Movimentos
23/06/2017 17h18

Centrais: Fórum das entidades confirma dia 30 com greve e paralisações

Greves, atos e paralisações foram confirmados para acontecer no dia 30 de junho, data indicada pelas centrais sindicais para protesto contra as reformas previdenciária e trabalhista. Com o título "Vamos parar o Brasil contra a reforma trabalhista, em defesa dos direitos e da aposentadoria", as entidades convocam os trabalhadores a intensificarem as ações no Congresso Nacional, aeroportos e atividades de rua. 


Movimentos
23/06/2017 17h04

Reforma trabalhista: a demolição de direitos dos jornalistas

"O que é alegado como um “ajuste do marco regulatório do mundo do trabalho no Brasil” pelo relator da proposta, senador Romero Jucá (PMDB-RR), representa, na prática, a demolição de direitos dos jornalistas e de todo o conjunto da classe trabalhadora, avalia a direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP)". A secretaria jurídica da entidade divulgou 20 pontos da reforma nocivas aos jornalistas.


Movimentos
23/06/2017 16h38

Greve: Metroviários de São Paulo aprovam indicativo de paralisação

De acordo com nota divulgada pelo Sindicato dos Metroviários de São Paulo o que está em jogo com a aprovação da reforma trabalhista é a perda de direitos como acordo coletivo, 13º e férias. Nesta quinta-feira (22) em assembleia geral os trabalhadores do metrô de São Paulo aprovaram indicativo de greve para o dia 30 de junho, seguindo orientação das centrais sindicais. No dia 26 de junho ocorrerá nova plenária para definir a participação da categoria na greve.


Movimentos
23/06/2017 16h26

Anamatra: Reforma trabalhista tem "diversas inconstitucionalidades"

Após o senador Romero Jucá dar parecer favorável ao projeto de reforma trabalhista (PLC 38/17), na sessão desta nesta quarta-feira (21/6) da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal, foi concedida vista coletiva do projeto, que retorna à pauta no próximo dia 28 de junho. 


Movimentos
23/06/2017 15h52

Douglas Belchior: Ódio e racismo contra campanha da Uneafro

Não faltaram manifestações de intolerância e ódio na reação de dezenas de internautas à campanha de financiamento coletivo da Uneafro-Brasil, organização que se dedica à enfrentar o racismo através da educação popular nas periferias de São Paulo e do Brasil. Clique AQUI para acessar a campanha "#Uneafroresiste". A campanha se encerra na próxima quarta-feira (28).

Por Douglas Belchior*


Movimentos
23/06/2017 15h40

Contee reafirma dia 30 como Dia Nacional de Luta e de Greve Geral

Na 7ª reunião da Executiva, ampliada, a Contee reafirmou a convocação da Greve Geral e a realização de Dia Nacional de Luta, no dia 30 de junho. A entidade também conclama à participação na vigília em defesa dos direitos sociais e trabalhistas, a partir do dia 27, no Congresso Nacional. O encontro foi realizado nos dias 21 e 22 de junho, em Brasília.


Movimentos
23/06/2017 15h33

Trabalhadores da educação vão ao STF contra limite de gastos

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) ingressou nesta sexta-feira (23) com Ação Direita de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a Emenda Constitucional (EC) 95/2016, promulgada em dezembro do ano passado e que congela por 20 anos os investimentos da União em educação, saúde e outras áreas sociais, admitindo a correção apenas pela inflação do ano anterior.


Movimentos
23/06/2017 15h25

Del Roio: Resistência dos trabalhadores barra avanço do golpe de Temer

A operação que derrubou Dilma e pôs Temer no poder foi derrotada. “O golpe foi derrotado, porque, embora marchem com uma agenda perigosa, eles não conseguiram se consolidar. O golpe é repudiado por toda população”, afirma o historiador José Luiz Del Roio, ex-senador na Itália e autor de mais de 20 livros.


Movimentos
23/06/2017 13h29

Crise na base de Temer é aliada dos trabalhadores contra reforma

De acordo com avaliação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) os votos capazes de derrotar a reforma trabalhista no Senado podem vir de parlamentares do PMDB, PP e PSD. Segundo Marcos Verlaine, consultor do Diap, o movimento sindical terá papel fundamental nesse convencimento e para isso deve explorar a crise na base aliada do presidente ilegítimo Michel Temer. 

Por Railídia Carvalho


Movimentos
23/06/2017 11h11

Brasília é palco do 2º Festival Internacional de Cinema LGBTI

Com uma bandeira nas cores do arco-íris enfeitando a enorme estátua do Troféu Candango que guarnece a entrada, o Cine Brasília recebeu nesta quinta-feira (22) a abertura do 2º Festival Internacional de Cinema LGBTI. A programação de filmes que tratam da temática dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, pessoas trans e intersexo vai até o próximo dia 2 de julho, exibindo obras premiadas e reconhecidas internacionalmente. A entrada é franca.