América Latina
22/05/2017 11h23

Temer, um personagem descartável dos golpes no século 21

Nos golpes do século 21 na América Latina mudaram muitas coisas. O novo formato não é militar. Estes novos golpes são parlamentares com o poder judicial-comunicacional-econômico. Mas esta não é a única novidade. O outro aspecto crucial, que talvez tenha passado despercebido, é que estes novos golpes sempre contam com um executor que só fica no cargo enquanto a direita ganha tempo para buscar o verdadeiro candidato que deverá governar em seguida.

Por Alfredo Serrano Mancilla*


América Latina
22/05/2017 10h09

Nicolás Maduro envia mensagem de solidariedade o povo brasileiro

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, enviou uma mensagem de solidariedade ao povo brasileiro, neste domingo (21), depois do escândalo de corrupção que envole o presidente Michel Temer.


América Latina
21/05/2017 12h48

Equador cumpriu seu dever ao dar asilo a Assange, diz Rafael Correa

O presidente do Equador, Rafael Correa, afirmou neste sábado (20) que o país “cumpriu seu dever” ao dar asilo a Julian Assange, fundador da organização Wikileaks, que se encontra na embaixada equatoriana em Londres há cinco anos.


América Latina
20/05/2017 14h21

Equador pede a Reino Unido que conceda salvo-conduto a Julian Assange

O chanceler equatoriano Guillaume Long pediu nesta sexta-feira (19/05) que ao governo do Reino Unido que conceda um "salvo-conduto" ao fundador do WikiLeaks, Julian Assange, já que a Promotoria da Suécia decidiu encerrar a investigação preliminar aberta há sete anos contra ele por suspeita de estupro.


América Latina
19/05/2017 12h42

Raúl Castro felicita independentista porto-riquenho por sua lealdade

O presidente cubano Raúl Castro enviou uma carta a Oscar López Rivera para homenageá-lo por sua lealdade e bravura em defesa de sua pátria. O independentista porto-riquenho passou 35 anos preso nos Estados Unidos, por defender a independência de seu país que até hoje é uma colônia norte-americana.


América Latina
19/05/2017 11h52

Equador repudia ingerência dos Estados Unidos na Venezuela

O governo do Equador qualificou como “ingerência” o pedido dos Estados Unidos para discutir a situação da Venezuela em sessão reservada no Conselho de Segurança da ONU e destacou que o país sul-americano “não representa uma ameaça para ninguém”.


América Latina
19/05/2017 11h05

Liderança do Brasil na América do Sul se esvazia com Michel Temer

A crise política e a enorme impopularidade e falta de credibilidade do presidente Michel Temer se refletem nas relações internacionais do país. O papel de liderança regional do Brasil, na América do Sul, e de interlocutor junto a diversos líderes mundiais vem se esvaziando. Enquanto isso, o argentino Maurício Macri tenta ocupar este espaço.

Por Eduardo Maretti


América Latina
18/05/2017 16h48

Neoliberalismo abalado: Crise política no Brasil já afeta a Argentina

O deputado e vice-presidente do Parlasul, Jorge Taiana, afirmou nesta quinta-feira (18) que “os acontecimentos [do Brasil] têm efeito imediato sobre as possibilidades de recuperação da economia argentina, já que o país é o principal destino das exportações argentinas”. A ligação “estreita” entre os dois países abala o governo de Maurício Macri do ponto de vista econômico, garantiu o parlamentar progressista.


América Latina
18/05/2017 16h21

Queda de Aécio desmascara direita venezuelana, diz vice-presidente

A divulgação de graves denúncias contra Michel Temer e Aécio Neves, feitas pelo jornal O Globo, nesta quarta-feira (17), não atinge apenas o Brasil, mas também os países vizinhos. É o caso da Venezuela, onde o senador Aécio Neves se reuniu com a oposição para endossar a desestabilização do governo de Nicolás Maduro. Para o vice-presidente venezuelano, Tareck El Aissami, caiu a máscara da direita corrupta.


América Latina
18/05/2017 13h28

Se a Venezuela pedir, Rússia está pronta para “enviar assistência”

Diante da crise política na Venezuela, a Rússia anunciou que está disposta a contribuir para buscar “uma solução pacífica”, caso Caracas ache necessária uma colaboração externa. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zajárova, acredita que a instabilidade no país de Maduro coloca em risco a segurança de toda a América Latina.