Mídia
17/04/2014 16h46

Globo tenta intimidar blogueiros que entrevistaram Lula

Em matéria publicada nesta quinta-feira (17) no jornal impresso “O Globo”, nota-se uma grande manipulação dos fatos para tentar deslegitimar e intimidar os jornalistas e blogueiros que participaram da entrevista com o ex-presidente Lula na semana passada. Rodrigo Vianna, do Blog do Escrevinhador, que estava na coletiva de Lula, concedeu uma entrevista exclusiva ao Portal Vermelho sobre essa repercussão na grande mídia.

Ramon de Castro, para
Rádio Vermelho

Mídia
17/04/2014 12h30

Emissoras de rádio pedem migração para a faixa FM

Cerca de 80% das rádios  em frequência AM de todas as regiões do país solicitaram ao Ministério das Comunicações a autorização para migrar para a faixa FM. No total, cerca de 1.300 das 1.700 emissoras em todo o Brasil já fizeram o pedido. A migração foi autorizada no final do ano passado para permitir maior qualidade e alcance das emissoras.

Mídia
16/04/2014 16h33

Pulitzer: Um tapa na cara do Estado de vigilância

A Universidade de Columbia concedeu a honraria mais prestigiada do jornalismo, a medalha de ouro do Prêmio Pulitzer, aos jornais que publicaram artigos baseados em documentos vazados pelo ex-contratado pela Agência de Segurança Nacional dos EUA, Edward Snowden.

Por Patrick Martin, no World Socialist*

Mídia
16/04/2014 13h51

Crianças são vulneráveis à publicidade e estimuladas ao consumo 

Defensores do projeto que restringe a publicidade voltada às crianças em TVs abertas e por assinatura afirmaram nesta terça-feira (15), em audiência pública, que a propaganda infantil precisa de regulamentação como forma de combater o consumismo de crianças e adolescentes. 

Mídia
16/04/2014 11h01

As mentiras sobre a censura da mídia na Venezuela

Além do fato de que o New York Times teve de fazer uma correção dia 26 de fevereiro por declarar que a Globovisión da Venezuela era a “única emissora de televisão que transmitia regularmente críticas ao governo,” Daniel Wilkinson, do Human Rights Watch (Observatório de Direitos Humanos), repetiu o mesmo erro no New York Review of Books (NYRB) dia 9 de abril, dizendo que:

Por Mark Weisbrot, para o Center for Economic and Policy Research*

Mídia
15/04/2014 16h45

Grande mídia aumenta ataques ao governo federal

O blogueiro Eduardo Guimarães, em sua página Blog da Cidadania, constatou que a grande mídia tem deixado boa parte de seu noticiário apenas para criticar o governo federal. Na última semana, o telejornal global Jornal Nacional transmitiu uma hora de conteúdo para criticar o atual governo e menos de três minutos para criticar a oposição. Eduardo concedeu uma exclusiva ao Portal Vermelho para contextualizar essa postura da grande mídia.

Ramon de Castro, para a
Rádio Vermelho

Mídia
13/04/2014 9h17

Lalo Leal Filho: Lembranças da mídia "esquecida" pela ditadura

Apesar do desfecho trágico que levou o Brasil a uma ditadura sanguinária, em termos de mídia estávamos melhor naquela época do que hoje.

Por Laurindo Lalo Leal Filho*



Mídia
11/04/2014 11h19

Marco Civil da Internet é apontado como modelo internacional 

Durante o seminário “Liberdade de expressão e o Poder Judiciário”, organizado pela Unesco em conjunto com o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Conselho Nacional de Justiça, o projeto de lei do Marco Civil da Internet foi destacado e elogiado pelos palestrantes do painel, cujo tema era a “Internet e liberdade de expressão: novos desafios.” O evento aconteceu esta semana, no Rio de Janeiro.  

Mídia
11/04/2014 7h52

Resolução do Conanda define abusos da publicidade infantil 

Na última terça-feira (8), o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, publicou no Diário Oficial da União a Resolução nº 163/14 que considera abusiva a publicidade voltada a crianças e adolescentes.

Mídia
10/04/2014 12h30

Falha de segurança pode expor dados virtuais a infiltradores

A descoberta de uma falha nos padrões mais comuns de encriptação usados online colocou programadores e usuários em pânico. Na corrente das discussões sobre as violações da privacidade na Internet, a falha, denominada “Heartbleed”, pode ter dado acesso para infiltradores a uma vasta gama de dados supostamente seguros, desde senhas e detalhes de conexão até números de cartões de crédito e endereços, de acordo com uma matéria do jornal britânico The Independent, desta quinta-feira (10).