Movimentos
17/01/2017 18h35

UNE divulga lista de trabalhos selecionados para a 10ª Bienal

A coordenação da 10ª Bienal da UNE divulgou nesta terça-feira (17), a lista dos trabalhos selecionados para as mostras estudantis . Ao longo de três meses, o festival recebeu inscrições de estudantes de todo o Brasil, totalizando 1.140 trabalhos cadastrados nas sete áreas que compõem a Bienal: literatura, audiovisual, artes cênicas, música, artes visuais, projetos de extensão, ciência e tecnologia.


Movimentos
17/01/2017 17h24

Em nota, MTST denuncia criminalização dos movimentos sociais

O movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST) emitiu uma nota rechaçando a postura arbitrária da Polícia Militar ao prender o coordenador da entidade, Guilherme Boulos, durante a reintegração de posse ocorrida na manhã desta terça-feira (17) na ocupação Colonia, na capital paulista, deixando 3.000 pessoas desabrigadas. Segundo afirma o comunicado, há uma criminalização política contra os movimentos sociais.


Movimentos
17/01/2017 16h57

Blog feminista de Lola Aronovich é censurado após ataques machistas

Denúncias em massa organizadas por grupos de ódio na internet fizeram o blog "Escreva Lola Escreva", da ativista feminista Lola Aronovich, ter várias publicações censuradas pelo Google na última semana. Com nove anos de existência, o blog é uma plataforma de referência sobre questões da luta feminista no Brasil.


Movimentos
17/01/2017 15h11

FUP: os que prendem Boulos são os mesmos que atacam a democracia

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) também se manifestou a sobre a prisão do líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, nesta terça-feira (17), em São Paulo. Em nota divulgada logo após o episódio, a entidade classifica o ato como “violência, autoritarismo e perseguição aos movimentos sociais”. E aponta que “essa tem sido a postura dos apoiadores do golpe, sempre agindo na contramão da democracia.” 


Movimentos
17/01/2017 15h00

CTB debate no RS desafios dos trabalhadores e o ataque aos direitos

"O tempo político exige muita responsabilidade e muita sensibilidade dos movimentos social e sindical. A classe trabalhadora tem forte expectativa e espera uma resposta para os desafios postos desde 2016", afirmou o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo, nesta terça-feira (17), em Porto Alegre (RS), durante sua fala no Fórum Social das Resistências.


Movimentos
17/01/2017 13h43

Lideranças e parlamentares repudiam prisão de Guilherme Boulos

A presidenta eleita Dilma Rousseff definiu como evidência de um retrocesso a prisão ocorrida nesta terça-feira (17) do coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos. Ao tentar mediar um despejo em São Paulo, o líder foi preso pela Polícia Militar do estado. Parlamentares e representantes do movimento sindical também se posicionaram contra a prisão.


Movimentos
17/01/2017 12h41

Fórum Social das Resistências reafirma luta contra o capitalismo

O Fórum Social das Resistências é um espaço que ocorre dentro dos marcos do Fórum Social Mundial e que debaterá, na cidade de Porto Alegre (RS) entre os dias 17 e 21 de janeiro, condições e perspetivas da luta anti-capitalista, em um cenário de intensificação da miséria e do conservadorísmo. O encontro acontece em contraposição direta ao Fórum Econômico Mundial, realizado na mesma data na cidade de Davos, na Suíça.


Movimentos
17/01/2017 11h32

Justiça manda Metrô pagar pensão a mulher de ambulante morto

Uma decisão liminar da Justiça de São Paulo determinou que a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) pague pensão mensal de R$ 2.232,54 a mulher do vendedor ambulante assassinado na estação Pedro II. Ainda cabe recurso da decisão.


Movimentos
17/01/2017 10h13

Por defender a moradia de 700 famílias, Boulos é preso em SP

O coordenador do Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, foi preso na manhã dessa terça-feira (17) ao tentar abrir diálogo com policiais militares sobre o despejo de 700 famílias que moram na ocupação Colonial, bairro de São Mateus, localizado na zona leste da capital paulista. No total, 3.000 mil pessoas na maioria idosos e crianças, estão sem teto a partir de hoje e optaram pela resistência.


Movimentos
16/01/2017 17h40

Sindimetal na BA reverte suspensão do trabalho e reintegra trabalhador

Foram dez meses em casa, recebendo remuneração sem benefícios. Apesar da militância forte do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari (BA), poucos tinham esperança de retornar. Quem confiou no trabalho do sindicato apostou certo e hoje comemora: “Nunca perdemos a esperança, sabíamos que o sindicato não aceitaria nossa demissão”, diz o metalúrgico Jobson Conceição, satisfeito com a volta ao trabalho.