América Latina
30/06/2016 16h31

O Estado colombiano oficializou o crime organizado, diz sindicalista

Imagine viver num país onde 6 mil membros do mesmo partido que você foram perseguidos e assassinados de uma vez só. Neste mesmo país, mais de 7 milhões de pessoas foram desalojadas de suas casas por não ceder à pressão do crime organizado. Isso acontece há meio século. Estamos falando da Colômbia, que há uma semana anunciou o cessar-fogo bilateral e definitivo entre as Farc e o governo. A ação pode ser considerada histórica e abrirá uma página em branco ao povo colombiano.

Por Mariana Serafini


América Latina
30/06/2016 9h39

Macri oficializa retirada do sinal da Telesur da Argentina

Depois de um processo um tanto atropelado, o sinal da emissora multiestatal Telesur será oficialmente retirado da Argentina. “Atropelado” porque os diretores da empresa de comunicação só souberam da decisão do governo de Mauricio Macri por meio das notícias dos jornais e não foram notificados formalmente desde o início sobre a decisão governamental.


América Latina
29/06/2016 15h24

Missão da ONU chega à Colômbia para fiscalizar o cessar-fogo

A embaixadora da Colômbia para a ONU, María Emma Mejía, informou que 42 observadores do organismo chegaram na Colômbia observar o andamento do acordo de cessar-fogo entre o governo e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo).


América Latina
29/06/2016 11h54

Equador vai avaliar relações com o Brasil caso haja o impeachment

O ministro das Relações Exteriores do Equador, Guillaume Long, anunciou nesta quarta-feira (29) que seu país "avaliará" as relações diplomáticas com o Brasil caso a presidenta Dilma Rousseff seja definitivamente afastada do poder através de um processo de impeachment.


América Latina
29/06/2016 11h40

Trabalhadores argentinos fazem greve contra o aumento de tarifas

O líder da Centra dos Trabalhadores da Argentina Autônoma (CTA), Pablo Micheli, convocou para esta quarta-feira (29) uma manifestação nacional contra a onda de aumentos abusivos das tarifas básicas impulsionada pelo governo de Mauricio Macri.


América Latina
29/06/2016 10h28

Socialismo do século 21 é a saída, diz ex-presidente de Honduras

Para o presidente deposto com um golpe em Honduras, Manuel Zelaya, a crise politica na América Latina só tem uma saída: o socialismo do século 21. Ele acredita que a onda conservadora da direita chegou para boicotar e bloquear as conquistas obtidas na última década de governos progressistas.


América Latina
28/06/2016 16h55

Ex-militar chileno é condenado pelo assassinato de Victor Jara

Depois de mais de 40 anos de luta por memória, verdade e justiça, as filhas e a viúva do cantor e compositor chileno Victor Jara encontram um alento para a família. O tribunal federal de Orlando, nos Estados Unidos, determinou nesta segunda-feira (27) que o ex-militar Pedro Barrientos, naturalizado norte-americano, é o culpado por torturar e assassinar o artista. O caso foi investigado e processado no país onde o torturador vive desde a década de 1990.


América Latina
28/06/2016 15h45

É o momento de mostrar que podemos barrar o retrocesso, diz Lula

O ex-presidente Lula enviou uma mensagem aos participantes do 22º Foro de São Paulo, realizado no último final de semana em El Salvador, onde destacou a importância da reunião para os avanços obtidos na América Latina na última década. “Nós mostramos que era possível mudar a paisagem política, social e econômica da América Latina. Este é o momento de mostrar que podemos solidariamente barrar as tentativas de retrocesso e continuar avançando”, disse em vídeo.


América Latina
28/06/2016 12h10

Rejeição ao governo de Macri sobe 18% em seis meses

Desde que Mauricio Macri assumiu a presidência, em dezembro passado, a Argentina vai de vento em popa rumo ao naufrágio. Uma pesquisa divulgada nesta semana mostrou que a insatisfação dos argentinos com o novo presidente já aumentou 18% em apenas seis meses de governo e agora são cerca de 43% que desaprovam o neoliberal.


América Latina
28/06/2016 9h55

México, Estado de Exceção permanente

O massacre de professores em Nochixtlán, no estado de Oaxaca, aprofunda as certezas sobre o terrorismo de Estado que opera o México sob uma fachada democrática. O interessante aqui é deixar clara a ação do governo contra as liberdades e garantias que deveria assegurar qualquer Estado de Direito.

Por Silvina Romano*