América Latina
23/09/2016 15h46

 A Poesia pede licença

Peço licença para falar sobre a poesia. Ou sobre o poeta. Ou talvez a poesia e o poeta sejam um só, que neste caso o poeta foi feito, vida inteira, da mesma matéria, do verso e do amor, da dor e do ritmo, da poesia que corta, sangra e apaixona. Peço licença. É que em um dia feito hoje, há 43 anos, morria de dor e de fascismo o poeta Pablo Neruda, o que disse que “o que mais se parece com a poesia é um pão ou um prato de cerâmica ou uma madeira delicadamente lavrada, ainda que por mãos rudes”.


América Latina
23/09/2016 11h52

Eduardo Galeano, a voz da fraternidade

Despertar o espírito de libertação, contar pequenas histórias que ajudam a enxergar a grande, sensibilizar sobre as razões para chorar e as razões para rir de nossa realidade comum: esses foram os objetivos de Eduardo Galeano. O escritor uruguaio nos apresentou a evocação da cultura popular à celebração dos horizontes a expandir.

Por Sébastien Lapaque*


América Latina
23/09/2016 10h35

Argentina, o Brasil de amanhã?

Contra-reformas neoliberais de Maurício Macri já provocam recessão, desemprego e disparada de preços. Popularidade declina e apenas grandes corporações comemoram. Será o futuro de Michel Temer?

Por Cauê Ameni e Hugo Albuquerque*


América Latina
23/09/2016 10h01

Farc encerram nesta sexta-feira sua última conferência

A 10ª Conferência das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo) – primeira aberta em quase cinco décadas – será encerrada nesta sexta-feira (23) com a leitura da Declaração Política da Guerrilha. O encontro reuniu todos os dirigentes e praticamente todos os guerrilheiros em um grande festa que celebra o fim do conflito.


América Latina
23/09/2016 8h42

Presidenta do Chile condena golpe no Brasil em coletiva nos EUA  

A presidenta do Chile, Michelle Bachelet, afirmou nesta quinta-feira (22) que não gostou do impeachment de Dilma Rousseff e que o processo foi mais fácil de ser realizado porque se tratou de uma mulher, e não de um homem.


América Latina
22/09/2016 19h53

Venezuela Contra-ataca

A celebração da 17ª Cúpula do Movimento de Países Não Alinhados (Mnoal) nas ilhas Margarita, na Venezuela, demonstra o prestígio da pátria de Bolívar e Chávez entre os 120 governos integrantes da agrupação diante da feroz campanha anti-Venezuela a injúria midiática dos centros imperialistas. Vale recordar que a decisão de escolher Caracas para acolher a reunião e assumir a presidência do Mnoal até a próxima cúpula, em 2019, foi tomada por unanimidade.

Por Ángel Guerra*


América Latina
22/09/2016 18h25

Chile reabre investigações sobre massacre de militantes na ditadura

O juiz chileno Mario Carroza, dedicado à investigação de violações dos direitos humanos, reabriu as investigações do caso conhecido como Caravana da Morte. O episódio é considerado um dos mais sangrentos da ditadura de Augusto Pinochet (1976-1990), centenas de militantes políticos de esquerda foram assassinados por agentes do Estado.


América Latina
22/09/2016 16h05

Não se pode fazer integração com desintegração, diz líder da Unasul

Nos oito anos de existência da Unasul (União das Nações Sul-Americanas), o bloco ganhou notoriedade e se transformou em entidade de respeito, capaz de mediar conflitos regionais e de se levantar pelos direitos humanos. Em entrevista, Ernesto Samper – ex-presidente da Colômbia (1994-1998) e atual secretário-geral da Unasul – alertou para a crise no Mercosul e denunciou uma “desintegração” entre os países-membros.


América Latina
22/09/2016 14h39

“É preciso lutar contra o monopólio midiático”, diz Socorro Gomes

A esquerda latino-americana está obrigada a promover os meios alternativos de comunicação para enfrentar o monopólio da informação exercido pela direita, assegurou nesta quinta-feira (22) a presidenta do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes.


América Latina
22/09/2016 13h00

Conselho de Segurança da ONU recebe acordo de paz da Colômbia

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, entregou nesta quarta-feira (21) ao Conselho de Segurança da ONU o recente acordo de paz firmado entre o governo e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).