Movimentos
03/03/2015 19h43

Orlando sobre passagens para cônjuges: Ao recuar, Cunha corrige erro

"Não caberia aos cônjuges fazer uso dos recursos. Acreditamos que eles [recursos] são para uso exclusivo do mandato parlamentar. Ao voltar atrás, Cunha corrije um erro", declarou à Rádio Vermelho, Orlando Silva ao comentar a decisão do presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que recuou da decisão de permitir que mulheres ou maridos de parlamentares viajem de suas cidades para Brasília com passagens aéreas pagas com recursos públicos.

Iberê Lopes e Joanne Mota, da
Rádio Vermelho


Movimentos
03/03/2015 11h30

Especial Março Mulher: Vanessa defende o fim da sub-representação

“Não podemos considerar que há uma democracia efetiva em um país que mais da metade dos eleitores são mulheres, mas ainda testemunhamos uma sub-representação feminina na política”, declarou Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM), em entrevista à Rádio Vermelho, ao falar sobre a centralidade da luta das mulheres no combate à sub-representação.

Joanne Mota, da
Rádio Vermelho, com agências


Movimentos
03/03/2015 10h00

Atos políticos e culturais marcam semana de solidariedade à Venezuela

Na semana em que se completam dois anos da morte do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez, movimentos sociais de todo o mundo realizam diversas atividades para homenagear o ex-líder venezuelano e expressarem sua solidariedade à revolução bolivariana.


Movimentos
03/03/2015 9h40

Stédile rebate Noblat e conclama povo a ocupar as ruas pelas reformas

Em artigo publicado no Viomundo, o coordenador-geral do MST, João Pedro Stédile, rebateu o colunista de O Globo, Ricardo Noblat, e denunciou que “a burguesia e a direita” usam os meios de comunicação e o Congresso para “chantagear o governo e impor derrotas ao povo, pois não se conformam com o resultado eleitoral”.


Movimentos
02/03/2015 19h50

Senadora do PCdoB propõe disque-denúncia do trabalhador

Em declaração à Rádio Senado, na última semana de fevereiro, Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), propõe a criação do disque-trabalhador, uma especie de canal em que os trabalhadores, aposentados e pensionistas possam denunciar fraudes.

Da
Rádio Vermelho, com informações da Rádio Senado


Movimentos
02/03/2015 16h44

PCdoB: Luta pela emancipação feminina é central para o desenvolvimento

Em nota divulgada nesta segunda-feira (2), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) reafirma seu compromisso com a luta pelos direitos das mulheres do país. "O PCdoB valoriza o processo democrático como fundamental à caminhada emancipadora das mulheres e entende que um dos fatores importantes para a conquista da verdadeira democracia é a superação da sub-representação".


Movimentos
02/03/2015 15h03

ONU conclama ação para acabar com desigualdade de gênero até 2030

Um chamado à ação para acabar definitivamente com a desigualdade de gênero até 2030 foi feito neste sábado (28), ao término da conferência da ONU “As Mulheres no Poder e na Tomada de Decisões: Construindo um Mundo Diferente”. Após dois dias de debates, a presidente do Chile, Michelle Bachelet, e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, assinaram um "chamado de ação" que declara 2015 como um "ano crucial" para a obtenção da igualdade de gênero.


Movimentos
02/03/2015 14h53

Centrais fazem ato pela revogação de MPs que alteram benefícios

As centrais sindicais realizam ato em todo o país para pedir a revogação das Medidas Provisórias 664 e 665, que alteram a concessão de benefícios previdenciários e trabalhistas. Os atos acontecem em frente à Superintendências Regionais do Trabalho nos estados.


Movimentos
02/03/2015 13h00

Apesar de medidas do governo, caminhoneiros bloqueiam algumas vias

Depois de uma série de reuniões entre governos e representantes do movimento social organizado dos caminhoneiros, alguns pontos foram acordados entre as partes, entre eles, a Lei dos Caminhoneiros. A secretaria geral da presidência anunciou que a presidenta Dilma vai sancionar a lei, sem vetos, nesta segunda-feira (2).


Movimentos
02/03/2015 12h19

Carina Vitral: Trote sem violência e sem opressão

Ser aprovado na universidade é o sonho da maioria dos jovens. São anos de esforço e estudo. Quando se trata de alunos do ensino público de São Paulo as dificuldades são ainda maiores, quem estudou ou estuda nos colégios estaduais bem sabe. Mas enfim, após anos de batalha lá está o jovem, finalmente no ensino superior.

Por Carina Vitral*, no portal da UNE