América Latina
21/10/2014 15h56

Antiterrorista cubano agradece solidariedade de presidente boliviano

Nesta segunda-feira (20), o herói da República de Cuba Fernando González agradeceu ao presidente boliviano, Evo Morales, por sua solidariedade para com os cinco antiterroristas cubanos condenados nos Estados Unidos.

América Latina
21/10/2014 14h52

Uribe, paramilitarismo e intevenção imperialista na América Latina

A história do ex-presidente, e agora deputado nacional, Álvaro Uribe Velez desempenhando cargos públicos é longa, assim como seus escândalos de corrupção e vínculos com o narcotráfico

Por Javier D. Rodríguez*, no Brasil de Fato 

América Latina
21/10/2014 13h43

Exército toma controle de 13 cidades no México

Na tentativa de descobrir o paradeiro dos 43 estudantes desaparecidos, o governo do México assumiu o controle de 13 municípios da região onde aconteceu o sequestro em massa de jovens no fim de setembro, o que tem sido apontado como uma ação coordenada entre a polícia local e o crime organizado.

América Latina
21/10/2014 12h43

Victor Farinelli: Ex-chefe da segurança de Pinochet é preso no Chile

O ex-militar Cristián Labbé, que chegou ao cargo de chefe da segurança pessoal do ex-ditador Augusto Pinochet, foi preso na manhã desta segunda-feira (20) em Santiago. A detenção, ainda que provisória, é considerada simbólica por militantes de direitos humanos, já que ele é conhecido no país como último exemplo de impunidade aos crimes da ditadura.

Por Victor Farinelli, de Santiago para a Opera Mundi

América Latina
21/10/2014 11h47

Países da Alba firmam acordo com 23 pontos para combater o ebola

Os representantes da Aliança Bolivariana para os Povos da América (Alba), reunidos em Cuba em sessão extraordinária realizada nesta segunda-feira (20), acordaram 23 pontos de ações para enfrentar a epidemia de ebola. Na declaração final do encontro, os países membros se dizem “profundamente preocupados com a catástrofe humanitária na África Ocidental” e, baseados no princípio de solidariedade, reafirmam o “compromisso com os povos mais vulneráveis e com a preservação da vida no planeta”.

América Latina
21/10/2014 11h16

Editorial do New York Times exalta ajuda de Cuba no combate ao ebola

Mais uma vez,  o jornal norte-americano New York Times voltou suas atenções para Cuba. A edição impressa desta segunda-feira (20) elogiou a "impressionante" contribuição da ilha caribenha no combate à epidemia de ebola. De acordo com o texto editorial, a iniciativa do governo cubano deve ser “aplaudida e imitada”.

América Latina
21/10/2014 10h32

Ebola: Cuba e Venezuela são exemplos de solidariedade, diz ONU

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) apelou nesta segunda-feira (20) à comunidade internacional para seguir o exemplo da Aliança Bolivariana para os Povos da América (Alba) na luta contra o ebola, destacando o trabalho desenvolvido por Cuba e pela Venezuela nesta matéria. 

América Latina
21/10/2014 9h34

ONU considera caso dos estudantes do México "desaparecimento forçado"

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos considera como “desaparecimento forçado” o caso dos 43 estudantes de Iguala, no estado mexicano de Guerrero, segundo o representante adjunto naquele país, Jesús Peña Palacios.

América Latina
20/10/2014 16h20

Cuba está disposta a trabalhar com EUA contra o ebola, diz presidente

Raúl Castro, presidente de Cuba, afirmou nesta segunda-feira (20) que o ebola “constitui um imenso problema para a humanidade, que deve ser enfrentado com a mais absoluta urgência”. Ele inaugurou a reunião extraordinária com representantes da Aliança Bolivariana para os Povos da América (Alba), que acontece na capital Havana, para discutir a proliferação da doença e as formas de prevenção.

América Latina
20/10/2014 15h31

Mujica sobre sua vocação: "Ninguém é mais do que ninguém"

Na última sexta-feira (17), o presidente José Mujica explicou que sua vocação é viver como vivem as grandes maiorias uruguaias, pois  "ninguém é mais que ninguém". Em sua comunicação semanal pela emissora M24, o presidente afirmou ser "republicano até o osso", motivo pelo qual elegeu viver como a maioria do povo e optou pela sobriedade, que não é o mesmo que a pobreza.