América Latina
25/07/2017 16h26

Piedad Córdoba pode ser a primeira negra latina a chegar à presidência

A América Latina poderá ter a primeira mulher negra presidenta de um país. Piedad Córdoba Ruíz, advogada colombiana de 62 anos, que já anunciou sua pré-candidatura ao Palácio Nariño, em 2018, é figura conhecida nos círculos da esquerda latino-americana.

Por Vanessa Martina Silva


América Latina
25/07/2017 12h36

“Nossa América está de pé na luta”, declara o Foro de São Paulo

O 23º Encontro do Foro de São Paulo aconteceu na última semana em Manágua, na Nicarágua. No dia 19 foi aprovada a Declaração Final do evento, onde os dirigentes políticos de todo o continente destacam a resistência dos povos latino-americanos e caribenhos à contraofensiva imperialista.


América Latina
25/07/2017 12h09

Venezuela acusa Colômbia e México de conspirar com CIA contra Maduro

O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Samuel Moncada, acusou nesta segunda-feira (24) os governos da Colômbia e do México de trabalhar com a CIA (Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos) para derrubar o presidente venezuelano, Nicolás Maduro.


América Latina
25/07/2017 10h37

Continuarei lutando pela Venezuela, diz aposentada sobre Constituinte

“Eu vou continuar lutando por este país. Se tenho que entregar o pouco de vida que ainda me resta, entregarei por este país, para deixar algo aos que virão depois de mim”, diz a colombo-venezuelana Maria Piñeda, de 70 anos, ao falar sobre o processo constituinte. O processo irá redigir uma nova Constituição que aprofunde a participação popular nas decisões políticas. Serão eleitos 545 representantes da Assembleia Nacional Constituinte da Venezuela.

Por Leonardo Fernandes


América Latina
24/07/2017 17h25

Chilenos fazem paralisação contra sistema privado de previdência

Milhares de trabalhadores ocuparam as principais ruas de Santiago, no Chile, na manhã desta segunda-feira (24), para protestar contra o sistema privado de administração da previdência social do país. Chamadas de Administradoras de Fundos de Pensão (AFP), as empresas que recolheram os salários por várias décadas para, posteriormente, pagar uma aposentadoria digna, não cumprem com o acordo.


América Latina
24/07/2017 16h51

Ofensiva da mídia comercial contra Venezuela é uma escalada golpista

A ofensiva da mídia comercial conservadora contra o governo de Nicolas Maduro se intensifica a cada dia. Jornais como O Globo - o mais vendido do Rio de Janeiro e outros na mesma linha agrupados no grupo Diário das Américas - dedicam diariamente pelo menos uma página para acusar o governo bolivariano e apoiar a oposição, que não esconde o objetivo de tomar o poder a qualquer custo.

Por Mário Augusto Jakobskind


América Latina
24/07/2017 11h33

O que está por trás da destruição da Unila?

Alunos e professores batalham para manter o propósito inicial de integração; autoridades nacionais e locais pedem o fim do projeto. #UnilaResiste e #UnilaFica são hashtags emblemáticas do movimento nacional e internacional que tenta barrar a emenda do deputado federal Sérgio Souza (PMDB-PR).

Por Willy Delvalle


América Latina
24/07/2017 11h32

Primeiro filme rodado inteiramente em aymara estreia no Peru

O filme “Wiñaypacha” (“Eternidade”), realizado pelo cineasta Oscar Catacora, é o primeiro longa-metragem peruano inteiramente rodado no idioma aymara, língua indígena falada na fronteira entre Peru, Bolívia e Chile.


América Latina
24/07/2017 9h08

Nicolás Maduro volta a convocar a oposição para um acordo de paz

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, fez neste domingo (23) um chamado à oposição para que aceite um acordo de paz e convivência com o governo nacional pelo futuro da Pátria de Bolívar.


América Latina
23/07/2017 12h30

Cúpula do Mercosul: Movimentos desmascaram Temer e pedem Diretas

Manifestantes e membros de diversos movimentos populares brasileiros marcaram presença durante a reunião de cúpula do Mercosul, realizada nesta semana em Mendoza, na Argentina, e pediram a convocação de eleições diretas, denunciando o golpe no Brasil. No encontro, a presidência do bloco passou das mãos do presidente argentino, Mauricio Macri, para as do brasileiro Michel Temer.