América Latina
13/03/2017 15h49

Como homens e mulheres se aposentam em outros países?

O repúdio à reforma da Previdência, encaminhada ao Congresso Nacional pelo presidente Michel Temer (PMDB), está entre as pautas que foram levadas pelas mulheres às ruas neste 8 de março. Um dos pontos mais contestados é a equiparação da idade mínima de aposentadoria.

Por Étore Medeiros


América Latina
13/03/2017 12h44

Inflação atinge aumento de 25,4% em 12 meses na Argentina

Com o governo do neoliberal Maurício Macri, a inflação registrou nova alta na Argentina, e atingiu no mês de fevereiro 2,5%. Os dados foram divulgados pelo Indec (Instituto Nacional de Estatísticas e Censos). Em janeiro, o aumento havia sido de 1,3% e, em 12 meses, o índice já atingiu 25,4%, com crescimento de 3,5% só no primeiro bimestre do ano.


América Latina
13/03/2017 11h47

Aborto poderá ser despenalizado na Bolívia em nove situações

Um projeto de lei bastante avançado está em discussão na Bolívia para despenalizar o aborto em nove situações, quatro delas durante as primeiras oito semanas de gestação e as outras cinco em qualquer momento da gravidez. A medida pretende modificar o atual código penal que só permite interromper a gravidez em caso de estupro, incesto ou risco de morte para a mãe.


América Latina
13/03/2017 10h30

Cuba lança aplicativo para explicar sistema político da ilha

Uma equipe da Universidade Central Marta Abreu de las Villas, em Cuba, desenvolveu um aplicativo de celular para ampliar o conhecimento da população sobre os sistemas eleitoral e político do país. O sistema está disponível para celulares Android.


América Latina
12/03/2017 13h03

Venezuela classifica como "insolentes" declarações de Aloysio Nunes

A ministra das Relações Exteriores da Venezuela, Delcy Rodríguez, classificou como "insolentes" as declarações do recém nomeado chanceler brasileiro Aloysio Nunes sobre a Venezuela. Aplicando a política de desestabilização e de desrespeito à soberania dos povo, o tucano disse após sua posse, na última terça-feira (7), que o governo de Nicolás Maduro se transformou "em uma ditadura".


América Latina
11/03/2017 16h08

Venezuela vence ExxonMobil em ação sobre hidrocarbonetos

 O Ciadi (Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos) reconheceu o apego legal das autoridades venezuelanas na participação da empresa ExxonMobil no projeto Cerro Negro, informou nesta sexta-feira (10) o governo venezuelano através de comunicado lido pelo ministro de Comunicação e Informação Ernesto Villegas.


América Latina
10/03/2017 13h01

Mulheres latinas cantam a revolução que se pode dançar

Ao pensar em Cumbia e Reggaeton dificilmente associamos estes ritos a letras engajadas em questões sociais. Mas algumas mulheres latino-americanas romperam com este padrão e mostram que música “callejera” (das ruas) e revolução estão mais próximas do que se imagina. “É uma revolução que você pode dançar”, diz a apresentação da cantora argentina La Yegros.

Por Mariana Serafini


América Latina
10/03/2017 9h14

Pobreza urbana chega a 32,9% na Argentina, maior percentual em 7 anos

A taxa de pobreza urbana na Argentina subiu para 32,9% no terceiro trimestre de 2016, afetando 13 milhões de pessoas devido à precariedade do mercado de trabalho e a falta de políticas de desenvolvimento, indicou um relatório apresentado nesta quinta-feira (9) pela Universidad Católica Argentina (UCA).


América Latina
09/03/2017 12h58

O perigo de ser mulher na América Central

Entre as histórias que marcaram esta semana da grande marcha mundial de mulheres está o caso assustador de Vilma Trujillo García, uma mulher de 25 anos que foi queimada viva na Nicarágua, acusada por fiéis de uma igreja evangélica de estar possuída pelo demônio.


América Latina
09/03/2017 12h45

Evo Morales amplia área liberada para o plantio de coca na Bolívia

O presidente da Bolívia, Evo Morales, assinou nesta quarta-feira (8) a nova Lei Geral da Coca, que aumenta de 12 mil para 22 mil hectares a superfície legal de cultivos da planta no país. Para o mandatário, a norma é uma vitória boliviana sobre os EUA.