Movimentos
19/01/2018 18h49

Contee e UNE preparam campanha contra a mercantilização da educação

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Establecimentos de Ensino (Contee) e a União Nacional dos Estudantes (UNE) preparam uma campanha contra a mercantilização da educação. "Sempre atuamos juntos, em defesa da educação pública, laica e de qualidade, mas o golpe aumentou a ofensiva governamental-patronal contra o ensino público. Mais do que a unidade de propósitos, a unidade de ação se faz necessária neste momento", afirmou o coordenador-geral da Contee, Gilson Reis.


Movimentos
19/01/2018 18h44

Cresce cerceamento à liberdade de imprensa por ações judiciais

Se a violência concreta contra os jornalistas diminuiu 38,5% em 2017, registrando 99 casos, o “Relatório 2017 Violência contra jornalistas e liberdade de imprensa no Brasil” aponta com preocupação o aumento dos casos de cerceamento à liberdade de imprensa por ações judiciais.

Por Adriana Franco para o Sindjor-SP


Movimentos
19/01/2018 17h13

Para Idec, concessão de linhas do Metrô traz prejuízos ao estado

O governo do estado de São Paulo realizou nesta sexta-feira (19) o leilão de concessão das linhas de metrô 5-lilás e 17-ouro (monotrilho), com vitória do Via Mobilidade, consórcio integrado pela CCR e pelo fundo de Investimentos Ruas Invest. O evento ocorreu um dia após a paralisação dos metroviários contra a privatização. Ontem, a Justiça também chegou a suspender a licitação, mas a liminar foi cassada horas depois.


Movimentos
19/01/2018 16h37

Campanha internacional lança novo vídeo contra o assédio sexual

Você sabe qual é a diferença entre paquera e assédio sexual no ambiente de trabalho? A resposta está no segundo vídeo da Campanha feita em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), que culmina com o alerta: “guarde as provas, não se cale, denuncie”! Veiculado na última quinta-feira (18), nas redes sociais da Procuradoria-Geral do Trabalho, a segunda publicação da série esclarece os limites entre o elogio e o assédio.


Movimentos
19/01/2018 15h34

CPI do Senado confirma: Previdência não precisa da reforma de Temer

A Previdência Social, tão atacada pelo governo ilegítimo de Michel Temer (MDB-SP), é superavitária. O discurso do atual governo golpista de que a Previdência está quebrada e que em pouco tempo não haverá mais dinheiro para pagar os aposentados e pensionistas é mentira. O problema da Previdência é de gestão, má administração, anistias, sonegação, desvios e roubalheira.


Movimentos
19/01/2018 15h13

Bom pro mercado, ruim pro trabalhador

Petrobrás volta para os anos 90 e apresenta proposta de indicadores de PLR retrô. Sucateia a empresa, desvaloriza o trabalhador e favorece o Deus mercado, seguindo o projeto do golpe de Mishell Temer. 


Movimentos
19/01/2018 14h05

Por que os movimentos populares apoiam o ex-presidente Lula?

Camponeses que conquistaram terras para plantar, trabalhadores sem teto que hoje têm sua casa própria, jovens de escolas públicas que entraram nas disputadas universidades federais, todos eles integrantes de movimentos populares que estão manifestando o seu apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em mais uma etapa de julgamento no interior da operação Lava Jato, que investiga crimes de corrupção.

Por Fania Rodrigues para o Brasil de Fato


Movimentos
19/01/2018 13h50

Privatização do metrô de SP: Leilão confirma “cartas marcadas”

A CCR venceu a licitação para operar as Linha 5 e 17 do metrô. O leilão da privatização de mais duas linhas do metrô de São Paulo ocorreu nesta sexta-feira (19) após o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) cassar a liminar obtida pelos metroviários e bancada do PSOL suspendendo a licitação. “É uma irresponsabilidade privatizar a linha 5, que é estratégica para a população”, criticou Wagner Fajardo, diretor do Sindicato dos Metroviários em entrevista ao Portal Vermelho.

Por Railídia Carvalho


Movimentos
19/01/2018 12h05

Lula: Ato reúne em SP artistas, partidos políticos e movimentos 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem (18) que "se o PT quiser" será candidato à Presidência da República, "aconteça o que acontecer". Nem radical ("Eu não posso ser"), mas também sem ser "Lulinha paz e amor", como em 2002.


Movimentos
18/01/2018 19h12

Estardalhaço com auditoria enfraquece Caixa pública e favorece mercado

É com preocupação e cautela que a Federação dos Bancários de Sergipe e Bahia acompanha os acontecimentos envolvendo o afastamento dos vice-presidentes da Caixa Econômica Federal, ocorrido na terça-feira (16) por suspeita de corrupção. A recomendação veio do Ministério Público Federal e Banco Central. Emanoel Souza, secretário-geral da federação, vê o dedo do mercado no que ele chamou de “estardalhaço que está sendo feito pelo MPF e a rede Globo”.

Por Railídia Carvalho