América Latina
11/04/2017 9h18

Cuba condena ataque dos EUA contra Síria

Em comunicado assinado pelo vice-ministro de Relações Exteriores de Cuba, Rogelio Sierra Díaz, o governo cubano classificou o bombardeio dos EUA contr a Síria como uma “ação ilegal de força” que “constitui uma grave e flagrante violação da Carta das Nações Unidas e do Direito Internacional”.


América Latina
10/04/2017 18h36

Nicarágua reage unida contra ameaça econômica dos Estados Unidos

O parlamento americano está ameaçando reintroduzir o famigerado “Nicaragua Investment Conditionality Act – Nica Act” (Lei de Condicionalidade a investimentos na Nicarágua). Contra a ameaça imperalista, o governo e o parlamento nicaraguenses, inclusive os parlamentares de oposição, reagiram de modo unitário.


América Latina
10/04/2017 16h45

Cuba sedia encontro da Alba para reforçar unidade regional

Como continuidade da 14ª Cúpula Extraordinária da ALBA-TCP, realizada no mês passado em Caracas, Venezuela, o 15º Conselho Político reúne-se nesta segunda-feira (10), em Havana.


América Latina
10/04/2017 15h01

Cuba propõe recomposição do Conselho de Segurança da ONU

Cuba defendeu em 4 de abril, na Assembleia Geral da ONU, um Conselho de Segurança (CS) com pelo menos 26 membros, 11 permanentes e 15 rotativos, e com uma representação geográfica mais justa, tendo em conta que a maioria dos 193 membros das Nações Unidas são países do chamado Terceiro Mundo.


América Latina
10/04/2017 11h02

Após mais uma morte, mulheres voltam às ruas por Ni Una Menos 

Micaela García, 21 anos, sorri para a foto, segurando um doce na mão esquerda, vestindo uma camiseta com desenho do cartunista argentino Liniers. Nele, a menina Enriqueta, uma de suas personagens mais conhecidas, está com o punho esquerdo levantado, pedindo o que milhões de mulheres em toda a América Latina se juntaram às argentinas para pedir em uma onda de protestos no ano passado: #NiUnaMenos.


América Latina
10/04/2017 10h27

Argentina reprime protesto de professores com violência e prisões 

A polícia da Argentina usou de muita violência e até prisões para dispersar, neste domingo (9), a manifestação de professores e trabalhadores em educação que se realizava em frente ao Congresso, em Buenos Aires. Agentes usaram gás pimenta e pelo menos quatro manifestantes foram detidos. O intuito da manifestação era para chamar a atenção do governo de Mauricio Macri no cumprimento da Lei de Financiamento da Educação.


América Latina
07/04/2017 10h53

Greve geral na Argentina mostra força de trabalhadores contra Macri

A capital argentina, Buenos Aires, amanheceu parada nesta quinta-feira (6). A greve geral convocada pela Confederação Geral do Trabalho (CGT) e pelas Centrais de Trabalho da Argentina (a CTA e a CTA Autônoma) contou com a adesão de todos os sindicatos de trabalhadores em meios de transporte do país, além de diversas categorias, como professores e lixeiros, e grande parte do comércio.


América Latina
06/04/2017 13h24

Mulheres parlamentares da Bolívia apoiam descriminalização do aborto

O Código Penal boliviano em vigor pune o aborto com até seis anos de prisão, com exceção apenas para casos de risco de morte para a mãe ou gravidez decorrente de estupro. Mas, um projeto de lei proposto pelo presidente Evo Morales ao Congresso pretende descriminalizar a interrupção da gravidez em diversas situações. As mulheres parlamentares da bancada do Movimento ao Socialismo já declararam apoio à proposta.


América Latina
06/04/2017 12h11

Chanceler venezuelana acusa OEA de violar normas para atacar seu país

A chanceler venezuelana, Delcy Rodríguez, fez um duro discurso nesta quarta-feira (5) na Organização dos Estados Americanos (OEA) onde acusou o órgão de violentar suas próprias normas para decidir contra Caracas e abrir caminho para uma intervenção.


América Latina
06/04/2017 10h20

Argentinos fazem greve geral contra medidas econômicas de Macri

A Argentina amanheceu completamente parada nesta quinta-feira (6). Trens, ônibus e até as Aerolíneas Argentinas estão paralisados. É o efeito da greve geral, convocada pela Confederação Geral do Trabalho (CGT) contra as medidas econômicas do governo de Mauricio Macri, que tem causado grande impacto no transporte público. Além da paralisação, há piquetes e focos de manifestação em todo o país.