Movimentos
08/12/2017 12h44

Redução de investimento na indústria gerou 2 milhões de desempregados

Dois milhões de trabalhadores têm sentido na pele as consequências do processo de desmonte da indústria nacional. Valtenir Oliveira dos Santos faz parte desta estatística. O lixador industrial trabalhou no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, e há um ano e meio foi demitido do emprego.


Movimentos
08/12/2017 11h46

Justiça do Trabalho suspende demissões da Estácio

Vitória na defesa pelos direitos trabalhistas e pela educação. Na noite desta quinta-feira (7), a Justiça do Trabalho suspendeu as demissões de 1.200 professores iniciadas pela Estácio nesta terça-feira (05). De acordo com informações da revista Época, a medida é válida para os municípios do Rio, de Paracambi, Itaguaí e Seropédica.


Movimentos
08/12/2017 11h10

Movimentos sociais denunciam desmonte causado pela Lava Jato

Petroleiros e movimentos sociais realizam na manhã desta sexta (8), ato em frente à Petrobras, no Rio de Janeiro, onde a alta direção da empresa homenageia o juiz federal Sérgio Moro. A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seus sindicatos denunciam o desmonte que a Lava Jato causou à indústria de óleo e gás, um dos setores mais importantes da economia do país. 


Movimentos
07/12/2017 19h03

Pressão garante Caixa 100% pública

Mais um exemplo de que a unidade garante vitória. Graças à pressão dos empregados da Caixa, o Conselho de Administração (CA) voltou atrás e, depois de um acordo, excluiu do texto a ser votado o item que transformava o banco em sociedade anônima, afastando o perigo que rondava a instituição financeira. Toda a sociedade brasileira ganha com a decisão.


Movimentos
07/12/2017 18h43

A importância da Frente Brasil Popular

A conjuntura da criação da Frente Brasil Popular, as principais forças políticas e os movimentos que a compõem, o papel da resistência ao golpe e s desafios, são os objetivos da 2º Conferência nacional nos dias 9 e 10 de dezembro.

Por Francisca Genilce Gomes*


Movimentos
07/12/2017 17h53

Reforma trabalhista: Caos social à vista e retomada distante

À vontade com a nova lei trabalhista sancionada por Michel Temer, o grupo universitário privado Estácio de Sá demitiu no início da semana 1.200 professores em um cenário nacional que soma 12,74 milhões de desempregados.

Por Railídia Carvalho


Movimentos
07/12/2017 16h46

Confira o vídeo com a fala emocionada do novo presidente da Ubes

A plenária final do 42º Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), reuniu milhares de estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todas as partes do país em Goiânia (GO) no último sábado (2). O encontro foi rodeado de emoção, Pedro Gorki, de 16 anos, estudante do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, foi eleito presidente da entidade pelos próximos dois anos. Confira o vídeo da fala do novo presidente eleito.



Movimentos
07/12/2017 16h43

Reunião das centrais pode indicar greve em defesa da Previdência

Nesta sexta-feira (8) as centrais sindicais voltam a se reunir após a realização dos atos pelo país que repudiaram a reforma da previdência social na última terça-feira (5). O movimento sindical continua mobilizado e respondendo à pressão de Michel Temer que mantém a pressão sobre a base governista pela votação da reforma ainda neste ano. O governo corre contra o recesso parlamentar e contra o temor dos deputados votaram tema impopular às vésperas de ano de eleição.

Por Railídia Carvalho


Movimentos
07/12/2017 16h17

Exposição reúne fotos feitas por prostitutas durante Olimpíadas no Rio

No sábado (9), acontecerá a abertura da exposição de fotos "O que você não vê: a prostituição vista por nós mesmas" e o lançamento da edição especial do jornal "Beijo da Rua", no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. A exposição reúne imagens feitas por pessoas que trabalharam em diferentes locais de prostituição na cidade do Rio de Janeiro durante o período dos Jogos Olímpicos e das Paralimpíadas, ao longo dos meses de agosto e setembro de 2016


Movimentos
07/12/2017 14h08

CTB e CUT criticam notícia da Folha sobre verba do imposto sindical

Os presidentes da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e Central Única dos Trabalhadores (CUT) criticaram matéria publicada pela Folha de S.Paulo nesta quinta-feira (7) que insinua ligação entre a votação da reforma da Previdência e R$ 500 mil reais de verbas que Temer prometeu liberar. O que a matéria não diz é que esses valores fazem parte de verbas que o governo deve às entidades sindicais e também às patronais