Mídia
17/03/2017 6h24

Protestos contra a reforma da Previdência: o que você não viu na TV

Principais telejornais cerceiam voz dos manifestantes que ocuparam as ruas e focam cobertura nos problemas gerados pelas paralisações de trabalhadores.

Por Eduardo Amorim, Oona Castro, Mabel Dias e Bia Barbosa*, do Coletivo Intervozes


Mídia
15/03/2017 9h28

Mídia discursa contra atos, mas população é contra reformas de Temer

O discurso de criminalização da mídia contra os movimentos sociais de que greves, paralisações e atos só prejudicam o trabalhador não colou. Em diversos veículos, as transmissões ao vivo ou reportagens sobras as paralisações são marcadas por palavras como "transtornos", "prejudicados", "fracasso" e "direito tolido".


Mídia
14/03/2017 17h36

"Governo Temer é tão ruim na economia quanto na política"

Existe um paradoxo permeando a avaliação do governo Temer feita pelos principais órgãos da mídia escrita no Brasil. Ele consiste no fato de haver, após nove meses de governo, um consenso absoluto de que o governo Temer é um desastre político. Mas, supostamente, ele estaria indo bem no que diz respeito às suas decisões econômicas.

Por Leonardo Avritzer


Mídia
11/03/2017 14h56

Lalo Leal: a informação como fonte de poder político

 Faz pouco mais de 100 anos. Em 1910, o sociólogo alemão Max Weber propôs ao 1º Congresso da Associação Alemã de Sociologia uma nova pesquisa. Ele queria saber se "o crescente capital fixo da imprensa significaria também um aumento do poder que permite moldar a opinião pública arbitrariamente".

Por Laurindo Lalo Leal*, na Rede Brasil Atual


Mídia
08/03/2017 19h51

Temer reduz papel da mulher e é alvo de protestos nas redes sociais

Enquanto milhares de mulheres protagonizavam manifestações  em diversas cidades brasileiras, Michel Temer expunha sua opinião sobre o papel da mulher, destacadamente o que ela "faz pela casa, pelo lar". Tais afirmações contrárias ao reclamando empoderamento das mulheres provocaram reações contrárias de internautas.


Mídia
06/03/2017 0h52

Altamiro Borges: Demissões e censura na "TV do Temer"

Quando o ex-presidente Lula aprovou a criação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em 2008, a mídia privada - que detesta concorrência e se acha dona das concessões públicas de rádio e tevê no país - fez o maior escândalo. Em editoriais e artigos opinativos dos seus "calunistas" de aluguel, ela afirmou que a TV Brasil, um dos veículos da EBC, seria a "TV do Lula".


Mídia
05/03/2017 15h21

Temer sanciona lei que ataca caráter público da EBC

A Presidência da República sancionou na quinta-feira (2) a Lei 13.417/2017, originada da Medida Provisória 744/2016 – lei que altera a estrutura da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), enfraquece seu caráter público e reforça a decisão do governo de transformá-la em uma emissora dedicada meramente à reprodução de conteúdo de assessoria governamental.


Mídia
03/03/2017 17h36

Comentarista da Globo ironiza estupro de Jane Fonda: "E eu com isso?"

O comentarista do noticiário matinal Bom Dia, Brasil, da TV Globo, e apresentador da Globonews, o jornalista Alexandre Garcia provocou revolta nas redes sociais na noite desta quinta-feira (2), depois de fazer um comentário irônico e de desprezo a respeito da declaração da atriz norte-americana Jane Fonda, que revelou ter sido estuprada quando era criança.


Mídia
02/03/2017 9h57

Altamiro Borges fala sobre o papel da mídia em entrevista à TVT

Participar de todas as lutas pela democratização da comunicação, fortalecer todos os veículos alternativos existentes que fazem a narrativa contra-hegemônica ao monopólio midiático, ajudar na formação de novos comunicadores, estudar as mudanças que ocorrem na comunicação nacional, são os objetivos do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, que realiza uma campanha para arrecadar fundos e continuar atuando. 


Mídia
01/03/2017 15h49

Sindicato questiona EBC sobre censura ao "Fora, Temer!" no carnaval

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal questionou a direção da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em relação ao direcionamento dado às suas redações para que manifestações políticas durante o carnaval não fossem divulgadas.