América Latina
09/02/2016 10h28

Primeiro ministro do Haiti convoca diálogo pela paz

O primeiro ministro do Haiti, Evans Paul, fez um chamado pela paz em seu país e convocou os manifestantes que atualmente protestam contra a instabilidade eleitoral a se somarem em um diálogo para conquistar um governo capaz de fazer uma transição pacífica.


América Latina
09/02/2016 9h43

Brasil oferece aos países do Mercosul treino para teste de Zika  

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, ofereceu aos países do Mercosul treinamento para a realização laboratorial de testes para detecção do vírus Zika. A capacitação será feita pelos institutos nacionais do Brasil por meio do exame PCR (Polymerase Chain Reaction). O objetivo é reforçar a capacidade de vigilância epidemiológica da região, acompanhando o comportamento do vírus e propondo ações necessárias para a proteção da população. 


América Latina
08/02/2016 16h12

O simbólico apoio do Brasil a Evo Morales

Evo Morales acaba de completar uma década como presidente da Bolívia. No dia 21, os bolivianos vão decidir em um referendo se aprovam o direito do líder indígena de disputar um quarto mandato, na eleição de 2019. Com a economia do país e seu ibope pessoal em alta, Morales tem razões para otimismo com o resultado das urnas. E mais ainda após a recente visita oficial a Dilma Rousseff.  Por André Barrocal*, na Carta Capital


América Latina
08/02/2016 13h30

Quatro crianças morrem de desnutrição na Colômbia em 15 dias

A fome fez sua quarta vítima, em apenas duas semanas, na Colômbia, mas já foram identificadas mais de 15 mil crianças diagnosticadas com desnutrição grave. Neste domingo (7), uma menina de quatro anos morreu na Clínica Reina Catalina, na cidade de Barranquilla, província de Atlántico. Assim como outras três crianças, neste caso também foi a desnutrição que a levou a óbito. Os outros casos aconteceram no município de Manaure no departamento de La Guajira, onde o quadro é mais grave.


América Latina
08/02/2016 12h19

Movimentos sociais pedem ajuda do Papa para libertar Milagro Sala

Milhares de dirigentes políticos, sociais e intelectuais da Argentina enviaram uma solicitação oficial ao Papa Francisco para que o pontífice intervenha, junto ao governo de Maurício Macri, pela imediata libertação da dirigente indígena de deputada do Parlasul, Milagro Sala.


América Latina
08/02/2016 10h50

O Significado do 4 de Fevereiro na Venezuela, 24 anos depois

Num dia 4 de fevereiro, há 24 anos, um movimento militar revolucionário, lançava um relâmpago que iluminou toda a Venezuela imersa na noite trágica do neoliberalismo mais selvagem, da entrega criminosa de sua maior riqueza a preço vil, o petróleo, e acordou um povo para a criatividade da política revolucionária, desenterrando dialeticamente a Bolívar e seus ideais transformadores.

Por Beto Almeida


América Latina
08/02/2016 9h14

Presidente do Haiti deixa poder e pede união para ultrapassar crise

Com o fim do mandato, o presidente do Haiti, Michel Martelly, deixou neste domingo (7) o cargo. Ele pediu unidade para o país ultrapassar as dificuldades provocadas por uma crise eleitoral que impossibilitou a eleição de um novo chefe de Estado.


América Latina
05/02/2016 12h15

Trabalhadores convocam primeira greve geral contra Macri na Argentina

O secretário geral da Associação de Trabalhadores do Estado (ATE), Hugo Godoy, anunciou nesta quarta-feira (3) que a categoria fará uma greve geral no dia 24 de fevereiro em rechaço à onda de demissões promovida pelo governo de Macri que já demitiu mais de 24 mil funcionários públicos.


América Latina
05/02/2016 11h00

Direita tenta recriar as “guarimbas” na Venezuela

O ano de 2014 foi marcado por manifestações turbulentas promovidas pela oposição venezuelana que ficaram conhecidas como “guarimbas”. Esses episódios resultaram em mortos e feridos graves. Na tarde desta quinta-feira (4) um grupo de jovens da Universidade Católica de Táchira (Ucat) tentou reativar as mobilizações violentas que já provaram levar o país à beira do caos.


América Latina
05/02/2016 9h42

Carnaval na Colômbia celebra realismo mágico de Gabriel García Márquez

É difícil ler Cem Anos de Solidão e não imaginar como e onde seria a cidade de Macondo, onde o livro é ambientado. É com este propósito que os foliões de Barranquilla, capital do departamento de Atlántico, na Colômbia, se dedicaram a levar a obra de Gabriel García Márquez para a avenida neste carnaval.