América Latina
13/02/2016 10h29

Papa chega ao México após encontro histórico com patriarca russo

O México saudou, nessa sexta-feira (12), o papa Francisco com a música mariachi (tradicional do país) e multidões de fiéis nas ruas, após o encontro do pontífice com o líder da igreja ortodoxa russa, Kiril, em Cuba.


América Latina
12/02/2016 11h52

Papa Francisco e patriarca Kirill celebram encontro histórico em Cuba

Cuba será palco de um encontro religioso histórico nesta sexta-feira (12). É a primeira vez que o chefe da Igreja Católica Romana e o patriarca da Igreja Ortodoxa Russa se encontrarão desde que esses dois principais ramos do cristianismo se separaram, em 1054. Segundo o Departamento de Relações Eclesiásticas Exteriores de Moscou, o patriarca Kirill não aceitou que o encontro acontecesse na Europa, por ser um continente “vinculado à separação e aos conflitos entre os cristãos”.


América Latina
12/02/2016 10h39

Bolívia aprova plano de desenvolvimento econômico e social

A Câmara de Deputados da Bolívia aprovou nesta quinta-feira (11) o Plano De Desenvolvimento Econômico e Social 2016-120, com o qual busca priorizar as metas do governo em questões econômicas e sociais.


América Latina
12/02/2016 9h32

Fito Paez convoca manifestação de artistas contra Macri

O músico argentino Fito Paez convocou os principais artistas da Argentina para uma grande manifestação contra as medidas neoliberais do presidente Maurício Macri. Com o lema “Alegria, trabalho e liberdade” a mobilização chama a população a comparecer neste sábado (13) no parque Saavedra, em Buenos Aires a partir das 15 horas.


América Latina
11/02/2016 15h36

Macri tenta persuadir sindicalistas em meio à negociação salarial

O presidente argentino, Maurício Macri, finalmente receberá, nesta quinta-feira (11), dirigentes das principais centrais sindicais do país. Porém, o objetivo do chefe de Estado é conter as demandas salariais às vésperas das negociações trabalhistas.


América Latina
11/02/2016 14h53

Agricultores argentinos questionam propriedade intelectual da Monsanto

A Federação Agrária Argentina (FAA) ampliou nesta quarta-feira (10) sua denúncia contra a Monsanto pela posição dominante da empresa no mercado agrícola. A multinacional cobra uma taxa sobre todo e qualquer grão comercializado que contenha pelo menos 10% da tecnologia Intacta com o gene RR2.


América Latina
11/02/2016 12h25

São Paulo avança na Libertadores. Quem foi César Vallejo?

O São Paulo venceu na noite de quarta-feira (10) o clube peruano César Vallejo pelo placar de 1 a 0. Classificou-se, assim, para a fase de grupos da Copa Libertadores da América, o torneio subcontinental mais importante da confederação sul-americana de futebol. Mas quem foi Cesar Vallejo? O jornalista Walter Falceta fez um pequeno perfil do desconhecido professor, jornalista, escritor e, sobretudo, poeta peruano.


América Latina
11/02/2016 11h10

Movimentos do México denunciam “limpeza social” para a visita do Papa

Movimentos sociais e ativistas dos direitos humanos do México denunciaram que a visita do papa Francisco ao país tem sido usada como desculpa para remover moradores de rua das regiões centrais e impulsionar uma “limpeza social” na capital Cidade do México. Em ocasiões anteriores, mendigos chegaram a ser presos por até duas semanas para ficar “escondidos” das lentes da imprensa internacional.


América Latina
11/02/2016 9h32

Movimentos sociais impulsionam campanha pelo “sim” na Bolívia

Falta apenas 10 dias para o referendo que vai decidir se Evo Morales e Álvaro García Linera terão o direito de se candidatar pela quarta vez à presidência da Bolívia. Enquanto a direita tenta denegrir a imagem do presidente com uma série de ataques pessoais, os movimentos sociais e organizações políticas e culturais reforçam a campanha pelo “sim”, para aprovar a emenda constitucional que permitirá os atuais mandatários concorrerem uma vez mais.


América Latina
10/02/2016 15h52

Direita ataca e equatorianos saem à rua em defesa da Revolução Cidadã

O dia hoje amanheceu agitado no Equador, milhares de equatorianos saem às ruas das principais cidades do país em defesa da Revolução Cidadã, o plano de governo de Rafael Correa, depois de uma série de ataques e tentativas de desestabilização da direita.