América Latina
21/03/2017 11h27

Porque os chilenos estão nas ruas contra a previdência privada

Desde julho de 2016, o assunto político mais importante do Chile é o sistema previdenciário. Multitudinárias marchas realizadas nas principais cidades do país, uma delas com quase um milhão de pessoas, exige o fim do sistema criado durante a ditadura, e que só agora, quando as primeiras pessoas estão se aposentando por ele, se descobriu que é um verdadeiro desastre.

Por Victor Farineli


América Latina
21/03/2017 9h51

Argentina de Macri: professores em greve há 15 dias sem negociação

O ano letivo começou no dia 6 de março na Argentina, mas o professores da rede pública ainda entraram em sala de aula. Eles exigem aumento salarial capaz de compensar a inflação, que no ano passado foi uma das maiores dos últimos tempos. Há 15 dias nas ruas, com manifestações massivas, eles ainda não conseguiram ser atendidos pelo governo para negociar uma proposta justa para as duas partes.


América Latina
20/03/2017 16h12

O Brasil e o Mercosul perdidos na Era Trump

Como reagir a um presidente que despreza a América Latina? Temer e Macri, que sonhavam com as asas de Washington, estão desconcertados. E a esquerda?

Por Adhemar S. Mineiro


América Latina
20/03/2017 13h08

Crises politicas são inerentes ao sistema capitalista, denuncia Mujica

O ex-presidente e atual senador do Uruguai, José Mujica, analisa a atual crise politica e econômica pela qual passa o continente e não titubeia em afirmar que se trata de um período do ciclo do sistema capitalista.


América Latina
20/03/2017 12h21

Cem anos de solidão de Aracataca-Macondo

Aracataca não é uma cidade, é um estado de espírito. Um portal para se acessar tempos remotos e entender a vida urbana em seus primórdios, quando as casas tinham piso de terra batida e paredes de barro, as invenções eram trazidas por ciganos, os vizinhos eram parentes e o mundo era tão recente que as coisas careciam de nome.

Por Ana Magalhães


América Latina
20/03/2017 10h30

Líderes do continente expressam solidariedade por inundação no Peru

Líderes e organizações da América Latina expressaram seu apoio ao Peru após as inundações causadas pelas chuvas, que afetaram, até o momento, mais de 630 mil pessoas. Segundo o último relatório oficial de danos divulgado neste domingo (19) pelo Coen (Centro de Operações de Emergências Nacional), o número de mortos nas inundações subiu para 75, com 263 feridos e 20 desaparecidos.


América Latina
18/03/2017 13h25

Evo Morales: América Latina unida pode ser uma potência econômica

O presidente boliviano Evo Morales afirmou nesta sexta-feira (18) que a América Latina unida poderá ser uma forte potência econômica graças aos recursos naturais do continente.


América Latina
17/03/2017 12h04

Sindicatos argentinos anunciam a primeira greve nacional contra Macri

O peronismo sindical vai paralisar a Argentina no próximo dia 6 de abril. Pelo menos foi o que prometeram os líderes da Confederação Geral do Trabalho (CGT) depois do anúncio de uma greve geral de 24 horas, a primeira declarada contra o presidente Mauricio Macri, no poder há 15 meses.


América Latina
17/03/2017 9h59

Cuba oferece mil bolsas de estudo de medicina para Farc e governo

O embaixador de Cuba na Colômbia, José Luis Ponce Caraballo, ofereceu, em nome do governo do país caribenho, mil bolsas de estudo de medicina para membros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e para o governo do país sul-americano.


América Latina
16/03/2017 14h55

Capitalismo chileno: se não se estimula, pega fogo

A imagem que acompanha este artigo aconteceu no final do ano passado. Especificamente na noite de 13 de dezembro. Se passou no Chile, durante o jantar anual da Associação de Exportadores de Manufaturas do país, a Asexma.

Por Luis Salas Rodríguez