América Latina
24/05/2016 14h18

Papa Francisco demonstra preocupação com 'golpes brandos' na América Latina

O papa Francisco afirmou na última quinta-feira (19/05) que alguns países da América Latina podem estar passando por um “golpe de Estado brando”, durante encontro com membros da presidência do Celam (Conselho Episcopal Latino-Americano).


América Latina
24/05/2016 14h10

Presidente uruguaio anuncia taxação de grandes rendas

O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, anunciou, nesta segunda-feira (23), medidas de ajuste que afetarão só aos setores de maior rendimento e ratificou a decisão de seu governo de cumprir as políticas sociais prometidas.


América Latina
23/05/2016 19h08

Serra enfrenta protestos e entra pelos fundos da chancelaria argentina

Um grupo de cerca de 150 manifestantes formado por brasileiros e por integrantes do grupo La Cámpora, que reúne apoiadores da ex-presdenta Cristina Kirchner, ocupou a frente da sede do Ministério das Relações Exteriores argentino nesta segunda (23) para protestar contra a visita do chanceler brasileiro, José Serra, à Argentina.


América Latina
23/05/2016 11h33

Dilma pode voltar, afirma Lula em entrevista à Telesur

Em uma entrevista exclusiva à Telesur, com o jornalista venezuelano Ernesto Villegas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fala das implicações políticas e sociais da atual crise política do país, após o Senado ter aceito o pedido de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff.


América Latina
23/05/2016 9h57

Para legitimar o golpe, Serra se apoia na política neoliberal de Macri

O presidente eleito da Argentina, Mauricio Macri, foi o primeiro chefe de Estado a reconhecer o governo ilegítimo de Michel Temer depois do golpe. Ambos compartilham um projeto de governo neoliberal que propõem privatizações e redução do Estado. Neste domingo, 22, José Serra, que ocupa temporariamente o ministério das Relações Exteriores viajou à Argentina para estreitar relações bilaterais.


América Latina
20/05/2016 11h47

Macri veta lei e mantém onda de demissões na Argentina

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, vetou a Lei Anti-Demissões proposta pelo Congresso Nacional para barrar a onda de demissões que já deixou mais de 130 mil pessoas sem emprego desde que ele assumiu a presidência, em dezembro passado. A lei foi aprovada pelos deputados com 147 votos a favor, 3 contra e 88 abstenções.


América Latina
20/05/2016 9h51

“A América Latina não é uma colônia dos EUA”, diz Evo Morales

O presidente da Bolívia, Evo Morales, declarou nesta segunda-feira (19), durante a 10ª Cúpula Hemisférica de Prefeitos, em Sucre, que a América Latina não é uma colônia dos Estados Unidos. “Os tempos de dominação imperial terminaram”, afirmou.


América Latina
19/05/2016 16h37

A falácia da política externa sem “preferência ideológica” de Serra

Em seu primeiro pronunciamento à frente do Itamaraty, José Serra falou em “política externa sem preferências ideológicas”. Os especialistas Reginaldo Nasser e Matias Spektor analisam o discurso do ministro interino que compõe o governo formado por Michel Temer depois do golpe contra a presidenta Dilma Rousseff.


América Latina
19/05/2016 9h07

Honduras depois do golpe: militarização e expansão dos EUA

Na imagem no site da Secretaria de Defesa de Honduras, homens de costas e enfileirados apoiam as mãos na lataria de um ônibus enquanto são revistados por homens com farda militar. Liderada pela Polícia Militar da Ordem Pública (PMOP) do país, a foto registra uma operação em terminais de ônibus, cujo objetivo é “dar segurança ao setor do transporte”, segundo a nota da Secretaria.

Por Luciana Taddeo


América Latina
18/05/2016 13h40

Intelectuais de vários países lançam manifesto contra golpe no Brasil

Mais de mil intelectuais de dezenas de países já assinaram e continuam assinando o manifesto lançado pela Rede em Defesa da Humanidade (REDH), denunciando o golpe no Brasil.