América Latina
20/02/2018 17h14

A Venezuela é um país mais democrático que o Brasil, defende professor

O doutor em Ciência Política e professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC), Igor Fuser, é direto: “Se é pra falar em democracia, a Venezuela, com todos os seus problemas econômicos, que são terríveis, é um país bem mais democrático que o Brasil”.


América Latina
20/02/2018 16h10

Venezuela começa pré-venda das bitcoins Petro

O governo da Venezuela anunciou nesta terça-feira (20) a abertura para pré-venda do Petro, a moeda digital do país, teve sua criação anunciada pelo presidente Nicolás Maduro em dezembro do ano passado.


América Latina
20/02/2018 13h12

Será o fim da disputa eleitoral na América Latina?

A disputa na América Latina já não é principalmente eleitoral. A restauração conservadora tem outros mecanismos. E não necessariamente são as urnas. A via escolhida [pela direita] quase sempre é outra. Cada caso é diferente: tudo depende do país em questão. Utilizam uma ou outra ferramenta em função do cenário e da disponibilidade.

Por Alfredo Serrano Mancilla*


América Latina
19/02/2018 16h21

Rita Coitinho: Antes Guerra Fria, agora Guerra às Drogas 

O discurso “oficial” das forças armadas brasileiras sobre o golpe civil e militar de 1964 é um só: o mundo estava à beira de uma revolução comunista mundial, o Brasil estava um caos e era preciso restabelecer a ordem.

Por Rita Coitinho*, no Desacato.info


América Latina
19/02/2018 16h20

Noam Chomsky explica o que está por trás das “ajudas humanitárias”

O conceito de ajuda humanitária é quase todo ato agressivo realizado por qualquer potência que, no ponto de vista do agressor, é uma ajuda humanitária, mas não no ponto de vista das vítimas, explica o filósofo Noam Chomsky. Segundo ele, que também é linguista e cientista político, os Estados Unidos reconhece isso publicamente e entende o terremoto do império tradicional.


América Latina
19/02/2018 15h17

Macri e Temer abrem disputa pelo prêmio de melhor capacho do império

No início da semana passada, o governo argentino anunciou oficialmente um acordo para a instalação em seu território de uma base de operações da DEA, sigla em inglês para Drug Enforcement Administration, a agência antidrogas do Estado norte-americano. Mais especificamente, essa base se localizará na Tríplice Fronteira, região de importância central para a geopolítica do Cone Sul.

Por Alexandre Ganan de Brites Figueiredo*


América Latina
19/02/2018 12h07

Candidatos à presidência do México começam processo eleitoral

Foi dada a largada para as eleições presidenciais no México. Os mexicanos vão às urnas no dia 1 de julho deste ano e os candidatos já fizeram suas inscrições para participar do processo.


América Latina
19/02/2018 11h21

Água como fator de desestabilização política

O fatídico “Dia D”, dia em que presumivelmente já não sairá água das torneiras é uma possibilidade real em muitos lugares do mundo. Na cidade do México, por exemplo, dizem que as crianças que estão hoje nos berçários, não terão água disponível quando ingressem na Universidade.

Por Pablo Mansilla Salinas*


América Latina
19/02/2018 9h50

Como um presidente é eleito em Cuba?

Em junho de 2017, o Conselho de Estado de Cuba, órgão oficial do Partido Comunista, anunciou a convocatória de eleições gerais para escolher os delegados das assembleias municipais, das assembleias provinciais e os deputados da Assembleia Nacional do Poder Popular.


América Latina
17/02/2018 17h58

Caracas acusa Colômbia de recrutar para criar conflito na fronteira

O ministro de Relações Interiores da Venezuela, Nestor Reverol, afirmou nesta sexta-feira (16/02) que o Exército da Colômbia está recrutando cidadãos venezuelanos e oferecendo-os treinamento militar com o intuito de criar focos de violência na fronteira entre os dois países.