América Latina
22/04/2017 12h42

Oposição venezuelana ataca hospital infantil para atingir governo

O vice-presidente da Venezuela, Tareck El Aissami, acusou nesta sexta-feira (21) a oposição ao governo de Nicolás Maduro de criar “uma nova espiral terrorista” no país, em referência aos atos violentos em protestos da direita das últimas semanas, como o ataque a um hospital infantil em Caracas na noite de quinta-feira (20/04).


América Latina
21/04/2017 12h36

Imperialismo quer derrubar Maduro e tomar petróleo, diz Evo Morales

O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou nesta quinta-feira (20) que uma "conspiração" e intervenção na Venezuela contra o governo de seu aliado Nicolás Maduro terá como único propósito "apoderar-se do petróleo venezuelano". Segundo ele, “o plano do império” é derrubar o venezuelano.


América Latina
20/04/2017 12h34

A política externa brasileira está à altura dos desafios da Era Trump?

A eleição de Donald Trump nos EUA redefiniu, em grande parte, o cenário internacional no qual teremos que agir durante os próximos anos; abrindo, por um lado, enormes desafios, assim como oportunidades para a ação.

Por Rafael R. Ioris


América Latina
20/04/2017 11h41

Sob pressão e protestos, Maurício Macri ataca o cinema argentino

É impossível pensar em cinema latino-americano e não listar, imediatamente, uma série de filmes argentinos. Isso não acontece a toa, a Argentina tem hoje o maior mercado cinematográfico do continente. Isso é fruto de uma política de Estado consistente que garante formação, financiamento e distribuição. Mas se depender do presidente Maurício Macri o ataque à avançada Lei de Medios pode respingar na política nacional de cinema.

Por Mariana Serafini


América Latina
20/04/2017 9h21

Argentina promulga lei que permite uso medicinal de maconha

A Argentina promulgou nesta quarta-feira (19) uma lei que permite o uso medicinal de maconha no país, uma medida que garante a certos pacientes o acesso aos óleos de cannabis e que já tinha sido aprovada pelo Congresso.


América Latina
19/04/2017 16h48

Intelectuais repudiam apoio do Brasil ao intento de golpe na Venezuela

Um núcleo de intelectuais brasileiros integrantes do Grupo de Reflexão sobre Relações Internacionais lançou um manifesto em repúdio à ação do Brasil de fomentar a instabilidade na Venezuela através da OEA.


América Latina
19/04/2017 12h07

Presidente do Equador alerta sobre tentativa de golpe da oposição

Nesta terça-feira (18) o Conselho Nacional Eleitoral do Equador (CNE) fez a recontagem dos votos das últimas eleições presidenciais e garantiu, uma vez mais, que o vencedor do pleito foi o candidato apoiado por Rafael Correa, Lenín Moreno. A oposição derrotada, encabeçada por Guillermo Lasso, acusava o instituto de fraude e não reconheceu o resultado oficial. Para o presidente, trata-se de usar a mesma estratégia golpista já aplicada em outros países na região.


América Latina
19/04/2017 11h24

Venezuela defende na ONU direito à soberania e à paz

O Embaixador venezuelano na ONU, Jorge Valero, defendeu a soberania, a unidade e a paz em seu país, diante das tentativas da oposição de perpetrar um golpe político e econômico.


América Latina
19/04/2017 10h12

Departamento de Estado dos EUA dá luz verde a golpe na Venezuela

O presidente Nicolás Maduro anunciou nesta terça-feira (18), a partir do palácio do governo, que o Departamento de Estado dos Estados Unidos já “deu a luz verde” para o processo golpista impulsionado pela oposição em seu país.


América Latina
18/04/2017 18h56

Sem diálogo, direita pode comprometer a democracia na Venezuela

A crise política na Venezuela se acirra dia após dia. E esta quarta-feira (19) promete ser decisiva, para o bem, ou para mal. Sem dar ouvidos aos apelos pela resolução através do diálogo, os setores da direita, aglutinados na Mesa da Unidade Democrática (MUD), convocaram uma grande manifestação contra o governo. Por outro lado, o Exército anuncia “defesa incondicional” da democracia.

Por Mariana Serafini