América Latina
07/08/2017 10h03

Mercosul escolheu divisão incitada pelos EUA, diz ministro venezuelano

Elías Jaua, ministro da Educação da Venezuela, afirmou no último sábado (5) que os governos dos países fundadores do Mercosul adotaram “a política de fragmentação impulsionada pelo governo dos Estados Unidos”, em referência à nova suspensão do bloco imposta por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai ao país caribenho, decidida em reunião realizada em São Paulo nesta tarde.


América Latina
06/08/2017 15h12

FANB da Venezuela reforça convicção democrática e rechaça ataque

Em comunicado emitido na tarde deste domingo (6), a Força Armada Nacional Bolivariana da Venezuela rechaçou o ataque terrorista paramilitar ocorrido nesta madrugada, no Forte Paramacay, em Valência, estado venezuelano de Carabobo. No texto, a FANB reitera suas convicções democráticas e seu apoio ao governbo de Nicolás Maduro. Os militares também fizeram um chamado para que o povo encontre soluções para os problemas do país no marco da legalidade. 


América Latina
06/08/2017 14h16

Comitê considera arbitrário e ilegal suspender Venezuela do Mercosul

Em nota divulgada neste domingo (6), o Comitê Brasileiro pela Paz na Venezuela classificou como "arbitrária e ilegal" a suspensão do país vizinho do Mercosul. Para as organizações que integram o grupo, trata-se de mais uma tentativa de desestabilização da Venezuela.


América Latina
06/08/2017 12h16

Força Armada venezuelana freia novo ataque terrorista

Na madrugada deste sábado (5) foi registrado um ataque terrorista no Forte Paramacay, em Valência, estado venezuelano de Carabobo, forçando o envio de tropas militares do país, informou a Telesur. De acordo com o constituinte Diosdado Cabello, a situação foi controlada e os responsáveis foram presos por oficiais da Força Armada Nacional Bolivariana (FANB).


América Latina
06/08/2017 11h10

Venezuela rechaça decisão do Mercosul e aponta "grosseira ingerência"

Neste sábado (5), os chanceleres dos países fundadores do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) decidiram “aplicar a cláusula democrática”, que amplia a suspensão da Venezuela do bloco regional. Em reação, a chancelaria venezuelana emitiu nota, classificando como "improcedente" a determinação, e alertou sobre uma "grosseira ingerência dos que distorcem os caminhos legais para provocar intervenções erráticas, violadoras dos mais elementares princípios do direito internacional".


América Latina
06/08/2017 9h07

Adolfo Pérez: Desde Chávez, Venezuela sofre com agressões dos EUA

Nobel da Paz em 1980, ativista argentino diz que situação da Venezuela exige serenidade. Para ele, divisão social pode ser resolvida pelo diálogo político. “Desde o governo de Hugo Chávez, a Venezuela sofreu com as agressões dos Estados Unidos, que não quer perder a hegemonia continental, e intervém em todos os governos e suas respectivas economias”, Adolfo Pérez Esquivel.

Por Guilherme Henrique*, no Le Monde Diplomatique


América Latina
05/08/2017 16h41

"Nunca vão tirar Venezuela do Mercosul", diz Maduro após suspensão

Depois de os chanceleres de Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai decidirem impor uma suspensão política do Mercosul à Venezuela, neste sábado (5), o presidente do país, Nicolás Maduro disse a uma rádio argentina que, "nunca vão tirar a Venezuela do Mercosul". 


América Latina
05/08/2017 12h12

Ex-chanceler é escolhida presidente da Constituinte da Venezuela 

 Delcy Rodríguez ocupa postos no governo da Venezuela desde a administração de Hugo Chávez e, até o começo deste ano, comandava a política externa do país.


América Latina
05/08/2017 11h05

Reunião do Mercosul convocada pelo Brasil é manobra contra Venezuela

Apesar do cerco midiático, promovido pelo governo dos Estados Unidos contra a Venezuela, o país conta com o apoio e alianças no setor econômico, como a China e a Rússia, indicou nesta sexta-feira (4) o ministro das Relações Exteriores, Jorge Arreaza.


América Latina
04/08/2017 19h17

José Reinaldo: PCdoB, patriota, anti-imperialista e internacionalista

O Partido Comunista do Brasil convocou a militância e membros do Comitê Central para o Encontro nacional de Questões Internacionais a realizar-se neste sábado (5), na sede do partido em São Paulo. Na ocasião, será feita uma análise sobre a conjuntura internacional, apresentado os principais pontos em debate no processo de preparação do 14º Congresso do PCdoB e os desafios e tarefas dos comunistas brasileiros na luta anti-imperialista.