Movimentos
10/12/2017 16h08

Agrotóxicos como arma química: a permanente guerra agrária no Brasil

Os conflitos no campo brasileiro se assemelham à guerra. Guerra agrária que sempre foi latente e cuja base é calcada na formação socioeconômica dependente brasileira e na expropriação de terras de campesinos, povos indígenas e povos e comunidades tradicionais para dar espaço ao latifúndio exportador de commodities, além de facilitar a acumulação primitiva do capitalismo para os países centrais.

Por Naiara Bittencourt e Alessandra Jacobovski*, da Terra de Direitos


Movimentos
10/12/2017 14h45

O Natal do ano passado foi duro, mas esse ano vai ser pior

O trabalhador de carteira assinada, a esta altura, já deve ter recebido, ou tem até o dia 20 deste mês para receber, o 13º salário de 2017. Já os 227 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas do Estado do Rio de Janeiro não receberam nem o 13º do ano passado. São mais 350 dias sem o benefício e quase dois anos vivendo de atrasos no pagamento. Além disso, muitos ainda estão sem receber os salários de outubro e novembro.


Movimentos
10/12/2017 14h05

Frente Brasil Popular divulga declaração política da 2º Conferência

A Frente Brasil Popular (FBP) realiza neste fim de semana, 9 e 10 de dezembro, na cidade de Guararema-SP, a etapa nacional da 2ª Conferência, espaço de debate e resoluções do movimento social e político do país. Como escreve a resolução da FBP, "não há transformação profunda sem a participação organizada daqueles que mais precisam que o País se torne uma nação forte, independente, soberana e desenvolvida". 



Movimentos
10/12/2017 9h07

MTST comemora 20 anos com show de Caetano Veloso e Criolo

Ato em São Paulo, depois da proibição em outubro no ABC, terá ainda a participação de Maria Gadu, Péricles e DJs. "Um dia de resistência e festa", anuncia o movimento.


Movimentos
09/12/2017 17h42

Plano de desmonte do Banco do Brasil eleva ações na Bolsa

O mercado financeiro está animado com os sinais do governo Michel Temer de que privatização do principal banco brasileiro, o Banco do Brasil, está avançando. As ações da instituição financeira fecharam com alta de 0,58%, nesta sexta-feira (8), com a notícia de que o banco implantará novo plano de demissões. Na abertura das negociações, os papéis da companhia tiveram forte elevação e chegaram a subir 2,66%.


Movimentos
08/12/2017 19h10

Justiça do Trabalho mostra disposição contra reforma trabalhista

Decisão liminar da juíza Larissa Lopes no Rio de Janeiro favorável a trabalhadores sinaliza uma luz no fim do túnel para frear demissões em massa com base na reforma trabalhista, declarou ao Portal Vermelho Magnus Farkatt, advogado trabalhista e assessor jurídico da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). Em dois casos recentes, no Rio de Janeiro e em São Paulo, a Justiça do Trabalho não aplicou a reforma trabalhista. 

Por Railídia Carvalho


Movimentos
08/12/2017 16h12

Vargas Neto:Defender direitos é forma de cúpula sindical atingir base 

O Repórter Sindical na Web entrevistou nesta quinta-feira (7) o tarimbado consultor sindical do País, João Guilherme Vargas Neto. Ele fez um balanço de 2017, das tarefas imediatas do movimento sindical e das ações que devem ser desenvolvidas pelo sindicalismo em 2018.


Movimentos
08/12/2017 15h41

Centrais aprovam estado de greve e mobilização nacional dia 13

Após reunião realizada nesta sexta-feira (8), as centrais sindicais definiram o dia 13 de dezembro como Dia Nacional de Mobilização contra a reforma da Previdência de Michel Temer. A orientação é manter os trabalhadores mobilizados em assembleias, panfletagens e pressionando os deputados a rejeitarem a proposta de reforma. As centrais contestam a propagando oficial de que a reforma combate privilégios. "Vai tirar direitos, dificultar acesso e achatar o valor das aposentadorias". 


Movimentos
08/12/2017 15h21

Golpe é ataque às fábricas de fertilizantes e à soberania alimentar

O Brasil é um dos poucos países com capacidade de expansão em relação a plantio e desenvolvimento do solo. O país é destaque no fornecimento de commodities e isto se deve à expansão das fronteiras agrícolas que foram direcionadas ao interior do país.

Por Gerson Luiz Castellano*


Movimentos
08/12/2017 12h44

Redução de investimento na indústria gerou 2 milhões de desempregados

Dois milhões de trabalhadores têm sentido na pele as consequências do processo de desmonte da indústria nacional. Valtenir Oliveira dos Santos faz parte desta estatística. O lixador industrial trabalhou no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, e há um ano e meio foi demitido do emprego.