América Latina
24/04/2014 14h04

Quando García Marquez descobriu a Invasão da Baía dos Porcos

Na semana passada, Cuba comemorou o 53º aniversário da vitória contra a Invasão da Baía dos Porcos. Poucos dias depois, os cubanos choravam a morte de um de seus principais aliados, o escritor colombiano, Gabriel García Márquez (1927-2014). A história da tentativa frustrada dos invasores – 1,5 mil homens, treinados e financiados pelos EUA – se cruza com a carreira jornalística de Gabo, quando ele trabalhava para a agência Prensa Latina.

Por Théa Rodrigues, da Redação do Vermelho

América Latina
24/04/2014 12h50

Emir Sader: 1967 latino-americano - o Gabo e o Che

O Gabo sempre gostava de reiterar que, como jornalista – profissão que ele sempre reivindicou como a sua – a maior frustração que ele teria seria não poder dar a notícia mais importante da sua vida. Mas a verdade é que a notícia mais importante da sua vida não foi a dolorosa notícia de ontem [dia 17 de abril, morte de Gabriel García Márquez], nem tampouco o glorioso Premio Nobel de 1982, mas o lançamento deCem Anos de Solidão, em 1967.

Por Emir Sader*, em seu blog

América Latina
24/04/2014 11h18

El Salvador: Mais de 4 mil mulheres foram assassinadas em 10 anos

A cada 10 horas uma mulher é assassinada em El Salvador. Nos últimos dez anos, mais de 4.360 foram mortas, em uma população de 6,2 milhões de pessoas. O país é um dos mais perigosos para as mulheres na América Latina, segundo dados divulgados pelo diário salvadorenho ContraPunto nesta segunda-feira (21), com base nas informações do Observatório da Violência de Gênero contra a Mulher da Organização de Mulheres Salvadorenhas pela Paz (Ormusa). 

América Latina
24/04/2014 10h46

Venezuela: Maioria dos mortos é vítima de ações opositoras

Pouco mais de dois meses depois de iniciada a série de confrontos nas ruas da Venezuela, protagonizada pelo embate entre governo e oposição, um balanço publicado por Alba Ciudad, emissora de rádio do Sistema Bolivariano de Comunicação e Informação (Sibci), aponta o que seriam as causas da morte de 41 pessoas durante o conflito. Investigação preliminar sustenta que a minoria das vítimas é resultado da ação das forças de segurança do governo venezuelano.

Por Marcela Belchior, na Adital

América Latina
24/04/2014 9h58

Restituído, Petro volta à prefeitura de Bogotá apoiado pelo povo

Centenas de colombianos acompanharam nesta quarta-feira (23) o retorno de Gustavo Petro à prefeitura de Bogotá. Ele foi restituído ao cargo de prefeito pelo presidente do país, Juan Manuel Santos, depois de uma decisão judicial do Tribunal Supremo, atendendo a medidas cautelares impostas pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).  

América Latina
23/04/2014 16h00

Deputado da Venezuela denuncia crimes da oposição no país

O deputado Christian Tyrone Zerpa, do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) veio ao Brasil para conversar com movimentos sociais e partidos políticos e esclarecer os conflitos recentes que vêm acontecendo no país. Em entrevista exclusiva ao Portal Vermelho, Zerpa fala sobre as negociações de paz, o papel de mídia não só na Venezuela, mas em toda a América Latina, e a importância da solidariedade internacional.

Por Mariana Serafini e Ramon de Castro, para a
Rádio Vermelho

América Latina
23/04/2014 14h40

“A grande escola revolucionária de Cuba foi a participação”

O professor, escritor, cientista político e ex-ministro da Cultura de Cuba, Abel Prieto, esteve no Brasil neste mês para participar da 2ª Bienal do Livro e Leitura, em Brasília, e também do encontro da Rede de Artistas e Intelectuais em Defesa da Humanidade, no Rio. Prieto concedeu uma entrevista exclusiva ao Vermelho, onde fala dos desafios enfrentados no atual período de abertura comercial cubana e do futuro da integração latino-americana.

Por Sheila Fonseca, especial para o Vermelho

América Latina
23/04/2014 12h10

Frei Betto: Gabo em Havana

Em julho de 1986, participei em Havana de uma recepção oferecida por Fidel a um chefe de Estado da África. Às três da madrugada, Gabo e eu deixamos o Palácio da Revolução e cada um se dirigiu à casa em que se hospedava.

Por Frei Betto*, no Brasil de Fato

América Latina
23/04/2014 10h18

Ulan lança portal das agências de notícias latino-americanas

A União Latino-Americana de Agências de Notícias (Ulan), que reúne veículos de nove países da América Latina e do Caribe, marcou para o dia 4 de agosto o lançamento do portal Ansur, que reunirá as principais notícias produzidas pelas agências de cada um dos países associados. O novo portal será lançado em Quito, no Equador.

América Latina
23/04/2014 9h04

Governo regula preços e busca socialismo produtivo na Venezuela

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta quarta-feira (23) que será iniciada, na sexta-feira (25), uma nova inspeção massiva a todos os estabelecimentos comerciais do país para verificar se as margens de lucro definidas e os preços justos são respeitados.