Mídia
01/09/2014 18h32

Lewandowski: Juízes não devem se deixar influenciar pela mídia

Às vésperas de completar um mês à frente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski escolheu novo momento simbólico para marcar o período de transição na máxima Corte. O ministro compareceu nesta segunda-feira (1º/9) em São Paulo ao ato de entrega do título de doutor honoris causa ao jurista Claus Roxin, autor da Teoria do Domínio do Fato, e teceu críticas ao que considera uma aplicação indevida das ideias do professor alemão no julgamento da Ação Penal 470.

Mídia
01/09/2014 17h08

A retórica intencionalmente confusa e catastrofista da mídia/oposição

Seguindo o argumento ortodoxo, o governo não pode ser ao mesmo tempo culpado por inflação, supostamente elevada, e baixo crescimento. Os críticos da política econômica atual não podem prometer o céu da aceleração do crescimento e o céu da queda da inflação. Alguma passagem pelo inferno tem que estar prevista.

Por Carlos Pinkusfeld Bastos*, no Brasil Debate

Mídia
01/09/2014 14h16

Globo compara Marina Silva com Jânio Quadros em charge

A edição do jornal O Globo desta segunda-feira (1º) traz uma charge do cartunista Carlos Caruso que coloca a presidenciável do PSB, Marina Silva, com os mesmos pés tortos de uma foto clássica do ex-presidente Jânio Quadros.

Mídia
28/08/2014 15h33

Ministério responde matérias sobre pagamento em obras do PAC 

A respeito das matérias publicadas sobre supostos atrasos de pagamento em obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) nos jornais O Estado de S. Paulo, nesse domingo (24), e Valor Econômico, segunda-feira (25), o Ministério do Planejamento publicou nota oficial em que esclarece que “não há atraso nos pagamentos referentes a obras do PAC, muito menos causados por problemas de caixa do governo federal, conforme insinuam as reportagens.” 

Mídia
27/08/2014 15h57

André Barrocal: Jornal Nacional vira personagem eleitoral

A eleição ganhou um personagem inesperado. Produto jornalístico de maior alcance no Brasil, o Jornal Nacional, da Rede Globo, virou alvo de vigilância, críticas e discussões, especialmente na internet. O ponto alto do protagonismo ocorreu depois da rodada de entrevistas com os principais presidenciáveis, sobretudo após a realizada com a petista Dilma Rousseff, na terça-feira 19.

Por André Barrocal*, na Carta Capital

Mídia
25/08/2014 12h09

Luciano Martins Costa: Marina Silva em revista

A imprensa abre a semana estimulando especulações sobre uma reviravolta nas perspectivas eleitorais com o ingresso da ex-ministra Marina Silva, do PSB, como candidata a presidente. 

Por Luciano Martins Costa, para o Observatório da Imprensa

Mídia
25/08/2014 11h32

Ministério da Saúde acusa Veja de errar sobre o Mais Médicos 

“A revista erra, pela segunda semana consecutiva, ao tratar da relação de cooperação do Brasil, Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) e o governo de Cuba”, diz o Ministério da Saúde (MS) em nota de esclarecimento sobre a abordagem na cooperação para o Programa Mais Médicos publicada na Revista Veja.  

Mídia
24/08/2014 9h53

Verdades e mentiras no debate eleitoral 

 A entrevista da presidenta Dilma Rousseff ao Jornal Nacional, da TV Globo, na sequência das apresentações de candidatos ao Planalto, ocorrida na noite da última segunda-feira (18), deve ser contada como um ponto favorável ao seu propósito da reeleição.

Por Luciano Martins Costa*

Mídia
24/08/2014 0h00

Aprendendo a dividir: Lei da mídia democrática

Este vídeo produzido pelo Canal Intervozes ensina de uma forma didática a importância de se ter uma mídia livre e verdadeiramente democrática e que muitos aspectos garantidos em nossa Constituição ainda não são respeitados.

Mídia
22/08/2014 11h35

Revista Veja censura seu próprio colunista

O colunista da Veja Rodrigo Constantino teve um texto tirado do ar pela própria revista. Na coluna da última quarta-feira (20), ele ironizou o depoimento da jornalista Miriam Leitão ao portal Observatório da Imprensa, em que relatava as torturas sofridas durante a ditadura militar.