Movimentos
26/03/2015 11h17

Juventude destaca papel da cultura para avançar na democracia    

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, recebeu, nesta terça-feira (24), representantes de organizações da juventude, entre elas UJS e UNE. Na pauta, foram discutidas a atual conjuntura econômica e política dos movimentos sociais do Brasil, a criação de um Grupo de Trabalho interministerial sobre Cultura e Juventude e a importância da participação social e da cultura no amadurecimento da democracia.
   


Movimentos
26/03/2015 8h32

Patrus Ananias participa de diálogo com trabalhadoras rurais

“Nasci e cresci no campo. Meus pais me ensinaram a contar usando grãos de milho e sementes. Daquele tempo pra cá, muita coisa mudou pra melhor no campo, inclusive para as mulheres. Mas ainda vamos avançar mais”. Essas foram essas as palavras usadas pela agricultora familiar maranhense Maria da Graça Amorim para destacar a conquista e o anseio das trabalhadoras rurais.


Movimentos
26/03/2015 8h30

FSM: Casa Brasil debate democracia, participação e perspectivas

Centenas de pessoas de diversas nacionalidades estiveram presentes à Casa Brasil – espaço articulado pelas entidades brasileiras que constroem o Fórum Social Mundial (FSM) – para trocar experiências e ideias que visem à superação do modelo de desenvolvimento capitalista e o aprofundamento da democracia. 

Por Mariana Venturini*,  de Túnis para o Vermelho


Movimentos
26/03/2015 8h00

"Postura de Gilmar Mendes é vergonhosa", afirma Broch em ato no STF    

"Postura de Gilmar Mendes é vergonhosa e mostra, claramente, uma ação política dele e não técnica", declarou ao Portal Vermelho Alberto Broch, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), durante ato realizado em frente do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (25), que cobra o devolução, pelo ministro Gilmar Mendes, do processo que versa sobre a proibição do financiamento empresarial de campanhas políticas.

Por Joanne Mota
   


Movimentos
26/03/2015 0h00

Em 93 anos, o PCdoB nunca se furtou de lutar, afirma Renato Rabelo    

Em entrevista à TV Vermelho, o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, disse que é um fato inédito na história política brasileira a existência de um partido poder comemorar mais de nove décadas de atuação política.

Veja também:
PCdoB 93 anos: Mais de nove décadas de luta e defesa do Brasil
   


Movimentos
25/03/2015 15h48

Greve dos servidores de Ribeirão Preto atinge 95% da categoria    

Os servidores municipais de Ribeirão Preto mostraram sua disposição de luta nesta terça-feira (24), primeiro dia da greve da categoria. Em toda a cidade, a paralisação atingiu cerca de 95% de todos os locais de trabalho. A adesão da categoria é uma das maiores dos últimos anos e nos locais paralisados, a totalidade dos servidores parados, só não foi alcançada, pelo respeito aos estritos limites constitucionais e legais estipulados.
   


Movimentos
25/03/2015 15h30

Estudantes dizem não à redução da maioridade penal    

Cerca de cem estudantes estiveram presentes na Audiência Pública sobre a PEC que pede a redução da maioridade penal, na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados realizada nesta terça-feira (24).
   


Movimentos
25/03/2015 12h02

Fórum Social Mundial: transição democrática sob ataque na Tunísia    

A Tunísia vive um complexo processo de transição democrática. Precursor das revoltas árabes que levaram às ruas milhares de pessoas para lutar contra ditaduras, pela liberdade e direitos sociais, cinco anos depois conquistou uma nova Constituição, elegeu democraticamente um novo governo e um novo parlamento.

Por Renata Mielli*, de Tunes    


Movimentos
25/03/2015 11h51

Ao completar 93 anos, o PCdoB comprova seu caráter revolucionário    

Em mensagem aos comunistas, o presidente Nacional do PCdoB, Renato Rabelo, comemora os 93 anos do Partido e ressalta que ao longo destas nove décadas o PCdoB comprovou não só seu compromisso com as lutas mais candentes, mas também com a construção de uma sociedade ainda mais avançada. Ou seja, "Ao completar 93 anos, o PCdoB comprova seu caráter revolucionário".

Joanne Mota e Toni C., da TV Vermelho
   


Movimentos
25/03/2015 11h39

CTB defende fortalecimento da Petrobras em ato na Câmara    

O secretário de Relações Internacionais da CTB, Divanilton Pereira, que participou nesta terça-feira (24), do lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobrás, defendeu o fortalecimento da estatal e alertou sobre as tentativas de desgastar a empresa.