América Latina
17/04/2014 12h01

Nova reunião entre governo e oposição mostra avanço na Venezuela

O ministro brasileiro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado disse estar "muito satisfeito com a experiência do diálogo", nesta quarta-feira (16), após a segunda reunião entre o governo bolivariano da Venezuela e a opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD), com a participação de representantes dos membros da União de Nações Sul-americanas (Unasul). A iniciativa do “encontro pela paz” foi impulsionada pelo presidente venezuelano, Nicolás Maduro, em prol do diálogo político.

América Latina
16/04/2014 15h59

Mais de 50 mil já participaram do Festival de Teatro de Caracas

Segundo a chefe de Governo do Distrito Capital de Caracas, Venezuela, Jacqueline Faria, mais de 50 mil pessoas já assistiram ao Festival de Teatro de Caracas que começou na última sexta-feira (11) e segue até dia 21 de abril.

América Latina
16/04/2014 15h50

"Violência na Venezuela teria abrandado e oposição se dividido"

Após dois meses de iniciado o conflito nas ruas da Venezuela contrário ao governo do presidente Nicolás Maduro, a onda de violência parece ter abrandado. A leitura é do jornalista e escritor venezuelano Luis Britto García. Em entrevista ao periódico contra-hegemônico La Época, da Bolívia, realizada por Juan Manuel Karg, ele caracteriza como "minoritária” a parcela da população que se insurge contra a política socialista e aponta que a divisão interna da oposição é cada vez mais crescente.

América Latina
16/04/2014 15h27

Deputado Carrion, do PCdoB, visita presos políticos no Paraguai

Há pouco menos de uma semana o deputado do PCdoB, Raul Carrion, viajou ao Paraguai em missão de paz e solidariedade aos presos político de Curuguaty em greve de fome. O parlamentar cumpriu uma extensa agenda no país vizinho e intermediou com o poder público a liberdade dos cinco presos políticos, além de exigir relatórios sobre a saúde deles no Hospital Militar, na capital Assunção. 

Por Mariana Serafini, do Vermelho

América Latina
16/04/2014 12h19

Chile: A agonia de San Pedro de Atacama

Pouco mais de oito mil vidas estão praticamente sem água no meio do deserto mais árido do mundo. No pequeno povoado de San Pedro de Atacama (1.8 mil km ao norte de Santiago), de abundantes tesouros arqueológicos e culturais, um dos destinos turísticos mais procurados por turistas sucumbe à deterioração dos já escassos recursos hídricos locais.

Por Victor Farinelli e Paola Cornejo, na Carta Capital

América Latina
16/04/2014 11h54

Uruguai investiga mortes de italianos por ações do Plano Condor

O governo uruguaio está trabalhando em processos judiciais abertos em tribunais da Itália contra 16 repressores uruguaios, acusados da morte de vários cidadãos de origem italiana durante a ditadura militar do país (1973-1985).

América Latina
16/04/2014 11h01

As mentiras sobre a censura da mídia na Venezuela

Além do fato de que o New York Times teve de fazer uma correção dia 26 de fevereiro por declarar que a Globovisión da Venezuela era a “única emissora de televisão que transmitia regularmente críticas ao governo,” Daniel Wilkinson, do Human Rights Watch (Observatório de Direitos Humanos), repetiu o mesmo erro no New York Review of Books (NYRB) dia 9 de abril, dizendo que:

Por Mark Weisbrot, para o Center for Economic and Policy Research*

América Latina
16/04/2014 10h01

Governo e oposição preveem "comissão da verdade" na Venezuela

Na Venezuela, governo e oposição devem formar uma comissão para investigar a violência e as denúncias relativas aos protestos iniciados há dois meses. O acordo foi firmado durante a segunda reunião entre as partes, nesta terça-feira (15), diante da presença de representantes da Unasul e do Vaticano. Também durante o encontro, representantes da oposição aceitaram participar do Plano Nacional de Pacificação, promovido pelo presidente Nicolás Maduro.

Por Théa Rodrigues, da Redação do Vermelho

América Latina
15/04/2014 18h13

Bolívia: Morales está confiante na recuperação da saída marítima

Nesta terça-feira (15), o presidente de Bolívia, Evo Morales, viajou à Holanda e entregou pessoalmente um documento à Corte Internacional de Justiça (CIJ), como parte da demanda apresentada contra o Chile em busca de uma saída soberana ao mar. O governo chileno tem 90 dias para decidir se irá recorrer ou, eventualmente, permitir que o processo continue.

Por Théa Rodrigues, da Redação do Portal Vermelho

América Latina
15/04/2014 14h13

Militantes da UJS realizam congresso em Cuba

Aconteceu no último sábado (12), na capital cubana, Havana, o Congresso de militantes da UJS, majoritariamente estudantes de medicina, residentes da ilha. A reunião contou também com a presença de Jesus Rafael Mora, responsável por América Latina na secretária de Relações Internacionais da UJC.