Movimentos
26/06/2017 18h41

Com violência policial, pacote de maldades de Curitiba é aprovado

Bombas de gás, spray de pimenta, balas de borracha. Um dos principais pontos turísticos de Curitiba, o teatro Ópera de Arame foi palco de conflitos e violência nesta segunda-feira (26). O local foi usado para a votação – e aprovação – de quatro projetos de lei de ajuste fiscal do município, apresentados pelo prefeito Rafael Greca (PMN).


Movimentos
26/06/2017 18h30

Mapa da violência 2016: jovens, as principais vítimas

A cidade de Mata de São João fica há 60 km de Salvador (BA) e possui a maior taxa de homicídios por armas de fogo do país. Esses números foram levantados pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) que elaborou um ranking exclusivo de mortes por armas de fogo em mais de 3 mil municípios. 70% dos mortos por armas de fogo nas cinco cidades mais violentas do Brasil tem entre 15 e 29 anos.


Movimentos
26/06/2017 12h40

“Escola tem que trabalhar para inclusão”, diz professor da UFF

Na próxima quinta-feira (29), o Movimento Educação Democrática será discutido na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Segundo o professor da UFF, Fernando Penna, a ideia é reunir pessoas que queiram lutar contra o projeto Escola Sem Partido e se mobilizar pela educação pública democrática e de qualidade.


Movimentos
26/06/2017 12h31

A reforma trabalhista não foi pensada para os trabalhadores, diz juiz

Romero Jucá (PMDB-RR), relator da reforma trabalhista na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, anunciou que o projeto de lei da Câmara (PLC) 38/2017 (que trata das mudanças) será analisado nesta quarta (28). A votação ocorrerá uma semana após uma pequena vitória da oposição na última terça (20), quando a reforma foi rejeitada pela Comissão de Assuntos Sociais por 10 votos a 9 –"pequena" porque somente o plenário, com os 81 senadores, poderá arquivar o texto definitivamente.


Movimentos
26/06/2017 12h21

Confira a agenda de paralisações da sexta-feira (30)

A greve geral convocada pelo conjunto das centrais sindicais brasileiras, prevista para a próxima sexta-feira (30), será acompanhada por atos de rua em todo o país, chamados por centrais sindicais. As manifestações também contarão com o apoio e mobilização das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.


Movimentos
26/06/2017 12h03

Posição da OIT pode aprofundar crise do governo Temer

A 106ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT), agência da Organização das Nações Unidas (ONU) que reúne trabalhadores, empregadores e governos, assistiu a um dos mais intensos debates sobre direitos trabalhistas de sua história recente e teve o Brasil no centro das discussões.


Movimentos
26/06/2017 11h30

Centrais fazem vigília em Brasília contra reforma trabalhista 

Nesta terça-feira (27), a partir das 6h da manhã, no aeroporto de Brasília, começa a agitação contra a reforma trabalhista. A intenção das centrais é abordar os parlamentares que chegam na capital federal para afirmar a posição dos trabalhadores e trabalhadoras contra a proposta de supressão dos direitos da classe trabalhadora e ataque a organização sindical.


Movimentos
26/06/2017 11h21

Renê Vicente: Retomada da democracia é tarefa dos trabalhadores

"A CTB é uma escola classista do movimento sindical e o desafio nosso é muito grande, principalmente por estar diante de uma encruzilhada da história do nosso país”, declarou neste domingo (25), o sindicalista Renê Vicente, eleito presidente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil de São Paulo (CTB-SP). O dirigente afirmou que a retomada do crescimento está ligada ao restabelecimento da democracia.


Movimentos
25/06/2017 12h17

Resolução do 55º Conune: Luta contra reformas e eleições diretas

O 55º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), realizado de 14 a 18 de junho deste ano em Belo Horizonte-MG, aprovou documentos que nortearão a direção nacional da entidade para os próximo biênio. A íntegra da Carta de Belo Horizonte foi divulgada pela entidade. Nela, os estudantes universitário aprovaram a "Convocatória da Greve Geral e Jornada de Lutas contra as reformas e pela antecipação das eleições".


Movimentos
25/06/2017 11h57

Morte de dez sem-terra em Pau D'Arco completa um mês

O assassinato de dez trabalhadores rurais durante ação policial na Fazenda Santa Lúcia, em Pau D’Arco, no Pará, completa um mês neste sábado (24). Entre os mortos, estava a presidenta da Associação dos Trabalhadores Rurais Nova Vitória, Jane Júlia de Oliveira. As investigações do crime, ocorrido no dia 24 de maio, estão em andamento, mas análises preliminares já ajudam a desmontar a tese de confronto usada pelos policiais militares para justificar as mortes.