América Latina
12/06/2017 11h23

Venezuela responde à violência para conseguir a paz

A violência imposta por setores da ultradireita na Venezuela obrigou o governo do presidente Nicolás Maduro a aplicar a segunda fase do Plano Zamora, que busca proteger a estabilidade da nação.

Por Miguel Fernández Martínez


América Latina
10/06/2017 10h47

Curuguaty: Paraguaios exigem libertação dos presos políticos

A confirmação pela “Justiça” do Paraguai da condenação dos 11 camponeses acusados pelo massacre de Marina Kue, em Curuguaty, onde foram mortas 17 pessoas (seis policiais e 11 trabalhadores sem-terra) no dia 15 de junho de 2012, revoltou a população do país vizinho. 

Por Leonardo Wexell Severo para ComunicaSul


América Latina
09/06/2017 10h30

Vice-presidente da Bolívia critica consequências da globalização

O vice-presidente da Bolívia, Álvaro García Linera, voltou a criticar as “nefastas consequências da globalização neoliberal para os povos do mundo”. “Os países não podem ser reféns dos processos de globalização financeira, com mais efeitos destrutivos e impactantes do que benefícios, com o aumento da pobreza, do desemprego e a perda do bem-estar”, disse nesta quarta-feira (7), durante a apresentação do livro “As vias abertas da América Latina”, de Emir Sader, na sede do Banco Central boliviano.


América Latina
08/06/2017 13h36

Farc já entregaram 30% de suas armas às Nações unidas

O comandante em chefe das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), Timoleón Jiménez, anunciou nesta quinta-feira (8) que a guerrilha já entregou mais de 30% de seu armamento à missão da ONU encarregada do processo de transição. Ao final do desarmamento, as armas serão utilizadas para construir três monumentos que representarão o fim do conflito, em três países.


América Latina
07/06/2017 17h17

Intelectuais argentinos apoiam Constituinte na Venezuela

Intelectuais e movimentos sociais argentinos realizarão um encontro para declarar apoio ao governo da Venezuela devido à convocação da Assembleia Constituinte, feita pelo presidentes Nicolás Maduro no último 1º de Maio.


América Latina
07/06/2017 13h21

Em assembleia da ONU, Evo Morales pede uso pacífico da água

O presidente da Bolívia, Evo Morales, liderou nesta terça-feira (6) a assembleia do Conselho de Segurança da ONU sobre águas transfronteiriça. Na ocasião o líder indígena pediu que os conflitos pelo uso da água sejam evitados através de melhor governança global e divisão pacífica dos recursos hídricos.


América Latina
07/06/2017 12h08

Agente cubano da Cia lamenta tentativas fracassadas de matar Fidel

Antonio Veciana, um cidadão cubano e ex-espião da CIA (Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos), diz que a sua é “uma história de fracasso”, pois dedicou a vida a tentar matar Fidel Castro e desestabilizar o governo instituído após a Revolução Cubana – sem sucesso.


América Latina
06/06/2017 15h38

Farc entregará bens para contribuir na reparação das vítimas

O alto conselheiro para o Pós-conflito, Direitos Humanos e Segurança da Colômbia, Rafael Pardo, afirmou nesta segunda-feira (5) que o presidente Juan Manuel Santos preparou um decreto de lei para regulamentar o uso dos bens entregues pelas Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) para reparar os danos causados às vítimas.


América Latina
06/06/2017 13h05

Professores colombianos ocupam ruas de Bogotá após 26 dias de greve

A greve dos professores, organizada pela Federação Colombiana de Educadores, que reúne mais de 330 mil trabalhadores no país, já completa 26 dias sem avanços na negociação. Nesta terça-feira (6), a categoria faz uma grande mobilização na capital, Bogotá.


América Latina
05/06/2017 16h08

Assembleia Constituinte da Venezuela será eleita em 30 de julho

Os membros da Assembleia Nacional Constituinte da Venezuela, convocada no último 1º de maio pelo presidente Nicolás Maduro, serão eleitos no dia 30 de julho, segundo anunciou a presidenta do CNE (Conselho Nacional Eleitoral), Tibsay Lucena, neste domingo (4).

Por Jônatas Campos