Movimentos
15/01/2017 11h46

Marcos Verlaine: Poderes se alinham contra direitos trabalhistas

Só o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou, em pouco tempo, oito direitos e garantias dos trabalhadores e de interesse do movimento sindical. Caso flagrante é a decisão do ministro Gilmar Mendes que derrubou a ultratividade dos acordos coletivos, empurrando direitos e garantias para o vazio jurídico. 


Movimentos
15/01/2017 9h59

Brasil se prepara para 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres

Com o tema “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”, a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres recupera um processo de mobilização social que tem no centro a implementação da política nacional de atenção integral à saúde das mulheres.

Por Clarissa Peixoto, do Catarinas


Movimentos
13/01/2017 17h40

Jovens ativistas apontam cenário de retrocessos e lutas em 2017

No campo, na cidade, em defesa dos estudantes, trabalhadores e mulheres, os jovens intensificam a luta contra o cenário de desmonte do Estado e conservadorismo que assola o país, reflexo do Golpe de Estado que rompeu com o regime democrático e ameaça o futuro promissor da juventude brasileira. Ao Portal Vermelho, lideres de diversos seguimentos dos movimentos sociais reafirmam a resistência para o ano de 2017 e analisam um cenário de desemprego e fim das garantias sociais.

Por Laís Gouveia 


Movimentos
13/01/2017 15h54

Querem tornar o sindicalismo irrelevante, alerta consultor sindical

O Brasil é ainda o País que tem o sindicalismo mais forte. Por enquanto. Aqui, nossa média de sindicalização oscila entre 15 e 18%. Nos Estados Unidos, por exemplo, a sindicalização é de 5%. A observação é do consultor sindical João Guilherme Vargas Neto, em fala durante encontro terça (10) do Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST), na sede dos Metalúrgicos de São Paulo. Vargas alerta: “O governo se aproveita da recessão e do desemprego para tentar isolar o movimento sindical da sociedade”.


Movimentos
13/01/2017 15h37

Adilson Araújo: Conjuntura exige resistência do movimento sindical

Os desafios do sindicalismo na atual conjuntura político-econômica do Brasil foi tema de debate na manhã desta sexta-feira (13) no 33º Congresso Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). O presidente da CTB, Adilson Araújo, falou aos participantes sobre política sindical e as necessidades que o atual momento impõem.


Movimentos
13/01/2017 13h56

CTB: Mobilizar estados é estratégia contra fim do serviço público

O acordo que vem sendo costurado entre o governo de Michel Temer e o governo do Rio de Janeiro pode criar precedente para o início da extinção dos serviços públicos no país e a precarização dos trabalhadores do setor. A opinião é do secretário de serviço público da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), João Paulo Ribeiro, o JP. Para ele, a crise nos Estados facilita que o Executivo exija o ajuste fiscal dos governadores.

Por Railídia Carvalho 


Movimentos
13/01/2017 12h47

O feminicídio e a luta contra o machismo na agenda política

A luta contra a violência machista ganha a cada dia uma dimensão mais ampla. No Brasil, há mais de 40 anos ecoam as vozes das mulheres dizendo “quem ama, não mata, não humilha e não maltrata”.

Por Nalu Faria*, na Carta Capital 


Movimentos
13/01/2017 11h44

Meirelles inicia o maior ataque ao funcionalismo público

Sem alarde, o governo de Michel Temer e o Supremo Tribunal Federal iniciaram esta semana o maior ataque ao funcionalismo público que o Brasil já viu. À frente da operação está o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. 

Por André Forastieri


Movimentos
13/01/2017 11h34

Secretário de Juventude estaria envolvido em enriquecimento ilícito

O governo federal nomeou nesta sexta-feira (13) o atual presidente Nacional da Juventude do PMDB, Francisco de Assis Costa Filho, para a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ). Costa Filho assume o cargo ocupado por Bruno Moreira Santos, que pediu demissão após repercussões negativas referente declaração sobre a chacina de presos ocorrida em Roraima.


Movimentos
13/01/2017 11h13

Congresso da CNTE: A ordem é resistir ao desmonte da educação

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, afirmou nesta quinta-feira (12), na abertura do 33º Congresso Nacional da entidade, que “neste momento em que a educação pública brasileira sofre com leis de mordaça, reforma do ensino médio e uma enormidade de restrição de financiamento, mais do que nunca a figura de Paulo Freire é quem nos encoraja a lutar e enfrentar o que vem pela frente”. O educador Paulo Freire é o patrono do congresso.