Movimentos
03/09/2015 11h49

CTB se solidariza com trabalhadores do gás e petróleo na Índia

Nesta quarta-feira (2), milhares de trabalhadores entraram em greve na Índia. Os manifestantes protestam contra as reformas econômicas do governo de Narendra Modi, denunciadas pelos sindicatos como uma ameaça de demissões em massa.


Movimentos
03/09/2015 11h27

Adilson Araújo sobre o desemprego: Na crise, o melhor remédio é a luta

Em um contexto global de crise, o desemprego soa como um fantasma para a classe trabalhadora. O brasileiro tem em sua memória recente, o pesadelo que a falta de trabalho gerou para milhares de famílias, resultado das políticas neoliberais de FHC. O presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo, comenta ao Portal Vermelho o significado do aumento da taxa de desemprego no país e o que deve ser evitado para evitar o retrocesso.

Por Laís Gouveia


Movimentos
03/09/2015 10h35

Governo e centrais iniciam debates sobre emprego e desenvolvimento

Representantes do governo, trabalhadores, aposentados e empresários participaram da primeira reunião do Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e Previdência Social nesta quarta-feira (2), no Palácio do Planalto, em Brasília.


Movimentos
02/09/2015 17h55

Rappin Hood destaca a importância do Memorial da Democracia

Nesta terça-feira (1º) o Instituto Lula lançou o acervo virtual Memorial da Democracia que resgata a memória das últimas décadas e as lutas para a conquista da redemocratização. O rapper e ativista do movimento hip hop, Rappin Hood, compareceu ao evento em São Bernardo do Campo (SP) e falou sobre a importância do memorial para os mais jovens e também sobre o papel do hip hop na conscientização principalmente da juventude.


Movimentos
02/09/2015 16h23

Disputa fundiária entre fazendeiros e indígenas faz mais uma vítima

No dia 29 de agosto, o Guarani Kaiowá Semião Vilhalva foi assassinado por latifundiários no Mato Grosso do Sul. Na tarde desta terça-feira (1º), lideranças de seis povos protestaram na capital federal contra a brutal morte do jovem de 24 anos.


Movimentos
02/09/2015 11h32

Em defesa do país, movimento social participa da Frente Brasil Popular

Em um delicado contexto conjuntural que vive o país, entidades do movimento social estão somando forças em uma ampla frente, para enfrentar o momento de crise econômica, ameaças à democracia e em defesa do mandato legítimo da presidenta Dilma. Ao Portal Vermelho, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), explicam a importância de ocuparem as ruas e disputarem os rumos do país.

Por Laís Gouveia


Movimentos
02/09/2015 11h18

Estudantes da Bahia defendem aprovação de lei estadual de cotas

Na noite da última segunda-feira (31), durante a posse da nova diretoria da União dos Estudantes da Bahia (UEB), a entidade lançou uma campanha em defesa da aprovação da lei estadual de cotas. Sancionada em agosto de 2012, a lei federal conhecida como Lei de Cotas, é válida apenas no âmbito das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas federais.


Movimentos
01/09/2015 17h47

De Osasco à Candelária: manifestações denunciam chacina e golpe

Manifestações em Osasco, São Paulo e na Cinelândia em frente à igreja da Candelária no Rio de Janeiro pelo fim da violência por Mais Democracia Mais Direitos. Os locais foram escolhidos pelas chacinas da quais foram cenários. Veja o vídeo-manifesto produzido com apoio do MSTL - Movimento Sem Tela. 


Movimentos
01/09/2015 15h54

Indígenas protestam pela morte de Semião em Brasília

Na tarde desta terça-feira (1º), lideranças indígenas de seis povos – Guarani-Kaiowá, Terena, Munduruku, Baré, Kambeba e Baniwa – protestam na capital federal contra a morte de mais um líder Guarani-Kaiowá, o jovem Semião Vilhalva, de 24, anos, assassinado a tiros por fazendeiros devido ao conflito de terra que se estabeleceu desde que a tribo iniciou uma ocupação, há pouco mais de uma semana. Cerca de 70 professores apoiam a manifestação.


Movimentos
01/09/2015 11h50

RS: Servidores entram em greve após anúncio de salários parcelados

Após o anúncio do governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB), em entrevista coletiva no Palácio Piratini, nesta segunda-feira (31), sobre o novo calendário de pagamentos dos servidores do Executivo estadual. Os servidores anunciaram greve geral de quatro dias.