América Latina
22/08/2014 16h15

Fim do conflito armado na Colômbia pode estar próximo, diz negociador

O chefe da delegação do governo colombiano que negocia a paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Humberto de la Calle, disse nesta sexta-feira (22) que o processo está entrando em "tempo de decisão" e que há "possibilidades sérias" do fim do conflito.

América Latina
22/08/2014 14h11

Facebook na Argentina oferece 54 opções de identidade de gênero

Pela primeira vez na América Latina, o Facebook disponibilizou a opção “gênero personalizado”, permitindo ao usuário escolher entre 54 alternativas. As categorias foram elaboradas por organizações que militam pela diversidade sexual na Argentina.

Por Danielle Cambaúva, na Carta Capital 

América Latina
22/08/2014 12h09

Venezuela adota biometria em supermercados para coibir contrabando

Para tentar coibir o contrabando de alimentos na Venezuela, o presidente Nicolás Maduro anunciou a adoção de um sistema biométrico nas redes de alimentação públicas e privadas do país. A medida tem como objetivo impedir que os usuários comprem diversas vezes o mesmo produto e, assim, acabar com o contrabando e a comercialização irregular dos mesmos.

América Latina
22/08/2014 10h52

Defesa de Julian Assange pede intervenção das Nações Unidas 

A defesa do analista e jornalista australiano Julian Assange demanda a intervenção da Organização das Nações Unidas (ONU) no caso, anunciou seu advogado, o jurista espanhol Baltasar Garzón, em declarações difundidas nesta quinta-feira (21). De acordo com ele, "é desumano" o fundador do  Wikileaks permanecer encarcerado na sede diplomática do Equador em Londres nestes dois anos, citou o jornal El Telégrafo.

América Latina
22/08/2014 10h38

Santos decreta Dia pela Dignidade às Vítimas de Violência Sexual

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, apresentou um decreto, nesta sexta-feira (22), que institui a data 25 de maio como o “Dia Nacional pela Dignidade das Mulheres Vítimas de Violência Sexual no Âmbito do Conflito Armado Interno”.

América Latina
22/08/2014 10h20

Mídia estadunidense critica explicação dos EUA sobre operação em Cuba

Diante da recente deflagração de uma operação secreta dos Estados Unidos para provocar insurgências anticomunistas no território de Cuba, a agência de mídia independente estadunidense 21st Century Wire, que publica notícias e opiniões de colaboradores e temas de todo o mundo, criticou, com veemência, as explicações da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid, United States Agency for International Development, em inglês) sobre o caso.

América Latina
22/08/2014 9h40

Organizações pedem fim da criminalização de crianças migrantes da AL

 Organizações, coletivos, redes e movimentos sociais de dentro e fora do México estão intensificando uma campanha em defesa das crianças e adolescentes migrantes que, todos os dias, tentam cruzar a fronteira e ingressar nos Estados Unidos.

Por Natasha Pitts, na Adital

América Latina
21/08/2014 16h35

Instalada Comissão Histórica que ajudará o diálogo de paz na Colômbia

O processo de paz na Colômbia acaba de dar um passo importante com a instalação da Comissão Histórica do Conflito e suas Vítimas (CHCV). Nesta quinta-feira (21), as partes reunidas em Havana, Cuba, anunciaram os nomes dos especialistas que farão parte deste organismo, que tem como objetivo contribuir para a compreensão do contexto do conflito e fornecer subsídios para as delegações nos diferentes pontos pendentes da negociação.

América Latina
21/08/2014 15h17

Celac analisará avanços sobre direitos das mulheres em El Salvador

A primeira reunião do Grupo de Trabalho da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) sobre equidade, igualdade e empoderamento das mulheres será inaugurada nesta quinta-feira (21), em San Salvador, pelo chanceler salvadorenho, Hugo Martínez. 

América Latina
21/08/2014 12h56

Cuba denuncia ações subversivas dos EUA para Países Não-Alinhados

Cuba denunciou na pultima quarta-feira (19), no seio do Movimento dos Países Não-Alinhados (Mnoal) as novas ações do governo estadunidenses para desestabilizar a Ilha, informaram fontes diplomáticas.