Movimentos
20/03/2017 17h34

É nas ruas que a reforma da previdência será derrotada  

Entidades do movimento sindical e social fizeram balanço e apontaram as perspectivas do próximo momento de luta contra a reforma da previdência e trabalhista. Na avaliação dos participantes da reunião nacional da Frente Brasil Popular, mobilização em defesa da aposentadoria trouxe para às ruas novos segmentos. 


Movimentos
20/03/2017 17h07

Militante do MST é executado a tiros em hospital no sul do Pará

O trabalhador rural Waldomiro Costa Pereira foi assassinado na madrugada desta segunda-feira (20) no hospital municipal de Parauapebas no sul do Pará. Cinco homens encapuzados dominaram os vigilantes, invadiram a Unidade de terapia Intensiva onde estava internado Waldomiro, que levou oito tiros. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), entidade da qual Waldomiro fazia parte desde 1996, se solidarizou com a família.  


Movimentos
20/03/2017 16h31

Adilson Araújo: Mobilização por direitos se arregimenta no país

"Penso que é chegada a hora de destinarmos intensa energia ao projeto de Brasil que queremos. Atuando de forma ampla com todos os setores que já sinalizaram construir um horizonte de retomada para o país. Não tenho dúvidas que esse seja o caminho para a construção de um novo tempo político", afirmou o presidente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) Adilson Araújo, durante reunião do coletivo nacional da Frente Brasil Popular, nesta segunda-feira (20).


Movimentos
20/03/2017 12h42

Centrais articulam para impedir votação de PL que terceiriza tudo

O projeto de lei que permite a terceirização de todas as atividades da empresa é o destaque da pauta do plenário de terça (21) a quinta-feira (23). Os deputados precisam analisar o substitutivo do Senado ao PL 4.302/98, do Executivo. A matéria é o único item previsto para terça-feira (21). Caso seja aprovado pela Câmara vai à sanção presidencial.


Movimentos
20/03/2017 11h59

CONEG pensa o Brasil e aponta para uma educação emancipadora

Durante três dias, mais de 500 lideranças estudantis de todas as regiões do país reunidas em São Paulo durante o 65º Conselho Geral de Entidades Gerais da União Nacional dos Estudantes (Coneg UNE) refletiram as principais preocupações da juventude brasileira diante o cenário crítico de recessão e retirada de direitos da classe trabalhadora. 


Movimentos
20/03/2017 11h36

Frentes divulgam audiências para debater reformas de Temer

Para enfrentar o debate sobre as reformas da Previdência e Trabalhista e tentar impedir que os projetos sejam aprovados sem uma avaliação mais ampla, o senador Paulo Paim, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, organizou uma agenda de audiências públicas, como fez no ano passado.


Movimentos
20/03/2017 11h31

CTB: Só greve geral poderá barrar retrocesso no país

Para a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), o movimento sindical terá de seguir vigilante e mobilizado para tentar barrar o enorme retrocesso proposto pelo atual governo Temer. O recado enviado pela classe trabalhadora no último dia 15 foi claro e contundente, com mais de um milhão de pessoas nas ruas do país, mas o movimento tem de se fortalecer e caminhar para a construção de uma greve geral.


Movimentos
19/03/2017 9h53

Era o Hotel Cambridge, o filme mais legal sobre a luta da moradia

Filmes e novelas que desenvolvem a temática social são na maior parte das vezes intermináveis repetições de palavras de ordem e clichês –e, por isso, chatíssimos. Heróis inverossímeis falando sobre sofrências e utopias. “Era o Hotel Cambridge”, da diretora Eliane Caffé é outra coisa.

Por Laura Capriglione, dos Jornalistas Livres


Movimentos
19/03/2017 8h00

Ministra do TST, Delaíde Miranda vê cenário de ataque aos direitos

O Portal Vermelho volta a destacar neste domingo (19) entrevista concedida pela Ministra do Tribunal Superior do Trabalho Delaíde Arantes em outubro de 2016 sobre a importância de se valorizar a Justiça do Trabalho. Na ocasião, Delaíde falou sobre as críticas que a instância recebe desde a sua criação. Críticas que se agravaram a ponto do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, se posicionar publicamente meste mês de março pelo fim da Justiça do Trabalho. Confira abaixo a matéria. 


Movimentos
18/03/2017 15h15

Metroviários de SP e a greve: “Demos visibilidade à luta"

Wagner Fajardo, um dos três coordenadores gerais do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, fala sobre a greve desta quarta (15).

Por Patrícia Cornils, no site Previdência, Mitos e Verdades