Movimentos
30/10/2014 17h17

UBM repudia veto da Câmara dos Deputados à Participação Social

Em nota, a União Brasileira de Mulheres (UBM) repudia a votação ocorrida na última terça-feira (28), quando a oposição ao governo surpreendeu o parlamento ao aprovar na Câmara dos Deputados um projeto cancelando o decreto da presidenta Dilma Rousseff que regula a participação da sociedade na gestão pública. Segue a íntegra do documento abaixo:

Movimentos
30/10/2014 16h08

Em encontro com movimentos sociais Papa defende reformas estruturantes

Em encontro realizado desde segunda-feira (27) no Vaticano, com movimentos sociais de diversas frentes de atuação e todos os continentes, o Papa Francisco, durante o encerramento nesta quarta-feira (29), criticou a exploração do homem pelo “deus mercado” onde “os lucros são mais importantes que as pessoas”, e defendeu reformas estruturantes, essenciais para um mundo mais igualitário. Eentre elas a reforma a agrária, o direito à moradia, reforma urbana, valorização do trabalho e combate à fome.

Movimentos
30/10/2014 13h46

Movimentos sociais vão intensificar cobranças ao governo e parlamento

Centro do debate nesses primeiros dias após a divulgação do resultado das eleições, a economia não será o único desafio a tirar o sossego dos governantes que assumirem em 1º de janeiro. Independentemente do apoio dado durante o pleito, organizações sociais prometem intensificar a vigilância e a pressão sobre a presidenta reeleita Dilma Rousseff, sobre governadores e parlamentares para ver atendidas suas reivindicações e impedir o que classificam de “retrocessos em direitos sociais”.

Movimentos
30/10/2014 11h58

Trabalhadores dos Correios de SP conquistam vitórias trabalhistas

Reunidos em assembleia, na noite da última terça-feira (28), trabalhadores dos Correis e Telégrafos de São Paulo aprovaram a proposta de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) formulada pelo Tribunal Superior do Trabalhao (TST).

Movimentos
30/10/2014 11h51

Salvador sedia Seminário Nacional Mulher e Cultura

 Acontece até esta sexta-feira (31) o Seminário Nacional Mulher e Cultura (SNMC), que ocorre em Salvador (BA). O evento visa debater as ações e espaços das mulheres na cultura. Os interessados poderão acompanhar os debates online, pelo site da Fundação Pedro Calmon.

Movimentos
30/10/2014 11h48

CTB realiza encontro na Bahia para debater nova conjuntura nacional

A 14ª Reunião da Direção Nacional da CTB ocorrerá em Salvador nos dias 11 e 12 de dezembro para debater a pauta da classe trabalhadora na nova conjuntura nacional. Na capital baiana, também ocorrerão as comemorações do sétimo aniversário da central que mais cresce no Brasil.

Movimentos
30/10/2014 11h16

Contag repudia veto da Câmara Federal à criação da Participação Social

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) lamenta profundamente a decisão da Câmara dos Deputados em rejeitar a criação da Política Nacional de Participação Social, instituída pelo Decreto Federal n.º 8.243/2014, sem consulta prévia à sociedade civil.

Movimentos
30/10/2014 10h36

Encontro discute ações para Povos e Comunidades Tradicionais na Bahia

Representantes de comunidades tradicionais da Bahia, embaixadores e autoridades políticas participam, nesta sexta-feira (31), de uma audiência pública sobre Povos e Comunidades Tradicionais, realizada na reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador. A atividade acontece entre 8h30 e 13h30.

Movimentos
30/10/2014 8h28

Crise hídrica de São Paulo será discutida em encontro aberto

Acontece nesta quinta-feira (14), na própria sede do Sintaema, um evento para discutir os possíveis desdobramentos da crise hídrica de São Paulo. A atividade começa às 14h e contará com a participação de trabalhadores do sistema, além de movimentos sociais e sociedade civil interessada em discutir a adoção de medidas contra a seca causada pela má administração do governo de Geraldo Alckmin.

Movimentos
29/10/2014 12h57

No Vaticano, movimentos sociais debatem novo modelo de desenvolvimento

O Encontro Mundial de Movimentos Populares, que começou nesta segunda-feira (27) e encerra nesta quarta-feira (29) cumpre a função de aproximar o papa Francisco dos movimentos e organizações sociais para discutir e procurar soluções para os problemas do mundo.