Movimentos
05/10/2017 11h35

Qualidade da água está em risco com a privatização da Sabesp

"Objetivo da empresa não é lucrar, é levar saneamento de qualidade e cuidar da saúde da população", essa é a opinião dos integrantes do Sindicato dos Trabalhadores em água, esgoto e meio ambiente do Estado de São Paulo (Sintaema). Sancionada em 15 de setembro, a lei que cria a holding da Sabesp foi aprovada sem debate com a sociedade.


Movimentos
04/10/2017 19h06

Lei que muda legislação trabalhista ronda campanhas salariais

A Lei 13.467, que altera a legislação trabalhista, ainda não entrou em vigor, mas já interfere no andamento de campanhas salariais de categorias numerosas, como as de metalúrgicos, petroleiros e químicos, que têm data-base no segundo semestre. No caso de metalúrgicos e químicos, a nova conjuntura levou a uma união entre as diversas centrais que representam os trabalhadores dessas categorias. Os petroleiros fazem nova rodada de negociação com a Petrobras nesta quinta-feira (5).


Movimentos
04/10/2017 18h53

Correios: Trabalhadores protestam em São Paulo contra desmonte

Convocados pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de São Paulo ( Sintect-SP), mais de 2 mil trabalhadores e trabalhadoras ocuparam, na manhã desta quarta-feira (04), o Vão Livre do Masp para denunciar o processo de desmonte do setor promovido pelo governo Temer com vistas a privatização.


Movimentos
04/10/2017 18h46

Sindicato dos Advogados de SP questiona comenda do TRT a Doria

O Sindicato dos Advogados de São Paulo (Sasp) questionou através de petição a decisão do  Tribunal Regional do Trabalho (TRT-2) de São Paulo de condecorar o prefeito de São Paulo, João Doria. De acordo com o sindicato, Doria foi atuante na propaganda pró-reforma trabalhista, recém-aprovada pelo governo de Michel Temer e que, segundo o Sasp, “é um dos mais agressivos ataques a trabalhadores e trabalhadoras no país” e também ataca a Justiça do Trabalho.


Movimentos
03/10/2017 19h21

"Estamos aqui em defesa da soberania, do Brasil para brasileiros"

Cerca de 50 mil pessoas participaram do amplo protesto contra a privatização de estatais brasileiras que tomou o centro do Rio de Janeiro nesta quarta (3), data do aniversário de 64 anos da Petrobras.


Movimentos
03/10/2017 13h32

Movimentos ocupam as ruas do Rio de Janeiro em defesa das estatais

A mobilização contra a privatização das empresas estatais nacional se fez presente em diversos pontos da cidade do Rio de Janeiro nesta terça-feira (3), Dia Nacional de Luta pela Soberania Nacional. Movimentos sociais, sindicais, caravanas de trabalhadores de diversos estados se encontraram desde às 11h em frente ao prédio da Eletrobras, na região central do Rio de Janeiro. 

Por Railídia Carvalho 


Movimentos
03/10/2017 12h23

Lula fortalece iniciativa do MAB em defesa da soberania nacional

“Eu queria começar a minha fala dando os parabéns e agradecendo a direção do MAB por ter tido a ousadia e a coragem de organizar o seu encontro com o tema tão importante para o Brasil que é a soberania, sobretudo discutindo a questão da água e energia”, disse ao microfone o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na abertura oficial do 8º Encontro Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que acontece de 1º a 5 deste mês no Terreirão do Samba, no Rio de Janeiro.


Movimentos
02/10/2017 18h55

Justiça suspende despejo e determina negociação em São Bernardo

Reunião entre Justiça, sem-teto, governo de São Paulo, prefeitura de São Bernardo do Campo e construtora deve buscar acordo sobre área e reivindicações das famílias. Com perspectiva de negociação, marcha desta terça-feira é suspensa.


Movimentos
02/10/2017 18h36

PCdoB realiza encontro nacional de Combate ao Racismo

O 2º Encontro Nacional do PCdoB de Combate ao Racismo Racismo e à Intolerância ocorrido no último fim de semana, sábado (30/9) e domingo (1º/10), em São Paulo, capital, contou com a presença de cerca de 80 participantes, entre militantes e ativistas do movimento social e negro, com sete estados representados.


Movimentos
02/10/2017 17h37

Centrais debatem plano de lutas e confirmam paralisação em novembro

Reunidos, na sede da Força Sindical, na manhã desta segunda-feira (02), representantes das centrais sindicais (CTB, CUT, UGT, Força Sindical, Nova Central e CSB) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) discutiram a campanha lançada pelo Dieese e iniciaram organização de nova agenda de luta com um grande ato nacional de paralisação da produção para o próximo dia 10 de novembro.