Movimentos
24/05/2016 16h56

UNE reafirma não reconhecer governo golpista de Temer

A diretoria executiva da União Nacional dos Estudantes (UNE) convocou na última segunda-feira (23) , durante reunião na sede da entidade em São Paulo, o 64º Conselho Nacional de Entidades Gerais. O Coneg, um dos principais fóruns de deliberação do movimento estudantil, será realizado na capital paulista entre os dias 8 e 10 de julho e pretende reunir mais de 500 lideranças de Diretórios Centrais e Uniões Estaduais dos Estudantes, além de representantes das Executivas de Cursos.


Movimentos
24/05/2016 16h08

De volta à cena, espionagem contra MST foi rotina no governo FHC 

O senador Romero Jucá (PMDB), principal articulador do governo interino de Michel Temer, afirmou durante conversa revelada nesta segunda-feira (23) que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é espionado pelos militares brasileiros. Descartado instantaneamente após a divulgação do conteúdo, Jucá deixou no ar a dúvida em relação à essa prática que, segundo o MST, era rotineira no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Por Railídia Carvalho    


Movimentos
24/05/2016 16h01

Contra sucatamento, já são 150 escolas ocupadas em Porto Alegre

A ocupação de escolas no Rio Grande do Sul já dura mais de 15 dias, somando mais de 150 unidades de ensino ocupadas em todo o estado, conforme o Sindicato dos Professores. Junto a isso, nesta segunda-feira (23) a greve do magistério entra em sua segunda semana. A Secretaria Estadual de Educação diz que monitora as ocupações, mas não divulga números.


Movimentos
24/05/2016 15h36

Vizinhos de Temer fazem protesto em forma de serenata

Em solidariedade aos manifestantes da Frente Povo Sem Medo que foram duramente reprimidos pela Polícia Militar no último domingo (22), em São Paulo, um grupo de 50 moradores do Alto de Pinheiros, vizinhos de Michel Temer, foi até a casa do presidente provisório na noite desta segunda-feira (23) para protestar.


Movimentos
24/05/2016 14h28

Políticas neoliberais destroçam era de avanços e inclusão no país

Com o anúncio nesta segunda-feira (24) de que o governo interino Temer não abrirá novas vagas no Pronatec, Fies e ProUni, um ciclo de nação alicerçada na soberania, educação e inovação tecnológica se encerra no Brasil e abre precedentes aos retrocessos semelhantes ao desmonte educacional promovido nos anos 90 por Fernando Henrique Cardoso.

Por Laís Gouveia


Movimentos
23/05/2016 20h24

Frente Brasil Popular define agenda de mobilização até agosto

As mobilizações contra o golpe do governo ilegítimo de Michel Temer prosseguem com a participação de movimentos sociais, sindicais, partidos políticos e também com ações que potencializem iniciativas espontâneas da sociedade civil. Em plenária realizada dia 21 de maio, a Frente Brasil Popular (FBP) definiu um calendário de mobilização nacional até agosto.


Movimentos
23/05/2016 19h03

Defesa da Previdência: Frente Brasil Popular realiza atos 31 de maio

Protestos contra as mudanças na Previdência Social estão marcados para o dia 31 de maio em todo o Brasil. Esta iniciativa da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) foi incorporada pela agenda de mobilizações da Frente Brasil Popular (FBP) durante a plenária realizada no sábado (21). Os atos acontecerão em frente às sedes do Instituto Nacional do Seguro Social. Confira ao final da matéria outros atos contra o governo ilegítimo de Michel Temer (PMDB).


Movimentos
23/05/2016 12h44

Laís Oreb, uma vida dedicada à luta pela democracia e o socialismo

Laís Fagundes Oreb nasceu na cidade de São Paulo no dia 15 de abril de 1934. O pai, Domingos Oreb, era imigrante da antiga Iugoslávia. Primeiro foi para o interior do país trabalhar no campo. Depois de algum tempo, “fugiu” para São Paulo e ingressou na Companhia Antártica de bebidas, limpando tonel. Logo mudaria de profissão, passando a ser operário-sapateiro numa fábrica no bairro do Belém. Ali aderiu ao anarquismo, fez inúmeras greves e chegou a ter enfrentamentos com a polícia.


Movimentos
23/05/2016 11h27

Manifestações denunciam farsa do golpe e chamam Fora Temer

A cada dia que passa, fica mais claro para a população que o governo ilegítimo Temer é fruto de um golpe. Com o vazamento nesta segunda-feira (23) do áudio do ministro do Planejamento Roberto Jucá (PMDB-RR) evidenciando que o processo do impeachment cumpriu o papel de frear as investigações da Operação Lava Jato, várias manifestações estão sendo marcadas para dizer não ao afastamento da presidenta Dilma Rousseff e reivindicando o fim do processo golpista no país.


Movimentos
23/05/2016 10h32

Tropa de choque invade ocupação em frente à casa de Temer

Por volta da meia-noite desta segunda-feira (23), oficiais da tropa de choque da Polícia Militar iniciaram um ataque aos manifestantes que, horas antes, haviam ocupado uma praça próxima à casa do presidente interino, Michel Temer, em São Paulo. A coordenação da frente Povo Sem Medo, acusa o governador Geraldo Alckmin (PSDB) de coordenar diretamente a ação policial, que utilizou jatos d’água, bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta para retirar os ocupantes.