América Latina
09/10/2017 6h39

Che, 50 anos depois

 Desde que Fidel anunciou que noticia era tristemente verdadeira, se passaram já 50 anos sem o Che. Para uma geração que tinha nascido para a militância política com sua presença muito próxima, suas palavras, seu exemplo, foi muito difícil assimilar a noticia.


América Latina
08/10/2017 17h08

O exemplo de Che Guevara perdura e se multiplica

Durante o ato pelo 50º aniversário da prisão em combate de Che Guevara e seus companheiros, o primeiro vice-presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, Miguel Díaz-Canel fez um pronunciamento destacando a trajetória do lendário revolucionário latino-americano.


América Latina
08/10/2017 11h40

Victor Jara faria 85 anos, sua obra permanece atual na América Latina

Suas canções de crítica social, amor e protesto marcaram a América Latina. Seu humor desconcertava as elites. O cantor e compositor que teria completado 85 anos no dia 28 de setembro foi assassinado nos primeiros dias do golpe contra Allende.


América Latina
08/10/2017 9h31

O que impede o diálogo entre governo e oposição na Venezuela

Para tentar responder, o Brasil de Fato conversou com o líder opositor Vladimir Villegas e com o diplomata Roy Chaderton.

Por Fania Rodrigues, do Brasil de Fato


América Latina
07/10/2017 12h36

Chancelaria boliviana acusa Estados Unidos de conspiração

O Governo da Bolívia acusou os Estados Unidos de conspirar contra La Paz por reunir representantes da oposição boliviana e delegações diplomáticas no Departamento de Estado, afirmou nesta sexta-feira (6) o chanceler interino Carlos Romero.


América Latina
06/10/2017 18h37

Che, (apenas) um rapaz latino-americano

Diferente dos versos da canção de Belchior, sobre o “rapaz latino-americano sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo do interior”, Che pertencia à uma família de posses e circulou nos ambientes aristocráticos da Argentina. No entanto, escolheu “descer degraus” de sua classe social para conhecer a realidade da América Latina e mais que isso, transformá-la.

Por Mariana Serafini


América Latina
05/10/2017 18h42

Maduro e Putin se reúnem em Moscou para reforçar aliança estratégica

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, se reuniu nesta quarta-feira (4) em Moscou com o presidente russo, Vladimir Putin, para reforçar vínculos diplomáticos e fortalecer as relações estratégicas das duas nações, segundo informações.


América Latina
05/10/2017 10h52

Celso Amorim critica ameaça de intervenção dos EUA na Venezuela

O ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim classificou como “gravíssima” a crise política da Venezuela, agravada pela postura do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que defendeu intervenção militar como meio para “resolver o problema” do país vizinho.


América Latina
04/10/2017 12h42

Cem anos de Parra, a Violeta de Maio

Se fosse viva, a cantora e compositora chilena Violeta Parra completaria 100 anos esta quarta-feira (4). Com o nome artístico Violeta de Maio a artista que mudou a forma de se fazer música na América Latina viveu meio século e, apesar da vida breve, deixou marcas profundas na arte latino-americana.


América Latina
04/10/2017 12h11

Após 20 anos, velha direita da Venezuela retoma protagonismo opositor

“Eu derrotei a velha política”, dizia Henrique Capriles em 2012, quando era o jovem candidato à presidência da República que concorria com o então presidente Hugo Chávez. Na época, ele também era o líder da oposição e a nova cara da direita venezuelana: Capriles havia vencido disputas internas e superado os velhos caciques dos partidos mais antigos.

Por Fania Rodrigues