América Latina
18/05/2017 10h09

A situação da Venezuela no xadrez do imperialismo

A Venezuela está mergulhada em uma grave crise política. Isso todos nós acompanhamos pelos noticiários e pelas redes sociais. Obviamente, a grande mídia hegemônica, uma fiel aliada dos interesses imperialistas, constrói sua versão da história, o que ao mesmo tempo, serve para legitimar junto ao senso comum de boa parte do mundo ocidental, as ações de desestabilização dos EUA e da Otan.

Por Thiago Cassis*


América Latina
17/05/2017 16h30

América Latina precisa de novo ciclo revolucionário, diz líder cubano

Se alguém acha que uma nova rodada eleitoral pode ser suficiente para reverter as sucessivas derrotas e a atual crise da esquerda na América Latina, pode tirar o cavalo da chuva. As forças da direita, aliadas ao imperialismo estadunidense, simplesmente não estão dispostas a aceitar a alternância no governo. Seu objetivo é “expulsar a esquerda das instituições do Estado e liquidá-la politicamente”. Ao menos, essa é a avaliação do cientista político cubano Roberto Regalado.

Por Igor Fuser*


América Latina
17/05/2017 12h33

Professores argentinos marcham contra o desmonte da educação pública

Milhares de professores ocuparam as principais ruas da capital argentina, Buenos Aires, nesta quarta-feira (17), para rechaçar os ataques neoliberais de Maurício Macri contra a educação pública superior. Segundo o professor Martín Ogando, da Faculdade de Ciências Sociais da UBA (Universidade de Buenos Aires), a manifestação é composta por docentes de todo o país.


América Latina
17/05/2017 11h11

Jornalistas protestam no México contra onda de violência

As manifestações se dão após os assassinatos de dois jornalistas em menos de 24 horas no país. Javier Valdez, colaborador do jornal nacional La Jornada e fundador da publicação local Riodoce, foi morto a tiros nesta segunda-feira (15)em Culiacán, capital do Estado de Sinaloa. Ele dirigia seu carro quando foi interceptado e alvejado, à luz do dia.


América Latina
17/05/2017 11h09

Defensor de Porto Rico preso há 35 anos nos EUA está finalmente livre

Esta quarta-feira (17), marca o fim de uma longa história de opressão norte-americana sobre os povos da América Latina e do Caribe. O líder porto-riquenho Oscar López Rivera, preso há 35 anos nos Estados Unidos devido à sua luta em defesa da independência de seu país, entrou em liberdade nesta manhã. Ao longo das três décadas no cárcere, ele chegou a passar 12 anos em prisão solitária, sem nenhum tipo de comunicação externa.


América Latina
17/05/2017 9h48

 As mulheres que combatem notícias falsas na América Latina

Mulheres de cinco países da América Latina estão na linha de frente de combate às informações inverídicas que diariamente invadem as redes sociais e se espalham feito um vírus pela internet. A praga vem sendo chamada de pós-verdade, um jeito de tornar moderno o velho boato. Este levantamento mostra que na Argentina, Brasil, Equador, México e Peru, os sites dos fact-checkers, ou checadores da veracidade de informações, são coordenados ou liderados por mulheres.

Por Reinaldo Chaves


América Latina
16/05/2017 17h26

Nesta tribo há o “terceiro gênero”, homens assumiram papéis femininos

Dizem em Juchitán que São Vicente, patrono dessa região do sul do México, viajava com três sacos cheios de grãos que ia distribuindo por todo o país. Em um deles, estavam os grãos masculinos; no outro, os femininos; e, em um terceiro, eles eram misturados. “Em Juchitán, o terceiro saco rasgou”, brincam os habitantes das comunidades zapotecas. Bem na cintura do México, no Istmo de Tehuantepec (Estado de Oaxaca), vivem os muxes, indígenas nascidos com sexo masculino que assumem papeis femininos.


América Latina
16/05/2017 12h39

Jornalista que denunciava narcotráfico é assassinado no México

O jornalista Javier Valdez foi assassinado nesta segunda-feira (15), na cidade de Culiacán, no México, a poucos metros da redação de um dos jornais em que trabalhava, o periódico Riodoce. Aos 50 anos, Javier havia consolidado sua carreira com grandes reportagens de denúncia sobre o narcotráfico, era correspondente do La Jornada e da AFP.

Por Mariana Serafini


América Latina
16/05/2017 10h41

Venezuela: Ministro se preocupa com recusa da oposição à Constituinte

O ministro venezuelano e chefe da Comissão Presidencial para a Constituinte, Elias Jaua, diz ser "muito preocupante" a recusa da opositora Mesa Democrática (MUD) a participar do processo de eleição da Assembleia Nacional Constituinte.


América Latina
16/05/2017 9h12

Venezuela mobiliza apoio internacional à Constituinte

Na última sexta-feira (12) o governo revolucionário da República Bolivariana da Venezuela recebeu mais de 70 convidados de cerca de 40 países para uma jornada de discussão sobre a Assembleia Nacional Constituinte, realizada no Salão dos Heróis, na Casa Amarela, sede do Ministério do Poder Popular das Relações Exteriores, a Chancelaria venezuelana.