Movimentos
27/01/2015 19h12

"Seremos implacáveis no combate à corrupção", avisa Dilma Rousseff

"Defendemos um pacto nacional contra a corrupção. Seremos implacáveis no combate aos corruptores e aos corruptos", avisou a presidenta Dilma Rousseff, durante discurso na primeira reunião ministerial em seu segundo mandato, ocorrida nesta terça-feira (27), em Brasília.

Joanne Mota, da
Rádio Vermelho


Movimentos
27/01/2015 18h10

Patrus: Iremos além das cercas, transformaremos energia em tecnologia

Desde que assumiu o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias reafirma sua posição em dar continuidade aos avanços até aqui conquistados, mas sinaliza que irá além. Para o ministro não basta derrubar as cercas do latifúndio, é preciso disponibilizar infraestrutura para os assentados, transformar energia em tecnologia.

Joanne Mota, da
Rádio Vermelho


Movimentos
27/01/2015 16h19

Centrais realizam manifestações simultâneas pelo Brasil nesta quarta

Em defesa do emprego e dos direitos trabalhistas, as centrais sindicais CTB, CUT, CSB, Força Sindical, NCST e UGT realizam nesta quarta-feira (28), o Dia Nacional de Luta, com marchas, paralisações e atos em todo o Brasil.


Movimentos
27/01/2015 15h27

Contag promove oficinas de combate ao trabalho escravo

Com o objetivo de combater o Trabalho Escravo a Contag e a Organização Internacional do Trabalho firmaram um acordo em 2014 para promover uma série de oficinas para formar multiplicadores do combate às práticas degradantes de trabalho. A atividade nacional aconteceu em novembro passado, e agora iniciam as oficinas regionais, a primeira acontece em Imperatriz, no Maranhão, entre os dias 27 e 30 de janeiro.


Movimentos
27/01/2015 14h13

Bancos lucraram R$ 44 bilhões, mas demitiram 5 mil em 2014

O diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, em comentário à Rádio Brasil Atual nesta terça-feira (27), aponta contradição no setor bancário, que obteve altos lucros em 2014, mas fechou 5 mil postos de trabalho no setor.


Movimentos
27/01/2015 11h50

Mostra de Ciência e Tecnologia da Bienal da UNE divulga trabalhos

A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), coordenadora da mostra de C&T (Ciência e Tecnologia) da 9ª Bienal da UNE, divulgou nesta segunda-feira (25) o resultado dos trabalhos selecionados para esta edição do festival. Durante mais de 60 dias, estudantes de todo o país inscreveram gratuitamente cerca de 300 trabalhos — 99 foram selecionados.


Movimentos
27/01/2015 11h13

Divanilton Pereira: O povo grego manda seu recado

O continente europeu continua como expressão maior dos nefastos efeitos da crise capitalista entre os centros mais desenvolvidos. Sob a batuta da troika – Fundo Monetário Internacional, União Europeia e Banco Central Europeu – tentam transformar as nações integrantes em meros condôminos dos interesses rentistas e, em particular, dos alemães.

Por Divanilton Pereira*, no Portal da CTB


Movimentos
27/01/2015 10h49

Contra demissão, metalúrgicos da MTP acampam em frente à empresa

Depois de dez dias de intensas mobilizações por parte dos metalúrgicos da Volkswagen, no ABC, contra a demissão de 800 trabalhadores, agora é a vez dos metalúrgicos do setor de autopeças reagirem às demissões. Os trabalhadores da Metalúrgica de Tubos de Precisão (MTP), em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, estão acampados em frente à empresa que fechou as portas e demitiu, por telegrama, todos os 770 funcionários da unidade.


Movimentos
27/01/2015 9h59

Professoras da Central de Trabalhadores Cubanos visitam sede da CTB

A sede da CTB Nacional recebeu nesta segunda-feira (26) a visita das professoras cubanas Rosario Rodriguez Remón e Regla María Águilar Hernandez. Ambas estão hospedadas em Cabreúva (SP) para ministrar as aulas do Curso de Formação Sindical do Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES). Rosario é funcionária do Departamento Internacional da Central de Trabalhadores de Cuba, enquanto Regla trabalha como Diretora de Capacitação da mesma entidade.


Movimentos
27/01/2015 8h56

O papel estratégico do Plano Diretor de SP na composição da cidade

Com o avanço do capital que tem como marca os interesses individuais, em particular das classes mais favorecidas, o caos urbano é um problema comum entre as grandes cidades.

Por Manuela Braga*, para o Vermelho