Mídia
25/05/2015 9h23

Jeferson Miola: A divulgação seletiva de escândalos

Nos últimos tempos, a sociedade brasileira se defronta com grandes escândalos de corrupção. Para citar alguns: os casos de propinas na Petrobrás [Lava Jato], no Carf [Conselho Administrativo de Recursos Fiscais] do Ministério da Fazenda [Zelotes] e no metrô de SP; os depósitos secretos em contas do Banco HSBC na Suíça etc.

Por Jeferson Miola*, na Carta Maior


Mídia
24/05/2015 9h52

Marcus Ianoni: Regulação econômica da mídia e democracia

As forças progressistas da sociedade brasileira nutrem a expectativa de que o Ministério das Comunicações, comandado por Ricardo Berzoini, apresente à sociedade e ao Congresso Nacional um projeto de lei sobre o novo marco regulatório da comunicação social. Essa tarefa tem um conteúdo democrático fundamental, uma vez que os meios de comunicação de massa são uma estrutura-chave para a realização dos ideais da democracia.

Por Marcus Ianoni*, no Jornal do Brasil


Mídia
24/05/2015 8h30

Jornalistas Livres e sua escalada contra as narrativas de ódio

Neste domingo (24) ocorre, na Praça das Artes, Anhangabaú, grande ato que inaugura a criação da rede Jornalistas Livres, que soma diversos coletivos de mídia livre, artistas, jornalistas independentes, repórteres, editores, fotógrafos e cinegrafistas, empenhados em praticar um jornalismo que se contraponha às narrativas de ódio e o permanente desrespeito aos direitos humanos e sociais no Brasil.


Mídia
23/05/2015 15h14

Nassif: A ameaça à liberdade de imprensa

Doutrinariamente, a imprensa é vista como o instrumento de defesa da sociedade contra os esbirros do poder, seja ele o Executivo, outro poder institucional ou econômico. Não se exija dos grupos de mídia a isenção. Desde os primórdios da democracia são grupos empresariais com interesses próprios, com posições políticas nítidas, explícitas ou sub-reptícias.

Por Luis Nassif, em seu blog


Mídia
22/05/2015 17h01

Especialistas debatem regulação da comunicação no VerTV

Nesta sexta-feira (22), o apresentador Laurindo Lalo Leal recebe no VerTV especialistas para discutir os principais pontos que podem integrar um marco regulatório na área de comunicação e a polêmica em torno do assunto. Entre os convidados, a deputada federal Luciana Santos (PCdoB-PE), o pesquisador e jornalista Venício Lima e o secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Emiliano José. 


Mídia
22/05/2015 16h22

Globo usa tragédia carioca na campanha pela redução da maioridade

A tragédia com Jaime Gold, assassinado na Lagoa Rodrigo de Freitas quando andava de bicicleta, está sendo usada de maneira escandalosa num proselitismo a favor da redução da maioridade penal.

Por Kiko Nogueira, no Diário do Centro do Mundo*


Mídia
22/05/2015 13h35

Deputado Pimenta rebate críticas de colunista da Folha sobre Zelotes

O deputado federal, Paulo Pimenta (PT), relator da submissão da Câmara dos Deputados criada para acompanhar o trabalho dos investigadores no curso da Operação Zelotes rebateu as afirmações do colunista da Folha de S.Paulo, Leonardo Souza, que publicou na quinta-feira (21) artigo em referência a atuação do deputado, apontando que o mesmo iniciou uma “cruzada em defesa da Zelotes, para tentar inflar a operação em contraponto à Lava Jato”, escreveu o colunista.


Mídia
22/05/2015 12h59

Belo Monte: Norte Energia critica "sensacionalismo gratuito" da Globo

Em carta enviada à Globonews, a Norte Energia, responsável pela construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, critica duramente a "parcialidade" e o "desequilíbrio editorial" da emissora em reportagens sobre a usina veiculadas no Jornal das Dez nos dias 18, 19 e 20 de maio.


Mídia
22/05/2015 11h07

Aldo: responsáveis por corrupção devem ser punidos, não as empresas

A grande mídia tentou ludibriar as declarações do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo (PCdoB), que em entrevista à imprensa - após o Congresso Internacional de Serviços de Saúde que ministrou palestra nesta quinta-feira (21), na capital paulista - afirmou que o país espera que os responsáveis pelos atos de corrupção nos setores privado e público sejam punidos e não as empresas.


Mídia
21/05/2015 18h08

Menina dos olhos dos Civita, Revista Veja sofre com a crise da Abril

A menina dos olhos de Roberto Civita não conseguiu escapar da crise do Grupo Abril. Com as mudanças no mercado editorial, a blindagem da semanária perdeu vigor e incorreu em e cortes importantes, como o anunciado semanas atrás, com várias demissões e o fechamento das Vejinhas BH e DF.