Mídia
15/09/2014 17h25

Altamiro Borges: Patrícia “dedo em riste” Poeta deixa o JN

O jornalista Daniel Castro, do site especializado “Notícias da TV”, informa nesta segunda-feira (15) que a apresentadora Patrícia Poeta deixará em novembro a bancada do “Jornal Nacional” da TV Globo. Casada com Amauri Soares, diretor do império midiático da famiglia Marinho, a âncora ficou famosa por suas gafes e também por seus comentários direitistas.

Por Altamiro Borges*, em seu blog

Mídia
15/09/2014 11h42

Por que o Twitter supera o Facebook em notícias quentes

Há um mês, o adolescente negro chamado Michael Brown foi morto a tiros por um policial branco na cidade de Ferguson, no Missouri (EUA). Houve diversas testemunhas oculares, mas as circunstâncias da morte são discutíveis e atualmente são objeto de investigações do FBI e do grande júri. 

Mídia
14/09/2014 0h00

Roberto Malvezzi: A Veja e o grupo Naspers

Millôr Fernandes, quando foi demitido da Veja por ocasião de seu apoio a Brizola na eleição de 1982, comentou – em outras palavras - com sua ironia desconcertante: "não tenho nada contra a Veja. Minha divergência é apenas de ordem política, econômica, ética...”. Mais tarde o humorista voltaria à revista. 

Por Roberto Malvezzi*, para a Adital

Mídia
12/09/2014 19h11

Grande mídia apela para anticomunismo e antijornalismo no Maranhão

A grande mídia brasileira está cada vez mais despudorada na sua cruzada para derrotar as forças políticas que assumiram o governo do país desde 2003. Ficção e jornalismo flertam cada vez mais, ao ponto de ser difícil distinguir um do outro. Seja no papel, no rádio, televisão e até na internet, os grupos econômicos que dominam a comunicação no Brasil estão empenhados em derrubar o governo federal e também garantir seus interesses locais.

Por Renata Mielli*, em seu blog

Mídia
12/09/2014 18h14

Manifestação nas redes contra Malafaia atinge primeiro lugar no Twitter

Líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, Silas Malafaia convoca 'tuitaço' para “tocar o terror” contra Dilma e o que chama de “causa gay”. Tiro sai pela culatra e reação de internautas contra o pastor alcança primeira posição nas tendências do Twitter nesta sexta-feira (12).

Mídia
12/09/2014 18h13

Altamiro Borges: Emprego vira manchete negativa

Conforme já comprovou o “Manchetômetro”, a pesquisa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro feita com base nas manchetes dos três principais jornais do país e nos destaques do Jornal Nacional da TV Globo, a mídia tucana não dá trégua para a presidenta Dilma. No campo da política, para cada notícia positiva ela publica 25 negativas. Na cobertura da economia, o placar é ainda mais espantoso: 400 negativas contra 10 positivas.

Por Altamiro Borges*, em seu blog

Mídia
12/09/2014 18h04

Ricardo Kotscho: Ibope confirma a irrelevância da velha mídia

Deu tudo ao contrário do que imaginava o "pool" formado por Veja & Associados, na perfeita definição de Alberto Dines para a velha mídia que disparou o que seria uma "bala de prata" contra a candidatura de Dilma, com a divulgação da "denúncia premiada", feita por um réu preso, envolvendo políticos e partidos da base aliada do governo num "propinoduto", que teria sido montado na administração da Petrobras. Até agora, no entanto, não apareceu nenhuma prova.

Por Ricardo Kotscho*, em seu blog

Mídia
12/09/2014 14h47

Sindicância conclui que não houve fraude da CPI como apontou Veja

A comissão de sindicância instalada no Senado para apurar denúncia publicada pela revista Veja de manipulação dos depoimentos prestados à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras concluiu que "não houve qualquer indício de vazamento de informações privilegiadas, de documentos internos" e decidiu arquivar o processo.

Mídia
12/09/2014 12h25

Urariano Mota: Jornal Nacional ou Jornal Eleitoral?

Em sua coluna “Prosa, Poesia e Política”, o escritor e jornalista pernambucano Urariano Mota analisa a atuação do telejornal da Rede Globo, o Jornal Nacional, que segundo Urariano “é sempre uma peça política e em época de eleições um instrumento de propaganda para a oposição fora do horário eleitoral gratuito”.

Por Ramon de Castro, para a
Rádio Vermelho

Mídia
11/09/2014 14h05

Luciano Martins Costa: Uma imprensa sem jornalismo

Já se disse neste Observatório que não existe mais uma relação orgânica entre imprensa e jornalismo no Brasil. Alguns comentaristas que se manifestam sobre os temas propostos pelo observador neste espaço, entre eles acadêmicos portadores de currículos respeitáveis, consideram exagerada, ou no mínimo controversa essa afirmação.

Por Luciano Martins Costa, para o Observatório da Imprensa