Mídia
29/05/2015 0h00

A direita está especializada em calúnia e difamação, diz Manuela D'Ávila

Em entrevista à TV CartaCapital, Manuela D'Ávila, deputada estadual pelo PCdoB/RS, fala da acusação feita por um jornalista de que, grávida, teria viajado para os EUA para comprar um "enxoval de grife" sem estar de licença. 


Mídia
27/05/2015 15h41

Paulo Nogueira: O monumental fiasco que é a TVeja

Achei estranho, e fui verificar. Li, num texto sobre as demissões na Veja, que havia uma área da revista “bombando”.

Por Paulo Nogueira, no Diário do Centro do Mundo


Mídia
27/05/2015 11h45

Luciana Santos defende regulação da mídia no Ver TV

No Programa Ver TV, o pesquisador e jornalista Venício Lima, professor da Universidade de Brasília (UnB), recebeu especialistas para discutir os principais pontos que podem integrar um marco regulatório na área de comunicação e a polêmica em torno do assunto. 


Mídia
27/05/2015 9h37

Juíz fala sobre concessão de direito de resposta à religião afro

Há algumas semanas, as emissoras de TV Record e Rede Mulher foram condenadas pelas ofensas às religiões de origem africana em suas programações. A pena é a produção de quatro programas de televisão, cada uma, em direito de resposta. A decisão é um marco na luta do respeito às culturas afro-brasileiras e do Estado Laico.


Mídia
25/05/2015 18h28

Época ignora greve e divulga propaganda do governo de SP

"O Ensino, cada vez melhor" ;“Qualidade e bom desempenho”. Essas são as definições dadas para a Educação em São Paulo em publicidade de 10 páginas publicada pela Revista Época dessa última semana de maio. O curioso é que nesta mesma semana a brava greve do professores estaduais, que para o governo de São Paulo não existe, completa 70 dias.


Mídia
25/05/2015 9h23

Jeferson Miola: A divulgação seletiva de escândalos

Nos últimos tempos, a sociedade brasileira se defronta com grandes escândalos de corrupção. Para citar alguns: os casos de propinas na Petrobrás [Lava Jato], no Carf [Conselho Administrativo de Recursos Fiscais] do Ministério da Fazenda [Zelotes] e no metrô de SP; os depósitos secretos em contas do Banco HSBC na Suíça etc.

Por Jeferson Miola*, na Carta Maior


Mídia
24/05/2015 9h52

Marcus Ianoni: Regulação econômica da mídia e democracia

As forças progressistas da sociedade brasileira nutrem a expectativa de que o Ministério das Comunicações, comandado por Ricardo Berzoini, apresente à sociedade e ao Congresso Nacional um projeto de lei sobre o novo marco regulatório da comunicação social. Essa tarefa tem um conteúdo democrático fundamental, uma vez que os meios de comunicação de massa são uma estrutura-chave para a realização dos ideais da democracia.

Por Marcus Ianoni*, no Jornal do Brasil


Mídia
24/05/2015 8h30

Jornalistas Livres e sua escalada contra as narrativas de ódio

Neste domingo (24) ocorre, na Praça das Artes, Anhangabaú, grande ato que inaugura a criação da rede Jornalistas Livres, que soma diversos coletivos de mídia livre, artistas, jornalistas independentes, repórteres, editores, fotógrafos e cinegrafistas, empenhados em praticar um jornalismo que se contraponha às narrativas de ódio e o permanente desrespeito aos direitos humanos e sociais no Brasil.


Mídia
23/05/2015 15h14

Nassif: A ameaça à liberdade de imprensa

Doutrinariamente, a imprensa é vista como o instrumento de defesa da sociedade contra os esbirros do poder, seja ele o Executivo, outro poder institucional ou econômico. Não se exija dos grupos de mídia a isenção. Desde os primórdios da democracia são grupos empresariais com interesses próprios, com posições políticas nítidas, explícitas ou sub-reptícias.

Por Luis Nassif, em seu blog


Mídia
22/05/2015 17h01

Especialistas debatem regulação da comunicação no VerTV

Nesta sexta-feira (22), o apresentador Laurindo Lalo Leal recebe no VerTV especialistas para discutir os principais pontos que podem integrar um marco regulatório na área de comunicação e a polêmica em torno do assunto. Entre os convidados, a deputada federal Luciana Santos (PCdoB-PE), o pesquisador e jornalista Venício Lima e o secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Emiliano José.