América Latina
21/12/2014 16h51

Os cinco heróis cubanos cantaram a liberdade com Sílvio Rodríguez

Em um ambiente cheio de alegria e irmandade, os cinco heróis cubanos participaram de um show oferecido pelo cantor Sílvio Rodríguez no Estádio Latino-americanao de Havana, em Cuba.


América Latina
21/12/2014 16h28

Presidente da Colômbia espera que cessar-fogo seja definitivo

O cessar-fogo unilateral por tempo indefinido das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), anunciado na última quarta-feira (17), começou à meia-noite e um deste sábado (20) na Colômbia.


América Latina
21/12/2014 11h03

Emir Sader: Afinal de contas, o que quer a direita latino-americana?

A direita latino-americana viveu momentos de euforia com a vitória dos Estados Unidos na guerra fria, com o fim da União Soviética, o triunfo da democracia liberal em uma parte majoritária do planeta e, igualmente, do modelo econômico neoliberal. A velha direita oligárquica buscava se renovar com teses liberais de mercado contra o Estado, os partidos e os movimentos populares.

Por Emir Sader*, na Rede Brasil Atual


América Latina
21/12/2014 10h16

Eduardo Galeano: Ayotzinapa

Os órfãos da tragédia de Ayotzinapa não estão sós na obstinada busca de seus queridos, perdidos no caos dos aterros incendiados e das valas cheias de restos humanos.

Por Eduardo Galeano*, em Carta Maior


América Latina
21/12/2014 0h00

Argentina é pressionada a instalar Mecanismo de Prevenção da Tortura

O Escritório Regional para a América do Sul do Alto Comissionado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) divulga uma nota na qual lamenta a trágica morte de um menor de idade interno por decisão judicial no Instituto Luis Agote, em Buenos Aires.


América Latina
21/12/2014 0h00

Prefeitura reconhece rua como patrimônio dos imigrantes bolivanos

Um pedacinho da Bolívia na cidade de São Paulo. A rua Coimbra é agora patrimônio dos imigrantes bolivianos. A Prefeitura vai criar infraestrutura e regularizar a região.


América Latina
20/12/2014 16h35

Castro: Reatamento com EUA será longa luta e socialismo continuará

O presidente de Cuba Raúl Castro considerou neste sábado (20) que o restabelecimento das relações entre Cuba e os Estados Unidos será uma luta longa e difícil que exigirá a mobilização internacional.


América Latina
20/12/2014 15h32

Após Guantánamo, Obama agradece Mujica por papel em acordo Cuba-EUA

Pouco tempo depois de participar do acordo diplomático com o governo dos Estados Unidos que possibilitou a libertação de seis presos de Guantánamo, o presidente do Uruguai, José Mujica, se engajou também em outro projeto: a retomada das relações entre EUA e Cuba, interrompidas há mais de 50 anos. O governante norte-americano, Barack Obama, reconheceu o papel do uruguaio no processo, agradecendo Mujica pela mediação entre os dois países.


América Latina
20/12/2014 11h56

Tráfico é principal causa de prisão de mulheres na América Latina

Quando a jovem colombiana protagonista do filme "Maria Cheia de Graça" decide engolir “pepas” (cápsulas com cocaína ou heroína) para transportá-las aos Estados Unidos, ela repete a experiência de muitas mulheres que cresceram em países que produzem drogas ou por onde elas transitam. A maioria delas, seja atuando no tráfico ou como consumidoras, compartilha a precária existência comum a muitas mulheres pobres em todas as Américas: exclusão social, violência, sexismo e feminização da pobreza.


América Latina
20/12/2014 11h37

Cuba vence queda de braço com Estados Unidos

A decisão do presidente norte-americano, Barack Obama, de reatar relações diplomáticas com o Estado cubano e amenizar sanções econômicas, somente tem paralelo histórico com a Guerra do Vietnã.

Por Breno Altman*, em seu blog