Movimentos
26/08/2016 19h23

Procurador do Trabalho recusa convite da Globo e critica terceirização

Ronaldo Lima dos Santos recusou neste mês convite da Rede Globo para participar de um programa sobre dúvidas trabalhistas. Em sua recusa à emissora, o Procurador do Trabalho em São Paulo afirmou que “o único interesse trabalhista que este nefasto conglomerado econômico-midiático possui é a tentativa de aprovação de leis aviltantes da pessoa do trabalhador e de diminuição de direitos sociais”. Ronaldo se refere ao apoio do grupo a projetos de terceirização tramitando no Congresso.


Movimentos
26/08/2016 18h30

Líder sindical da Argentina manifesta solidariedade a Lula

Nesta sexta-feira (26), Luiz Dulci, ex-ministro e diretor do Instituto Lula, recebeu Hugo Yasky, presidente da Central de Trabalhadores da Argentina. Yasky manifestou solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela perseguição midiática e judicial que vem sofrendo. O sindicalista também ressaltou a importância de Lula para os trabalhadores da Argentina e toda a América Latina. 


Movimentos
26/08/2016 18h07

CUT completa 33 anos atuando em defesa da democracia 

Neste domingo (28) a Central Única dos Trabalhadores (CUT) completa 33 anos de existência. Em vídeo divulgado pelo portal da central, o presidente Vagner Freitas observou que a entidade esteve presente em todos os momentos da história do Brasil nas três décadas. Segundo ele, a CUT é um instrumento de cidadania em um país que exige luta cotidiana para evitar retrocesso  


Movimentos
26/08/2016 17h07

Justiça do Trabalho: cortes na LOA enfraquecem defesa do trabalhador

Foi realizada na última quarta-feira (24) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais audiência pública para debater o corte na verba da Justiça do Trabalho. A diminuição do recurso está prevista na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2016 aprovada na terça-feira (23) na Câmara dos Deputados. Representantes da Justiça do Trabalho e sindicalistas afirmaram que o corte de verbas prejudica os trabalhadores que tem direitos violados. 


Movimentos
26/08/2016 13h25

Seminário:Judiciário brasileiro exerce papel "elitista e conservador"

"A Democracia no Brasil está sendo respeitada? Estamos vivendo um golpe de Estado? "Estes foram alguns dos questionamentos de Jacques Alfonsin, da Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares (Renap), aos participantes do seminário Democracia, Direitos Humanos e Acesso à Justiça, realizado nesta quinta-feira (25) na Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, no Centro Histórico de Porto Alegre. 


Movimentos
26/08/2016 12h52

Fitmetal: DRU aprovada no Senado aprofunda "Estado Mínimo" 

Na última quarta-feira (24), o Senado aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) de Desvinculação das Receitas da União, Estados e Municípios (DRU).  De acordo com Marcelino Rocha, presidente da Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (FITMetal), a DRU e outras medidas adotadas pelo Governo Interino são políticas do “Estado mínimo”, pois querem a ausência do Estado nas políticas sociais. 


Movimentos
26/08/2016 12h26

Adilson Araújo: "O Fora Temer é uma questão de sobrevivência"

O presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo, gravou um vídeo nesta sexta-feira (26) convocando a população para o que ele considera ser uma questão de sobrevivência, "devemos unir forças com a frente Brasil Popular, a Frente Povo sem Medo e com os movimentos sociais na próxima segunda-feira (29) para sairmos às ruas, fazendo valer o voto popular e a democracia", convoca Adilson.


Movimentos
26/08/2016 11h49

9º Congresso da Contee começa nesta sexta com ato contra o golpe

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em estabelecimentos de ensino (Contee) realiza seu 9º Congresso a partir desta sexta-feira (26) até o próximo domingo (29), na capital paulista. Na abertura do fórum, será realizado um ato político contra o golpe de Estado em curso no país, com a presença de representantes de entidades nacionais e internacionais.


Movimentos
26/08/2016 10h54

Há dois anos sem reajuste, professores em SP iniciam campanha salarial

Os professores da rede estadual de São Paulo realizam nesta sexta-feira (26) a primeira assembleia da campanha salarial. Há dois anos sem reajuste, a categoria reivindica aumento emergencial de 16,6%, para repor a inflação acumulada entre julho de 2014 e fevereiro de 2016 e a implementação de uma mesa de negociação para efetivar a meta 17 do Plano Estadual da Educação, que trata da equiparação do salário dos docentes a outras categorias de profissionais com ensino superior. 


Movimentos
25/08/2016 18h15

Trabalhadores aprovam acordo e demissões são canceladas na Mercedes

Os trabalhadores na Mercedes, em São Bernardo do Campo (SP), aprovaram em assembleia na manhã da quarta-feira (24) a proposta negociada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC que cancela as demissões anunciadas por telegramas pela empresa. O acordo foi possível após as mobilizações dos trabalhado­res contra as ameaças de demissões de mais de dois mil metalúrgicos.