América Latina
31/10/2014 19h23

Mujica critica oposição uruguaia por odiar os pobres

O presidente uruguaio, José Mujica, denunciou nesta sexta-feira (31) que a oposição política mostra sua intolerância intelectual e não aceita que os que vêm "de abaixo" governem.

América Latina
31/10/2014 12h47

Tabaré Vázquez se prepara para o segundo turno no Uruguai

O governante Frente Ampla (FA), que no domingo (26) derrotou nas urnas os opositores Partido Nacional (PN) e Colorado (PC), se prepara para a sua segunda batalha, que ocorrerá em 30 de novembro.

América Latina
31/10/2014 12h05

Equador e Peru se reúnem e seguem construindo a paz

Equador e Peru procuram em conjunto seguir construindo a paz para as duas nações. Nesta quinta-feira (30), líderes dos dois países participaram de um encontro binacional na região fronteiriça de Arenillas, incluindo os presidentes Rafael Correa, equatoriano, e Ollanta Humala, peruano.

América Latina
30/10/2014 18h53

Cuba e Estados Unidos se unem para combater o ebola

Confira no boletim da Rádio Vermelho desta quinta-feira (30) como Cuba e EUA estão se unindo para combater o ebola nas Américas. O programa também destaca: Inácio Arruda denuncia papel antidemocrático da grande mídia na eleição, parlamentares criticam mudança no rito de julgamento do STF e Argentina apresenta projeto de regulação das telecomunicações.

Por Ramon de Castro, para a
Rádio Vermelho

América Latina
30/10/2014 16h44

Argentina aprova Lei de Hidrocarbonetos

 Depois de longo debate, ambas as câmaras do Congresso argentino aprovaram nesta quinta-feira (30) o Orçamento 2015 e a reforma da legislação sobre hidrocarbonetos, que passam agora à promulgação pelo Executivo.

América Latina
30/10/2014 15h51

Maurice Lemoine: Golpes e desestabilização moderna na América Latina

Habituada aos golpes de Estado, a América Latina tornou-se, após o inverno das ditaduras, um laboratório de experimentação de políticas à esquerda. Cada vez mais, porém, os Estados Unidos e seus aliados aprendem a derrubar – ou tentar derrubar – sem muito derramamento de sangue os governos que os perturbam.

Por Maurice Lemoine*, no Le Monde Diplomatique

América Latina
30/10/2014 12h53

Em Cuba, EUA participam de reunião da Alba para debater o ebola

Em uma cooperação sem precedentes nos últimos 40 anos, o governo norte-americano enviou especialistas para participar da reunião técnica convocada pela Aliança Boliviariana para os Povos de Nossa América (Alba), em Cuba, com o objetivo de coordenar estratégias de prevenção e luta contra o ebola na região. Os países romperam relação nos anos 1960.

América Latina
30/10/2014 11h24

Conflitos por mineração geram onda de violência na Guatemala

 Em 2000, engenheiros da Radius Gold, companhia de mineração com sede em Vancouver, descobriram uma enorme reserva de ouro nas profundezas das montanhas Tambor, região sul da Guatemala. O governo guatemalteco logo expediu à companhia uma licença de exploração; por mais de uma década, a empresa estudou a região como possível base de operações.

Por Giles Clarke*, na Revista Vice**

América Latina
30/10/2014 10h44

Argentina apresenta projeto de regulação de telecomunicações

 O Executivo argentino vai enviar ao Congresso um projeto de lei para regulamentar os serviços de telecomunicações (internet, telefonia fixa e móvel e TV a cabo). A Lei Argentina Digital, que também prevê a neutralidade da rede e a inviolabilidade das comunicações, foi anunciada em coletiva de imprensa pelo ministro de Planejamento, Julio de Vido, na manhã desta quarta-feira (29).

Aline Gatto Boueri, de Buenos Aires para a Opera Mundi

América Latina
30/10/2014 9h31

Presidente mexicano recebe pais de jovens desaparecidos

O presidente mexicano, Enrique Peña, recebeu nessa quarta-feira (29) os pais dos 43 estudantes desaparecidos há mais de um mês. Eles manifestaram falta de confiança nas autoridades, durante o encontro que durou cinco horas.