Mídia
27/08/2016 8h00

Frente Brasil Popular divulga agenda nacional contra o golpe

A Frente Brasil Popular divulgou nesta sexta-feira (26) a programação nacional de manifestações contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff que começou a ser julgado na quinta-feira (25) e vai até a quarta-feira (31), no Senado federal. Confira abaixo a data e o horário da jornada nacional de Atos Contra o Golpe, Fora Temer e Nenhum Direito a Menos em cada capital: 


Mídia
26/08/2016 19h47

Haddad: Crise não impede poder público de priorizar demandas sociais

“Mesmo em recessão econômica, o poder público pode, sim, priorizar demandas sociais”. Essa é a opinião de Fernando Haddad sobre o discurso dominante na grande mídia e em setores conservadores da política. Em debate realizado na quinta-feira (25), o prefeito de São Paulo criticou o corte de gastos sociais como saída para a crise: “A retórica de sempre é de que a Constituição de 1988 não cabe no orçamento. Ora, depende do modelo de sociedade que se deseja”. 


Mídia
26/08/2016 19h23

Procurador do Trabalho recusa convite da Globo e critica terceirização

Ronaldo Lima dos Santos recusou neste mês convite da Rede Globo para participar de um programa sobre dúvidas trabalhistas. Em sua recusa à emissora, o Procurador do Trabalho em São Paulo afirmou que “o único interesse trabalhista que este nefasto conglomerado econômico-midiático possui é a tentativa de aprovação de leis aviltantes da pessoa do trabalhador e de diminuição de direitos sociais”. Ronaldo se refere ao apoio do grupo a projetos de terceirização tramitando no Congresso.


Mídia
25/08/2016 8h00

Eduardo Guimarães: Nível de apoio da mídia ao golpe é algo inédito

O jornalista Eduardo Guimarães afirmou ao Portal Vermelho nesta terça-feira (23) que o Brasil vive um momento inédito na história ocidental. Ele se refere à participação dos veículos de comunicação de grandes empresas na concretização do golpe contra a presidenta eleita Dilma Rousseff. O blogueiro, que é fundador e editor do blog da Cidadania, esteve no ato realizado em apoio a Dilma pelas Frente Brasil Popular e Povo Sem Medo em São Paulo.

Por Railídia Carvalho


Mídia
24/08/2016 15h14

Ativistas e parlamentares debatem ameaças contra a comunicação

O deputado federal (Psol-RJ), Jean Wyllys é o novo coordenador da frente parlamentar pela liberdade de expressão (FrenteCom). Durante a posse do deputado, a integrante do Coletivo Intervozes Bia Barbosa citou ameaças às políticas públicas do setor a partir da fusão do Ministério das Comunicações com o de Ciência e Tecnologia, no governo interino de Michel Temer. 


Mídia
23/08/2016 19h30

Luciana Santos: Luta e resistência por uma comunicação democrática

No lançamento da agenda de atuação da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular (FrenteCom) para 2016/2017 na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (23), a presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, ressaltou a importância da luta pela democratização da comunicação e classificou como “inaceitável que em pleno século 21” tenhamos um sistema de comunicação no Brasil determinado pelos interesses da iniciativa privada. 


Mídia
23/08/2016 18h21

A recuperação econômica e os truques de linguagem e de estatística

Até a reta final do impeachment, qualquer número positivo em relação à economia era apresentado seguido da expressão “apesar da crise”. Agora, com a recuperação econômica anunciada pelos jornais graças aos magníficos esforços e á exuberante credibilidade do governo Temer, os números negativos são exibidos seguidos de um “mas a retração (ou queda, ou redução) é menor”.

Por Fernando Brito


Mídia
23/08/2016 15h18

Artigo de militante do MTST aborda apoio da mídia ao golpe

“As relações entre o Golpe institucional e a Mídia Monopolista no Brasil: perspectivas e alternativas” é o título do artigo do militante do Movimentos dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) do Paraná, Fernando Marcelino. No texto, o autor aborda a concentração de veículos nas mãos de poucas famílias e como isso também se dá em nível estadual. Ele também cobra um posicionamento firme da esquerda no combate ao monopólio da comunicação.


Mídia
23/08/2016 10h46

Dilma desnudou o machismo na mídia?

Já lá atrás, para a disputa ser possível, Dilma teve de ser indicada e ter por trás de si uma figura masculina (Lula), e precisou mudar sua imagem de acordo com a vontade dessa figura, enfatizaram matérias jornalísticas. Como se ela fosse um fantoche, sem decisões próprias.

Por Igor Viginotti Canevare*, no Brasil Debate


Mídia
23/08/2016 9h54

Ato em defesa da comunicação pública e EBC nesta terça em SP

A Frente em Defesa da EBC e da Comunicação Pública realiza nesta terça-feira (23), às 19ha partir das 19 horas, uma festa-ato no Café do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Edifício Martinelli, região central da capital paulista. A deputada federal e candidata à prefeitura do Rio, Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e a deputada estadual, Leci Brandão (PCdoB-SP) defenderam a comunicação pública e convocaram o ato.