América Latina
12/01/2017 19h02

Foro de São Paulo lança o “Consenso de Nossa América”

Realiza-se em Manágua, capital da Nicarágua, uma reunião do Grupo de Trabalho do Foro de São Paulo cujo objetivo é preparar o 23º Encontro da organização multipartidária da América Latina. A reunião, que se encerra nesta quinta-feira (12), recebeu a visita de Nicolas Maduro, presidente da Venezuela, e Miguel Diaz-Canel, vice-primeiro ministro de Cuba, e aprovou uma primeira versão do documento "Consenso de Nossa América". 


América Latina
12/01/2017 15h51

Trump avança na construção do muro na fronteira com o México

O muro de Donald Trump deixará de ser uma promessa eleitoral ou um desenho animado em HD para se transformar numa política do governo. Trump, o presidente eleito dos Estados Unidos, ratificou sua vontade de levantá-lo depois da noite dos Reis Magos (6). Desse anúncio previsível se destacam duas questões diferentes, doze dias antes dele assumir a presidência.


América Latina
12/01/2017 10h58

México: crônica de uma privatização encoberta

Em 4 de janeiro de 2015 o presidente Enrique Peña Nieto assegurava que graças à Reforma Energética não haveria mais "gazolinaços” [aumento no preço da gasolina]. Hoje sabemos que aquele anúncio não é mais que uma promessa rota da qual se pode chegar um fundo ainda mais obscuro.

Por Crismar Lujano*


América Latina
12/01/2017 9h26

“Aqui a mulher não é da cozinha”, diz guerrilheira das Farc

“Todos somos iguais, temos que cozinhar, lavar, usar facão. Fazemos tudo, mulheres e homens”, afirma Derly. A rotina de uma mulher nas Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) é dura: enfrenta a guerra, caminhadas que levam dias, uma mala de mais de 20 quilos e condições de muita dificuldade ou até mesmo a morte. Mesmo assim elas se sentem mais livres porque são respeitadas e tratadas com igualdade perante os homens, diferente da vida na sociedade civil.

Por Mariana Ghirello


América Latina
12/01/2017 9h05

PC de Cuba faz apelo por unidade da América Latina e Caribe

O primeiro vice-presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, conclamou nesta terça-feira (10) os partidos de esquerda da região latino-americana e caribenha a defenderem e fortalecerem a unidade para enfrentar a nova onda neoliberal que ameaça a integração regional.


América Latina
11/01/2017 16h17

Presidente da Venezuela cria Comando Antigolpe

O presidente Nicolás Maduro acusou nesta terça-feira (10) a maioria opositora da Assembleia Nacional (AL) de desrespeitar a Constituição, estimular a desestabilização e tentar um golpe parlamentar. Isso porque, na segunda-feira (9) os parlamentares opositores emitiram um documento onde acusavam o presidente de “abandono de cargo” e justificavam sua deposição.


América Latina
11/01/2017 12h44

Mujica pede que em 2017 os governos protejam as crianças pobres

Em sua primeira videocoluna deste ano, o ex-presidente do Uruguai e atual senador, José “Pepe” Mujica, pede que os governos sejam mais comprometidos em proteger as crianças pobres, que por falta de cuidados, levam a marca da desigualdade social por toda a vida.


América Latina
11/01/2017 11h20

Após tentativa de golpe Venezuela tende à estabilização, diz professor

Após mais uma ameaça de golpe da oposição do governo da Venezuela nesta segunda-feira (9), "a situação tende a se estabilizar", segundo análise de Gilberto Maringoni, professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Por Rafael Tatemoto


América Latina
11/01/2017 9h33

Conselho de Segurança da ONU analisa processo de paz na Colômbia

O Conselho de Segurança da ONU vai analisar nesta quarta-feira (11) os avanços da implementação do acordo de paz na Colômbia depois de mais de 50 anos de conflito entre o governo e as Farc-EP (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo).


América Latina
10/01/2017 16h34

Desigualdade social aumenta durante governo de Maurício Macri

O Instituto de Estatísticas e Censos da Argentina (Indec) revelou nesta semana que a desigualdade social aumentou no país em 2016, primeiro ano do governo do presidente neoliberal Maurício Macri. De acordo com o estudo divulgado pelo instituto, os 10% da população mais rica receberam no terceiro trimestre do ano passado ingressos médios 25,6 vezes mais altos que os 10% mais pobres. Um trimestre antes, essa diferença era de 23 vezes.