Movimentos
23/02/2017 13h11

Anistia Internacional aponta retrocesso nos direitos humanos no Brasil

Em relatório divulgado na última terça-feira (21), a Anistia Internacional afirma que a crise no Brasil está provocando retrocessos nos direitos humanos no país.


Movimentos
23/02/2017 12h29

Mulheres da Via Campesina repudiam reforma da Previdência Social

Sabemos que na América Latina as mulheres camponesas produzem mais de 45% dos alimentos e é por nossas mãos que passam até 80% dos alimentos consumidos pelo povo no mundo. Além disso, as camponesas desempenham um papel importante na preservação das sementes, alimentos, raças e toda biodiversidade, garantindo assim tanto a soberania quanto a segurança alimentar.

Por Leila Santana e Josineide Costa*


Movimentos
23/02/2017 12h08

Previdência: CUT lança ''Aposentômetro'' em parceria com o Dieese

Na terça-feira (21), a CUT lançou o “Aposentômetro”, uma calculadora que ajudará trabalhadores e trabalhadoras a descobrir com qual idade se aposentarão, caso seja aprovada a Reforma da Previdência proposta pelo governo ilegítimo de Michel Temer. O projeto de Temer aumenta a idade mínima para 65 anos, tanto para homens quanto para mulheres, do campo e da cidade; e aumenta o tempo de contribuição de 15 anos para 25 anos. 


Movimentos
23/02/2017 11h32

UBM lança financiamento coletivo arrecadando recursos para luta

A União Brasileira de Mulheres (UBM) lançou uma campanha de financiamento coletivo, no site ww.catarse-me, no intuito de arrecadar recursos que viabilizarão a construção da luta cotidiana das mulheres contra o retrocesso imposto na agenda pós-golpe e por mais direitos.


Movimentos
23/02/2017 11h16

Relator da ONU: Decisão sobre Cedae pode excluir mais pobres

Aprovar a privatização da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) do Rio para sanar a crise financeira do governo atual é uma medida que foi tomada de maneira “açodada”, sem base em evidências, sem as salvaguardas necessárias e sem considerar a função social dos serviços de saneamento, afirma Léo Heller, relator especial da ONU para o direito à água e ao saneamento e pesquisador da Fiocruz de Minas.


Movimentos
22/02/2017 18h45

Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo convocam para o dia 15 de março

Os atos do dia 15 de março contra a reforma da Previdência proposta por Michel Temer ganharam o reforço das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. Nesta quarta-feira (22), as frentes divulgaram convocação geral para as atividades daquela data, que será marcada por protestos dos trabalhadores da educação e centrais de trabalhadores. A reforma da Previdência Social é o alvo dos atos assim como iniciativas de Temer que ameaçam direitos.


Movimentos
22/02/2017 18h05

FUP e parlamentares cobram que MPF suspenda privatizações na Petrobrás

Nesta quarta-feira, 22, deputados federais e senadores do PT e de outros partidos que integram o Bloco de Oposição, liderado pelo senador Lindbergh Farias (PT/RJ), ingressaram com uma representação junto à Procuradoria Geral da República (Ministério Público Federal) para que suspenda imediatamente a venda ilegal de subsidiárias, campos de petróleo e outros ativos do Sistema Petrobrás.


Movimentos
22/02/2017 17h55

Centrais "desfilam" contra juros altos até sede da presidência  

As Centrais Força Sindical, UGT, Nova Central e CGTB realizaram nesta quarta (22) mais um ato contra os juros altos. A manifestação em frente ao Banco Central, em São Paulo, teve o objetivo de pressionar o Comitê de Política Monetária (Copom) a reduzir a taxa básica de juros de forma mais acentuada. O protesto foi encerrado com um “desfile” pela avenida, que saiu do prédio do Banco Central e seguiu até o escritório da presidência da República.


Movimentos
22/02/2017 17h53

Metroviários de São Paulo podem paralisar atividades nesta quinta

Os metroviários de São Paulo fazem assembleia na noite desta quarta-feira (22) para decidir se promovem uma paralisação nesta quinta-feira. De acordo com o diretor do sindicato da categoria Wagner Fajardo, a Companhia do Metropolitano, controlada pelo governo do estado, ainda não confirmou o pagamento da Participação nos Resultados (PR) dos funcionários, esperado para até a próxima sexta-feira.


Movimentos
22/02/2017 17h33

CTB: Trâmite para discutir reforma da Previdência "despreza diálogo"

"Não aceitaremos que acabem com o maior programa de distribuição e interiorização da renda no país", avisou. A declaração é o dirigente da CTB e presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), Gilson Reis durante audiência pública realizada, nesta terça-feira (21), na Comissão Especial da Câmara dos Deputados. O tema foi a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287, que pode acabar com a Previdência Social.