América Latina
27/07/2016 15h46

Venezuela: Partido governo pede cancelamento do registro da oposição

O partido do governo da Venezuela, PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela), e o GPP (Grande Pólo Patriótico), pediram nesta terça-feira (26) o cancelamento do registro de partido político da coalizão Mesa de Unidade Democrática (MUD) devido a irregularidades no processo de coleta de assinaturas para o referendo revogatório do presidente Nicolás Maduro.


América Latina
27/07/2016 13h47

Esta luta não é só por democracia, é por outra civilização, diz Mujica

O ex-presidente do Uruguai, e atual senador da Frente Ampla, José “Pepe” Mujica, participou na manhã desta quarta-feira (27) do Seminário Democracia na América Latina, realizado em Curitiba, PR. Para Mujica, o desafio das gerações mais jovens é lutar não só por democracia, mas por uma nova civilização que seja capaz de valorizar a vida humana e a felicidade das pessoas acima das questões do mercado.

Por Mariana Serafini


América Latina
27/07/2016 11h38

Presidenta do Chile vai debater previdência estatal com manifestantes

As sequelas do neoliberalismo dos anos 90 no Chile atingem principalmente os trabalhadores mais pobres até hoje. Em 2016 o país ainda não tem uma reserva estatal para aposentadorias e pensões. Neste domingo (23) milhares de pessoas saíram às ruas para protestar contra o sistema de previdência privada em mais de 40 cidades simultaneamente e a presidenta, Michelle Bachelet, antedeu ao chamado. Ela anunciou que vai impulsionar a sanção da previdência do Estado.


América Latina
27/07/2016 10h38

Ao vivo: Seminário com Pepe Mujica debate democracia na AL 

Acompanhe ao vivo a transmissão do Seminário Democracia na América Latina, que acontece na manhã desta quarta-fe3ria (27) no Circulo Militar do Paraná, em Curitiba, com a participação do senador e ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica, Heliana Hemeterio dos Santos, Gilberto Maringoni, Livia Morales. Mediaçao: Andrea Caldas. 


América Latina
27/07/2016 9h51

As mulheres na Revolução Cubana

A luta das mulheres cubanas já é registrada desde a luta pela independência do país. No século 19, ainda sob domínio espanhol, inicia-se em Cuba um movimento independentista, que lutava contra a escravidão e a colonização. Nascida em Santiago de Cuba, em 1815, Mariana Grajales Cuello foi uma das primeiras mulheres que lutou pela liberdade de seu país, teve treze filhos e foi com a maioria deles embora de sua cidade para juntar-se à luta.


América Latina
26/07/2016 16h22

Luciana Santos saúda povo cubano pelo Dia Nacional da Rebeldia

Nesta terça-feira (26) os cubanos comemoram o Dia Nacional da Rebeldia, data em que a revolução tomou de assalto o quartel Moncada. A presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, enviou uma mensagem de solidariedade ao povo cubano por meio do secretário nacional de Relações Internacionais, José Reinaldo, que participa das comemorações do triunfo da revolução e do aniversário de Fidel Castro – dia 13 de agosto – na embaixada de Cuba no Brasil, em Brasília.


América Latina
26/07/2016 15h54

Homenagens a Fidel Castro marcam o dia da Rebeldia Nacional em Cuba

O dia 26 de julho, conhecido como “Dia da Rebeldia Nacional”, é uma importante data nacional em Cuba. Foi neste dia, no ano de 1953, que Fidel Castro (então com 27 anos incompletos) liderou outros jovens no ataque aos quartéis de Moncada e Carlos Manuel de Céspedes, fortalezas do regime despótico de Fulgêncio Batista.


América Latina
26/07/2016 12h55

Argentinos fazem greve geral contra demissões em massa de Macri

A onda de demissões de Mauricio Macri continua atingindo os trabalhadores argentinos. Desde que assumiu a presidência do país, em dezembro passado, cerca de mil pessoas são demitidas por dia.


América Latina
26/07/2016 11h25

Agricultura familiar, prioridade contra a fome na América Latina

A cada dia, 27 milhões de latino-americanos e caribenhos, cerca de 5,5% da população regional, acordam sem ter o que comer. É um número ainda colossal, mas bem menor do que a média de 58 milhões registrada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) no período entre 1990 e 1992. À época, 14,7% dos moradores da América Latina e do Caribe sofriam com a desnutrição.

Por Mariana Kaipper Ceratti*


América Latina
26/07/2016 9h49

Cuba na alta costura: Louboutin assina uniforme da delegação olímpica

Os icônicos sapatos de sola vermelha de Christian Loubotin ganharam uma nova roupagem, ou melhor, o tom de vermelho da peça, que será usado pela delegação olímpica de Cuba nas Olimpíadas do Rio 2016. Os cubanos entram em campo com as criações do designer francês para mostrar que a ilha é ouro não só em performance, mas também em estética.