América Latina
20/04/2014 17h35

Bolívia: Mídia privada faz campanha contra presidente Evo Morales

A ministra boliviana de Comunicação, Amanda Dávila, advertiu sobre uma guerra midiática contra o presidente Evo Morales e assegurou que a mesma se intensifica devido à proximidade das eleições gerais. Em declarações citadas pelo portal Prensa Latina, neste domingo (20), Dávila afirmou que existe uma campanha de desprestigio contra o presidente, fomentada pela oposição através dos meios de imprensa privados.

América Latina
20/04/2014 10h31

Na Venezuela, a tentação do golpe de Estado

Os venezuelanos têm bons motivos para exprimir seu descontentamento diante de um poder que sofre para transformar as estruturas do país (aparelho produtivo, sistema fiscal...). Os protestos recentes foram assumidos por uma ala da oposição que tem apenas um objetivo: derrubar o presidente Nicolás Maduro, eleito.

Por Alexander Main*, no Le Monde Diplomatique

América Latina
20/04/2014 8h55

Nicolás Maduro: Venezuela, um chamado à paz

Os recentes protestos ocorridos na Venezuela tomaram conta das manchetes internacionais. Grande parte da cobertura da mídia estrangeira distorceu a realidade do meu país e os fatos.

Por Nicolás Maduro*, no New York Times

América Latina
20/04/2014 7h47

Mesmo que a injustiça prevaleça, a luta sempre valerá a pena

No último sábado (12), os cinco presos políticos em greve de fome do Paraguai – acusados pelo Massacre de Curuguaty – tiveram uma vitória significativa, ganharam o direito de cumprir a pena em regime domiciliar até ir a julgamento (pelo crime que não cometeram). Foram 58 dias de greve de fome e muitos militantes de diversos movimento sociais, ativistas de direitos humanos e familiares mobilizados em torno da causa.

Por Mariana Serafini, do Vermelho

América Latina
19/04/2014 15h14

Venezuela marca a independência e a luta continua, diz Maduro

A bandeira da Venezuela foi içada neste sábado (19), no Panteão Nacional em Caracas, a capital do país, para dar início aos atos comemorativos do aniversário de 204 anos desde a independência venezuelana. O presidente Nicolás Maduro destacou, em mensagem aos venezuelanos, que “hoje, mais do que nunca, o povo assume o seu papel de fazer a Pátria Grande.”

América Latina
19/04/2014 12h15

FAO insta governos a protegerem a pesca na região amazônica

Um comunicado da Organização para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês) divulgado nesta sexta-feira (18) retoma a necessidade de priorizar o desenvolvimento sustentável da pesca e da agricultura para melhorar a segurança alimentar na América Latina e no Caribe. A nota foi publicada pelo escritório da FAO na capital cubana, Havana.

América Latina
19/04/2014 11h04

Mercosul e UE podem apresentar posições para acordo em breve

O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo informou, nesta sexta-feira (18), que a troca de listas de ofertas entre os países do Mercosul e da União Europeia (UE) para a viabilização de um acordo de livre comércio entre os blocos está em fase avançada e que, apesar de ambos os lados precisarem de mais tempo para definir suas propostas, a troca não deverá demorar.

América Latina
19/04/2014 10h48

Poetisa cubana divulga evento hispanista no México

A poetisa cubana Odalys Leyva representará o seu país no evento da Frente de Afirmação Hispanista AC do México, que começa na próxima terça-feira (22) e dura até 1º de maio, de acordo com uma matéria deste sábado (19), no portal cubano de notícias, Prensa Latina. Odalys, que também recebeu o prêmio Dama das Hespérides, neste ano, oferecido a mulheres defensoras das raízes culturais, especificou que o evento acontecerá sob a direção da poetisa Maricruz Patiño.

América Latina
19/04/2014 9h20

Líderes homenageiam García Márquez; corpo é cremado no México

O corpo do escritor colombiano Gabriel García Márquez foi cremado na Cidade do México. Na segunda-feira (21), o governo mexicano prestará uma homenagem ao vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1982 no Palácio das Belas Artes. As expressões de luto continuam sendo transmitidas: a presidenta Dilma Rousseff disse que suas personagens ficarão para a história, e o presidente cubano, Raúl Castro, também prestou a sua homenagem.

América Latina
18/04/2014 16h49

Panamá alerta para tentativas de fraude nas próximas eleições

Uma grande variedade de irregularidades podem ocorrer nas eleições presidenciais do Panamá, previstas para 4 de maio, e derivariam em situações extremas de anulação das eleições, advertem meios de imprensa nacionais nesta sexta-feira (18). Diversos atores políticos afirmam que a sua preocupação, na verdade, é com a campanha difamatória contra o Tribunal Eleitoral, o que pode refletir tentativas de desestabilização.