 anos no poder.


Mundo
23/01/2017 11h06

“Trump enfrentará 1459 dias de resistência", diz Angela Davis

Depois da posse do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na última sexta-feira (20), milhares de mulheres se mobilizaram, no sábado (21). As manifestantes defenderam os direitos sociais já conquistados e repudiaram as ameaças de retrocesso conservador feitas pelo republicano. Centenas de artistas e celebridades participaram, entre eles Angela Davis, que fez um discurso emocionante de resistência.


Mundo
23/01/2017 10h50

Rússia desmente acordo para criar bases militares na Líbia

O presidente do comitê de Defesa e Segurança do Conselho da Federação (Senado russo), Viktor Ozerov, desmentiu, nesta segunda-feira (23), as versões sobre um acordo para instalar bases militares na Líbia.


Mundo
23/01/2017 10h32

Israel aprova construção de novas casas de colonos

Israel relançou nesse domingo (22) a colonização, ao aprovar projetos de construção de centenas de casas em Jerusalém Oriental, horas antes de uma conversa por telefone entre o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O premier israelense foi convidado a visitar Washington em fevereiro. A informação é da Agência France Presse (AFP).


Mundo
23/01/2017 1h27

A Marcha mostrou a força das mulheres nos Estados Unidos

A médica Helena Petta participou da Marcha das Mulheres contra Trump em Boston, onde se encontra para um período de estudos. Para Helena a manifestação foi importante não apenas por protestar contra Donald Trump, empossado como presidente dos Estados Unidos na sexta-feira (20), mas por revelar uma grande capacidade de organização das mulheres americanas e por envolver reinvindicações de outros segmentos sociais.


Mundo
22/01/2017 10h03

David Harvey e um manifesto anticapitalista

Em 17 Contradições e o Fim do Capitalismo, o geógrafo David Harvey escreve para um público carente de respostas para as turbulências sociais, econômicas e políticas do nosso tempo. Traz uma nesga de alento para leitores que se sentem pessimistas com a “globalização da indiferença”, o ceticismo e a descrença enraizados na alienação universal.