Movimentos
25/07/2016 20h01

Fora Temer: Gleisi Hoffman convoca para ato do dia 31 de julho

A resistência ao golpe do governo Temer continua. Atos nacionais, organizados pela Frente Povo Sem Medo, estão marcados para o dia 31 de julho (sábado) em todo o Brasil. A senadora Gleisi Hoffman (PT) gravou vídeo para a Tv poeira convocando a população para protestar contra “o desmonte do estado brasileiro e garantir que os nossos direitos sejam respeitados”. 


Movimentos
25/07/2016 19h17

Direitos: Centrais unificam luta contra precarização nesta terça

O combate à reforma trabalhista anunciada pelo interino Michel Temer, que defende o negociado sobre o legislado e a terceirização, é um dos pontos que une as seis principais centrais brasileiras de trabalhadores. Nesta terça-feira (26), às 11h, as entidades aprovam em São Paulo, em plenária nacional, o documento Assembleia Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras por Emprego e Garantia de Direitos e uma agenda de atos nacionais com sinalização para se iniciar em 16 de agosto.


Movimentos
25/07/2016 16h25

Segmentações do racismo tentam enfraquecer a luta, diz Olivia Santana

A presidenta do PCdoB de Salvador (BA) e ativista do movimento negro, Olívia Santana, participou do vídeo clipe Preta Brasileira da cantora Juliana Ribeiro. A canção ressalta a identidade da mulher negra e a luta contra a opressão com símbolos como o cabelo e os diferentes tons de peles negras. A cantora fala sobre como “negras de peles mais claras” são tratadas diferente e para Olívia esta forma de racismo serve para segmentar a luta por mais direitos.


Movimentos
25/07/2016 15h38

Feminismo das Preta: superar as dores e reescrever a história

“Muitas mulheres negras sentem que em suas vidas existe pouco ou nenhum amor. Essa é uma de nossas verdades privadas que raramente é discutida em público. Essa realidade é tão dolorosa que as mulheres negras raramente falam abertamente sobre isso” – Bell Hooks (Vivendo de Amor)

Por Bruna Rocha*, no Portal da UJS


Movimentos
25/07/2016 13h25

Agricultor familiar protesta contra o golpe e pela reforma agrária

Hoje, 25 de julho, é celebrado o Dia do Agricultor Familiar. Neste ano, a categoria, no lugar das comemorações realiza atos políticos com caminhadas e paralisações em todo o Brasil, para alertar das ameaças que o povo do campo sofre com as mudanças que o governo interino propõe e coloca em risco as conquistas dos seus direitos e o desenvolvimento agrário. 


Movimentos
25/07/2016 11h58

Intimidado por mobilização “petista”, MBL desiste do dia 31

O Movimento Brasil Livre anunciou que vai se retirar das manifestações golpistas agendadas para o dia 31 deste mês, mesma data que a Frente Povo Sem Medo e outros grupos progressistas também irão ocupar as ruas em defesa da democracia. O grupo liderado por Kim Kataguiri alegou que o dia é ruim porque coincide com a “volta das férias escolares e com manifestações marcadas por grupos petistas”.


Movimentos
25/07/2016 11h16

Festival Latinidades começa hoje, Dia da Mulher Negra, em Brasília

O Festival Latinidades começa nesta segunda-feira (25) em Brasília com a celebração do Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha. Esta é a nona edição do evento criado em 2008 e que se consolidou como o maior festival de mulheres negras da América Latina.


Movimentos
25/07/2016 9h29

Polícia Federal é chamada para retirar ativistas do Ocupa MinC RJ

O Ocupa MinC RJ acordou na manhã desta segunda-feira (25) com a Polícia Federal fortemente armada e com mandato de reitegração de posse da Justiça obrigando todos os manifestantes a se retirarem do local em 5 minutos, sem nenhum pertence.  O movimento Ocupa MinC é um protesto de ativistas da Cultura contra o governo golpista de Michel Temer e pela volta da democracia no Brasil.


Movimentos
24/07/2016 16h33

Precarização do trabalho é o principal alvo do governo golpista

 Medidas do interino Michel Temer atacam salário dos trabalhadores com ideologia alimentada por questões semânticas que preferem os termos 'flexibilização' ou 'informalização' no lugar de 'precarização'

por  Emir Sader


Movimentos
24/07/2016 15h23

Deputados afirmam que êxito do golpe prejudicará trabalhadores

A informação, divulgada pela mídia na sexta-feira (22), de que o governo interino de Michel Temer prepara um "pacote de bondades" para agradar a base no Congresso Nacional, entre as quais a liberação de emendas parlamentares para obras de infraestrutura já contratadas, é diferente do que se pode esperar se o Senado afastar Dilma Rousseff definitivamente.