Mídia
17/01/2018 18h10

Guadalupe Carniel: Uma morte de papel passado

Falar de jornalismo esportivo para alguns pode ser uma piada. Porque para muitos é exatamente dessa forma que ele é tratado. Tanto que Paulo Vinícius Coelho fala em seu livro Jornalismo Esportivo, que acreditam que por todos já terem visto uma partida de futebol, todos sabem comentar e podem escrever sobre isso, que é uma editoria menor, que não necessita de especialização.


Mídia
16/01/2018 16h20

Defesa da reforma da Previdência no Google fere direito à informação

Após série de suspensões por abuso da propaganda oficial, governo vai usar dados de cidadãos para convencê-los a apoiar a mudança na aposentadoria.

Por Marina Pita*


Mídia
15/01/2018 12h48

Luciano Huck, Globo e a memória seletiva dos "novos" políticos

Passados alguns dias da repercussão da entrevista – interpretadas como fala de candidato, em “campanha eleitoral” antecipada - de Luciano Huck, no palco do programa do Faustão no domingo (7), o apresentador negou que irá se candidatar à Presidência da República em 2018.

Por Helena Sthephanowitz*, na Rede Brasil Atual


Mídia
15/01/2018 12h01

O que o brasileiro pensa sobre o viés partidário da imprensa

48% creem que mídia falha na hora de reportar diferentes posições sobre temas políticos. Espanha e Grécia estão entre os países mais críticos ao partidarismo, segundo pesquisa do Pew Research Center (Pew).


Mídia
13/01/2018 16h33

Embrapa, patrimônio nacional a ser revigorado

Repercutiu fartamente a notícia de demissão sumária do sociólogo Zander Navarro, emérito pesquisador do agro e da ruralidade em nosso país, dos quadros da Embrapa. Assinou a ordem o presidente da Instituição, depois de um artigo publicado no jornal O Estado de São Paulo (Por favor, Embrapa: acorde!, em 5/1/2018).


Mídia
13/01/2018 12h42

Veja quebra blindagem a Serra e denuncia recebimento de propina

 Depois defender o tucano José Serra em duas campanhas presidenciais - em 2002 e 2010 - quando ele foi derrotado pelos ex-presidentes Lula e Dilma, a revista Veja quebrou a blindagem e disse que o senador, tal qual um vampiro, recebeu propina na veia. Veja se refere à denúncia feita por Pedro Novis, presidente da Odebrecht, de que ele recebeu propinas de R$ 52,4 milhões da empreiteira, em contrapartida a favores concedidos pelo governo de São Paulo.


Mídia
12/01/2018 18h08

Facebook muda estratégia para "elevar interatividade" 

O Facebook anunciou nesta quinta-feira (11) a maior modificação nos conteúdos da sua rede social dos últimos anos. Agora, o feed de notícias de cada usuário dará prioridade às publicações compartilhadas por familiares e amigos, deixando as de marcas, meios de comunicação e famosos em segundo plano.


Mídia
11/01/2018 16h54

Governos querem censurar a internet com pretexto de coibir Fake News

Nesta terça (9), o perfil oficial da Federação Nacional dos Policiais Federais no Twitter publicou um anúncio extraordinário. O tom burocraticamente indiferente ocultava a importância da notícia. O tuíte, em essência, propunha dar à Polícia Federal e ao governo federal, ao qual se subordina, o poder de regular, controlar e até mesmo censurar conteúdo político na internet que seja considerado “falso”, e “punir” aqueles que o disseminarem.


Mídia
11/01/2018 13h44

Temer e a estatização da EBC

O patrão dos trabalhadores da EBC é a sociedade brasileira, que paga para mantê-la funcionando. Mas hoje, na prática, a empresa responde apenas à Presidência da República. O sentimento entre os funcionários é que as chefias têm feito um esforço diário para tornar o discurso dos meios de comunicação públicos, sustentados com o dinheiro de todos, cada vez mais parecidos com os da mídia comercial e privada.

Por Aline Scarso e Priscila Bernardes*


Mídia
11/01/2018 13h24

Renata Mielli: “meios de coibir fake news são mais uma parte do golpe”

A coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e secretária-geral do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, a jornalista Renata Mielli, acredita que a criação de grupos por parte da Polícia Federal para discutir meios de coibir as chamadas notícias falsas é mais uma parte do golpe, articulado pelo governo Temer. Segundo ela, a ideia é restringir a liberdade de expressão de veículos alternativos de mídia, no ano eleitoral.