Movimentos
16/01/2018 13h18

Como a FUP avisou, o feirão de Parente não se sustenta

Em todo o mundo se comenta o fato de o Brent (petróleo cru) ter atingido 70 dólares pela primeira vez em três anos, a diferença aqui no Brasil é que a nossa petroleira estatal apostou na contramão e insiste em implantar um gigantesco plano de privatização que inclui se desfazer de receita futura em petróleo.

Do Site da FUP


Movimentos
16/01/2018 13h14

Mulheres se organizam para enfrentar retrocessos no Congresso

O ano de 2018 será de grandes desafios para as mulheres no Congresso Nacional. Lá tramitam mais de 1.700 propostas ligadas aos direitos femininos. Porém, a que causa mais preocupação é que proíbe completamente o aborto no Brasil, mesmo nos casos de estupro.


Movimentos
16/01/2018 13h08

O que derrubou nota do Brasil foi o golpe, não a Previdência

Sem os votos necessários para aprovar a reforma da Previdência, o governo ilegítimo e golpista de Michel Temer (MDB-SP), que pretende colocar a nova proposta na pauta da Câmara dos Deputados no dia 19 de fevereiro, recorre a todo e qualquer tipo de terrorismo e propaganda enganosa para tentar convencer a opinião pública de que o desmonte da Previdência é necessário para fazer o Brasil voltar a crescer.


Movimentos
16/01/2018 12h52

Contag: Governo corta mais de R$ 4 bilhões da agricultura familiar

A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2018, comparada com a LOA de 2017, sofreu um corte de R$ 4,3 bilhões nos recursos destinados às políticas direcionadas aos trabalhadores e trabalhadoras rurais. A CONTAG fez um levantamento e trazemos abaixo os principais impactos separados por áreas. 


Movimentos
15/01/2018 17h36

Centrais definem agenda de fevereiro contra reforma da Previdência

"A reunião teve como objetivo afinar nossas agendas para orientar nossas bases para a ameaça de votação da proposta que reforma a Previdência Social e acaba com a nosso direito à aposentadoria", externou o presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, ao final da reunião do Fórum das Centrais Sindicais, ocorrida nesta segunda-feira (15), na sede da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil). 


Movimentos
15/01/2018 17h18

Eletrobras: Trabalhadores protocolam Ação Popular contra privatização

Após obter liminar que assegura que a Eletrobras e as controladas (Chesf, Eletronorte, Eletrosul e CGTEE) permaneçam fora do programa nacional de desestatização, representantes dos trabalhadores da estatal protocolaram no dia 12 de janeiro uma Ação Popular Preventiva para impedir que o governo de Michel Temer desperdice recursos públicos em estudos para facilitar a privatização da Eletrobras. 

Por Railídia Carvalho


Movimentos
15/01/2018 14h52

"Ver o racismo como um 'problema dos negros' é um privilegio dos brancos"

O Brasil está longe de ser uma democracia racial, como inúmeros fatos demonstraram ao longo de 2017.

Por Alessandra Goes Alves*


Movimentos
15/01/2018 13h50

Escritor afirma: Governo britânico colaborou com a tortura no Brasil

A revelação está no livro “Segredos de Estado: O Governo Britânico e a Tortura no Brasil, de autoria do professor, João Roberto Martins Filho, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-SP). Em entrevista à Folha de S.Paulo, publicada neste domingo (14), ele confirmou a “colaboração britânica com a tortura no Brasil” e disse que o país serviu de laboratório para a utilização dos métodos, praticados durante seis anos a partir de 1971.

Por Railídia Carvalho


Movimentos
15/01/2018 11h32

Boulos: Defender direito de Lula ser candidato é defender democracia

O coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e cotado para ser candidato à presidência da República, Guilherme Boulos, confirmou em vídeo nas redes sociais que o movimento participará dos atos em defesa do direito do ex-presidente Lula ser candidato. 


Movimentos
15/01/2018 10h01

"2017 foi sangrento", aponta balanço da Comissão Pastoral da Terra

Balanço da questão agrária brasileira em 2017, divulgado esta semana pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), mostra que 2017 começou e terminou "sangrento". De acordo com a entidade, "o contexto vivido pelos povos da terra, das águas e das florestas exigiu teimosia, resistência e questionamento sobre o papel do Estado, do modelo de desenvolvimento e das formas viciadas e distorcidas de construção de poder”.