Movimentos
06/12/2017 14h06

'Mídias sociais favoreceram a imbecilidade', diz Cortella

A instantaneidade e conectividade das mídias sociais fomentam um ambiente hostil em que todos têm "alguma opinião sobre algo, mas poucos têm fundamentos refletidos e ponderados para iluminar as opiniões", diz o filósofo e professor universitário Mario Sergio Cortella, em entrevista à DW Brasil.


Movimentos
06/12/2017 13h59

Estácio demitiu 1.200 professores para rebaixar salários e terceirizar

O grupo de Ensino Superior Estácio de Sá demitiu nesta terça-feira (5) 1.200 professores. “É a ofensiva dos grupos empresariais que tratam educação como mercadoria e dispensam uma leva grande de professores para recontratar com valor mais baixo e sem os direitos ou como Pessoa Jurídica (PJ) ou terceirizados como autoriza agora a nova lei trabalhista”, declarou ao Portal Vermelho Valéria Morato, presidenta do Sindicato dos Professores de Minas Gerais (Sinpro-MG).

Por Railídia Carvalho


Movimentos
05/12/2017 19h56

Em defesa da Aposentadoria, reforma de Temer é alvo de protestos

Os movimentos sociais e as centrais sindicais ocuparam as ruas nesta terça-feira (5) contra a proposta de reforma da Previdência de Michel Temer. Foram realizados atos, paralisações de 24 horas, bloqueio de avenidas e rodovias, ocupação de prédios do INSS, marchas e protestos em aeroportos. O objetivo foi alertar a população para o que, sindicalistas e especialistas, consideram o maior ataque à Previdência Social.


Movimentos
05/12/2017 17h20

Diap: Pressão na Câmara pode barrar votação da reforma da Previdência

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) publicou nesta segunda-feira (4) uma projeção de como podem votar os deputados na Proposta da Reforma da Previdência do governo de Michel Temer. Segundo o Diap, apenas 167 parlamentares declararam voto sim enquanto 152 são contra e 198 estão indecisos. O Portal Vermelho publica abaixo a tabela do Diap para que a população acompanhe a projeção feita pelo órgão para cada deputado por estado.


Movimentos
05/12/2017 17h18

Previdência: CTB defenderá greve nacional em reunião das centrais

Na próxima sexta-feira (8), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) participa de reunião com as demais centrais sindicais para organizar contraofensiva à Reforma da Previdência.


Movimentos
05/12/2017 16h11

Agricultores iniciam greve de fome contra reforma da Previdência

Pequenos agricultores integrantes do Movimento dos Pequenos Agricultores iniciaram nesta terça-feira (5) na Câmara dos Deputados greve de fome contra a reforma da Previdência. Frei Sergio Görgen, Josi Costa e Leila Denise Meurer asseguram que é "mentirosa" a promessa de Michel Temer de retirar os trabalhadores rurais da reforma. 


Movimentos
05/12/2017 14h38

Pesquisa rebate senso comum:Trabalhadores são maioria em ocupação MTST

Dados levantados pelo Dieese revelam que 61,5% dos acampados em São Bernardo do Campo têm carteira assinada.

Por Norma Odara*


Movimentos
05/12/2017 14h01

Protestos contra reforma da Previdência mobilizam capitais brasileiras

Em Fortaleza (CE), as centrais sindicais e as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo levaram milhares às ruas da capital cearense nesta terça-feira (5) nos protestos contra a Reforma da Previdência Social. Na Bahia, Sergipe e Maranhão aconteceram paralisações de professores da rede estadual, bancários e trabalhadores do serviço público. Assim como em diversas cidades, São Paulo realizou um ato com a presença das centrais em frente a agência do INSS.


Movimentos
05/12/2017 12h33

Ministério Público quer reparação para doenças causadas pelo Amianto

Apesar da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que na semana passada decidiu pela proibição total do uso de amianto no país, o Ministério Público do Trabalho (MPT) quer garantir reparação dos prejuízos causados pela fibra.


Movimentos
05/12/2017 12h14

Previdência: BA, Sergipe e Maranhão fizeram paralisação contra reforma

Ao menos três estados da região Nordeste registram mobilizações desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (5) contra proposta de "reforma" da Previdência que o governo Temer tenta votar ainda neste mês. Além da retirada de pauta das mudanças nas aposentadorias, eles também protestam contra a reforma trabalhista, a terceirização e o desmonte dos serviços públicos.