Movimentos
05/05/2016 22h38

Direito à comunicação: entidades "enterram" mídia monopolista em SP

É inédito no Brasil o grupo Globo e associados estarem sob a mira do público, como agora. O feito é de entidades e ativistas que lutam pela democratização da mídia e fizeram nesta quinta-feira (5), na Avenida Paulista, em São Paulo, o enterro do chamado Partido da Imprensa Golpista (PIG), que tem papel decisivo no golpe contra Dilma Rousseff. O ato, que também aconteceu em outros estados, denunciou a propriedade dos veículos de comunicação, nas mãos de sete famílias.

Por Railídia Carvalho


Movimentos
05/05/2016 20h03

Após pressão, governo do Rio aceita negociar com estudantes

Cerca de cem alunos do ensino médio ocuparam, na tarde desta quinta (5), a sede da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, reivindicando a abertura de um calendário de negociação. Após pressão, eles conseguiram o compromisso do governo de que vai dialogar com a comissão de estudantes. Uma reunião já foi agendada para o próximo dia 10, inclusive com presença do secretário da pasta, Antonio José Vieira de Paiva Neto.


Movimentos
05/05/2016 18h04

Morre Waldemar Rossi, militante histórico do movimento operário

O sindicalista Waldemar Rossi sentiu na pele os mecanismos da ditadura militar no Brasil. Falecido nesta quarta-feira (4), em São Paulo, com 82 anos, ele deixa o nome marcado na história da luta dos trabalhadores no país. Vital Nolasco, secretário sindical do Partido Comunista do Brasil de São Paulo (PCdoB-SP), contemporâneo de Waldemar e que também vivenciou as barbáries daquele período, definiu o metalúrgico como “um líder nato”. 


Movimentos
05/05/2016 17h23

Frente Brasil Popular intensifica mobilização para o dia 10 de maio

Integrantes da Frente Brasil Popular (FBP) se reúnem nesta sexta-feira (6) em São Paulo para definir detalhes da paralisação do dia 10 de maio pelo Brasil em defesa da democracia e dos direitos sociais e trabalhistas. A suspensão do mandato do deputado Eduardo Cunha (PMDB), nesta quinta-feira (5), é combustível para as mobilizações, que denunciam o impeachment fraudulento contra a presidenta Dilma Rousseff.

Por Railídia Carvalho


Movimentos
05/05/2016 16h45

Conheça a jovem que enfrentou o Coronel Telhada e ganhou a Internet

Durante a ocupação na Assembleia legislativa de São Paulo, que reivindica a instalação da CPI da merenda, um vídeo de uma jovem enfrentando as ofensas do deputado estadual e ex Capitão da Polícia Militar, Coronel Telhada, viralizou em todo país. Karoline Rocha, militante da União da Juventude Socialista (UJS), conta ao Portal Vermelho como foram os momentos de tensão que passou nesta quarta-feira (5) na Alesp.


Movimentos
05/05/2016 15h17

Por justiça para mulheres: indulto do dia das mães

Nesse dia das mães, o Instituto Terra, Trabalho e Cidadania espera que a Presidência da República possibilite o indulto para mulheres presas condenadas por tráfico de drogas que tenham sido processadas por crimes sem violência a uma pena de até seis anos, que sejam mães responsáveis por crianças de até 18 anos, ou avós, ou que sejam idosas com mais de 60 anos ou ainda que sejam portadoras de doença grave transmissível.


Movimentos
05/05/2016 13h54

Justiça determina saída da Alesp em 24 horas e estudantes resistem 

O Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu hoje (5) liminar de reintegração de posse da Assembleia Legislativa de São Paulo em 24 horas, a partir da entrega da notificação aos estudantes. O plenário da Casa está ocupado por secundaristas desde a tarde de terça-feira (3) lutando pela instalação de uma CPI para investigar desvios na verba para compra de merenda escolar.


Movimentos
05/05/2016 13h38

Militante do MTST baleada em ato não corre rísco de morte

O policial militar (PM) que baleou nesta terça-feira (4) Edilma Vieira dos Santos (36 anos), integrante do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), foi transferido da Delegacia de Itapecerica da Serra para o Presídio Romão Gomes, que fica na zona norte da cidade de São Paulo. Preso em flagrante, o PM vai responder por tentativa de homicídio.


Movimentos
05/05/2016 11h36

Tribunal de Justiça quer cobrar 30 mil por dia de estudantes ocupados

Os estudantes que seguem ocupados no plenário há quase 48 horas, reivindicando a instalação de uma CPI da merenda na casa e denunciando a todo o país as arbitrariedades do governo Alckmin, estão sofrendo uma série de represálias pela movimentação.


Movimentos
05/05/2016 11h19

Adiada ação de reintegração de posse do Centro Paula Souza

Foi suspensa a reintegração do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CPS), prevista para as 10h desta quinta-feira (5). A sede da autarquia responsável pela administração do ensino técnico de São Paulo está ocupada pelos estudantes desde a última quinta-feira (28). O grupo protesta contra a falta de merenda e as denúncias de corrupção envolvendo contratos da alimentação escolar.