Movimentos
23/04/2014 18h13

Campanha pede fim de revista vexatória em presídios

A Rede Justiça Criminal lançou nesta quarta-feira (23), em São Paulo, uma campanha nacional para denunciar a prática da revista vexatória em mulheres que visitam seus parentes nos presídios do país.

Movimentos
23/04/2014 16h08

Militância da CTB irá comemorar nas ruas o Dia do Trabalhador

A militância da CTB irá às ruas de todo o Brasil em 1º de Maio, para comemorar o Dia Internacional do Trabalhador. Em São Paulo será realizado o Ato Unificado Nacional, no qual os dirigentes cetebistas dividirão o palco no Vale do Anhangabaú com a CUT e a CSB.

Movimentos
23/04/2014 16h00

Deputado da Venezuela denuncia crimes da oposição no país

O deputado Christian Tyrone Zerpa, do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) veio ao Brasil para conversar com movimentos sociais e partidos políticos e esclarecer os conflitos recentes que vem acontecendo no país. Em entrevista exclusiva ao Portal Vermelho, Zerpa fala sobre as negociações de paz, o papel de mídia não só na Venezuela, mas em toda a América Latina, e a importância da solidariedade internacional.

Por Mariana Serafini e Ramon de Castro, para
Rádio Vermelho

Movimentos
23/04/2014 14h22

Guaranis voltam a reivindicar demarcação de terras em SP

Cerca de 300 guaranis devem marchar pela Avenida Paulista no início da noite da próxima quinta-feira (24) para pedir a demarcação de dois territórios tradicionais localizados na cidade de São Paulo: a Terra Indígena do Jaraguá, na zona norte, e a Terra Indígena Tenondé Porã, na zona sul. Guaranis de Ubatuba, no litoral norte do estado, que também esperam demarcação de suas terras, devem engrossar o protesto.

Movimentos
23/04/2014 12h32

Dilma sanciona Marco Civil da Internet na abertura do NETMundial

A presidenta Dilma Rousseff sancionou na manhã desta quarta-feira (23), o Marco Civil da Internet, durante a abertura do Encontro Global Multissetorial sobre o Futuro da Governança da Internet – NETMundial, em São Paulo. O encontro reuniu representantes de governos, sociedade civil, técnicos e usurários da rede de mais de 80 países. A lei será publicada em edição extra no Diário Oficial ainda nesta quarta-feira.

Por Mariana Serafini e Ramon de Castro, para
Rádio Vermelho, com agências

Movimentos
23/04/2014 10h36

CPT lança relatório Conflitos no Campo Brasil 2013

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) lançará sua publicação anual, Conflitos no Campo Brasil 2013 na próxima segunda-feira (28). É a 29ª edição do relatório que reúne dados sobre os conflitos e violências sofridas pelos trabalhadores do campo brasileiro, neles estão incluídos os indígenas, quilombolas e outros povos tradicionais. O lançamento será realizado na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cnbb), em Brasília, a partir das 14 horas.

Movimentos
23/04/2014 10h34

Câmara aprova texto-base do PNE; votação continua hoje 

A comissão especial que analisa o Plano Nacional de Educação (PNE) aprovou, nesta terça-feira (22), o texto-base da proposta. Os deputados também aprovaram a emenda que rejeitou a redação da Câmara para o artigo 2º do plano, que trata da superação das desigualdades educacionais. E acatou a redação do Senado, desagradando os movimentos feministas, de LGBT e todos os que defendem o fim da discriminação de gênero.

Movimentos
23/04/2014 10h23

MG: Professores defendem 10% de aumento salarial

Em assembleia realizada no dia 15 de abril, os professores de escolas particulares de Belo Horizonte reafirmaram a pauta de reivindicações da categoria e rejeitaram a proposta do sindicato patronal, que propõe um reajuste de 5,9%. Os docentes querem 10% de aumento, entre outras questões relacionadas à valorização da profissão e melhores condições de trabalho.

Movimentos
23/04/2014 9h38

Araguaia: No encontro das caravanas, o início de uma história

Uma mistura de cansaço com um sentimento de missão cumprida e satisfação de poder vivenciar tudo aquilo estava latente no rosto dos 40 jovens que chegavam ao fim dos cinco dias de viagem com a caravana “Lutas que construíram o Brasil: da Coluna Prestes à Guerrilha do Araguaia”. A última parada da saga em busca da história se deu na última segunda-feira (21), em Marabá, sul do estado do Pará, região onde também a Guerrilha e o exército se confrontaram

Movimentos
23/04/2014 9h24

RN: Policiais e bombeiros encerram paralisação

Policiais militares e bombeiros do Rio Grande do Norte suspenderam a paralisação iniciada na manhã da última terça-feira (22), após negociação com a cúpula de segurança pública do estado. A paralisação começou às 7h e terminou por volta das 17h. A reunião entre policiais, bombeiros e representantes do governo foi na sede da Procuradoria-Geral do Estado, quando se decidiu pela volta ao trabalho.