Mídia
28/07/2015 0h00

Direitos de transmissão e o monopólio de decisão do Grupo Globo

No Brasil, clubes e federações dependem cada vez mais das emissoras para sobreviver. Direitos de transmissão e direitos de imagem – pagos pelas TVs – superam qualquer tipo de receita. Essa dependência, bem como os recentes escândalos envolvendo o mundo do futebol, são objeto de debate no Ver TV. 


Mídia
27/07/2015 11h52

Seminário discutirá modelo institucional da EBC

O Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) realizará, nos dias 11 e 12 de agosto, o seminário Modelo Institucional da EBC: balanço e perspectivas. A inscrição é gratuita e já pode ser feita no hotsite do evento até o dia 7 de agosto. O seminário será realizado em Brasília-DF, em local ainda não definido. As discussões serão agrupadas em três grandes eixos: Autonomia e Vinculação, Financiamento e Sustentabilidade e Gestão de Conteúdo e Participação Social. 


Mídia
27/07/2015 11h43

Globo 1989-2015: 26 anos de campanhas sujas contra Lula

Um promotor com folha de serviços judiciais que destacam 245 advertências por desempenho negligente protocolou uma acusação contra Lula em tempo recorde.

Por Dario Pignotti, na Carta Maior


Mídia
27/07/2015 10h07

Miola: A Veja é um partido político disfarçado de revista

O lixo semanal da revista Veja traz na capa um close do rosto desfigurado do Lula com uma chamada ameaçadora: “A vez dele”. No subtítulo, faz alusão a supostas revelações do empreiteiro da OAS, que incriminariam Lula. De sobremesa, a revista oferece uma chanchada: “como o filho Lulinha ficou milionário”.

Por Jeferson Miola*, na Carta Maior


Mídia
27/07/2015 0h00

Série "Empoderadas" mostra sucesso de mulheres negras

Na série do Facebook, as personagens se tornam referência para que outras mulheres negras desenvolvam talentos e mudem suas vidas.


Mídia
26/07/2015 12h21

Mídia fascista quer criminalizar editoras de esquerda

É uma guerra política em todos os sentidos. A direita brasileira não admite que exista nenhuma iniciativa independente de suas patranhas imperialistas e golpistas.

Por Miguel do Rosário*, no Tijolaço


Mídia
26/07/2015 10h04

Mídias digitais: Um novo jeito de produzir e consumir informação

A noção de “portal” tem perdido cada vez mais a sua principal funcionalidade na Web 2.0. Se compararmos a página inicial de um site de notícias com a capa de um jornal, perceberemos que ambos obedecem a uma hierarquia editorial e a um ordenamento (por relevância ou editoria), com a diferença de que o portal suporta muito mais conteúdo e permite a interatividade e atualizações ao longo do dia.

Por Vitor Hugo dos Santos*, no Observatório da Imprensa**


Mídia
26/07/2015 9h18

As cinco piores mentiras do Globo contra Lula em 2015 

Como ainda tem gente que leva de boa fé as informações publicadas pelo jornal O Globo sobre Lula, recapitulamos aqui as cinco maiores armações do jornal contra o ex-presidente só no ano de 2015. Lembrando que ainda estamos em julho. E que a coluna do Merval Pereira é considerada hours concours.  


Mídia
24/07/2015 14h14

João Paulo Cunha: Pagar para apanhar

Teve grande destaque a reportagem da revista Piauí deste mês, que narra a guinada à direita da rádio Jovem Pan, de São Paulo. Ao lado de perfis de nomes de ponta do conservadorismo protofascista nacional, como Reinaldo Azevedo e Rachel Sheherazade, o texto revela o que todo mundo sabe: que o jabá político rola solto no jornalismo brasileiro. 

Por João Paulo Cunha*, no Brasil de Fato


Mídia
24/07/2015 13h00

Gestão Haddad fará em 4 anos o que o PSDB não fez em 20

Nesta quinta-feira (23), o prefeito Fernando Haddad participou de bate-papo no Barão de Itararé com jornalistas e blogueiros. Na pauta, conjuntura política, balanço da gestão em São Paulo e os desafios que se avizinham. 

Por Joanne Mota