Mídia
10/09/2017 9h37

Possibilidades democráticas na internet em época de golpe

A rede transformou as regras do jogo sociopolítico e vem se tornando central na política. Parlamentares em todo o planeta não só notaram a mudança tecnológica como tiram proveito, alguns mais e outros menos, dessa nova realidade.

Por Helga do Nascimento de Almeida*


Mídia
09/09/2017 13h27

Mensagem espalha áudio falso de Lula sobre Palocci

Nesta sexta-feira (8), uma mensagem circulou pela internet, contendo um áudio que encena uma conversa entre Lula e o ex-presidente nacional do PT, Rui Falcão, que na verdade nunca existiu. O tema do falso diálogo é o depoimento dado por Antonio Palocci ao juiz Sérgio Moro. A farsa, contudo, foi logo desmacarada, e até veículos como G1 e Veja publicaram textos para desacreditar seu conteúdo.


Mídia
08/09/2017 6h06

O jornalismo sem glamour de um Brasil em ebulição

 Em meio a efervescência política, é necessário ver os fatos por vários ângulos. Nesse contexto, as mídias alternativas trazem, com muitos desafios e menor receita, uma narrativa e abordagem distintas da trazida pelas mídias tradicionais.

Por André Romani, Luciana Cardoso e Matheus Souza*


Mídia
06/09/2017 16h30

Orlando Silva: Como a mídia estimula a cultura do ódio

O que tem sido praticado por alguns dos grandes veículos de comunicação brasileiros pode ser chamado de tudo, menos de jornalismo. O facciosismo com que informam, desinformam ou deformam há tempos atingiu níveis insuportáveis de irresponsabilidade.


Mídia
06/09/2017 14h56

Dilma rebate O Globo: "Jornalismo de guerra e manipulação rasteira"

Por meio das redes sociais, a presidenta eleita Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira (6), que o jornal O Globo pratica o "jornalismo de guerra". A afirmação foi para repudiar a capa do jornal que publicou foto das malas e caixas com R$ 51 milhões em dinheiro vivo que foi encontrado pela Polícia Federal em um imóvel utilizado pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), logo abaixo da manchete que trata da denúncia contra ela, Lula e outras lideranças do PT por "organização criminosa".


Mídia
06/09/2017 11h15

Uso de internet por celular dobra, mas por ser cara é usada por 14%

Há ainda muita desigualdade no uso da internet no Brasil. A proporção de domicílios brasileiros com acesso à internet sem computador, ou seja, por dispositivos móveis, passou de 7%, em 2014, para 14% em 2016, dobrou o número de pessoas usando, mas o número ainda é muito baixo. É o que aponta a pesquisa TIC Domicílios 2016. A população de baixa renda justificou que ainda é muito caro ter internet pelo celular. A banda larga fixa ainda é o tipo de conexão utilizada pela maioria dos brasileiros. 


Mídia
04/09/2017 7h42

Tribunal Tiradentes julgará “práticas espúrias” do Congresso Nacional

Três anos depois da última edição, realizada em 2014 para discutir a Lei da Anistia, o Tribunal Tiradentes realizará sua quarta sessão. O tema abordado desta vez serão as práticas nocivas e danosas do Congresso Nacional. Organizado pela Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), vinculada à Conferência Nacional de Bispos do Brasil, o Tribunal Tiradentes funcionará como um tribunal real. A primeira sessão foi realizada em 1983, para simbolicamente julgar a Lei de Segurança Nacional.


Mídia
02/09/2017 20h19

Luís Nassif: No aniversário do golpe, é hora de avaliar a Globo

"O preço de se ter um país moderno, plural, respeitador da lei e das instituições será o de enquadramento definitivo da Globo, uma distribuição de seu poder de mercado, acabando não apenas com a propriedade cruzada dos meios de comunicação, mas regulando o conceito de rede nacional."


Mídia
01/09/2017 20h18

O desmonte da EBC: um ano depois

Nesta sexta-feira (1º/9), ex-conselheiros da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) denunciaram o desmonte ocorrido na comunicação pública do país com a reestruturação da empresa pública praticada pelo governo Temer. Para eles, "o golpe veio a galope", como a extinção do Conselho Curador e a retirada da participação da sociedade de qualquer decisão na empresa, as demissões, perseguição aos trabalhadores e até "censura" foram denunciadas, entre outros desmontes.


Mídia
01/09/2017 11h37

Jornalistas da EBC denunciam desmonte da comunicação pública

Os membros do extinto Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) lançaram uma nota denunciando os impactos da Medida Provisória (MP) 744, que alterou a estrutura da empresa. Publicada pelo governo golpista de Michel Temer (PMDB) no ano passado, a MP completa um ano hoje e ainda é motivo de polêmica entre governistas, funcionários da EBC, comunicadores e outros especialistas.