Mídia
25/07/2016 10h19

Ombusdman da Folha sobre pesquisa: Errou e persistiu no erro

A ombusdman da Folha de S. Paulo, Paula Cesarino Costa, escreveu neste domingo (24) em sua coluna que o jornal “errou e persistiu no erro” ao publicar dados incompletos sobre pesquisa Datafolha de avaliação do governo do presidente interino, Michel Temer.


Mídia
23/07/2016 11h08

Miro Borges: Imprensa sindical é decisiva para trabalhadores

O Repórter Sindical na Web, na TV Agência Sindical, recebeu quinta-feira(21) o jornalista, escritor e blogueiro Altamiro Borges (Miro), presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. Foi o terceiro programa da série “Sindicalismo e mídia”. Durante a entrevista, Miro enumerou os motivos pelos quais a imprensa sindical é fundamental para a defesa dos trabalhadores.


Mídia
22/07/2016 11h30

O ataque à governança democrática da internet

A Coalizão Direitos Na Rede vem a público manifestar sua reação ao texto “Governo quer mudar regras do Comitê Gestor da Internet”, publicado pelo jornal Folha de São Paulo no último sábado, dia 16 de julho.


Mídia
21/07/2016 20h04

Golpismo: Nomeação de Temer para Telebras é ataque à internet no país

“Faz parte de um contexto”, diz o sociólogo Sérgio Amadeu, professor da Universidade Federal do ABC (UFABC). “Faz parte do desmonte das políticas públicas de inclusão digital e de telecomunicação. Faz parte da privatização extrema que os golpistas vêm para fazer.” Ele se refere à troca, feita pelo interino, no comando da Telebras. Michel Temer nomeou um executivo do mercado, que prestou serviços à Oi, para comandar a estatal.


Mídia
21/07/2016 20h01

Eduardo Guimarães: Datafolha e o medo da votação no Senado

Chega a ser um pouco engraçado o tom de surpresa que o laureado jornalista Glenn Greenwald e seu colega Erick Dau imprimiram na denúncia feita no excelente The Intercept – que, a partir de agora, passa a integrar os sites indicados pelo Blog da Cidadania. A matéria em questão, que você confere aqui, é idêntica a centenas de outras que esta página publicou sobre institutos de pesquisa nos últimos onze anos.


Mídia
21/07/2016 18h40

Glenn Greenwald: A fraude jornalística da Folha é ainda pior

Na quarta-feira (20), o jornal The Intercept publicou um artigo documentando a incrível “fraude jornalística” cometida pelo maior jornal do país, Folha de São Paulo, contendo uma interpretação extremamente distorcida das respostas dos eleitores à pesquisa sobre a crise política atual.

Por Glenn Greenwald e Erick Dau, The Intercept


Mídia
21/07/2016 8h00

Mídia que defende “modernização” da CLT precariza trabalhador

É parcial e manipuladora a cobertura dos principais grupos de comunicação quando se trata de direitos dos trabalhadores. Nos últimos dias, jornais como O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo tem se pronunciado sobre o tema através de editoriais e matérias defendendo a “modernização” da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT)”. Como empregadores, esses mesmos grupos impõem aos trabalhadores condições precárias. 

Por Railídia Carvalho


Mídia
20/07/2016 14h49

Temer, Aécio e Folha unidos contra a CLT

Aos poucos, de forma sorrateira, os golpistas expõem os reais motivos do impeachment da presidenta Dilma – que não tem nada a ver com as tais “pedaladas fiscais” ou com o combate à corrupção. Entre os seus objetivos, um dos principais é o de destruir a legislação trabalhista, jogando o peso da crise econômica nas costas dos assalariados com carteira assinada. 

Por Altamiro Borges*


Mídia
20/07/2016 9h30

Fraude: Folha de S.Paulo manipula pesquisa para favorecer Temer

Um dos mistérios mais obscuros da crise política que atingiu o Brasil nos últimos meses (conforme relatado inúmeras vezes pela Intercept) tem sido a ausência completa de pesquisas de opinião nos grandes meios de comunicação e órgãos de pesquisa do país.

Por Glenn Greenwald e Erick Dau
(
The English version)



Mídia
19/07/2016 12h09

Maria José Braga afirma que mídia faz oposição a Dilma e Lula

“Os grandes veículos abandonaram o Jornalismo para assumir o papel de partido de oposição ao governo federal de Luiz Inácio Lula da Silva e a Dilma Rousseff”. É o que afirma Maria José Braga, candidata à presidência da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). As eleições para a entidade começam nesta terça-feira (19) e prosseguem até quinta-feira (21) em todo o Brasil.