Mídia
30/05/2017 15h08

Fonteles: ‘Brasil vive manipulação forte dos meios de comunicação

O ex-procurador-geral da República no período entre 2003 e 2005, Claudio Lemos Fonteles, disse nesta segunda-feira (29) que existe no Brasil, atualmente, uma manipulação forte por parte dos meios de comunicação social. 

Por Hylda Cavalcanti para RBA


Mídia
29/05/2017 18h23

Pensamento único dos grandes meios fortalece mídias alternativas

Nomes de peso da mídia alternativa do país apontam sucessos e desafios da 'guerrilha comunicacional' na era da pós-verdade.

Por Felipe Bianchi, especial para o FNDC


Mídia
29/05/2017 18h14

O papel da mídia na disseminação do ódio ao pensamento da esquerda

Qual o papel da mídia no avanço da pauta conservadora e o discurso de ódio? Essa foi a pergunta central debate realizado na tarde de sábado, (27), como parte da programação do 3º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (3ENDC), em Brasília. O debate foi mediado pela jornalista Beth Costa, secretária geral da Fenaj – Federação Nacional dos Jornalistas, e contou com a presença dos jornalistas Cynara Menezes e Ricardo Melo, além da filósofa Márcia Tiburi.

Flávia Quirino, especial para o FNDC


Mídia
29/05/2017 17h32

Internet, uma questão política que precisa ser discutida

A conferência “Internet, Liberdade de Expressão e Privacidade” abriu o primeiro dia de palestras e debates do 3º Encontro Nacional de Direito à Educação (3ENDC), na Universidade de Brasília (UnB). O debate, mediado pelo jornalista Marcos Urupá (Intervozes), se concentrou na reflexão sobre o caráter político que perpassa a privacidade e a liberdade nos meios virtuais.

Iza Moreira e Raiane Sena, especial para o FNDC


Mídia
29/05/2017 10h14

Carta de Brasília denuncia violações à liberdade de expressão

A 20ª Plenária Nacional do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) realizada na tarde deste domingo (28), aprovou a Carta de Brasília. O documento ratifica o posicionamento da organização contra os ataques sistemáticos à liberdade de expressão e de organização no país e em favor das lutas populares contra as reformas trabalhista e previdenciária, entre outras iniciativas do governo ilegítimo e autoritário de Michel Temer.


Mídia
26/05/2017 13h22

Globo cobra punição contra agressão a fotógrafos

A Globo endossa o discurso do governo Michel Temer afirmando que a manifestação do último dia 24, convocada pelas centrais sindicais, foi marcada por vandalismo, mas em matéria publicada nesta sexta-feira (26) cobra apuração da agressão a fotógrafos do jornal O Globo e agência EFE cometida por policiais militares durante os protestos na Esplanada dos Ministérios.


Mídia
21/05/2017 13h19

Por que a Globo quer derrubar Michel Temer?

Os vazamentos de áudios envolvendo o presidente golpista Michel Temer (PMDB) e Joesley Batista, um dos donos do frigorífico JBS, foram veiculados em primeira mão pelo jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, por volta das 19h da noite desta quarta-feira (17). A principal acusação era de que Temer teria autorizado a compra do silêncio de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na prisão. Em seguida, o Plantão da Globo anunciou o escândalo e prometeu dar detalhes no Jornal Nacional.

Por Norma Odara Fes


Mídia
18/05/2017 13h01

Repercussão internacional: “Brasil mergulha em novo caos político”

Jornais europeus destacam que gravação envolvendo Michel Temer em corrupção pode acelerar fim de sua presidência. “O destino, zombando, agora prepara o caminho para sua renúncia”, escreve diário italiano. “Mesmo antes das últimas acusações, o governo Temer já estava em crise”, aponta o jornal inglês The Guardian.


Mídia
18/05/2017 12h23

Globo derruba mais um presidente. Isso não é uma boa notícia

“Brasília assustada com as revelações do jornal O Globo”. Essa foi uma das frases de efeito ditas por Willian Bonner durante a edição desta quarta-feira (17), dia em que as Organizações Globo detonaram uma bomba que vai derrubar mais um presidente da República no Brasil – golpista, mas presidente.

Por Renata Mielli*


Mídia
17/05/2017 11h20

Luciana Santos: Não podemos nos intimidar com a ofensiva midiática

A ofensiva da grande mídia que deturpou o depoimento do ex-presidente Lula, estimulou o ódio e tentou reforçar as acusações sobre ele, demonstram que o Judiciário não tem nada que comprove as acusações, afirmou a presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, no vídeo institucional “Palavra da Presidenta” desta quarta-feira (17). “Não podemos nos intimidar com a ofensiva midiática.”