Mídia
07/02/2016 8h59

As “flores do recesso” e o Troféu Framboesa do jornalismo brasileiro 

O recesso legislativo, encerrado esta semana, costuma ser uma época em que os jornais têm dificuldade para encontrar pautas. Esse período é conhecido como "flores do recesso", quando, diante da falta de assuntos, factoides são transformados em notícias. As "flores do recesso" de 2016 já têm lugar na história do que há de pior no jornalismo em termos de manipulação, mentiras e invenções.

Por Paulo Pimenta* 


Mídia
07/02/2016 8h57

Desenterrando Dercy na TV: alcançamos o limite da barbárie

Esta semana sofri aquele tradicional abalo na crença num mundo melhor ao ler uma reportagem sobre as gravações de Gugu Liberato para a nova temporada do seu programa na Record, e que talvez anuncie que tenhamos alcançado o limite da barbárie.

Por Rita de Cássia Almeida*, em seu blog**


Mídia
06/02/2016 16h05

O jornalismo cínico e o ponto de não-retorno 

Em 1988, o psicanalista Jurandir Freire Costa alertava que a sociedade brasileira poderia estar chegando a um perigoso ponto de não-retorno. Ela estaria incorporando quatro valores: cinismo, narcisismo, violência e delinquência. À época, seus estudos tinham como referência as ideias do filósofo alemão Peter Sloterdij, que escreveu o clássico livro “Crítica da razão cínica”, publicado nos anos 1980, com grande repercussão.

Por Francisco José Castilhos Karam* 


Mídia
06/02/2016 11h37

Governo lança site com informações para combate e prevenção do Aedes 

O governo federal lançou esta semana um site na Internet com todas as informações sobre o combate ao Aedes aegypti e à microcefalia.


Mídia
05/02/2016 15h46

Globo diz que apurar informação não é dever dos jornalistas

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acionou o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro exigindo reparação de danos contra as ilações do jornal da Famiglia Marinho, O Globo. Lula aponta a “falta de apuração” e o desprezo com a ética jornalística ao ignorar as informações fornecidas por ele.


Mídia
05/02/2016 11h51

Sociedade tem até 29/2 para contribuir com o marco civil da internet

Elaborado para garantir democracia e direitos como a liberdade de expressão e a privacidade na Internet, o Marco Civil entrou em nova fase do processo de sua regulamentação. Até o dia 29 de fevereiro, a sociedade civil poderá contribuir com a consulta pública que discute, basicamente, quatro temas da lei: a neutralidade da rede, a segurança de registros, a privacidade e a transparência. A queda de braço em torno da lei segue intensa.

Por Felipe Bianchi*


Mídia
03/02/2016 14h37

Barão de Itararé promove debate sobre os rumos da economia brasileira

A economia brasileira ruma para o caos? A questão será o tema da terceira rodada do Ciclo de Debates Que Brasil é Este?, marcada para o dia 22 de fevereiro, às 19h, na sede do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, em São Paulo. Em discussão, as saídas para o país combater a grave crise que assola o Brasil e o mundo.


Mídia
02/02/2016 18h54

Venício Lima: Existe limite para a atuação da mídia?

Se torna claro o objetivo de construir uma opinião pública favorável a alguns políticos e partidos e desfavorável a outros políticos e partidos.


Mídia
02/02/2016 18h02

Altamiro Borges: Cadê a pujança econômica dos EUA?

Nos últimos tempos, os urubólogos da mídia fizeram um esforço lascado para difundir a ideia de que a crise econômica só existia no Brasil - por única e exclusiva culpa do governo lulopetista de Dilma Rousseff. O restante do mundo estaria em plena recuperação, em especial os EUA - que as mentes colonizadas, com complexo de vira-lata, idolatram no altar do "deus-mercado".

Por Altamiro Borges*


Mídia
01/02/2016 15h07

UJS lança documentário sobre o ato que denunciou a manipulação da Veja

Na véspera das últimas eleições presidenciais a revista Veja, porta voz da direita brasileira, teve a sua distribuição de domingo antecipada para sexta-feira, em uma tentativa sórdida em manipular a opinião pública e favorecer o candidato derrotado nas urnas, Aécio Neves, à ser eleito presidente da República. No periódico haviam denúncias falsas, relacionando Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula em esquemas em corrupção.