Mídia
28/08/2014 15h33

Ministério responde matérias sobre pagamento em obras do PAC 

A respeito das matérias publicadas sobre supostos atrasos de pagamento em obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) nos jornais O Estado de S. Paulo, nesse domingo (24), e Valor Econômico, segunda-feira (25), o Ministério do Planejamento publicou nota oficial em que esclarece que “não há atraso nos pagamentos referentes a obras do PAC, muito menos causados por problemas de caixa do governo federal, conforme insinuam as reportagens.” 

Mídia
27/08/2014 15h57

André Barrocal: Jornal Nacional vira personagem eleitoral

A eleição ganhou um personagem inesperado. Produto jornalístico de maior alcance no Brasil, o Jornal Nacional, da Rede Globo, virou alvo de vigilância, críticas e discussões, especialmente na internet. O ponto alto do protagonismo ocorreu depois da rodada de entrevistas com os principais presidenciáveis, sobretudo após a realizada com a petista Dilma Rousseff, na terça-feira 19.

Por André Barrocal*, na Carta Capital

Mídia
25/08/2014 12h09

Luciano Martins Costa: Marina Silva em revista

A imprensa abre a semana estimulando especulações sobre uma reviravolta nas perspectivas eleitorais com o ingresso da ex-ministra Marina Silva, do PSB, como candidata a presidente. 

Por Luciano Martins Costa, para o Observatório da Imprensa

Mídia
25/08/2014 11h32

Ministério da Saúde acusa Veja de errar sobre o Mais Médicos 

“A revista erra, pela segunda semana consecutiva, ao tratar da relação de cooperação do Brasil, Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) e o governo de Cuba”, diz o Ministério da Saúde (MS) em nota de esclarecimento sobre a abordagem na cooperação para o Programa Mais Médicos publicada na Revista Veja.  

Mídia
24/08/2014 9h53

Verdades e mentiras no debate eleitoral 

 A entrevista da presidenta Dilma Rousseff ao Jornal Nacional, da TV Globo, na sequência das apresentações de candidatos ao Planalto, ocorrida na noite da última segunda-feira (18), deve ser contada como um ponto favorável ao seu propósito da reeleição.

Por Luciano Martins Costa*

Mídia
24/08/2014 0h00

Aprendendo a dividir: Lei da mídia democrática

Este vídeo produzido pelo Canal Intervozes ensina de uma forma didática a importância de se ter uma mídia livre e verdadeiramente democrática e que muitos aspectos garantidos em nossa Constituição ainda não são respeitados.

Mídia
22/08/2014 11h35

Revista Veja censura seu próprio colunista

O colunista da Veja Rodrigo Constantino teve um texto tirado do ar pela própria revista. Na coluna da última quarta-feira (20), ele ironizou o depoimento da jornalista Miriam Leitão ao portal Observatório da Imprensa, em que relatava as torturas sofridas durante a ditadura militar.

Mídia
22/08/2014 11h23

Altamiro Borges: A guerrilha das mídias alternativas

Já há consenso nas esquerdas políticas e sociais brasileiras de que a mídia privada, controlada por meia dúzia de famílias, manipula informações e deforma valores. Ela atua como “aparelho privado de hegemonia do capital”, conforme a clássica definição de Antonio Gramsci. Ainda segundo o intelectual italiano, ela cumpre o papel de autêntico partido das forças da direita. Esta postura, que atenta contra a democracia, hoje é ainda mais agressiva.

Por Altamiro Borges, em seu blog

Mídia
22/08/2014 10h43

Movimentos repudiam decisão do STF que condena jornalista sergipano 

'Pela liberdade de expressão e direito à comunicação, somos todos Cristian Góes'. Essas são as palavras de ordem que mobilizam cerca de 20 entidades que assinam nota de repúdio ao posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF), que negou recurso com o pedido de revisão da condenação do jornalista sergipano Cristian Góes, na última sexta-feira (15).
 

Mídia
21/08/2014 16h20

Altamiro Borges: Mídia mineira enterrou o “aecioporto”

O escândalo do “aecioporto” – o aeroporto na fazenda do titio de Aécio Neves construído com R$ 14 milhões dos cofres públicos quando este era governador de Minas Gerais – já virou pó na mídia privada nacional. Ele quase sumiu dos jornalões e das emissoras de rádio e tevê e não houve empenho do tal “jornalismo investigativo” para apurar a maracutaia.

Por Altamiro Borges*, em seu blog