América Latina
15/10/2017 12h29

Venezuelanos vão às urnas para eleger os 23 governadores do país

A Venezuela iniciou processo eleitoral para escolha de 23 governadores neste domingo (15). Mais de 18 milhões de venezuelanos estão convocados a comparecerem às urnas. Foram habilitados mais de 13 mil centros de votação e as urnas fecharão às 18h do horário local.


América Latina
14/10/2017 16h38

Sistema eleitoral venezuelano é altamente sofisticado, diz observador

Cerca de 50 observadores internacionais vão acompanhar o processo eleitoral que vai escolher 23 governadores, neste domingo (15). A presidente do Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, Tibisay Lucena informou essa semana que os acompanhantes eleitorais irão percorrer o país e no domingo vão visitar diversos centros de votação. Os observadores tem o papel de acompanhar as eleições, afim de que seja respeitada a soberania e a autodeterminação do povo venezuelano.

Por Fania Rodrigues


América Latina
12/10/2017 8h00

Corte Interamericana: Brasil tira direitos e diz que é modernidade

O presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Roberto Caldas, criticou o governo de Michel Temer e o golpe no Brasil em entrevista publicada nesta quarta-feira (11) na Folha de S.Paulo. As declarações foram dadas no final de setembro e nelas o juiz Caldas afirma este é o momento no pós-redemocratização “em que mais se está retirando direitos no Brasil e fazendo propaganda de que isso é modernidade”.

Por Railídia Carvalho


América Latina
11/10/2017 11h51

Telesur repercute debate no Barão de Itararé em solidariedade a Cuba

A TeleSur, rede de mídia multi-estatal idealizada por Hugo Chávez e criada para oferecer um contraponto às agências internacionais de notícia e aos grandes grupos de comunicação comerciais, repercutiu atividade realizada nesta segunda-feira (9), no Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, em São Paulo.


América Latina
11/10/2017 11h33

Disseminação de tortura transformou México em laboratório de violência

Os mecanismos de tortura, desaparecimento forçado, violência sexual e feminicídio contra os corpos de mulheres no final da década de 1990, em Ciudad Juárez, hoje são praticados contra os corpos de todos. O México tornou-se um laboratório experimental de violência. Um laboratório cujos mecanismos podem se replicar em qualquer país, com maior ou menor intensidade.

Por Emanuela Borzacchiello


América Latina
10/10/2017 18h08

Venezuelanos vão às urnas e dão mais um passo para a paz e soberania

No próximo domingo (15) serão eleitos os governadores dos 23 estados da Venezuela, por um período de quatro anos. Jorge Rodríguez (PSUV) defende que o processo irá consolidar “a paz e a soberania” no país, uma vez que a oposição aceitou participar e vai concorrer aos cargos eletivos em condições iguais.


América Latina
10/10/2017 13h19

A reinvenção necessária da esquerda

O desafio colocado em 2017 no Brasil não é de símbolos ou palavras de ordem, apenas, mas a esquerda precisa mostrar para a sociedade quais as saídas que poderão ser adotadas para a grave crise. É preciso enfrentar com clareza o novo momento, e levar em consideração que o atual estágio da economia não permitiria mais um Governo de consenso. Como diria o poeta: Nada será como antes, amanhã!

Por Camilo Feitosa Daniel 


América Latina
10/10/2017 10h42

Meio século depois, Cuba presta homenagem a Che Guevara

Milhares de moradores de Villa Clara, Cuba, prestaram homenagem a Che Guevara e a seus companheiros de guerrilha na Bolívia, neste domingo (8), dia que o guerrilheiro foi capturado, há 50 anos. Durante o ato político, a população cubana reafirmou o compromisso das novas gerações com seu legado.


América Latina
09/10/2017 17h28

Bolívia, Peru e Argentina formam comitiva em homenagem a Che

As celebrações em homenagem ao meio século da morte de Ernesto Che Guevara começaram neste domingo (8), em Cuba. A cerimônia foi realizada no mausoléu que abriga os restos mortais de Che, na cidade de Santa Clara, região central do país. No mesmo local, o revolucionário ganhou uma batalha decisiva contra as tropas do ditador Fulgencio Batista, em 1967.


América Latina
09/10/2017 13h40

Evo Morales refaz caminho trilhado por Che Guevara na Bolívia

O presidente da Bolívia, Evo Morales, refez o caminho que o guerrilheiro argentino, Ernesto Che Guevara, percorreu no interior do país antes de sua captura e morte, em 1967. A marcha partiu neste domingo (8) da cidade de Vallegrande, a 1.200 km de La Paz.