Movimentos
02/03/2015 19h50

Senadora do PCdoB propõe disque-denúncia do trabalhador

Em declaração à Rádio Senado, na última semana de fevereiro, Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), propõe a criação do disque-trabalhador, uma especie de canal em que os trabalhadores, aposentados e pensionistas possam denunciar fraudes.

Da
Rádio Vermelho, com informações da Rádio Senado


Movimentos
02/03/2015 16h44

PCdoB: Luta pela emancipação feminina é central para o desenvolvimento

Em nota divulgada nesta segunda-feira (2), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) reafirma seu compromisso com a luta pelos direitos das mulheres do país. "O PCdoB valoriza o processo democrático como fundamental à caminhada emancipadora das mulheres e entende que um dos fatores importantes para a conquista da verdadeira democracia é a superação da sub-representação".


Movimentos
02/03/2015 15h03

ONU conclama ação para acabar com desigualdade de gênero até 2030

Um chamado à ação para acabar definitivamente com a desigualdade de gênero até 2030 foi feito neste sábado (28), ao término da conferência da ONU “As Mulheres no Poder e na Tomada de Decisões: Construindo um Mundo Diferente”. Após dois dias de debates, a presidente do Chile, Michelle Bachelet, e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, assinaram um "chamado de ação" que declara 2015 como um "ano crucial" para a obtenção da igualdade de gênero.


Movimentos
02/03/2015 14h53

Centrais fazem ato pela revogação de MPs que alteram benefícios

As centrais sindicais realizam ato em todo o país para pedir a revogação das Medidas Provisórias 664 e 665, que alteram a concessão de benefícios previdenciários e trabalhistas. Os atos acontecem em frente à Superintendências Regionais do Trabalho nos estados.


Movimentos
02/03/2015 13h00

Apesar de medidas do governo, caminhoneiros bloqueiam algumas vias

Depois de uma série de reuniões entre governos e representantes do movimento social organizado dos caminhoneiros, alguns pontos foram acordados entre as partes, entre eles, a Lei dos Caminhoneiros. A secretaria geral da presidência anunciou que a presidenta Dilma vai sancionar a lei, sem vetos, nesta segunda-feira (2).


Movimentos
02/03/2015 12h19

Carina Vitral: Trote sem violência e sem opressão

Ser aprovado na universidade é o sonho da maioria dos jovens. São anos de esforço e estudo. Quando se trata de alunos do ensino público de São Paulo as dificuldades são ainda maiores, quem estudou ou estuda nos colégios estaduais bem sabe. Mas enfim, após anos de batalha lá está o jovem, finalmente no ensino superior.

Por Carina Vitral*, no portal da UNE


Movimentos
02/03/2015 12h01

Curso de formação política para mulheres busca sociedade igualitária

Encerrou neste sábado (27) o 2º Curso Nacional de Formação Política para Mulheres do movimento sindical do campo da Contag. Durante a atividade as margaridas compartilharam suas experiências de luta em busca de uma sociedade mais justa para as mulheres.


Movimentos
02/03/2015 11h04

PCdoB: reforma política é condição para o avanço da democracia

Há quase um ano, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), trava o andamento da análise da inconstitucionalidade do financiamento empresarial de campanhas. A líder do PCdoB na Câmara, Jandira Feghali (RJ) e o deputado Aliel Machado (PCdoB-PR) cobram agilidade na devolução do processo ao lado de José Antônio Moroni, do Inesc, e de Cláudio Souza, secretário-geral da OAB.


Movimentos
02/03/2015 10h25

MST ocupa sede da Agropecuária Santa Mônica em Goiás

Na manhã desta segunda-feira (2), as famílias do acampamento Dom Tomás Balduíno ocuparam a sede da Agropecuária Santa Mônica, em Corumbá de Goiás. A agropecuária é um latifúndio de mais de 21 mil hectares, propriedade do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE). Mais de três mil famílias ocupam a fazenda desde agosto de 2014.


Movimentos
02/03/2015 10h07

CTB convoca militância para grande manifestação no dia 13 de março

A CTB convoca a militância a se preparar para um mês de março de intensas mobilizações e lutas com objetivo de combater o golpismo e fortalecer a ofensiva contra a direita. Entre as prioridades estão a discussão em torno da construção de uma ampla frente democrática e patriótica, a defesa da Petrobras, da indústria nacional e de uma reforma política democrática.