Movimentos
24/05/2017 18h15

Com repressão, aumento da Contribuição Previdenciária é aprovado no RJ

Os Servidores Públicos Estaduais do Rio de Janeiro contrários ao aumenta da contribuição da Previdenciária, sofreram forte repressão da Tropa de Choque da Polícia Militar durante manifestação ocorrida nesta quarta-feira (24) em frente à Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).


Movimentos
24/05/2017 15h41

Boulos: PM age como gangue e ataca manifestantes em Brasília

O coordenador do Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST) Guilherme Boulos, gravou um vídeo no início desta quarta-feira (24) denunciando as ações violentas da Polícia militar do Distrito Federal contra os manifestantes que participam do Ocupa Brasília. "Polícia Militar age como gangue e atacam os manifestantes", relata. 


Movimentos
24/05/2017 14h04

Polícia Militar do DF ataca manifestantes da marcha dos trabalhadores

A Polícia Militar do Distrito Federal atacou com gás de pimenta e golpes de cassetete manifestantes da marcha dos trabalhadores. O Mídia Ninja flagrou algumas cenas quando a marcha se aproximava da Esplanada dos Ministérios. Em matéria publicada no portal G1 a PM do Estado sinalizou que as medidas poderiam ser repressivas.


Movimentos
24/05/2017 13h45

Estudantes entregam a Maia quase 1 milhão de assinaturas por Diretas

Uma comitiva de 20 estudantes, membros da União Nacional dos Estudantes (UNE), entregou na manhã desta quarta-feira (24) 200 mil assinaturas físicas e 700 mil digitais a Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara do Deputados, exigindo eleições diretas, devolvendo ao povo o direito ao voto. Para a entidade, as denúncias de corrupção envolvendo Michel Temer tornam insustentável sua permanência frente à Presidência.


Movimentos
24/05/2017 13h36

Ocupe Brasília: Sindicalistas afirmam que caminho é Diretas

Iniciou por volta do meio-dia desta quarta-feira (24), em Brasília, a marcha da classe trabalhadora com o apoio das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo contra as reformas trabalhista e previdenciária. Reunindo caravanas de trabalhadores de todas as regiões do país, a marcha caminha em direção ao Congresso Nacional.


Movimentos
24/05/2017 12h38

Ocupe Brasília: Agentes penitenciários se unem aos protestos

“Esta é a PEC do extermínio do trabalhador”, declarou Daniel, dirigente do sindicato dos agentes penitenciários aos Jornalistas Livres. Vestidos de preto, dezenas de agentes penitenciários estão em Brasília participando da Marcha dos Trabalhadores contra as reformas da Previdência e Trabalhista. “A expectativa de vida do agente penitenciário é 50 anos e o Temer quer que a gente se aposente com 65. Estamos aqui para extinguir essa PEC (287)”, defendeu.


Movimentos
24/05/2017 11h56

Brasília amanhece com esquema de segurança que isola Congresso

Grades, barreira de trânsito, cordões de isolamento fazem parte do esquema de segurança adotado pelo governo do distrito federal nesta quarta-feira (24). Neste dia, as centrais de trabalhadores e movimentos sociais protestam em Brasília contra as reformas da Previdência e Trabalhista. A marcha está prevista para acontecer no final da manhã com destino ao Congresso Nacional.


Movimentos
24/05/2017 11h12

Adilson Araújo: Às ruas contra o retrocesso

Apesar das graves denúncias que pesam contra o presidente ilegítimo Michel Temer, a base parlamentar que lhe dá sustentação insiste em dar curso à agenda de retrocessos do governo. Exemplo disto foi a apresentação do relatório da contrarreforma trabalhista (PLC 38/17) nesta terça, 23, pelo senador tucano Ricardo Ferraço, que voltou atrás em sua declaração de que a tramitação da proposta seria interrompida em função da “gravidade do momento que vive o país”.


Movimentos
23/05/2017 18h51

Trabalhadores ocupam Brasília para barrar as reformas

As centrais sindicais dão mais um passo nesta quarta-feira (24) no movimento de resistência contra as reformas da Previdência e trabalhista. As entidades dos trabalhadores ocupam Brasília com o apoio das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo para realizar a 9ª Marcha da Classe Trabalhadora. A concentração será ao lado do Estádio mané Garrincha e às 11h a manifestação se dirige ao Congresso Nacional. O objetivo agora é impedir o atropelo nas votações.

Por Railídia Carvalho


Movimentos
23/05/2017 18h34

Representação de LGBTs na mídia: entre o silêncio e o estereótipo

As noções de representação e representatividade são complexas e caras aos movimentos e minorias sociais. No regime da visibilidade em que vivemos, “ser visto” é também uma forma de pressionar instâncias governamentais por mais direitos e políticas de igualdade, a fim de garantir a dignidade humana de grupos sociais cotidianamente vilipendiados. Daí um dos papéis fundamentais da mídia na contemporaneidade: é o espaço da visibilidade por excelência.

Por Gyssele Mendes*, na Carta Capital