Movimentos
23/05/2017 18h51

Trabalhadores ocupam Brasília para barrar as reformas

As centrais sindicais dão mais um passo nesta quarta-feira (24) no movimento de resistência contra as reformas da Previdência e trabalhista. As entidades dos trabalhadores ocupam Brasília com o apoio das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo para realizar a 9ª Marcha da Classe Trabalhadora. A concentração será ao lado do Estádio mané Garrincha e às 11h a manifestação se dirige ao Congresso Nacional. O objetivo agora é impedir o atropelo nas votações.

Por Railídia Carvalho


Movimentos
23/05/2017 18h34

Representação de LGBTs na mídia: entre o silêncio e o estereótipo

As noções de representação e representatividade são complexas e caras aos movimentos e minorias sociais. No regime da visibilidade em que vivemos, “ser visto” é também uma forma de pressionar instâncias governamentais por mais direitos e políticas de igualdade, a fim de garantir a dignidade humana de grupos sociais cotidianamente vilipendiados. Daí um dos papéis fundamentais da mídia na contemporaneidade: é o espaço da visibilidade por excelência.

Por Gyssele Mendes*, na Carta Capital


Movimentos
23/05/2017 18h15

Abordagem de Doria na Cracolândia é irresponsável, diz especialista

No último domingo (21), em plena Virada Cultural de São Paulo, o prefeito João Doria (PSDB), em parceria com o governo do estado, realizou uma operação com quase mil membros das polícias militar e civil e da Guarda Civil Metropolitana na Cracolândia, região central da cidade. Munidos de bombas e balas de borracha, os agentes agiram no intuito de dispersar o grande número de usuários de drogas no local. 

Por Laís Gouveia 


Movimentos
23/05/2017 12h26

Ao vivo: Audiência pública no Senado debate a reforma trabalhista

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal realiza audiência pública para debater o projeto de lei do governo Temer que altera mais de 100 artigos da CLT e retira direitos dos trabalhadores historicamente conquistados. A bancada governista tenta aproveitar a audiência para apresentar o parecer do relator Ricardo Ferraço (PSDB-ES) para com isso acelerar a tramitação e evitar que a grave crise política dificulte a aprovação das reformas impostas pelo poder econômico.


Movimentos
23/05/2017 11h44

Adilson Araújo: A marcha é decisiva para minimizar danos do golpe

A opinião das centrais sindicais é que a marcha a Brasília nesta quarta-feira (24) será decisiva para barrar as reformas trabalhista e previdenciária no Congresso Nacional. Apesar da grave crise institucional que se instaurou com o escândalo envolvendo o presidente Michel Temer, os comandantes do golpe já dão mostras de que não deixarão esfriar o avanço das reformas na Câmara e no Senado e já buscam maneira de garantir a sua continuidade com ou sem Michel Temer.


Movimentos
23/05/2017 11h40

Entidade sindical portuguesa saúda Marcha da Classe Trabalhadora

A Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional (CGTP-IN) enviou uma nota, nesta terça-feira (23), saudando as centrais sindicais, entre elas a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), pela mobilização do movimento #OcupeBrasília.


Movimentos
23/05/2017 11h29

Fórum de mulheres trabalhadoras se mobiliza contra reformas de Temer

Reunidas nesta segunda-feira (22), em São Paulo, o Fórum Nacional de Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais tomou decisões sobre os temas mais candentes sobre as questões de gênero e as reformas do governo ilegítimo de Michel Temer.


Movimentos
23/05/2017 11h15

Eleições Diretas: Abaixo assinado da UNE já tem 38 mil assinaturas

A União Nacional dos Estudantes (UNE) está mobilizando jovens de todo o Brasil em defesa do Fora Temer e imediatas eleições diretas. Lançado na última sexta-feira (19) um abaixo assinado on line da entidade já conta com mais de 38 mil assinaturas de pessoas exigindo o direito ao voto pelas vias populares.


Movimentos
22/05/2017 18h17

Reforma trabalhista: Relator recua e anuncia relatório para esta terça

Ricardo Ferraço (PSDB-ES) acumula duas relatorias da reforma trabalhista no Senado: Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Ele, que havia suspendido o trâmite da reforma na semana passada, não aguentou a pressão do mercado e do presidente ilegítimo Michel Temer. O senador anunciou nesta segunda-feira (22) que apresenta o relatório nesta terça-feira (23) e a votação deve ocorrer em uma semana.


Movimentos
22/05/2017 17h04

João Guilherme: Constituição e desenvolvimento

Ao se analisar uma situação política complicada para orientar a ação consequente é preciso não se dependurar nas pontas finas dos galhos, mas abraçar o tronco da árvore.

Por João Guilherme Vargas Neto