Movimentos
24/03/2017 18h12

Terceirização e trabalhadoras: Fórmula para aprofundar exploração

Na opinião de Lucileide Mafra, presidente da Federação Amazônica das Trabalhadoras Domésticas, a terceirização irrestrita aprovada na quarta-feira (22) na Câmara dos Deputados e que segue para sanção presidencial vai aprofundar a desigualdade em que vivem as trabalhadoras domésticas. Segundo ela, a medida toma enormes proporções diante da fragilização da Justiça do Trabalho, refúgio da categoria quando tem os direitos desrespeitados.

Por Railídia Carvalho


Movimentos
24/03/2017 16h32

CTB: Terceirização irrestrita desprotege assalariado rural

Na última quarta-feira (22), trabalhadoras e trabalhadores brasileiros assistiram a mais um ataque à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Por 231 votos a favor, 188 contra foi aprovado pela Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL) 4302, que permite a terceirização de forma irrestrita, para qualquer tipo de atividade. O PL em questão, é considerado mais prejudicial aos empregados do que o PLS 30, que tramita no Senado federal e que havia sido aprovado na Câmara como 4330.


Movimentos
24/03/2017 13h37

“É tempo de resistência”, diz ex-presidente da OAB  

Cezar Britto, é sergipano nascido na cidade de Propriá, formado em direito pela UFS. É advogado de várias entidades sindicais, movimentos populares e organizações não governamentais. Foi advogado de Jean Wyllys, em sua defesa no caso do cuspe ao deputado Jair Bolsonaro, e representou a deputada Maria do Rosário também contra Bolsonaro, na possível ameaça de estupro feita à deputada em 2003. 


Movimentos
24/03/2017 13h14

Frentes mobilizam para atos no dia 31 de março contra reformas

As reformas da Previdência e trabalhista de Michel Temer continuam sendo denunciadas em atos e mobilizações pelo Brasil. As frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo convocam a população para novos atos no dia 31 que se realizarão simultaneamente em todo o país. A exemplo do que aconteceu no dia 15 de março, quando um milhão de pessoas protestaram nas ruas contra a reforma da Previdência, as centrais de trabalhadores também sinalizam paralisação nacional ou greve geral para abril. 


Movimentos
24/03/2017 11h43

Tribunal de Justiça de Minas Gerais suspende ações contra a Samarco

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a pedido da Samarco, suspendeu nesta terça-feira (21) ações movidas contra a mineradora que envolve a qualidade da água do Rio Doce e seus afluentes atingidos pelo rompimento dabarragem de rejeitos de minério de Fundão, ocorrido no dia 5 de novembro, em Mariana (MG).Foram mais de 20 mil processos contra as mineradoras ao longo das cidades atingidas pela lama. 


Movimentos
24/03/2017 11h20

Terceirização revela a alma senhorial da elite escravagista brasileira

Empresários de um lado, trabalhadores de outro. Os primeiros representados pelo patrão de cartola e charuto e os segundos pelo operário sujo de graxa empunhando um martelo ou uma foice. Esses símbolos não deixaram de expressar a relação entre capital e trabalho como engrenagem básica das sociedades capitalistas. O Brasil acaba de presenciar mais um episódio que mostrou esse retrato escancaradamente.

Por Osvaldo Bertolino


Movimentos
23/03/2017 18h51

Centrais: Terceirização atende empresários e penaliza trabalhador

As seis centrais sindicais brasileiras afirmaram que a solução do governo de Michel Temer para a crise econômica está, na verdade, penalizando mais o trabalhador.  Em nota divulgada no final da tarde desta quinta-feira (23), as centrais criticam a aprovação do Projeto de Lei 4302, ocorrida nesta quarta-feira na Câmara dos Deputados e que terceiriza todas as atividades de uma empresa.  "O trabalhador ganhará menos, trabalhará mais e ficará mais exposto a acidentes de trabalho".


Movimentos
23/03/2017 18h46

Ministério Público do Trabalho quer veto total de PL da terceirização

“Se a lei for sancionada na terça-feira, por exemplo, na quarta-feira uma empresa pode demitir uma pessoa e contratá-la como temporária no dia seguinte. A lei permite isso. Aí é só ficar renovando o contrato”, afirmou ao jornal O Globo o procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury. O Ministério Público do Trabalho (MPT) vai pedir o veto integral do PL 4302, aprovado nesta quarta-feira na Câmara e que libera a terceirização total. 


Movimentos
23/03/2017 18h25

Centrais sindicais sinalizam nova paralisação contra reformas de Temer

Um dia nacional de paralisações que também pode se transformar em greve geral. Em reunião nesta quinta-feira (23), um dia após a aprovação do projeto de Lei 4302/98, que permite a terceirização total, dirigentes das sete centrais sindicais decidiram aumentar as mobilizações contra as reformas trabalhista e previdenciária de Michel Temer. Um ato nacional ou uma greve geral começam a ser organizados para o final de abril, quando está prevista a votação das duas reformas.

Por Railídia Carvalho


Movimentos
23/03/2017 17h38

CNBB convoca população a se mobilizar contra reforma da Previdência 

A Proposta de Emenda Constitucional 287/16 "escolhe o caminho da exclusão social", afirma nota divulgada nesta quinta-feira pela presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A PEC 287 e á proposta de Michel Temer para reformar a Previdência Social. O documento da CNBB também convoca os cristãos e pessoas de boa vontade “a se mobilizarem para buscar o melhor para o povo brasileiro, principalmente os mais fragilizados”. A nota foi apresentada em entrevista coletiva.