América Latina
24/05/2017 9h27

Processo constituinte popular vai unir venezuelanos, diz estudante

Na atual batalha política travada na Venezuela, o governo de Nicolás Maduro fez mais um esforço de reação, diante das fortes críticas feitas pela oposição e das baixas taxas de popularidade. Nesta terça-feira (23), ele anunciou as bases para a implantação do processo de eleição de uma Assembleia Nacional Constituinte.

Por Jônatas Campos, de Caracas


América Latina
23/05/2017 18h52

Colômbia, do nascimento da guerrilha ao acordo de paz

Em meio à disputa entre Liberais e Conservadores, à esquerda restou a resistência armada. Assim nasceram as guerrilhas colombianas, fruto de uma política construída por e para as elites que sufocou a oposição até a morte, literalmente. A pesquisadora Carolina Ramos, especialista em Colômbia, investigou o período da Frente Nacional (1958 – 1974) e conta o longo caminho desde o nascimento da guerrilha até a implementação do acordo de paz, conquistado em 2016.

Por Mariana Serafini


América Latina
23/05/2017 11h20

Rafael Correa se despede do povo equatoriano com festa em Quito

O presidente do Equador, Rafael Correa, participou de sua última cerimônia de troca da guarda do palácio do governo, em Quito, nesta segunda-feira (22). O ato contou com a participação de milhares de pessoas que ocuparam a praça para se despedir do chefe de Estado. “Me vou com o coração repleto de gratidão com meu povo que nunca falhou”, disse. A posse do sucessor Lenín Moreno acontece na quarta-feira (24), às 10 horas (horário local).


América Latina
23/05/2017 9h51

O que a Guiana Francesa pode esperar de Macron

Único território francês na América do Sul, a Guiana Francesa, tem algumas pistas do que o novo presidente francês, Emmanuel Macron, empossado recentemente, reserva para o departamento francês ultramarino.

Por Clarisse Meireles


América Latina
22/05/2017 20h29

Constituinte garantirá eleição para governadores, diz governo Maduro

Governadores deveriam tomar posse no começo do ano; ausência de calendário eleitoral é criticada pela oposição.



América Latina
22/05/2017 16h32

Nicolás Maduro convoca população para grande marcha da paz

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, convocou para esta próxima terça-feira (23) uma grande marcha pela paz no país. O mandatário condenou neste domingo (21) a atuação da oposição.


América Latina
22/05/2017 15h57

América Latina precisa de um Brasil legal e justo

Michel Temer poderia entrar para história apenas com um personagem grotesco. Mas resulta que é o presidente de fato de um país como o Brasil e então o que diz respeito a ele não é farsa, é tragédia.

Por Martin Granovsky*


América Latina
22/05/2017 11h23

Temer, um personagem descartável dos golpes no século 21

Nos golpes do século 21 na América Latina mudaram muitas coisas. O novo formato não é militar. Estes novos golpes são parlamentares com o poder judicial-comunicacional-econômico. Mas esta não é a única novidade. O outro aspecto crucial, que talvez tenha passado despercebido, é que estes novos golpes sempre contam com um executor que só fica no cargo enquanto a direita ganha tempo para buscar o verdadeiro candidato que deverá governar em seguida.

Por Alfredo Serrano Mancilla*


América Latina
22/05/2017 10h09

Nicolás Maduro envia mensagem de solidariedade o povo brasileiro

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, enviou uma mensagem de solidariedade ao povo brasileiro, neste domingo (21), depois do escândalo de corrupção que envole o presidente Michel Temer.


América Latina
21/05/2017 12h48

Equador cumpriu seu dever ao dar asilo a Assange, diz Rafael Correa

O presidente do Equador, Rafael Correa, afirmou neste sábado (20) que o país “cumpriu seu dever” ao dar asilo a Julian Assange, fundador da organização Wikileaks, que se encontra na embaixada equatoriana em Londres há cinco anos.