Mídia
05/07/2015 10h12

Outras Palavras debate jornalismo de profundidade na era da Internet 

A velha mídia está em crise, em todo o mundo. No Brasil, já decadentes e sem brilho, jornais e revistas dos grupos Abril, Globo, Folha e Estado enfraqueceram-se ainda mais, em 2015, ao demitirem jornalistas em massa. A pergunta é: a Internet, vista há alguns anos como grande alternativa democratizante, poderá um dia preencher o vácuo aberto por esta queda? Ou se perderá na banalidade do Facebook e na mera crítica, sem alternativa, ao velho jornalismo? 


Mídia
04/07/2015 14h42

Lula desmente mais uma calúnia da revista Veja 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva denunciou neste sábado, 4, mais uma mentira operada contra ele pela revista Veja, do grupo Abril. Em sua conta no Facebook, Lula relata nota do colunista Lauro Jardim que afirma que ele teria ido em 19 de setembro de 2012 para o México em um avião pago pela Odebrecht. Leia abaixo, o comentário do ex-presidente em seu perfil na rede social:


Mídia
03/07/2015 11h40

Barão de Itararé debate "Mídia, golpe e ditadura: ontem e hoje"

Na sexta-feira (3), a partir das 19 horas, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé reúne um time de peso para debater Mídia, golpe e ditadura: ontem e hoje.


Mídia
03/07/2015 10h00

Haroldo Lima: A defesa da Petrobras e o apetite dos entreguistas

Em entrevista ao PCdoB da Bahia, Haroldo Lima ex-presidente da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), explica porque é preciso unir forças, na atual quadra, para defender a Petrobras. "Estamos diante de uma sanha golpista contra a empresa que tem forte papel no avanço do Brasil. A hora é de alerta e de unidade das forças para defender nosso patrimônio contra o apetite dos entreguistas", alertou.


Mídia
01/07/2015 11h43

Obama rechaça mídia brasileira: "Brasil é uma potência global" 

Na Casa Branca, durante coletiva nesta terça-feira (30), Barack Obama, presidente dos EUA, rechaçou afirmação de jornalista da Globo. "Nós vemos o Brasil não como uma potência regional, mas como uma potência global". Comportamento da jornalista da emissora de televisão brasileira revela como a mídia trata de inflar o chamado "complexo de vira-latas".


Mídia
01/07/2015 11h05

José Augusto Valente: O Brasil não conhece o Brasil!

A imprensa, que deveria ser uma instituição que atende ao direito à informação dos cidadãos brasileiros, tem como foco as notícias e não as informações. Segundo uma das definições da imprensa tucana, em vigor, “notícia é tudo aquilo que alguém não quer ver publicado, o resto é propaganda”. Claro, essa máxima tem aplicação variada segundo quem é esse alguém.

Por José Augusto Valente*, na Carta Maior


Mídia
30/06/2015 11h37

Luciano Martins Costa: Batalha da comunicação ou guerra de extermínio?

Quais são os limites da manipulação da imagem no jornalismo? Num critério aceitável, admite-se que uma fotografia possa ser alterada para compor um infográfico, por exemplo, porque nesse contexto estaria implícito que é apenas uma referência, uma ilustração. 

Por Luciano Martins Costa*, no Observatório da Imprensa


Mídia
29/06/2015 8h46

Kiko Nogueira: Marieta Severo desqualifica negatividade de Faustão 

O próximo empregado da Globo a sofrer ameaça de morte, depois de Jô Soares, será Marieta Severo. Pode anotar. Marieta foi ao programa do Faustão, uma das maiores excrescências da televisão mundial desde a era paleozóica.

Por Kiko Nogueira*, no DCM


Mídia
28/06/2015 8h18

Natália Viana: A direita abraça a rede

A ascensão dos grupos conservadores nas redes sociais – da revolta “pop” ao uso de perfis fake e robôs importados da campanha eleitoral.

Por Natália Viana, da Agência Pública


Mídia
27/06/2015 12h58

Luciano Martins: A "barriga" intencional da Folha

Uma das grandes preocupações de teóricos do jornalismo após a criação da internet era o conflito potencial entre a ambição da notícia exclusiva e a nova realidade da mídia universal. Como conseguir um "furo" jornalístico se qualquer um que tiver acesso à rede mundial de computadores pode dar uma notícia em primeira mão?

Por Luciano Martins Costa*, no Observatório da Impresa