Movimentos
20/02/2017 11h54

Criolo visita acampamento do MTST: “Eu vi muita dignidade aqui”

O rapper Criolo visitou neste domingo (19) o acampamento do Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST) que ocupa a calçada em frente o Escritório da Presidência da República em São Paulo, na Avenida Paulista, contra o abandono do governo Temer à faixa 1 do Programa Minha Casa, Minha Vida, negligenciando o acesso à moradia para milhares de famílias.


Movimentos
20/02/2017 11h24

Blocos negros movimentam o carnaval de rua de São Paulo

O carnaval é uma das principais festas dentro do calendário brasileiro. O feriado, de origem cristã, sempre foi muito celebrado por grupos da comunidade negra. Em São Paulo e outras regiões do país, os cordões e as escolas de samba se tornaram em espaços de sociabilidade negra, na medida em que pretas e pretos eram proibidos de entrar em alguns clubes sociais.


Movimentos
20/02/2017 11h09

Exército atua no Rio de Janeiro para garantir privatização da Cedae 

Nove mil soldados do Exército e da Marinha estão nas ruas do Rio para conter possíveis protestos durante a votação da proposta de privatização da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) e garantir a segurança dos foliões do carnaval.


Movimentos
20/02/2017 10h46

Advogados de SP reforçam ações das centrais em defesa dos direitos

Advogados, juízes e entidades do setor vão reforçar as ações das centrais de trabalhadores para evitar perda de direitos, ameaçados com as reformas trabalhista e previdenciária proposta por Michel Temer. Na sexta-feira(17), os segmentos criaram em São Paulo uma seção do Fórum Interinstitucional de Defesa do Direito do Trabalho e da Previdência Social (Fids).


Movimentos
20/02/2017 10h37

Juristas protestam em SP e Rio contra Moraes no STF

Manifestações de juristas, movimentos sociais e estudantes serão realizadas nesta segunda-feira (20), na véspera da sabatina de Alexandre de Moraes na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal. Em São Paulo, o evento ocorrerá no Largo São Francisco, onde Moraes é professor; no Rio de Janeiro, a sede será no Circo Voador, na região central da cidade.


Movimentos
19/02/2017 10h16

Por que os obscurantistas não querem a Filosofia no Ensino Médio?

Desde que foi anunciada a reforma do Ensino Médio pelo governo de Michel Temer, por meio da Medida Provisória 746, tenho lembrado com muita frequência da observação da pensadora Hannah Arendt (1906-1975), contida em seu único texto dedicado especificamente ao tema da educação.

Por Adriano Correia*, na Carta Capital 


Movimentos
19/02/2017 8h02

Reforma trabalhista promove precariedade nas relações de trabalho

O governo Michel Temer propõe que trabalhadores possam ser contratados por até oito meses sem diversos direitos trabalhistas. A sua proposta de reforma trabalhista aumenta o prazo máximo para contratos temporários de 90 dias para 120 dias, prorrogáveis por igual período. A medida deve aumentar o número de funcionários temporários, que não têm direito ao seguro-desemprego, à estabilidade para gestantes ou a verbas rescisórias como o aviso prévio e os 40% de multa do FGTS.


Movimentos
18/02/2017 14h56

Boulos: mobilização popular é a única saída

À frente de um acampamento em plena Avenida Paulista, em São Paulo, Guilherme Boulos, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), concedeu uma entrevista exclusiva aos jornalistas Leonardo Attuch e Paulo Moreira Leite, do Brasil 247, em que abordou o colapso dos programas de moradia popular no Brasil e os impasses gerados pelo golpe parlamentar de 2016, que derrubou a presidente eleita Dilma Rousseff e instalou Michel Temer no poder.


Movimentos
17/02/2017 19h09

Militante do MST tem habeas corpus concedido após 8 meses na prisão

Em 2016, alguns agricultores militantes da causa pela reforma agrária se juntaram à massa carcerária presa sem condenação — 41% dos presos no país, cerca de 222 mil pessoas, aguardam atrás das grades seus julgamento. Entre eles está o camponês filiado à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Lázaro Pereira da Luz, solto quarta-feira (15) após oito meses de encarceramento no Núcleo de Custódia de Aparecida de Goiânia (GO).


Movimentos
17/02/2017 17h46

Uerj segue na luta contra o desmonte do Estado 

Aos seus 66 anos, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) está sendo afetada diretamente pelo aprofundamento da crise orçamentária estadual, agravada pela crise federal, o que acarretou no não pagamento das empresas terceirizadas que prestam serviço para o Estado, consequentemente o não pagamento e demissão dos funcionários terceirizados, fechamento do restaurante universitário no Maracanã, e no recorrente atraso dos pagamentos das bolsas estudantis e dos salários dos servidores.