Notícias
18/06/2017 22h51

Marianna Dias: “A UNE é uma grande prova de amor ao Brasil”

A nova presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE) é Marianna Dias, estudante de Pedagogia da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), eleita com 79% dos votos dos delegados do 55º Congresso da UNE, encerrado neste domingo (18) em Belo Horizonte. Para ela, os estudantes estão chamados a cumprir mais uma vez um papel histórico de lutar em defesa da democracia.


Notícias
18/06/2017 12h57

Plenária final do 55° Congresso da UNE

Ao longo da tarde deste domingo (18) o 55º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune), debateu em sua plenária final eleição da nova direção da entidade. Foram apresentadas chapas e propostas para em seguida os delegados votarem. O resultado verá ser anunciado à noite.


Notícias
18/06/2017 11h25

UNE aprova adesão máxima à greve do dia 30 de junho

Resolução de conjuntura foi votada em plenária final do 55º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), indicando também o Fora Temer e Diretas Já. A resolução foi provada no primeiro dia da plenária final do encontro, neste sábado (17) em Belo Horizonte.


Notícias
15/06/2017 16h25

Congresso da UNE: Lideranças políticas reafirmam defesa das Diretas

O debate “A luta pela democracia e as diretas já’’ foi um dos mais concorridos do primeiro dia do 55º Congresso da UNE, na manhã desta quinta-feira (15), na UFMG, em Belo Horizonte. O auditório da universidade foi tomado por estudantes vindos de todo o Brasil para repensar os caminhos do processo democrático e buscar a unidade na luta, mesmo dentro das diferenças.


Notícias
14/06/2017 17h42

55º Congresso da UNE: Estudantes de todo o país ocupam Belo Horizonte

Os oitenta anos da União Nacional das Estudantes serão comemorados naquele que promete ser o maior congresso da história da entidade. O 55º Congresso da UNE (Conune), que se realiza de 14 a 18 de junho, em Belo Horizonte (MG) terá a maior programação de conferências, atividades culturais e atos se comparada a outras edições realizadas na capital mineira.


Notícias
13/06/2017 18h36

UNE celebra 80 anos em Congresso em Minas Gerais e defende Diretas Já

Começa nesta quarta-feira (14) em Belo Horizonte o 55º Congresso da União Nacional dos Estudantes, o maior encontro estudantil da América Latina. “É quando os estudantes se reúnem para discutir os rumos da UNE, do Brasil e nesse momento conturbado do país a UNE volta na sua história e defende as eleições diretas para presidente, uma bandeira que defendemos na época da redemocratização e no combate à ditadura militar”, declarou Carina Vitral, presidenta da entidade ao Portal BHAZ.


Notícias
08/06/2017 8h32

Jô Moraes presta solidariedade ao Irã devido ao atentado terrorista

A deputada federal Jô Moraes expressou a solidariedade da bancada do PCdoB ao povo e ao governo iraniano vitimas de atentados terroristas que atingirem o parlamentar e o mausoléu do fundador da Republica. Para ela “os grupos terroristas, em qualquer lugar, são os principais inimigos da liberdade, da paz e da soberania dos povos”. Jô Moraes acredita que “a Republica do Irã e seu povo milenar terão coragem de enfrentar esse duro momento e reconstruir e ser baluarte da paz no Oriente Médio”.


Notícias
29/05/2017 11h43

Haroldo Lima: Relembrando Gilse, uma que não se dobrou

A morte de Gilse Cosenza faz-nos lembrar aspectos históricos da luta contra a ditadura.


Notícias
28/05/2017 23h12

Elas venceram a ditadura e inspiram jovens mulheres a barrar o golpe

Cinco moças jovens com trajetórias de vida diferentes, mas um objetivo comum: derrubar a ditadura militar que assolava o Brasil. Ao olhar para as cinco figuras, parecia um sonho ousado demais, mas a história nos mostra que elas – junto a outros milhares de militantes que entregaram a juventude a esta causa – venceram. Hoje as novas gerações enfrentam um novo desafio complexo, barrar um golpe em curso no país, e As Moças de Minas têm muito a ensinar.

Por Mariana Serafini


Notícias
28/05/2017 21h06

Faleceu Gilse Cosenza, um aço em flor

A militante comunista Gilse Cosenza faleceu na noite do domingo (28) em Belo Horizonte. Estava com 73 anos não resistiu `a uma cirurgia para se tratar de um câncer, realizada na última sexta-feira no Hospital Vera Cruz. Há exatos dez anos, Gilse sofreu da mesma doença, mas naquela época uma operação conseguiu extirpar o tumor, que voltou recentemente com mais força. O velório acontece nesta segunda-feira, de 13 a 17 horas, no Parque da Colina, onde será cremada.