América Latina
24/10/2014 17h39

Venezuela reforça combate ao contrabando de alimentos e medicamentos

 O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta sexta-feira (24) novas medidas para reforçar o combate ao contrabando de alimentos e medicamentos no país. Entre as medidas, está a proibição da venda informal de produtos e o estabelecimento de preços máximos. "Quero anunciar a emissão de um decreto imediato para proibir a venda de produtos alimentares de primeira necessidade e de medicamentos na economia de rua", disse, durante um ato transmitido pelo canal de televisão estatal.

América Latina
24/10/2014 15h04

Entrevista: "EUA lucra com multas a países que têm vínculos com Cuba"

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) deve votar novamente a questão do bloqueio norte-americano a Cuba. No ano passado, com 188 votos a favor e apenas dois contra (Israel e Estados Unidos), a Assembleia reiterou o seu apelo pelo fim deste impasse que já dura mais de meio século. O Portal Vermelho entrevistou Ivette Martínez Leyva, cônsul de Cuba em São Paulo, que falou sobre a necessidade de acabar com essa política.

Por Théa Rodrigues, da redação do Portal Vermelho

América Latina
24/10/2014 11h23

Celac pede respeito e proteção aos direitos dos imigrantes

Com um chamamento a proteger os direitos dos imigrantes iniciou na cidade de Azogues, no sul do Equador, a 3ª Reunião Sobre Migrações da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

América Latina
24/10/2014 10h13

"Pepe Legal": José Mujica chega ao fim de seu mandato no Uruguai

José Mujica chegou ao poder no Uruguai em 2010 e marcou uma nova era de reformas liberais, como o casamento gay e a legalização da maconha. Uma matéria publicada pela revista The Economist, no ano passado, o atual presidente uruguaio conseguiu promover tantas mudanças por ser um líder "admirávelmente humilde". Às vésperas da eleição presidencial no país, fizemos um infográfico que recorda alguns feitos de Mujica.

Por Théa Rodrigues, da redação do Portal Vermelho

América Latina
24/10/2014 10h01

Escolas chilenas terão livro sobre família de casais homossexuais

Em 2015, as crianças chilenas conhecerão a história de Nicolás, um menino que vive em uma família formada por casais homossexuais. Ele mora com os dois pais, Sebastián e Pablo, embora também passe alguns fins de semana com Clara, a mãe biológica. Florencia, a melhor amiga no colégio, não entendia a família de Nicolás, mas, com o tempo, a aceitou, e eles passaram a frequentar a casa um do outro.

Por Victor Farinelli, de Santiago para a Opera Mundi

América Latina
24/10/2014 9h13

Bloqueio contra Cuba é inadmissível, afirma porta-voz da Rússia

O porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores da Rússia, Alexandr Lukashevich, considerou inadmissível e insuportável a persistência prolongada do bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos "contra a amistosa Cuba".

América Latina
23/10/2014 16h22

México: Prefeito coordenava cartel que atacou estudantes desaparecidos

O procurador-geral do México, Jesús Murillo Karam, afirmou nesta quarta-feira (22) que o prefeito de Iguala, José Luis Abarca Velázquez, e a primeira-dama, María de los Ángeles Pineda Villa, eram os principais operadores do grupo narcotraficante Guerreros Unidos, acusado do desaprecimento de 43 estudantes em 26 de setembro deste ano. 

América Latina
23/10/2014 14h32

Eleições no Uruguai: Quem substituirá José Mujica?

No próximo domingo (26), os uruguaios têm a dura tarefa de eleger um substituto para José Mujica, atual presidente do país. Pesquisas de intenção de voto no Uruguai revelam que haverá uma acirrada disputa entre o candidato Tabaré Vázquez, da coalizão governista Frente Ampla, com 43,8% das preferências, e Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional, com 30,4%. Preparamos um infográfico para que você conheça um pouco melhor os principais candidatos.

Por Théa Rodrigues, da redação do Portal Vermelho

América Latina
23/10/2014 13h46

Dono do jornal O Estado de São Paulo ofende a Venezuela 

O senhor de média idade que segura o cartaz agressivo e odioso contra um país e um povo vizinho se chama Fernão Lara Mesquista, um dos filhos de Ruy Mesquista e sócios do grupo O Estado de S. Paulo. A foto foi feita pelo Tutinha, dono da Jovem Pan, que a publicou no seu Instagram. E foi produzida nesta quarta-feira (22), no ato pró-Aécio, realizado no Largo da Batata, em São Paulo.

Por Renato Rovai*, na Revista Fórum

América Latina
23/10/2014 12h15

EUA e Cuba podem combater ebola juntos, diz porta-voz estadunidense

Os Estados Unidos estão dispostos a colaborar com Cuba na luta internacional contra o ebola na África Ocidental, segundo confirmou nesta terça-feira à agência EFE um porta-voz do Departamento de Estado que preferiu não se identificar.