Movimentos
07/12/2017 13h19

Juíza de SC decide que fim da contribuição sindical é inconstitucional

A Reforma Trabalhista foi feita por meio de lei ordinária, que, segundo a Constituição, não tem poder para alterar regras tributárias. E a contribuição sindical, extinta compulsoriamente com a mudança, tem natureza de imposto. Por isso, só poderia ser mexida por lei complementar. Com esse entendimento, a juíza Patrícia Pereira de Santanna, da 1ª Vara do Trabalho de Lages (SC), acolheu pedido de um sindicato e anulou o fim da contribuição sindical obrigatória que é destinada à entidade.


Movimentos
07/12/2017 13h06

É para reduzir direitos trabalhistas,diz professor demitido da Estácio

A instituição de ensino superior Estácio de Sá demitiu 1.200 professores nesta semana. A ação surpreendeu alunos, docentes e gerou ampla repercussão pelo fato de a medida ter sido tomada logo após a aprovação da reforma trabalhista.


Movimentos
07/12/2017 12h02

Reforma da Previdência é jogo de Robin Hood às avessas, diz dirigente

Goiânia (GO), capital de Goiás, foi mais uma das cidades brasileiras que realizou na terça-feira (5) manifestações contra a reforma da Previdência. A marcha saiu da Praça dos Bandeirantes e percorreu a Av. Anhanguera com a Av. Tocantins, até o Palácio do Comércio. Segundo a organização o movimento teve a presença de centenas de pessoas e a participação de todas as centrais sindicais.


Movimentos
07/12/2017 11h47

MTST ocupa Secretaria da Habitação e cobra resposta do governo Alckmin

Movimento exige que o governo do estado cumpra determinação do Tribunal de Justiça e dê uma solução para as cerca de oito mil famílias da ocupação Povo Sem Medo, em São Bernardo do Campo.


Movimentos
07/12/2017 11h24

Ao Vivo: Acompanhe agora debate sobre indústria em São Luís (MA)

Assista agora, ao vivo, a 10ª etapa do Ciclo de Debates “Indústria e Desenvolvimento”, em São Luís (MA). Por iniciativa da Federação dos Metalúrgicos, da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil e do Dieese, com o apoio do Sindmetal São Luís, o debate integra a programação do 1º Conmetal Extraordinário, no Auditório do Viva Cidadão, na capital maranhense. O objetivo dos debates é apontar saídas para a retomada do crescimento do país através da indústria.


Movimentos
06/12/2017 19h18

A UFMG não tem medo de investigação, tem medo é perseguição política!

É um ultraje. A Polícia Federal extrapolou da provocação para a indignidade ao nomear a operação que conduziu coercitivamente os reitores da UFMG nesta quarta-feira (06/12) de “Esperança Equilibrista” nome da música de João Bosco & Aldir Blanc, hino do Brasil na época da ditadura e da anistia.

Por Marianna Dias*


Movimentos
06/12/2017 19h07

CTB: Superação real da crise cobra juro real menor e mais investimento

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) avaliou, em nota, que, para o Brasil voltar a crescer, precisa de juros reais menores e mais investimentos. “Não vemos empenho nenhum do governo em investir na retomada da economia, com o fomento de investimentos públicos e privados, para assim estimularmos a geração de emprego e reaquecermos nossa economia”, diz o texto.


Movimentos
06/12/2017 18h37

Reforma trabalhista facilita demissão coletiva e fragiliza trabalhador

No dia 11 de dezembro completa um mês de vigência da nova reforma trabalhista, sancionada pelo governo de Michel Temer como a Lei 13.467/2017. A nova lei dá o mesmo peso de uma demissão individual para demissões coletivas ou em massa. Na terça-feira (5) a Universidade Estácio de Sá demitiu 1.200 professores.

Por Railídia Carvalho


Movimentos
06/12/2017 16h37

Entidades repudiam ação da PF na UFMG

A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) divulgaram na tarde desta quarta-feira (6) nota em repúdio às ações da Polícia Federal na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) nesta manhã.


Movimentos
06/12/2017 14h16

SP: Trabalhadoras denunciaram retrocesso trabalhista para as mulheres

Militantes do Fórum Nacional das Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais (FNMT) estiveram na estação Brás do Metrô/CPTM, na capital paulista, na manhã desta quarta-feira (6) denunciar os efeitos da reforma trabalhista sobre a classe trabalhadora distribuindo panfleto feito pelo FNMT.