Mundo
27/05/2015 16h08

Rússia: Venezuela é parceira estratégica 

O chanceler russo, Serguei Lavrov afirmou, nesta quarta-feira (27), que a Venezuela é sócia chave da Rússia na América Latina e louvou as iniciativas do país amigo na promoção e fortalecimento dos processos de integração regional.


Mundo
27/05/2015 15h05

Embaixadores árabes refutam imagem negativa e afirmam desejo de paz

Embaixadores representantes do Grupo de Amizade Brasil-Países Árabes, liderados pelo deputado Wadson Ribeiro (PCdoB-MG), reuniram-se nesta terça-feira (26), com a presidenta da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG). Nesta quarta-feira (27), a Comissão realiza audiência pública para discutir denúncias de que terroristas do Estado Islâmico estariam tentando recrutar jovens em território brasileiro. 


Mundo
27/05/2015 11h55

Fausto Sorini: Não se pode morrer por Maastricht

Neste mês de maio estão vindo à tona os nós não desatados da zona do euro e da União Europeia. Este é também o sinal que, de maneiras diferentes e com orientações diferentes, se manifestou no voto e/ou no posicionamento de diversos povos do continente, como o espanhol, o polonês, o grego e o britânico.

Por Fausto Sorini* no site Marx21


Mundo
27/05/2015 11h39

Rússia denuncia manobra do Ocidente para prejudicar economia do Brics

O secretário do Conselho Nacional de Segurança russo, Nikolai Patrushev, denunciou, nesta terça-feira (26), as manobras financeiras do Ocidente para promover a fuga de capitais no grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).


Mundo
27/05/2015 10h44

Jô Moraes recebe representantes da ONU para refugiados 

Em reunião ocorrida nesta terça-feira (26), na Câmara dos Deputados, a presidenta da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), recebeu um grupo de representantes do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). A conversa abrangeu temas relacionados a refúgio, apátrida e legislação.  


Mundo
27/05/2015 9h52

China pede que os EUA parem com as provocações

Em uma coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (27), em Pequim, a porta-voz da chancelaria chinesa, Hua Chunying, declarou que a rota realizada por um avião militar norte-americano poderia facilmente ter provocado um incidente diplomático. 


Mundo
27/05/2015 9h31

Fome afeta 795 milhões de pessoas no mundo

A crise econômica prejudicou o combate à fome, que afeta 795 milhões de pessoas, segundo um relatório anual da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado, nesta quarta-feira (27), e que registou queda nos números globais.


Mundo
27/05/2015 0h00

Amorim: acordo entre Cuba e EUA abre espaço para relação engajada

O ex-ministro da Defesa e das Relações Exteriores, Celso Amorim, fala sobre o recente acordo firmado entre Cuba e Estados Unidos. Segundo ele,esse acordo pode representar uma grande mudança na política externa norte-americana.


Mundo
26/05/2015 16h52

Manlio Dinucci: O Califado desejado pelos Estados Unidos

Enquanto o Estado Islâmico ocupa Ramadi, a segunda cidade do Iraque, e no dia seguinte Palmira, na região central da Síria, assassinando milhares de civis e obrigando dezenas de milhares à fuga, a Casa Branca declara: “Não podemos arrancar os cabelos toda vez que surge uma dificuldade na campanha contra o Isis” (New York Times, de 20 de maio).

Por Manlio Dinucci* no Il Manifesto


Mundo
26/05/2015 14h16

Frente Parlamentar relança apoio a Programa Antártico Brasileiro 

Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Programa Antártico Brasileiro, o Proantar, foi relançada, na última quinta-feira (21), com o objetivo de garantir apoio às pesquisas realizadas na Antártica por cientistas brasileiros. A atuação dos cientistas no continente gelado contribui de forma significativa para o cumprimento dos compromissos internacionais assumidos pelo Brasil quando assinou o Tratado Antártico, em 1959.