Mídia
27/04/2015 12h36

Movimentos sociais fazem escracho em sede da Rede Globo

Centenas de militantes de movimentos sociais marcharam em direção à sede da Rede Globo, na capital paulista, neste domingo (26), para repudiar os 50 anos da emissora. Em outras capitais também aconteceram manifestações.


Mídia
27/04/2015 11h28

População de baixa renda pode ficar sem benefícios da TV digital 

A deputada Luciana Santos (PCdoB-PE) anunciou seu apoio a campanha em favor da interatividade na TV Aberta para famílias de baixa renda no Brasil no processo de conversão da TV analógica para o sistema digital. O tema foi discutido, na semana passada, em Brasília, com os pesquisadores do campo da comunicação digital Richard Santos e Cosette de Castro, da Universidade Católica de Brasília (UCB) e Cristiana Freitas, da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). 


Mídia
27/04/2015 10h42

Haddad desmente Folha sobre privatização do Anhembi

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, criticou uma reportagem destacada na Folha de S. Paulo nesta segunda-feira (27) e reproduzida por outros sites de notícias afirmando que o seu governo "vai privatizar o Anhembi". Haddad respondeu que os jornalistas estão "perdidos no espaço: não pretendo privatizar o Anhembi, nem arrecadar R$ 1,5 bi com aluguel mas modernizá-lo por PPP", publicou, logo de manhã, na rede social.


Mídia
26/04/2015 10h26

Barão lança livro que traça panorama da comunicação no Brasil

“Uma significativa contribuição à causa da democratização da comunicação no Brasil”. É assim que Dênis de Moraes (jornalista, pesquisador e professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense), define, em prefácio, o livro Direitos Negados – Um retrato da luta pela democratização da comunicação, lançado pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e organizado por Renata Mielli.


Mídia
26/04/2015 10h01

Jornais televisivos distorcem realidade para criminalizar ocupações 

A cobertura jornalística de movimentos e políticas sociais exige mais do que técnica. Como mínimo, é preciso conhecimento específico sobre o tema em questão: seu contexto de produção, o histórico que o envolve, os interesses que reflete, a legislação a que contempla, os dados correspondentes ao quadro social, as fontes diversas e a responsabilidade do Estado em relação à questão abordada. 


Mídia
26/04/2015 9h23

Igor Fuser: A Globo é o principal agente da imbecilização da sociedade

A Rede Globo é o aparelho ideológico mais eficiente que as classes dominantes já construíram no Brasil desde o início do século XX. Substitui perfeitamente a Igreja Católica como instrumento de controle das mentes e do comportamento.

Por Igor Fuser, no Diário da Liberdade


Mídia
26/04/2015 0h00

Mercado de Notícias revela estrutura de concentração e poder da mídia

Jornalistas renomados discutem o papel da mídia e sua influência na democracia entre atos da peça cômica "O Mercado de Notícias", de Ben Jonson. Uma viagem no tempo desde o surgimento da imprensa, no século 17, até os dias de hoje, em que a sede por informação é cada vez maior.


Mídia
25/04/2015 12h41

Pesquisa: maioria não acredita no que mídia diz sobre a Ucrânia

A maioria dos gregos, alemães e franceses não acredita no que as mídias locais escrevem sobre os acontecimentos na Ucrânia, de acordo com uma investigação realizada pela agência Sputnik em conjunto com a empresa britânica de pesquisa ICM Reseacrh.


Mídia
25/04/2015 9h27

Agências de notícias repudiam posição dos EUA sobre a Venezuela

As agências de notícias que integram a União Latino-Americana de Agências de Notícias (Ulan) rechaçaram neste sábado (24) na Declaração de Quito, onde ocorre a 4ª Assembleia Geral da entidade, a decisão dos Estados Unidos de decretar que a Venezuela representa uma “ameaça incomum e um problema extraordinário para os Estados Unidos”.


Mídia
25/04/2015 8h32

Entidades reforçam luta pela interatividade na TV digital

A batalha pela democratização e acesso à comunicação no Brasil envolve diversas entidades e agentes sociais, esse mesmo movimento tem encabeçado mais uma luta: a do acesso à TV digital interativa. Em 2016 o Brasil começará o apagão analógico nas cidades de mais de 1 milhão de habitantes, os que não tiverem caixa de conversão para o sistema ou um aparelho mais moderno de TV, não terão acesso à tecnologia.