América Latina
29/04/2016 10h40

Estão tentando dar um golpe de Estado judicial no Brasil, diz Ramonet

O jornalista espanhol Ignacio Ramonet falou à Prensa Latina sobre a onda de crescimento da direita no mundo e as tentativas de desestabilização em países progressistas. Citou em especial os casos do Brasil e da Venezuela.


América Latina
29/04/2016 9h26

Argentinos marcham contra política de demissões de Macri

As principais organizações sindicais da Argentina convocaram para esta sexta-feira (29) uma grande manifestação contra a política de demissões do presidente Mauricio Macri. Em apenas 4 meses de governo, mais de 127 mil pessoas foram demitidas, são quase mil por dia.


América Latina
28/04/2016 16h15

Atingido por tornado, Museu das Missões será restaurado no RS

No último domingo (24), parte do Rio Grande do Sul foi atingida por um tornado que afetou também o Museu das Missões, localizado em São Miguel das Missões. Parte das instalações físicas e do acervo do museu foi danificada. O Instituto Brasileiro dos Museus, vinculado o Ministério da Cultura, já concluiu a avaliação preliminar dos danos e definiu as primeiras ações voltadas ao restauro do prédio e do entorno, assim como das 83 esculturas danificadas.


América Latina
28/04/2016 14h52

Corpo de Pablo Neruda volta a Isla Negra

Três anos depois da exumação com que se pretendia esclarecer se havia sido assassinado alguns dias após a implantação da ditadura de Augusto Pinochet, os restos do grande poeta chileno Pablo Neruda, Prêmio Nobel de Literatura 1971, foram sepultados nesta terça-feira (26) frente ao oceano que banha o jardim de sua casa da Isla Negra, na costa central do Chile.

Por Max Altman


América Latina
28/04/2016 12h10

Deputado destaca atos em toda América Latina contra golpe no Brasil 

O vice-presidente brasileiro no Parlasul – o Parlamento do Mercosul, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), destacou nesta quarta-feira (27) a importância da ampla mobilização que tem ocorrido nos países latino-americanos contra o golpe institucional em curso no Brasil, para retirar do cargo a presidenta Dilma Rousseff sem que tenha cometido nenhum crime de responsabilidade.  


América Latina
28/04/2016 11h21

Mil desempregados por dia: Senado tenta barrar demissões de Macri

Assim que assumiu a Presidência da Argentina, em dezembro passado, Mauricio Macri impulsionou uma onda de demissões no setor público e no privado que já resulta em 127 mil desempregados. Cerca de mil por dia. O Senado declarou “emergência ocupacional” e aprovou, nesta quarta-feira (27), um projeto para frear durante seis meses as demissões e suspensões.


América Latina
28/04/2016 9h13

Maduro: Ataques contra Dilma buscam neutralizar união latino-americana

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta terça-feira (26) que os ataques contra a presidenta Dilma Rousseff e seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, buscam “neutralizar” a união da América Latina e do Caribe.


América Latina
27/04/2016 14h04

Mujica contra-ataca: é hora de lutar e aprofundar a democracia

Um senhor de 81 anos que caminha vagarosamente e olha a tudo sem muita surpresa. Assim é José “Pepe” Mujica, o ex-presidente do Uruguai que ganhou o mundo com seu discurso firme contra o capitalismo. Em visita ao Brasil, esteve na sede do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé nesta quarta-feira (27) e conversou com veículos da imprensa alternativa. Seu conselho foi muito claro: “agora é hora de lutar, a autocrítica se faz com a distância do tempo”.

Por Mariana Serafini


América Latina
26/04/2016 20h00

Assista, ao vivo, a entrevista do ex-presidente uruguaio Pepe Mujica

A TV Vermelho, em parceria com a Fundação Perseu Abramo e o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, transmitirá a entrevista coletiva a blogueiros e mídias alternativas do Brasil do ex-presidente uruguaio Pepe Mujica, nesta quarta-feira (27), a partir das 10h. Agora senador, a ilustre liderança falará sobre o cenário político no Brasil e na América Latina.


América Latina
26/04/2016 19h12

Venezuela: ministro da Defesa fala em golpe de Estado "em marcha"

O ministro venezuelano da Defesa, Vladimir Padrino López, disse nesse domingo (24) que há um golpe de Estado em marcha no país, com origem no exterior, para derrubar o governo do presidente Nicolás Maduro.