Movimentos
22/02/2017 17h23

 Reforma trabalhista é cruel e não garante novos empregos, diz Valduga

Em pronunciamento durante a sessão desta quarta-feira (22) na Assemblia Legislativa de Santa Catarina, o deputado Cesar Valduga (PCdoB) apresentou os principais elementos contidos na proposta de reforma trabalhista do governo Temer, suas implicações no cotidiano dos trabalhadores e trabalhadoras e os interesses envolvidos nesta investida contra a Consolidação das Leis Trabalhistas. Leia na íntegra o discurso:


Movimentos
22/02/2017 17h11

Camila Lanes é agredida após debate sobre "Escola Sem Partido"

A presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Camila Lanes, foi agredida por um grupo de homens na saída da Câmara dos Deputados, em Brasília, após participar da Comissão Especial sobre o projeto Escola Sem Partido, nesta terça-feira (21).


Movimentos
22/02/2017 17h00

MTST faz vaquinha on-line para manter acampamento na Paulista

Dezenas de membros do movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST), estão acampados em Frente ao Escritório da Presidência da República, na Avenida Paulista (SP) lutando contra as medidas do governo Temer que retira direito dos trabalhadores, entre elas o fim da faixa 1 do Programa "Minha Casa, Minha Vida" que beneficiava a população com renda de até R$ 1.800,00. Para manter a ação no local, os manifestantes lançaram uma "vaquinha on-line" arrecadando contribuições.


Movimentos
22/02/2017 16h23

Blocos estudantis vão ocupar as ruas com festa e resistência

O carnaval é tempo de festa, mas também de resistência. Os blocos estudantis vão ocupar os espaços públicos, avenidas e ruas com muita alegria e palavras de ordem também.


Movimentos
22/02/2017 14h00

Luciana Santos e juventude avaliam contradições do cenário pós-golpe

A Deputada Federal e presidenta nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Luciana Santos, reuniu-se nesta terça-feira (21), em São Paulo, com jovens comunistas atuantes nas entidades dos movimentos sociais para analisar as contradições do cenário pós-golpe, que aprofunda a crise econômica e retira garantias constitucionais. 


Movimentos
21/02/2017 20h14

Centrais ocupam o Congresso para barrar o desmonte da Previdência

Com o objetivo de pressionar o Congresso Nacional a não apoiar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287, enviada pela gestão Michel Temer, em dezembro, que, se aprovada, pode acabar com a Previdência Social, presidentes e dirigentes das centrais sindicais estão em Brasília e se reuniram com o presidente da Câmara, o deputado federal Rodrigo Maia (DEM/RJ).


Movimentos
21/02/2017 16h22

Dieese: “O trabalhador é pressionado a aceitar uma condição aviltante”

À parte o ajuste fiscal adotado pelos governos, a combinação entre a crise econômica e a inflação alta nos últimos dois anos tem contribuído de forma decisiva para o arrocho salarial no país. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a média dos reajustes nos vencimentos de todas as categorias está abaixo da inflação desde o segundo semestre de 2015. 


Movimentos
21/02/2017 14h29

João Batista Franco Drummond, meu professor

A última vez que estive com o Drummond foi no final de novembro daquele ano terrível, 1976, em Anápolis, Goiás, onde eu morava. Ele havia me encarregado de acompanhar, através do jornal O Popular, de Goiânia, os resultados das eleições municipais realizadas no dia 15.

Por Antônio Carlos Queiroz*




Movimentos
21/02/2017 12h39

Brasil é 10º país que mais mata jovens no mundo

Relatório aborda letalidade das armas de fogo no Brasil e ranqueia país em uma lista de cem nações. Documento alerta para a vulnerabilidade da população negra brasileira: atualmente, morrem 2,6 vezes mais afrodescendentes do que brancos por homicídios cometidos com armas de fogo.


Movimentos
21/02/2017 12h22

Novo presidente da Funai diz que “é preciso ensinar índios a pescar”

O novo presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Antonio Fernandes Toninho Costa, que assumiu o cargo em janeiro deste ano, provocou sua primeira polêmica frente ao cargo ao declarar, ao jornal Valor que é preciso que as aldeias “sejam autossustentáveis” e é preciso “ensinar os índios a pescar”.