Movimentos
21/06/2017 11h09

Violência em ato de trabalhadores adia votação de pacote em Curitiba

A sessão da Câmara dos Vereadores de Curitiba (CMC) desta terça-feira (20), que votaria o pacotaço do prefeito Rafael Greca, foi suspensa. Após tumulto, agressões contra quatro servidores pela Polícia Militar do Paraná e muita pressão da população curitibana, os vereadores decidiram marcar a votação dos quatro projetos diretamente ligados a carreira dos servidores para a próxima segunda-feira(26). 


Movimentos
20/06/2017 19h07

Os 80 anos da UNE - ampla e unitária

A União Nacional dos Estudantes (UNE) completará 80 anos de existência no próximo mês de agosto. Qual o segredo de sua longevidade?

Por Luciano Rezende*


Movimentos
20/06/2017 18h13

Reforma trabalhista quer gerar emprego "padrão bóia-fria"

"É o cenário do trabalhador bóia-fria". Esse é o comentário do diretor-técnico do Departamento Intersindical de Estudos Sócio-Econômicos (Dieese), Clemente Ganz Lúcio, sobre a afirmação de que a reforma trabalhista vai gerar empregos. Estudo feito pelo Santander e publicado nesta terça-feira (20) pelo jornal O Globo afirma com estardalhaço que em caso de aprovação a reforma criará em menos de um ano 2,3 milhões de empregos.

Por Railídia Carvalho


Movimentos
20/06/2017 16h07

Diap: Derrota da reforma trabalhista "aumenta ânimo da tropa" 

A rejeição ao relatório do governista Ricardo Ferraço (PSDB-ES) sobre o projeto de reforma trabalhista, hoje (20), na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, "aumenta muito o ânimo da tropa" oposicionista, além de expor senadores até agora favoráveis ao texto, avalia o analista Antônio Augusto de Queiroz, o Toninho, diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). 


Movimentos
20/06/2017 14h00

Centrais:Revés da reforma trabalhista é vitória da mobilização popular

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado rejeitou por 10 a 9 o parecer do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) que era favorável ao Projeto de Lei da Câmara (PLC) 38 da reforma trabalhista. Foi aprovado simbolicamente o relatório do senador Paulo Paim contra a reforma. O PLC segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Para dirigentes das centrais ouvidos pelo Portal Vermelho, o resultado mostra que a mobilização sindical e popular influenciou o voto dos senadores.

Por Railídia Carvalho


Movimentos
20/06/2017 11h49

Esquenta: Metalúrgicos de SP mobilizam com assembleias nas fábricas  

Trabalhadores metalúrgicos de São Paulo, Mogi das Cruzes e ABC paulista aderiram ao Esquenta Greve Geral desta terça-feira (20). Desde a madrugada, dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e também do ABC realizam assembleias com trabalhadores nas portas de fábrica. Na capital, agenda unitária das centrais encerrará o dia de mobilização contra as reformas da Previdência e Trabalhista com um "Arraiá" em defesa dos direitos na praça da Sé.


Movimentos
20/06/2017 11h21

UNA LGBT pede Diretas Já e convoca militância para greve geral dia 30

Os protestos contra o governo ilegítimo de Michel Temer na Parada do Orgulho LGBT em São Paulo continua reverberando no movimento. Em nota divulgada no domingo (18) pelas redes sociais, a União Nacional LGBT (UNA LGBT) afirmou que o governo Michel Temer, que "se afunda em sucessivos escândalos", "esvaziou a política de direitos humanos". A entidade defende no documento a convocação de eleições Diretas Já e convoca a militância para a greve do dia 30 de junho, convocada pelas centrais sindicais. 


Movimentos
20/06/2017 10h55

Centrais:Greve geral é caminho para resistir contra governo e reformas

Ganhou força nesta terça-feira (20) o Esquenta para a greve geral, orientada pelas centrais sindicais para o dia 30 de junho contra as reformas da Previdência Social e trabalhista do governo ilegítimo de Michel Temer. As atividades incluem panfletagens em portas de fábricas, pontos de ônibus, garagens de ônibus, aeroportos e metrôs. A mobilização iniciou na madrugada de terça e se estenderá por todo o dia. Às 17h acontece o “Arraiá” e ato político das centrais na Sé, em São Paulo.


Movimentos
19/06/2017 18h53

Trabalhadores de transportes de São Paulo reforçam a Greve Geral

Os trabalhadores e trabalhadoras do setor de Transporte de São Paulo (Metroviários, Condutores, Transporte de Cargas, Ferroviários) aprovaram, em plenária nesta segunda-feira (19), no Sindicato dos Condutores de São Paulo, o calendário de luta das centrais para a construção da greve geral do dia 30 de junho.


Movimentos
19/06/2017 17h53

Comerciários do RJ fazem ato nesta terça contra descaso da Hermes

Os ex-funcionários da Sociedade Comercial e Importadora Hermes Ltda e o Sindicato dos Comerciários do Rio voltam a se manifestar nesta terça-feira (20/6), a partir das 10h, em frente ao escritório do administrador judicial da massa falida da empresa (R. da Assembleia, 36). A Hermes encerrou suas atividades em abril de 2016 sem pagar aos 621 trabalhadores demitidos, alguns com 40 anos de casa.