América Latina
23/02/2017 18h56

Equador, a “Stalingrado” dos Andes vai a segundo turno

O defunto ainda está vivo, apesar de certas notícias exageradas que circulam por aí. Mas com sérios problemas de saúde, isso é verdade. O futuro da esquerda sul-americana retornou ao topo da agenda política regional com as eleições presidenciais do Equador, que decidirão sobre a continuidade ou o encerramento do projeto político iniciado há dez anos com a posse do presidente Rafael Correa – uma das faces mais visíveis do ciclo progressista nesta parte do mundo.

Por Igor Fuser*


América Latina
23/02/2017 16h30

Brasil pós-Serra: sem atenção dos EUA e enfraquecido na América Latina

Durante a rápida passagem pelo ministério das Relações Exteriores – apenas nove meses – a atuação de José Serra foi um fracasso completo. Tentou usar a chancelaria brasileira para fazer palanque ideologizado, discurso que além de não sustentá-lo muito tempo sob os holofotes, estagnou a política externa nacional. Sem a atenção dos Estados Unidos que tanto desejava e enfraquecido na América Latina, o ex-ministro deixa um dos piores legados dos últimos anos na pasta.

Por Mariana Serafini


América Latina
23/02/2017 11h12

Correa admite 2º turno e avisa: “Lutaremos contra a direita mundial”

O presidente do Equador, Rafael Correa, afirmou, nesta quarta-feira (22), que não terá problemas em voltar à linha de frente da política se a oposição vencer o segundo turno da eleição presidencial. Ele pretende se instalar na Bélgica após uma década no poder. Mas deixou claro que não descarta regressar se o projeto de seu candidato, Lenín Moreno, não triunfar no segundo turno, previsto para 2 de abril. Faria isso, disse ele, para “não perder o que conseguimos”.

Por Francesco Manetto


América Latina
23/02/2017 9h43

Eleição presidencial do Equador será definida em segundo turno

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do Equador confirmou na noite desta quarta-feira (22) que nenhum dos oito candidatos à Presidência do país obteve votos suficientes nas eleições do último domingo (19), por isso o segundo turno acontecerá entre os dois mais votados: o governista Lenín Moreno, da Aliança País, e o opositor Guillermo Lasso, da aliança conservadora Creo.


América Latina
22/02/2017 11h00

Unasul desmonta teoria de fraude em eleições do Equador

Denúncias de manipulação nos resultados da eleição presidencial realizada neste domingo (19) ganharam espaço na internet. Equatorianos protestavam contra a demora no anúncio dos vencedores do primeiro turno, cujos votos seguem sendo apurados com clara liderança do candidato governista Lenín Moreno. Observadores da Unasul se posicionaram sobre a questão.


América Latina
22/02/2017 10h43

Aumenta tendência de segundo turno nas eleições do Equador

O presidente do CNE (Conselho Nacional Eleitoral) do Equador, Juan Pablo Pozo, disse nesta terça-feira (21) que não é possível haver mudança na tendência que indica a necessidade da realização de um segundo turno no pleito presidencial do país, mas indicou que o órgão vai esperar o fim da apuração dos votos para divulgar o resultado oficial.


América Latina
21/02/2017 16h11

Por unanimidade, Parlasul rejeita excluir Venezuela do Mercosul

Reunida nesta segunda-feira (20), em Montevidéu, Uruguai, a mesa diretora do Parlamento do Mercosul (Parlasul) decidiu aprovar a permanência da representação da Venezuela no colegiado. A decisão foi unânime, inclusive com os votos de parlamentares venezuelanos que fazem oposição ao governo de Nicolas Maduro.


América Latina
21/02/2017 15h55

Avós da Praça de Maio acusam Macri de tentar “esquecer a ditadura”

A presidenta da associação argentina pelos direitos humanos Avós da Praça de Maio, Estela Carlotto, acusou o governo argentino de participar de uma “campanha muito feroz e maligna de certos setores que querem o esquecimento” da ditadura militar argentina (1976-1983).


América Latina
21/02/2017 12h09

Macri privatiza direitos de transmissão do futebol na Argentina

A temporada 2016/2017 do Campeonato Argentino termina no dia 27 de maio, e com ela chega ao fim uma experiência única de democratização do acesso ao futebol na América Latina. Ao contrário do que prometeu durante a campanha, em 2015, o presidente Mauricio Macri oficializou o desmonte do programa Futebol para Todos (FPT), lançado no âmbito da Lei de Meios Audiovisuais (Lei 26.522) de 2009.

Por Daniel Giovanaz


América Latina
21/02/2017 10h41

Equador: rebeldia e êxitos de esquerda sem medo

Rafael Correa está muito próximo de eleger seu sucessor. Seu segredo: desprezar o “ajuste fiscal”, realizar política econômica contrária ao que exigiam os “sábios” neoliberais.

Por Mark Weisbrot*