Mídia
21/02/2018 18h00

A família Marinho, seu apreço aos militares e à intervenção no Rio

Um ditado popular bem conhecido por aqui é “nunca cuspa no prato que você comeu”. Digamos que ele é uma maneira bem tosca de dizer que é preciso sempre manter a gratidão para os que te ajudaram. Nos dez mandamentos da Família Marinho, este talvez seja o número 1.

Por Renata Mielli*


Mídia
21/02/2018 13h28

Fenafar: Globo assume ofensiva contra organização sindical

Nesta terça-feira (20) o Jornal da Globo veiculou matéria em que afirma ser ilegal a convocação de assembleias pelos sindicatos para debater a contribuição sindical. Na opinião da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar)  a reportagem é um desserviço à população porque não abre espaço esquilibrado para visões amplas sobre o tema. "Ao contrário, o Jornal induz a opinião e, mais uma vez, presta um desserviço à sociedade", diz nota da entidade.


Mídia
20/02/2018 9h43

Capas de três revistas têm propaganda do governo sobre Previdência

A última edição de três das quatro principais revistas semanais brasileiras, Veja, Época e IstoÉ, exibem uma interessante coincidência nas capas, tomadas por uma propaganda do governo federal em defesa da reforma da Previdência. A econômica Istoé Dinheiro também foi às bancas com a capa publicitária.


Mídia
19/02/2018 12h19

Intervenção militar no Rio é apenas um show para a televisão

O governo federal declarou intervenção militar na segurança do estado do Rio de Janeiro até o final do ano. Diz o decreto, apresentado na úlitma sexta-feira (16): “O objetivo da intervenção é pôr termo a grave comprometimento da ordem pública no Estado do Rio de Janeiro.” Trocando em miúdos: combater o que a imprensa vem chamando de “guerra” e “onda de violência” no Rio.

Por Cecília Olliveira*, no The Intercept


Mídia
14/02/2018 18h43

Furar o bloqueio da mídia e lutar pela sua regulação e democratização

Ao silenciar sobre o contraditório, os meios sonegam informações que poderiam dar uma visão mais ampla dos acontecimentos.

Por Laurindo Lalo Leal Filho, para a RBA


Mídia
14/02/2018 18h24

Entre o céu de Watergate e o inferno de Jayson Blair

O grau de confiabilidade da população quanto ao jornalismo norte-americano vem caindo. Existe uma relação disso com os grandes momentos midiáticos vividos pelo país - e o contexto em que o jornalismo é produto de uma sociedade liberal-burguesa

Por Dennis de Oliveira*


Mídia
14/02/2018 13h25

Malásia: imprensa promove caça a LGBTs

A estratégia de pulso firme contra a comunidade LGTBI se intensifica na Malásia e agora chega aos meios de comunicação, alarmando os ativistas e defensores dos direitos humanos


Mídia
10/02/2018 16h39

As novas lutas pelo Direito à Intimidade

Megaempresas agem para capturar seus dados pessoais, comercializá-los, manipulá-los e convertê-los em mais riqueza concentrada. Há como enfrentá-las?

Por Antonio Casilli e Paola Tubaro*


Mídia
09/02/2018 14h37

A Folha saiu do Facebook. E agora?

Decisão do jornal é uma tentativa de se reposicionar na disputa por audiência e credibilidade, e escancara os graves problemas do Facebook no controle, sem transparência, da distribuição de conteúdos.

Por Renata Mielli*


Mídia
08/02/2018 13h06

O Facebook e o dilema do ovo e a galinha 

O Facebook encontra-se capturado pelo clássico enigma do ovo e da galinha: o que veio primeiro, as mudanças nas prioridades dentro do news feed ou o engajamento dos usuários que vem se deslocando?

Por Christine Schmidt *