Movimentos
31/08/2015 16h41

Camponeses exigem apuração de crimes contra indígena e agricultor

No último sábado (29) o índio Semião Fernandes Vilhalva, de 24 anos, foi morto com um tiro na cabeça enquanto bebia água na beira de um córrego na Terra Indígena Ñande Rú Marangatú de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. Dias antes, no Maranhão, o conselheiro do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Raimundo Santos Rodrigues, foi assassinado. Diante dos dois casos de perseguição a Contag declarou solidariedade tanto aos povos indígenas quanto aos camponeses.


Movimentos
31/08/2015 15h41

Famílias Sem Terra são vítima de desocupação no Mato Grosso

Na manhã desta segunda-feira (31) as mais de 800 famílias do acampamento “Padre José Tem Cate” na fazenda de Nossa Senhora Aparecida, em Jaciara, no Mato Grosso, foram surpreendidas por uma ação policial de força desproporcional para cumprir uma liminar de reintegração de posse.


Movimentos
31/08/2015 12h50

CTB realiza Encontro Nacional de Igualdade Racial

A CTB realizou nesta sexta-feira (28) e sábado (29) seu 2º Encontro Nacional de Igualdade Racial, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O tema debatido pelos participantes nesta edição foi “Dilemas e desafios da igualdade racial, as relações políticas e de trabalho”. Cerca de 200 representantes de sindicatos e organizações sociais de vários estados do Brasil participaram da atividade.


Movimentos
31/08/2015 11h19

A luta dos trabalhadores rurais no Brasil e a morte anunciada

Mudaram os tempos, mas o cotidiano dos trabalhadores no campo não se alterou. O artigo do pesquisador e jornalista Najar Tubino, publicado na Carta Maior conta histórias de vida, de luta e de morte dessas lideranças do campo, como Raimundo Rodrigues, Paulo Justino, ou de um dos 11 casos de mortes registradas no Pará. Um trabalhador rural submetido ao trabalho escravo foi cobrar o salário ao patrão e recebeu como pagamento um tiro no peito. 



Movimentos
31/08/2015 10h57

Entidades rechaçam possível corte do governo nas secretarias sociais

Com a notícia de um possível corte do Governo Federal nas secretarias voltadas, principalmente, para grupos socialmente vulneráveis, como, por exemplo: Mulheres, Promoção da Igualdade Racial, LGBT e Juventude, entidades em todo país assinaram uma nota em que rechaçam os cortes que podem provocar um grande retrocesso nas conquistas e avanços sociais promovidos nos últimos anos. Leia a nota abaixo:


Movimentos
29/08/2015 11h59

Associação de rádios comunitárias pede mais apoio e menos burocracia

Durante os dias 21, 22 e 23 de agosto, a Associação Brasileira de Rádios Comunitárias realizou seu 8° Congresso. As dificuldades que as emissoras enfrentam para apresentar um modelo de comunicação mais plural e democrático foram a linha principal dos debates no evento.


Movimentos
29/08/2015 10h23

Seminário debate desenvolvimento agrário no Centro-Oeste

Organizado pela Fundação Maurício Grabois e pela secretaria nacional de Organização do PCdoB, o Seminário O Papel da Agricultura no Desenvolvimento do Centro-Oeste Brasileiro será realizado nesta segunda-feira (31), na Câmara dos Deputados, em Brasília. Para explicar a importância deste evento, a Rádio Vermelho entrevistou o professor da Universidade Federal de Goiás, Fábio Tokarski, que é engenheiro civil e membro do Comitê Central do PCdoB. 


Movimentos
29/08/2015 9h09

A importância simbólica do gesto de Manu ao "matar" o Lula inflado

Que você faz diante de um boneco que para você simboliza o que há de pior – preconceito, ignorância, vulgaridade, calúnia e achincalhe? A líder estudantil Manu Thomazielli descobriu uma resposta simples e eficaz: fura.

Por Paulo Nogueira*, no Diário do Centro do Mundo


Movimentos
28/08/2015 17h26

LGBTs comemoram protagonismo do PCdoB no combate à homofobia

Segundo Lênin, “o partido é a mente, a honra e a consciência da nossa época”, portanto esse partido precisa refletir os fatos e fenômenos atuais da sociedade, e o Partido Comunista do Brasil, desde sua fundação em 1922, vem se consolidando como um instrumento de luta em defesa da democracia e liberdade do povo brasileiro.

Por Andrey Roosewelt Chagas Lemos* e Leonardo Lima**


Movimentos
28/08/2015 14h35

Bancários nos EUA não têm direito a transporte nem a férias de 30 dias

Enquanto a pilhagem do setor financeiro imperialista espalha a especulação e destrói economias em todo o mundo, os trabalhadores colhem arrocho e desemprego. Essa situação não é diferente para os trabalhadores dos Estados Unidos, coração do capitalismo, onde leis impedem a negociação coletiva.