América Latina
28/08/2016 16h06

O crime de Macri se consumou no Brasil

A causa contra Mauricio Macri por um suposto esquema de lavagem de ativos através das suas empresas offshore avançou mais um importante degrau. O promotor Federico Delgado tirou as primeiras conclusões sobre a empresa Fleg, a sociedade radicada em Bahamas cujas negociatas vem sendo reveladas pelas reportagens do Página/12 desde abril. 

Por Martín Granovsky, para o Página/12


América Latina
28/08/2016 10h01

A teoria brasileira sabotadora da integração

O governo golpista brasileiro, ainda sendo interino, tomou cores de ditadura no que diz respeito a aplicar a teoria dos fatos consumados e da intervenção nos assuntos internos dos demais países, com a intenção manifesta de ser um “sub império” regional, a serviço de Washington e dos interesses das grandes corporações multinacionais.

Por Aram Aharonian*


América Latina
26/08/2016 18h30

Líder sindical da Argentina manifesta solidariedade a Lula

Nesta sexta-feira (26), Luiz Dulci, ex-ministro e diretor do Instituto Lula, recebeu Hugo Yasky, presidente da Central de Trabalhadores da Argentina. Yasky manifestou solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela perseguição midiática e judicial que vem sofrendo. O sindicalista também ressaltou a importância de Lula para os trabalhadores da Argentina e toda a América Latina. 


América Latina
26/08/2016 17h05

Santa Mala, costurando rimas e a vida

Junto às três irmãs Llanque — Jhenny, Pamela e Abigail, todas com idades entre 24 e 29 anos — estava Cristina de Branco, quem me apresentou ao Santa Mala. Luso-brasileira de 25 anos, Cristina faz parte do Visto Permanente, projeto que registra novas culturas imigrantes na capital paulista, e por meio dele conheceu as garotas neste ano. Elas se tornaram amigas e agora preparam juntas um documentário.

Por Adriana Terra


América Latina
26/08/2016 13h33

Militares da ditadura são condenados à prisão perpétua na Argentina

Um tribunal federal na cidade de Córdoba, na Argentina, condenou 28 militares aposentados à prisão perpétua nesta quinta-feira (25) por atuação nos centros clandestinos de tortura e detenção de La Perla, La Ribera e no Departamento de Informações da Polícia de Córdoba durante a última ditadura militar argentina (1976-1983).


América Latina
26/08/2016 13h16

PC's e progressistas fortalecem unidade na luta anti-imperialista

Partidos comunistas, revolucionários e progressistas da América Latina reúnem-se de sexta (26) a domingo em Lima, Peru, num encontro para analisar a atual conjuntura regional, as experiências de governo, de lutas políticas de massas e o embate contra a ofensiva neoliberal e conservadora. O objetivo é dar passos, depois do exitoso 22º Encontro do Foro de São Paulo em El Salvador, em junho último, para elaborar um programa político comum.

Por José Reinaldo Carvalho*


América Latina
26/08/2016 12h41

Ministro é assassinado na Bolívia; Evo Morales denuncia conspiração

O vice-ministro do Interior da Bolívia, Rodolfo Illanes, foi assassinado na tarde desta quinta-feira (25) depois de passar horas em cativeiro nas mãos de trabalhadores da mineração. Ao que tudo indica, até o momento, o crime foi cometido pelos mineradores.


América Latina
26/08/2016 9h38

Mães da Praça de Maio retomam “Marchas da Resistência”

Devido às medidas neoliberais de Maurício Macri, a Associação Mães da Praça de Maio retoma nesta sexta-feira (26) as tradicionais “marchas da resistência”. Estas manifestações costumam durar mais de 24 horas.


América Latina
25/08/2016 16h42

Presidente da Colômbia entrega acordo de paz ao Congresso

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, entregou nesta quinta-feira (25) ao Congresso Nacional o texto final do acordo de paz do governo com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo), assinado na quarta-feira (24) em Havana, Cuba, após quatro anos de negociações.


América Latina
25/08/2016 10h26

Paz na Colômbia é um vendaval de frescor para o continente, diz Correa

O presidente do Equador, Rafael Correa, é um dos primeiros chefes de Estado a comentar a assinatura do acordo de paz definitivo entre o governo da Colômbia e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - Exército do Povo). Durante um programa televisivo local, o mandatário felicitou o país de Juan Manuel Santos e disse que o fim do conflito de mais de 50 anos é “um vendaval de frescor” para toda a América Latina.