Movimentos
28/06/2017 13h13

10 motivos para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBT

O portal Paraiba.com.br enumerou nesta quarta-feira (28), data em que se comemora o Dia Internacional do Orgulho LGBT, 10 motivos para mostrar qual a importância desta data continuar sendo celebrada no Brasil e no mundo. O Portal Vermelho editou alguns trechos para publicar. Confira abaixo post escrito pelo blogueiro Fábio Pastorello sobre o universo LGBT e do combate ao preconceito. 


Movimentos
28/06/2017 12h17

Reforma trabalhista, negociado sobre o legislado e retrocesso social

Dentre as mais de uma centena de alterações à CLT, o texto aprovado autoriza a celebração de acordos e convenções coletivas de trabalho que reduzam o nível de proteção ao trabalho e ao emprego a patamares inferiores àqueles dispostos na legislação trabalhista.

Pedro Mahin Araujo Trindade e João Gabriel Pimentel Lopes*


Movimentos
28/06/2017 11h57

MST se soma às paralisações e greves do dia 30 contra reformas

Depois do sucesso da Greve Geral do dia 28 de abril, quando o Brasil parou contra as reformas trabalhista e previdenciária do governo ilegítimo de Michel Temer, diversas categorias de trabalhadores devem cruzar os braços novamente na próxima sexta-feira (30).


Movimentos
28/06/2017 11h26

PL que viabiliza negociação coletiva tem apoio de servidores públicos

Mais de 50 entidades das três esferas do funcionalismo público participaram da audiência realizada pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara, nesta terça-feira (27), sobre o Projeto de Lei Nº 3.831/2015, que trata da negociação coletiva na administração pública. 


Movimentos
28/06/2017 11h17

Repressão às drogas legitima violência contra negros, diz ativista

A ação policial que ocorreu na manhã desta terça-feira (27) na Favela do Moinho, no centro da cidade de São Paulo, e que matou Leandro de Souza Santos, de 18 anos, é um símbolo de que o Estado se utiliza da atual política de drogas — centrada na punição do usuário e na proibição das substâncias — para justificar ações em territórios onde estão em disputa interesses imobiliários e econômicos, avalia Nathalia Oliveira, coordenadora da Iniciativa Negra por Uma Nova Política sobre Drogas (INNPD).


Movimentos
28/06/2017 11h03

CUT lamenta assassinato de liderança quilombola no Pará

A líder quilombola Maria Trindade moradora de Moju, cidade do nordeste do Pará, foi encontrada morta no sábado (24) após ter sido visto pela última vez na sexta-feira (23). A liderança popular foi encontrada pelo filho e tinha sinais de agressão a pauladas. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) soltou nota de pesar nesta quarta-feira (28) e pediu rigor nas investigações. A nota chama atenção de que sobre para 19 o número de lideranças e trabalhadores do campo assassinados em 2017 no Estado.


Movimentos
27/06/2017 20h18

Congressos estaduais da CTB fortalecem a luta antirracismo

A secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) nacional, Mônica Custódio festeja a criação de novas secretarias estaduais de Igualdade Racial.

Por Marcos Aurélio Ruy, do portal CTB


Movimentos
27/06/2017 18h59

CUT: Estabelecer democracia antecede debate sobre reformas

O presidente da CUT, Vagner Freitas, propôs uma "mesa nacional de negociação" sobre mudanças na legislação trabalhista, mas apenas depois de um processo político que garanta, como disse, a volta do país à normalidade democrática.


Movimentos
27/06/2017 18h35

Presidente da CTB afirma no Senado que reformas agravam crise

O presidente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo, participou nesta terça-feira (27) de audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado sobre o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 38 mais conhecido como o projeto que acaba com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Segundo o dirigente, as medidas do governo ilegítimo de Michel Temer agravam a crise econômica e jogam sobre os trabalhadores o impacto dela. 


Movimentos
27/06/2017 13h46

Contag e Federações defendem Diretas Já e convocam para o dia 30

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) convocou os trabalhadores para participarem no dia 30 de junho, em todo o país, dos protestos contra as reformas trabalhista e previdenciária. O dia de mobilização é convocado pelas centrais sindicais e frentes Brasil Popular e Povo Medo. A entidade defendeu as eleições Diretas Já como o único caminho "capaz de restabelecer legitimidade ao sistema político,e construir um Brasil livre e democrático".