Movimentos
28/05/2015 11h46

Centrais gaúchas se preparam para a mobilização nacional

A CTB do Rio Grande do Sul, juntamente com outras centrais sindicais, está organizando, no estado, o Dia Nacional de Paralisação e Manifestações Rumo à Greve Geral, marcado para sexta-feira (29). A previsão é que os atos sejam mais amplos que realizados no dia 15 de abril, abrangendo todas as regiões do Rio Grande do Sul. Inclusive, para isto, as centrais e movimentos sociais estão realizando uma série de plenárias a fim de convocar dirigentes e trabalhadores da maioria das cidades gaúchas.


Movimentos
28/05/2015 0h00

A desmilitarização da Polícia Militar na voz de um policial

Em entrevista à TV CartaCapital, um membro da Polícia Militar falou da desmilitarização da corporação, da redução da maioridade penal, do direito à manifestação, da ação da polícia na periferia e da PEC300.


Movimentos
27/05/2015 16h54

Manifestação contra redução da maioridade pede mais educação

Um grupo de manifestantes contra a redução da maioridade penal segue neste momento para o Anexo 2 da Câmara dos Deputados, onde ocorre uma audiência pública sobre maioridade penal. Inicialmente o protesto iria até a frente do Congresso, mas uma outra manifestação contra a corrupção que ocorre na Esplanada, fez os organizadores mudarem o itinerário.


Movimentos
27/05/2015 15h04

Mostra em São Paulo reúne cinema, sexualidade e política

No final dos anos 1980 e começo dos anos 1990, inconformados com a falta de ações políticas dos governos diante da crise da Aids, jovens cineastas americanos e britânicos começaram a produzir filmes que valorizavam formas alternativas de sexualidade. Assim nascia o New Queer Cinema, um movimento que desafiava a onda conservadora que havia se fortalecido após a propagação do vírus HIV.


Movimentos
27/05/2015 11h34

Metroviários de São Paulo adiam paralisação

Os metroviários do estado de São Paulo decidiram na noite da última terça-feira (26), em assembleia, adiar a greve que aconteceria nesta quarta-feira (27) para a próxima terça-feira (2). Mas haverá uma nova assembleia, na véspera, para ratificar a decisão.


Movimentos
26/05/2015 19h14

Vanessa defende empoderamento da mulher em reforma política

"Nossa luta é em prol de uma reforma política ampla e democrática e, sobretudo, inclusiva", declarou a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) durante pronunciamento nesta terça-feira (26), no Congresso Nacional, ao reafirmar a importância do assunto que tramita neste momento nos mares conservadores da Câmara do Deputados.

Por Joanne Mota, da
Rádio Vermelho


Movimentos
26/05/2015 12h28

Contra a terceirização, sindicalistas ocuparão ponte em SP

Dirigentes da CTB se reuniram na manhã da sexta-feira (22), na sede da entidade, para finalizar os preparativos do dia 29 – intitulado Dia Nacional de Paralisação e Manifestações.


Movimentos
26/05/2015 11h30

UNE convoca estudantes para Dia Nacional de Luta pela Educação

A União Nacional dos Estudantes (UNE) está convocando para a próxima quinta-feira (28), uma grande mobilização nacional contra o corte de R$ 9 bilhões na educação, realizado pelo governo em conjunto com o ajuste fiscal.


Movimentos
26/05/2015 11h24

Igualdade de gênero é essencial para avançar, definem mulheres da CTB

O 2º Encontro Nacional da Mulher Trabalhadora da CTB fez o maior sucesso e sacudiu a capital federal neste fim de semana. As mulheres da CTB definiram suas pautas em defesa dos direitos iguais entre mulheres e homens. Já no segundo dia, no sábado (23), ocorreu o lançamento nacional da 5ª Marcha das Margaridas, pela secretária de Mulheres da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, Alessandra Luna.


Movimentos
26/05/2015 11h09

Carina Vitral, a militante comunista rumo à presidência da UNE

Este ano a UNE vai realizar o maior congresso dos últimos tempos. Quase todas as universidades brasileiras foram mobilizadas e mais de 2 milhões de estudantes elegeram, com voto em urna, os 7 mil delegados que participarão do Conune. A UJS já tem a representante que irá concorrer, pela chapa Abre Alas, à presidência da entidade. Trata-se da atual presidenta da UEE-SP, Carina Vitral, que conversou com exclusividade com o Portal Vermelho e contou sobre sua expectativa com este desafio.