Movimentos
23/01/2017 18h24

Urariano Mota: Até prova em contrário, todo negro é ladrão

No Recife, a denúncia de racismo da Casa dos Frios contra o motorista Mário José Ferreira repercute nas redes sociais. A gerente de uma loja da Casa chamou a polícia para prender o motorista, porque ele estaria fingindo comprar bolos antes do assalto.

Por Urariano Mota*


Movimentos
23/01/2017 18h09

Estado não tem olhos para presídios, diz agente penitenciário

“O cara entra na cadeia como ladrão de galinha e sai como ladrão de banco quem perde é a sociedade. Quando se investe e se assegura mecanismo de ressocialização para que o trabalhador do serviço penitenciário possa atuar todo mundo sai ganhando”, afirmou Leandro Allan Vieira, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Brasília.

Por Railídia Carvalho


Movimentos
23/01/2017 18h03

Desemprego em SP aumenta em periferias e famílias mais jovens

O desemprego no município de São Paulo cresceu acima da média, no ano passado, em parte das regiões sul e leste, "áreas mais periféricas e que se caracterizam pelo predomínio de famílias com mais jovens e com elevada vulnerabilidade".


Movimentos
23/01/2017 16h01

CNTE anuncia greve nacional a partir de 15 de março 

Os trabalhadores em educação anunciaram, nesta segunda-feira (23), a deflagração de greve nacional da educação, a partir de 15 de março. Os eixos centrais da greve, segundo a Confederação Nacional de Trabalhadores em Educação (CNTE), são “a nefasta Reforma da Previdência, encaminhada pelo governo golpista de Michel Temer ao Congresso Nacional (PEC 287/16), e o cumprimento integral da Lei do Piso Nacional do Magistério.”


Movimentos
23/01/2017 15h24

Unegro participa destacadamente do Fórum Social das Resistências 

Entre os dias 17 a 21 de janeiro, a militância da União de Negros pela Igualdade (Unegro) participou das atividades do Fórum Social das Resistências que teve lugar em Porto Alegre, simbolizando o retorno do Fórum Social Mundial às suas origens no Brasil onde foi realizado pela primeira vez em 2001.

Por Angela Guimarães*


Movimentos
23/01/2017 12h22

Previdência: Reforma suprime direitos fundamentais, diz advogada

A reforma da Previdência apresentada pelo governo Temer (PEC 287) ameaça direitos fundamentais, que estão garantidos na Constituição. O texto atenta contra a ordem social, estabelecida no Título VIII da Carta Magna. O Capítulo 1, Artigo 193, estabelece: “A ordem social tem como base o primado do trabalho e como objetivo o bem-estar e a justiça sociais”.


Movimentos
23/01/2017 12h19

Fórum das Resistências encerra com proposta de encontro mundial 

O último dia de Fórum Social das Resistências, ocorrido entre os dias 17 a 21 de janeiro, em Porto Alegre, foi marcado pela leitura da carta com a síntese do evento e por apresentações musicais e de dança no Parque Farroupilha. Em reunião do Comitê Internacional, que também aconteceu no sábado (21), foi proposta a realização do Fórum Social Mundial em Salvador em fevereiro de 2018.


Movimentos
23/01/2017 11h14

Com origem na ditadura, pichação nasceu como forma de resistência

“Eu nunca vou pichar um muro branquinho. Pra um bom pichador, o maior prazer é chegar num muro todo pichado e procurar um espaço, nem que seja de um palmo, porque sabe que ali é tudo coisa antiga e que o picho vai ficar por muito tempo. O muro branco, no outro dia, a gente sabe que o dono vai ficar bravo e vai gastar dinheiro pra pintar e apagar”, explica Link Roots, grafiteiro e pichador há 16 anos.


Movimentos
23/01/2017 10h56

30 anos sem Paulo Fonteles: A Guerra fez parir o advogado-do-mato

A resistência camponesa na fronteira amazônica foi determinada pela penetração econômica do grande capital, disso sabemos. A grilagem fez a miséria, a sífilis e a pistolagem prosperar na medida em que as matas eram derrubadas e as lâminas eram afiadas para sangrar a carne e os dias, em aramadas terras porque o capital sempre chega primeiro distribuindo obscurantismo e fome.

* Por Paulo Fonteles Filho, em seu Blog 


Movimentos
22/01/2017 20h12

Renato Rabelo reencontra militância secundarista dos anos 80

Neste de semana ocorreu o 1º Encontro dos Secundaristas dos Anos 80. O ex-presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e atual presidente da fundação Maurício Grabois participou de um encontro de militantes que atuaram no movimento social dos anos 80. Confira abaixo seu relato de como foi o encontro.