Movimentos
26/02/2017 10h58

Nem tudo está perdido: as mulheres do MTST na Paulista

Não é raro notar em movimentos e organizações que lutam por alguma causa, que as bases tendem a ser formadas por mulheres. Porém, quanto mais se sobe a hierarquia destas (e outras) organizações, mais as mulheres são substituídas por homens, que tendem a exercer o papel de porta-vozes e líderes.

Por Mariana T Noviello, do O Cafezinho


Movimentos
24/02/2017 17h42

Temer desagrada trabalhadores e empresários com novo conteúdo local

A redução feita por Michel Temer nos percentuais de conteúdo local para exploração de petróleo no país podem gerar um milhão de desempregados em 2017, diz Cesar Prata, presidente do Conselho de Óleo e Gás da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). Para o dirigente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Divanilton Pereira, a alteração é um golpe na fragilizada indústria nacional e nos trabalhadores da indústria naval.

Por Railídia Carvalho


Movimentos
24/02/2017 16h17

Emicida visita acampamento do MTST: Resistência e esperança na avenida

Nas tardes quentes de fevereiro, o clima do maior centro financeiro da América Latina, a Avenida Paulista, saiu dos padrões. Ao lado da estação Consolação do metrô, 400 membros do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) compartilham tempo, barracas, colchões, tendas e atividades culturais.

Por Gabriel Valery, da RBA  


Movimentos
24/02/2017 12h47

CTB lança campanha nacional para denunciar o desmonte da Previdência

Com o mote “É o fim do mundo!”, a Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil vai abordar os principais temas que ameaçam os direitos da classe trabalhadora. É uma campanha nacional para se contrapor à propaganda do governo, especialmente sobre o déficit da Previdência. 


Movimentos
24/02/2017 12h34

Trabalhadores rurais protestam contra reforma da Previdência no Sul

Nem chuva que chegou, em meio a rajadas de sol, impediu que mais de 12 mil pessoas saíssem às ruas – desta vez em Santa Rosa – para participar da manifestação contra a reforma previdenciária. O ato aconteceu na manhã de quinta-feira (23) e foi promovido pela Federação dos Trabalhadores Rurais do Rio grande do Sul (Fetag-RS) e Macrorregional Santa Rosa ocorreu durante o 7° Grito de Alerta Missões Fronteira Noroeste. 


Movimentos
24/02/2017 9h34

As reformas do governo Temer e a ação sindical

É preciso concentrar ação e força na base eleitoral do deputado e do senador. Só assim será possível retirar ou minimizar as perversidades que o mercado quer impor ao povo, por ganância e desumanidade.

Por Marcos Verlaine*


Movimentos
23/02/2017 18h46

Efeito Temer: Negros e mulheres são mais vitimados pelo desemprego

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou que mulheres e negros são os mais atingidos pelo aumento da taxa de desocupação (desempregados, subempregados e dos que querem trabalhar e não conseguem). Entre os que se autodeclaram negros o percentual é de 14,4% (entre os autodeclarados brancos é de 9,5%) e entre as mulheres é de 13,8% enquanto a dos homens é de 10,7%.

Por Railídia Carvalho


Movimentos
23/02/2017 17h06

UBM condena demissão e perseguição à professora Mary Castro

A União Brasileira de Mulheres (UBM) veio por meio de nota denunciar a perseguição política a qual a professora feminista Mary Garcia Castro foi submetida, ao ser demitida num ato de retaliação política e ideológica pela reitoria da Universidade Católica de Salvador (UCSal). Segundo afirma o comunicado, “a onda obscurantista que vem varrendo o Brasil atingiu um dos maiores nomes do feminismo brasileiro”.


Movimentos
23/02/2017 16h47

Ação policial ataca frequentadores da Cracolândia com bombas e gás

A Força Tática da Polícia Militar paulista atacou nesta quinta-feira (23) dependentes químicos frequentadores da chamada Cracolândia, na Luz, centro de São Paulo, com balas de borracha, cassetetes e bombas de gás lacrimogêneo. Há relatos de feridos, inclusive os fotógrafos Dario Oliveira e Marcelo Chello. Oliveira foi ferido por arma de fogo na perna esquerda, mas ainda não se sabe de onde partiu o disparo. Ele está sendo atendido na Santa Casa de Misericórdia.


Movimentos
23/02/2017 15h44

Centrais reafirmam unidade contra o desmonte da Previdência

O auditório do Sindicato dos Químicos de São Paulo ficou lotado na manhã desta quinta-feira (23), quando sindicalistas e acadêmicos se reuníram para inaugurar a 13ª Jornada Nacional de Debates do DIEESE. A mesa de abertura, com representantes de nove centrais sindicais, serviu de palco para a reafirmação da unidade sindical contra a Reforma da Previdência do governo Temer (PEC 287).