Mídia
14/12/2017 14h45

Sobre a cultura do silêncio

“Dizer a palavra não é um ato verdadeiro se isso não está ao mesmo tempo associado ao direito de auto expressão e de expressão do mundo, de criar e recriar, de decidir e escolher e, finalmente, participar do processo histórico da sociedade. Na cultura do silêncio as massas são ‘mudas’, isto é, elas são proibidas de criativamente tomar parte na transformação da sociedade e, portanto, proibidas de ser”. De Paulo Freire, Ação Cultural para a Liberdade, 1970

Por Venício A. de Lima*


Mídia
12/12/2017 16h43

MBL finalmente será investigado?

O sinistro Movimento Brasil Livre (MBL) até hoje nunca prestou contas sobre a origem dos recursos financeiros usados na cruzada golpista pelo impeachment de Dilma Rousseff. 

Por Altamiro Borges*


Mídia
11/12/2017 10h18

Altamiro Borges: Demissões na Estácio e a guerra na Justiça

Em editoriais raivosos, a mídia privada – nos dois sentidos da palavra – tem confessado o seu temor diante das batalhas jurídicas que eclodirão com a vigência da “deforma” trabalhista. Ela inclusive já declarou guerra aos procuradores e juízes do trabalho, em mais uma abjeta campanha de calúnias.

Por Altamiro Borges*, em seu blog


Mídia
10/12/2017 8h06

Jornalismo ameaçado por "fake news" e polarização política, diz Unesco

A indústria da mídia, que permanece a principal fonte de notícias e informação na era digital, tem diante de si amplas oportunidades e profundos desafios, disse a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em relatório sobre liberdade de imprensa, pluralismo, independência e segurança de jornalistas lançado no mês de novembro deste ano.


Mídia
09/12/2017 17h43

Renata Mielli: "Os barões midiáticos não falam mais sozinhos"

A jornalista Renata Mielli, coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e Secretária-Geral do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, destacou a importância da comunicação pública em uma entrevista concedida à TV 247 na última quarta-feira (6).


Mídia
08/12/2017 9h41

Jornalista da Globo vira garoto-propaganda

Com as crescentes quedas de audiência, que afugentam os anunciantes, a Rede Globo resolveu inovar. A partir de agora, segundo Mauricio Stycer, os jornalistas da emissora também serão obrigados a cumprir o papel de garotos-propaganda.

Por Altamiro Borges*, em seu blog


Mídia
07/12/2017 18h07

Manuela: "Vamos combater a mentira e construir uma política diferente"

A pré-candidata do PCdoB à Presidência da República, Manuela D'Ávila comentou em vídeo em suas redes sociais na tarde desta quinta-feira (7) dos ataques que têm sofrido nas redes sociais com a manipulação e desvio de suas falas, a chamada "Fake News" (falsa notícia). Manuela pediu para os internautas ao invés de compartilharem este tipo de fala inverídica, que a ajudem a combater as notícias falsas na internet. "Vamos combater a mentira e construir uma política diferente", disse.


Mídia
04/12/2017 14h34

Como combater a intolerância e o preconceito na internet?

O ambiente em que o país mergulhou a partir de 2014 é refratário ao respeito aos direitos humanos – cada vez mais ridicularizados e ignorados por setores que perderam o pudor em se apresentar publicamente – e refratário à própria democracia.

Por Renata Mielli*


Mídia
04/12/2017 12h41

"Globo corrupta pagou propina", protestam torcedores do Atlético-MG

Torcedores do Atlético Mineiro protestaram contra a Rede Globo na última rodada do Campeonato Brasileiro neste domingo (3). Uma faixa com os dizeres "Globo corrupta pagou propina no futebol" foi erguida no Estádio Independência, em Belo Horizonte, durante partida disputada contra o Grêmio, que terminou com vitória por 4 a 3 para o time mineiro.


Mídia
03/12/2017 14h30

Urariano Mota: Lampião, o bandido de volta

O artigo de Elise Jasmin hoje na Folha de São Paulo resgata preconceitos que julgávamos mortos no século passado.

Por Urariano Mota