Mídia
30/01/2015 17h38

Luciano Martins Costa: O DNA da História

Os jornais desta sexta-feira (30) destacam, em suas primeiras páginas, o déficit das contas públicas que marca o encerramento do ano fiscal de 2014, a decisão da Petrobras de reduzir o ritmo de obras e a perspectiva de suspender o pagamento de dividendos aos seus acionistas, além de referências à disputa pela presidência da Câmara dos Deputados e, claro, novos registros sobre a crise de abastecimento de água na região Sudeste. 

Por Luciano Martins Costa*, do Observatório da Imprensa


Mídia
30/01/2015 15h35

José Reinaldo sobre reforma da mídia: "ação necessária e estratégica"

"Uma ação necessária e estratégica", foi como resumiu José Reinaldo Carvalho, editor Portal Vermelho, ao falar sobre a centralidade da reforma da mídia para o avanço da democracia no país, durante entrevista à jornalista da Liderança do PCdoB na Câmara Christiane Peres, nesta sexta-feira (30), em Brasília.

Christiane Peres e Joanne Mota, da 
Rádio Vermelho 


Mídia
30/01/2015 0h00

Urariano Mota: A mão do carrasco e a comunicação do governo Dilma

A comunicação do governo Dilma Rousseff e sua relação com a mídia conservadora é o tema da coluna Prosa, Poesia e Política,  conduzida pelo escritor e jornalista pernambucano Urariano Mota. Na ocasição, ele pontuou trechos do discurso de abertura da primeira reunião ministerial do mandato, realizado nesta terça (27), na Residência Oficial da Granja do Torto.

Joanne Mota, da
Rádio Vermelho


Mídia
29/01/2015 18h50

Laurindo: Dilma percebeu que a mídia tem lado e não é o do trabalhador

"A presidenta Dilma percebeu que a mídia tem lado e não é o lado dos trabalhadoras e trabalhadores que produzem a riqueza desse país", declarou Laurindo Leal Filho pesquisador e apresentador do programa VerTV, da TV Brasil, ao comentar suas últimas declarações da presidenta sobre o papel da mídia no Brasil. 

Joanne Mota, da
Rádio Vermelho


Mídia
29/01/2015 16h59

A Globo não ataca o Governo, ataca o Estado nacional

O noticiário da Globo é tendencioso. Ninguém que seja medianamente informado pensará diferente. Entretanto, não sei se as vítimas desse noticiário perceberam que no afã de denegrir o Governo, o que está perfeitamente dentro de suas prerrogativas de imprensa livre, a Tevê Globo, sobretudo nas pessoas dos comentaristas William Wack e Carlos Sardenberg, passaram a atacar o Estado brasileiro, o que sugere crime de lesa-pátria.

Por J. Carlos de Assis*


Mídia
29/01/2015 13h14

Rossetto: "Ajustes são necessários para manter programas sociais"  

O ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, recebeu para um café da manhã nesta quinta-feira (29), no Palácio do Planalto, jornalistas e blogueiros de meios de comunicação digitais para uma conversa sobre as ações do governo neste segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff.


Mídia
29/01/2015 11h05

Deputados elogiam Dilma por convocação da “batalha da comunicação” 

Um dos destaques do discurso da presidenta Dilma Rousseff, na terça-feira (27), durante a primeira reunião ministerial do ano, foi a “convocatória” para os ministros do governo travarem a “batalha da comunicação” no diálogo com a sociedade. Na Câmara, a convocatória foi bem recebida e destaca como importante para o diálogo com a sociedade. 


Mídia
27/01/2015 17h41

Cynara Menezes: o "jornalismo" subserviente à indústria farmacêutica

Eu estava trabalhando na revista Veja (os piores oito meses de minha carreira; leia aqui) quando saiu uma capa louvando as estatinas, pílulas usadas para controlar o colesterol “ruim” que, afirmava a revista, eram “a grande surpresa da medicina”, “a aspirina do século 21″, “um dos medicamentos que mudaram a história”. 


Mídia
26/01/2015 18h00

Comunicação é central para o combate ao racismo, diz ministra

"Fizemos avanços na luta pela promoção da igualdade racial e pelo enfrentamento ao racismo. No entanto, ainda há muito trabalho pela frente para realizarmos uma completa superação", declarou Nilma Lino Gomes, ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir/PR), em entrevista ao Portal Áfricas, ao falar sobre a importância de se aprimorar as ferramentas de ação da Secretaria.


Mídia
26/01/2015 17h22

Altamiro Borges: A "liberdade de expressão" do Opus Dei 

Em artigo publicado na Folha desta segunda-feira (26), o jurista Ives Gandra reforça a cruzada contra a ideia da regulação democrática da mídia. Apesar da presidenta Dilma e do Ricardo Berzoini já terem enfatizado que não pretendem discutir o "conteúdo" veiculado nas emissoras de rádio e tevê - mas sim a questão econômica dos monopólios midiáticos -, o renomado "doutor" insiste em afirmar que "a liberdade de imprensa está em perigo".

Por Altamiro Borges*, em seu blog