Movimentos
11/12/2017 19h49

Transportes: Se votar reforma da Previdência, SP para dia 19

Trabalhadores no setor de transportes no estado de São Paulo, ligados a diversas centrais sindicais, aprovaram na tarde de hoje (11), em plenária, paralisação na terça-feira da semana que vem (19) caso o governo de fato ponha em votação a proposta de "reforma" da Previdência.


Movimentos
11/12/2017 19h12

Trabalhadores denunciam em atos ameaça à aposentadoria rural

Os agricultores e agricultoras do Brasil realizaram protestos nesta segunda-feira (11) e que prosseguem nesta terça-feira (12) por todo o Brasil contra a reforma da Previdência Social. Para os trabalhadores, sejam assalariados rurais ou agricultores familiares, o governo de Michel Temer mente para a população e a reforma da Previdência pode excluir 60% dos rurais do direito à aposentadoria de um salário mínimo.

Por Railídia Carvalho


Movimentos
11/12/2017 16h32

Previdência: Leonardo Boff solidário com agricultores em greve de fome

Há uma semana em greve de fome, agricultores do Movimento dos Pequenos Agricultores (MAP) tem recebido mensagens de solidariedade, entre elas, está a do teólogo Leonardo Boff. A greve dos trabalhadores, que desde o dia 5 só consomem água e soro, é em protesto contra a reforma da Previdência que Michel Temer pressiona para que vá à votação ainda neste ano. Nesta segunda-feira (11), os grevistas retornaram ao Salão Verde da Câmara dos Deputados.


Movimentos
11/12/2017 16h12

Movimentos articulam Congresso do Povo para dialogar com população

Movimentos sociais programam para em 2018 realizar o Congresso do Povo Brasileiro, uma atividade inédita na cena política, que vai aproximar as propostas do campo progressista da população. “Nós vamos fazer uma mobilização ampla, com reuniões que acontecerão nos salões paroquiais, nos ginásios e escolas para discutir a situação em que o povo está vivendo e quem são os culpados desse quadro”, afirmou o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, João Pedro Stédile.


Movimentos
11/12/2017 15h55

Fim da violência contra as mulheres é luta de homens e mulheres

Acabou neste domingo (10) - Dia Internacional dos Direitos Humanos - a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres (25 de novembro a 10 de dezembro) é uma luta de mulheres e homens pela conquista de um mundo sem violência, um mundo de paz.

Por Celia Arêas*


Movimentos
11/12/2017 11h27

Show do MTST reúne 30 mil pessoas no Largo da Batata

O Largo da Batata, em São Paulo, foi pequeno neste domingo (10) para o show de Caetano Veloso contra a reforma da previdência, em apoio ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e em comemoração aos 20 anos de existência do movimento liderado por Guilherme Boulos. Cerca de 30 mil pessoas compareceram ao show.


Movimentos
10/12/2017 16h08

Agrotóxicos como arma química: a permanente guerra agrária no Brasil

Os conflitos no campo brasileiro se assemelham à guerra. Guerra agrária que sempre foi latente e cuja base é calcada na formação socioeconômica dependente brasileira e na expropriação de terras de campesinos, povos indígenas e povos e comunidades tradicionais para dar espaço ao latifúndio exportador de commodities, além de facilitar a acumulação primitiva do capitalismo para os países centrais.

Por Naiara Bittencourt e Alessandra Jacobovski*, da Terra de Direitos


Movimentos
10/12/2017 14h45

O Natal do ano passado foi duro, mas esse ano vai ser pior

O trabalhador de carteira assinada, a esta altura, já deve ter recebido, ou tem até o dia 20 deste mês para receber, o 13º salário de 2017. Já os 227 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas do Estado do Rio de Janeiro não receberam nem o 13º do ano passado. São mais 350 dias sem o benefício e quase dois anos vivendo de atrasos no pagamento. Além disso, muitos ainda estão sem receber os salários de outubro e novembro.


Movimentos
10/12/2017 14h05

Frente Brasil Popular divulga declaração política da 2º Conferência

A Frente Brasil Popular (FBP) realizou neste fim de semana, entre os dias 8 e 10 de dezembro, na cidade de Guararema-SP, a etapa nacional da 2ª Conferência, espaço de debate e resoluções do movimento social e político do país. Como escreve a resolução da FBP, “não há transformação profunda sem a participação organizada daqueles que mais precisam que o país se torne uma nação forte, independente, soberana e desenvolvida”.


Movimentos
10/12/2017 9h07

MTST comemora 20 anos com show de Caetano Veloso e Criolo

Ato em São Paulo, depois da proibição em outubro no ABC, terá ainda a participação de Maria Gadu, Péricles e DJs. "Um dia de resistência e festa", anuncia o movimento.