América Latina
09/08/2017 11h07

Conselho Mundial da Paz repudia ação do Mercosul contra Venezuela

Reagindo ao anúncio de suspensão da Venezuela do Mercosul pelos chanceleres do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, em reunião em São Paulo, no último sábado (5), a presidenta do Conselho Mundial da Paz (CMP), Socorro Gomes, emitiu uma nota de repúdio à flagrante ingerência nos assuntos internos do país vizinho. Socorro denuncia a ilegitimidade do governo atual brasileiro e a violação do direito do povo venezuelano à autodeterminação.


América Latina
09/08/2017 9h39

Pelos povos originários, pesquisadora defende doutorado em quíchua

Em março de 2017, a antropóloga Carmen Escalante, da cidade de Cusco, no Peru, professora da Universidade San Antonio Abad de Cusco, defendeu na Universidade Pablo de Olavide, em Sevilha, a tese de doutorado Rugido Alzado en Armas. Los Descendientes de Incas y la Independencia del Perú(Rugido em Pé de Guerra. Os Descendentes de Incas e a Independência do Peru).

Por Fernando Iwasaki*


América Latina
08/08/2017 16h28

Jovem desaparece na Argentina após repressão contra comunidade mapuche

No dia 1º de agosto, oficiais da Polícia Nacional Argentina invadiram violentamente o território da comunidade mapuche em Cushamen, comunidade rural localizada no estado de Chubut, na região patagônica argentina.


América Latina
08/08/2017 11h38

Equador defende não ingerência nos assuntos internos da Venezuela

A chancelaria do Equador emitiu um comunicado na noite da última segunda-feira (7) em que rejeita o que classificou de possíveis “ingerências” em assuntos internos da Venezuela. De acordo com o texto, Caracas está “empenhada em resolver democraticamente sua situação interna”.


América Latina
08/08/2017 9h35

Sou um soldado pela Venezuela livre, diz Maradona em apoio a Maduro

O ex-jogador argentino, Diego Maradona, enviou nesta segunda-feira (7), uma mensagem de apoio ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Em sua conta oficial no Facebook, o astro do futebol disse estar pronto para o chamado do chefe de Estado para ser um soldado em defesa da Revolução Bolivariana.


América Latina
07/08/2017 19h29

“De quem é a Patagônia?”: a tensão entre indígenas e latifundiários 

Mapuches se instalam em parte dos 900.000 hectares pertencentes ao grupo italiano Benetton na região. Confrontos resultaram em feridos graves


América Latina
07/08/2017 17h18

EUA apostam em guerra civil para invadir a Venezuela, diz ministro

O vice-ministro venezuelano de Relações Exteriores para a América do Norte, Samuel Moncada, denunciou nesta segunda-feira que os EUA têm interesse em desestabilizar seu país para intervir na política interna. “O governo dos EUA promove o cenário de guerra civil artificial na Venezuela para justificar a intervenção com respaldo de organismos e outros governos da região”, disse.


América Latina
07/08/2017 16h51

Argentina fecha mais um semestre com desemprego em alta

A realidade argentina é completamente diferente do que o presidente Maurício Macri vendeu em sua campanha. Com inflação e desemprego em alta, o país vive um dos momentos econômicos mais delicados da última década.


América Latina
07/08/2017 13h43

“Aqui o senhor não dá ordens, Michel Temer”, responde Nicolás Maduro

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, usou seu programa semanal de TV para responder ao seu homônimo Michel Temer que tem tomado medidas intervencionistas contra o país vizinho. Neste domingo (6), o venezuelano rechaçou a tentativa do Brasil de tentar intervir nos assuntos internos do povo da Venezuela. “Aqui o senhor não dá ordens, senhor Michel Temer! Prepare suas malas que cedo ou tarde o povo brasileiro vai te tirar daí!”.


América Latina
07/08/2017 12h28

Maduro: Os terroristas dos EUA e da Colômbia não pararão nossa pátria

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, disse neste domingo (6) em seu programa de TV que na Venezuela há “um povo majoritariamente patriota, bolivariano, que quer a paz. Há um povo heroico visível”.