América Latina
26/04/2017 16h16

Ciclo progressista deve recuperar suas bases, diz ministro do Equador

O ministro da Educação Superior e Ciência e Tecnologia do Equador, René Ramirez, acredita que o grande desafio dos governos progressistas do continente nesta nova etapa é “recuperar a organização social para politizar a população”. Para ele, o governo do recém eleito presidente, Lenín Moreno, deve priorizar a aproximação com as bases e fortalecer o debate ideológico frente aos grandes meios de comunicação a fim de dar continuidade à Revolução Cidadã.

Por Mariana Serafini


América Latina
26/04/2017 12h22

FMI sugere à Argentina reforma na previdência para conter crise

A Argentina passa por uma das maiores crises econômicas dos últimos anos, a inflação e o desemprego batem recordes. Enquanto isso, o presidente Maurício Macri aposta em medidas antipopulares, como aumento de taxas, para tentar salvar a economia. Agora o conselho do FMI para o chefe de Estado é “redução estrutural do emprego público” e “reforma nos sistemas de pensões e de saúde”.


América Latina
26/04/2017 11h12

Venezuela pode deixar OEA se reunião for convocada sem aval de Caracas

A ministra das Relações Exteriores da Venezuela, Delcy Rodríguez, afirmou nesta terça-feira (25) que Caracas deixará a Organização de Estados Americanos (OEA) se o órgão realizar uma reunião de chanceleres sem o aval dos venezuelanos. Está marcada para esta quarta-feira (26) uma reunião extraordinária do Conselho Permanente.


América Latina
26/04/2017 9h27

A "oposição democrática" na Venezuela: pior que o fascismo

A sequência de eventos que ocorre na República Bolivariana da Venezuela mostra que a estratégia da chamada "oposição democrática" é uma conspiração sediciosa para destruir a ordem democrática, devastar as liberdades civis e fisicamente aniquilar as principais figuras do chavismo, começando com o próprio presidente Nicolás Maduro, sua família e entorno afetivo próximo.

Por Atílio Borón*


América Latina
25/04/2017 18h53

Avós da Praça de Maio anunciam identificação de neto número 122

Encontrado em Córdoba, neto 122 é filho de Iris García Soler e Enrique Bustamante, desaparecidos em janeiro de 1977 em Buenos Aires; Soler deu à luz na Esma (Centro Clandestino de Detenção da Escola Superior de Mecânica da Armada – então centro de tortura da ditadura militar argentina), e depoimentos de sobreviventes que convieram no mesmo espaço com ela ajudaram na investigação.


América Latina
24/04/2017 15h55

O que é o governo autônomo indígena da Bolívia?

A grande mídia no Brasil não tem o costume de noticiar muitos fatos sobre a América Latina. Em temas de política, quando muito noticiam o que deu errado em regimes que tentam, numa luta inglória contra o sistema capitalista global, implementar algum sistema de gestão coletiva do Estado ou novas formas de distribuição de renda.

Por Pedro Pulzatto Peruzzo*


América Latina
24/04/2017 13h03

Vitória de Lenín Moreno é ratificada no Equador

Depois que a oposição não aceitou o resultado eleitoral das eleições presidenciais que apontaram Lenín Moreno – candidato apoiado por Rafael Correa – como novo presidente do país, o Conselho Nacional Eleitoral aceitou fazer a recontagem das cédulas. O procedimento foi refeito, transmitido em rede nacional ao vivo e com fiscalização internacional. A oposição finalmente precisou se dar por vencida e a vitória de Lenín foi ratificada pela maior autoridade eleitoral do país.


América Latina
24/04/2017 11h31

TV peruana lança telejornal apresentado em Aimara

O Peru é um dos quatro países – Argentina, Bolívia e Chile – com grande presença da comunidade aimara, estima-se que sejam mais de 400 mil falantes do idioma distribuídos nas regiões de Puno, Moquengua, Arequipa e Tacna. Para atender a esta população uma TV local, a TV Perú e Radio Ncional do Perú, inaugura nesta segunda-feira (24), um telejornal apresentado inteiramente em aimara.


América Latina
24/04/2017 10h14

Marcha Patriótica completa cinco anos de luta pela paz na Colômbia

Fundado há cinco anos, o Movimento Político e Social Marcha Patriótica consolida-se e amadurece como organização a serviço da mobilização do povo colombiano pela paz e por profundas mudanças no país. Na passagem de seu aniversário, a Marcha lançou na última sexta-feira (21) um manifesto à Colômbia e à América Latina.


América Latina
22/04/2017 12h42

Oposição venezuelana ataca hospital infantil para atingir governo

O vice-presidente da Venezuela, Tareck El Aissami, acusou nesta sexta-feira (21) a oposição ao governo de Nicolás Maduro de criar “uma nova espiral terrorista” no país, em referência aos atos violentos em protestos da direita das últimas semanas, como o ataque a um hospital infantil em Caracas na noite de quinta-feira (20/04).