América Latina
13/04/2017 10h19

 Países da Alba acusam OEA de ingerência na Venezuela

A Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (Alba) declarou apoio à Venezuela e ao governo do presidente Nicolás Maduro em relação ao modo como o país e seu mandatário estão lidando com a atitude "de interferência, ilegal e pró-imperialista" da Organização dos Estados Americanos (OEA).


América Latina
12/04/2017 17h14

Querem impedir a candidatura de Fernando Lugo, denuncia Frente Guasu

A Secretaria de Relações Internacionais da Frente Guasu – coalização política progressista liderada pelo ex-presidente Fernando Lugo – emitiu uma nota onde denuncia o autoritarismo criminoso da oligarquia paraguaia, que tenta desesperadamente impedir que Lugo concorra à reeleição, e para isso usa de todas as armas contra a convocação de um referendo onde o povo seria chamado a decidir se Lugo e outros ex-presidentes podem ser candidatos.


América Latina
12/04/2017 13h56

Colômbia, entre o luto e o trauma

As notícias que vinham chegando ultimamente da Colômbia eram boas. No ano passado, o país terminou com uma guerra civil que já durava mais de 50 anos. E desde o início de 2017, os combatentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) entregam suas armas, diante dos olhos da opinião pública mundial.


América Latina
11/04/2017 16h31

Crianças Latinas marcham até Washinton para pedir fim de deportações

Dezenas de crianças e adolescentes latino e afro-americanos de pais com documentação irregular nos Estados Unidos partiram nesta segunda-feira (10) de Miami, rumo à Casa Branca, em Washinton, para pedir ao presidente Dnonald Trump rever sua política de deportações.


América Latina
11/04/2017 16h05

Estudantes chilenos fazem greve contra reforma na educação

Milhares de estudantes chilenos saem às ruas de todo o país nesta terça-feira (11) para protestar contra a reforma na educação proposta pelo governo federal. Eles exigem que a Educação seja tratada como política pública, sem o objetivo de se obter lucro, este ainda é um resquício da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).


América Latina
11/04/2017 15h51

Em resposta à repressão policial, professores argentinos fazem greve

A Confederação de Trabalhadores da Educação da Argentina (Ctera) realiza nesta terça-feira (11) uma paralisação nacional de 24 horas em repúdio à repressão que os docentes sofreram no último domingo (9), quando foram duramente reprimidos ao tentarem armar uma barraca em frente ao Congresso.


América Latina
11/04/2017 11h41

Equador: a delicada esperança da Revolução Cidadã

Avanços nos governos Rafael Correa são inegáveis — mas também o é a ruptura com parte importante dos movimentos sociais. Em meio a dificuldades econômicas, Lenín Moreno tentará recomposição.

Por Pedro P. Bocca*


América Latina
11/04/2017 11h25

Ferrovia Bioceânica: o futuro da integração latino-americana

O sonho de integração entre os países latinos é tão ou mais antigo quanto a luta pela independência de cada nação. Esse processo passa necessariamente pelos transportes, em especial por via terrestre, mas deve ser planejado cuidadosamente para não causar danos às comunidades locais e ao meio ambiente.

Por Pedro Sibahi


América Latina
11/04/2017 9h18

Cuba condena ataque dos EUA contra Síria

Em comunicado assinado pelo vice-ministro de Relações Exteriores de Cuba, Rogelio Sierra Díaz, o governo cubano classificou o bombardeio dos EUA contr a Síria como uma “ação ilegal de força” que “constitui uma grave e flagrante violação da Carta das Nações Unidas e do Direito Internacional”.


América Latina
10/04/2017 18h36

Nicarágua reage unida contra ameaça econômica dos Estados Unidos

O parlamento americano está ameaçando reintroduzir o famigerado “Nicaragua Investment Conditionality Act – Nica Act” (Lei de Condicionalidade a investimentos na Nicarágua). Contra a ameaça imperalista, o governo e o parlamento nicaraguenses, inclusive os parlamentares de oposição, reagiram de modo unitário.