Movimentos
30/06/2016 19h55

Estrangeirização: PL ruralista é rebatido por movimentos e economistas

Movimentos populares, trabalhadores do campo e economistas, veem com preocupação a aprovação de projeto de lei da bancada ruralista que libera a compra de terras por pessoas físicas e jurídicas de outros países. A justifica de atrair capital, argumento do ministro Blairo Maggi, é rebatida pelos entrevistados que apontam ainda perda de soberania e interferência nos alimentos que chegam ao prato dos brasileiros. O PL 4059/2012 está pronto para ser votado na Câmara dos Deputados.


Movimentos
30/06/2016 19h20

Petroleiros denunciam: Parente criou diretoria para abrigar aliado

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) divulgou nesta quinta (30) manifesto contra o presidente interino da Petrobras, Pedro Parente, e em resposta à criação da nova Diretoria de Estratégia, Organização e Sistema de Gestão da empresa. A entidade afirma que Parente “mentiu para os trabalhadores e para a sociedade” ao fazer a declaração, em 19 de maio, de que "não haverá indicações políticas na Petrobras".


Movimentos
30/06/2016 19h05

Campanha Salarial: Comerciários do RJ realizam piquetes por reajuste  

O sindicato dos empregados no comércio do Rio de Janeiro (SecRJ) realizou na manhã desta quinta-feira (30) piquetes em diversas lojas do centro da capital. A mobilização faz parte das atividades da campanha salarial dos trabalhadores e trabalhadoras do comércio naquele estado. Entre as lojas que receberam a ação estão unidades do Ponto Frio, Casas Bahia e Lojas Americanas. 

Por Railídia Carvalho
 


Movimentos
30/06/2016 16h39

Estudantes que participaram de ocupações denunciam perseguição

Os estudantes secundaristas participantes das ocupações nos colégios em São Paulo, contrários ao programa do governo Alckmin de reorganização escolar que pretendia fechar 94 escolas em todo o estado, denunciam que estão sendo acusados por furtos e roubos de objetos, durante a ação de luta contra o desmonte da educação promovida pela gestão tucana.


Movimentos
30/06/2016 16h27

Criado fórum de debates para evitar “desmonte” de direitos humanos 

Em evento na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (29), representantes de movimentos sociais decidiram criar um fórum permanente para evitar retrocessos em direitos humanos. Por meio desse fórum, os movimentos pretendem mobilizar a população e denunciar o que chamam de "desmonte" de direitos humanos em curso no governo ilegítimo de Michel Temer. 


Movimentos
30/06/2016 16h14

"Serra quer destruir o Mercosul", afirma dirigente da CTB

Um dos representantes brasileiros na Cúpula Social do Mercosul, o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, afirmou no evento que "o governo interino de Temer trabalha para esvaziar o bloco, visando uma aproximação subalterna, principalmente com os EUA.


Movimentos
30/06/2016 15h16

UNE emite nota sobre o desmonte do Conselho Nacional de Educação

O presidente interino Michel Temer revogou nesta terça-feira (28) a nomeação e recondução de metade dos membros do Conselho Nacional de Educação (CNE). O CNE é um órgão técnico e uma das principais esferas para discussão democrática das políticas nacionais de educação. Para evitar qualquer tipo de interferência política no CNE, os 24 conselheiros do órgão possuem mandatos de quatro anos.


Movimentos
30/06/2016 13h09

O Brasil que mata seu futuro a bala

A cada 24 horas, 29 crianças e adolescentes entre 1 e 19 anos de idade são assassinados no Brasil, uma sala de aula inteira morta por dia. A grande maioria das vítimas é negra. Ao final de um ano, a contagem chega a 10.520 vítimas fatais.


Movimentos
30/06/2016 13h01

Campanha contra o desmonte da saúde pública: No SUS ninguém mete a mão

Contra o desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS) e pelo fortalecimento de políticas públicas que beneficiam a população mais carente, o Portal Vermelho se junta à campanha do Conselho Nacional de Saúde e cria um vídeoclipe bem animado, destacando o atendimento gratuito e público de um jeito tipicamente brasileiro. A música é de autoria de Rangel Junior. “O SUS é meu / o SUS é seu / o SUS é nosso. / No SUS ninguém mete a mão!”. Assista abaixo:


Movimentos
30/06/2016 11h59

Em nota, MEC criminaliza movimentos por ocupação 

Um governo ilegítimo que retira verbas fundamentais para o Ministério da Educação, exonera conselheiros, extingue secretarias e sinaliza que não cumprirá as metas do Plano Nacional de Educação (PNE). Nesse contexto de desmonte, diversos educadores ligados aos movimentos sociais ocuparam o MEC nesta quarta-feira (29) denunciando à sociedade o quanto de nocivo representa o pacote neoliberal de Temer ao Brasil. O MEC, como resposta, resolveu criminalizar a ação.