Notícias
17/03/2017 18h48

Alice Portugal: A força das ruas

Mais de 1 milhão de brasileiros saíram às ruas nesta semana demostrando a crescente insatisfação com o desmonte do Estado, promovido pelo governo golpista de Michel Temer. Professores, metroviários, condutores de ônibus, bancários, servidores públicos, metalúrgicos, estudantes e integrantes de movimentos sociais transformaram o 15 de março de 2017 em um dia histórico marcado pela retomada das grandes mobilizações no Brasil.


Notícias
15/03/2017 23h00

Mais de 50 mil contra a reforma da previdência em Salvador

Mais de 50 mil pessoas participaram da marcha contra a reforma da previdência nesta quarta-feira (15), em Salvador. A caminhada começou no Campo Grande e seguiu pelas ruas do Centro até a praça Castro Alves, reunindo estudantes e trabalhadores de diversas categorias, em um protesto contra as propostas de reforma em tramitação no Congresso Nacional, que retiram direitos dos trabalhadores. Muitas pessoas vieram do interior do estado para participar das atividades.


Notícias
14/03/2017 20h03

Alice Portugal: Vamos às ruas, é dia de lutar em defesa da previdência

A deputada Alice Portugal (BA), lider do PCdoB conclama os trabalhadores e as trabalhadoras, estudantes, dona de casa e todo o povo brasileiro a irem às ruas em defesa da previdência social ameaça de extermínio pela proposta encaminhada ao Congresso Nacional pelo governo golpista. Alice enfatizou o absurdo de fixar a idade mínima em 65 anos, destacando os casos dos trabalhadores rurais e da construção. "Precisamos dizer não a esta reforma da previdência", afirmou a deputada.


Notícias
09/03/2017 17h57

Alice Portugal: Nenhum direito a menos!

O 8 de março é sempre uma oportunidade de valorizarmos as conquistas femininas históricas, em todos os campos, e de renovarmos as nossas lutas. Todos os anos, o Dia Internacional da Mulher é fundamental na nossa agenda, mas em 2017 a data é ainda mais estratégica. Neste dia especial, temos de protestar em todos os espaços e ocupar as ruas e as redes para impedirmos graves retrocessos trazidos pelo governo golpista de Michel Temer.


Notícias
08/03/2017 17h22

Julieta Palmeira, médica, comunista e feminista

A médica geriatra Julieta Palmeira tem uma ininterrupta trajetória de atuação política e profissional desde os tempos em que era estudante. Dinâmica e disposta, está sempre envolvida numa ação importante, sem nunca abrir mão de sua atividade profissional. Neste 8 de março o Portal Vermelho apresentada um perfil dessa baiana arretada que hoje exerce com brilhantismo a função de Secretária de Política para as Mulheres da Bahia.


Notícias
03/03/2017 12h54

As algemas e o controle estético social no carnaval de Salvador

Terminou o carnaval em Salvador e os fatos que marcaram este carnaval, como muitos outros, são os mesmos. Um absurdo e completo apartheid social, onde brancos e abastados tem direito a tudo...agora inclusive à tal pipoca (a rua, sempre rejeitada) e ainda mantém cadeira cativa nos suntuosos e exclusivos camarotes repletos de privilégios e ostentações que privatizam o espaço público.

Por Rita Honotorio*


Notícias
02/03/2017 19h00

Seminário celebra 100 anos da Revolução Russa e 95 anos do PCdoB

No dia 30 de março, o PCdoB promove evento na UNIP Paraíso, em São Paulo, comemorativo dos 95 anos do Partido e do Centenário da Revolução Russa. Os legados da Revolução, a crise capitalista e a defensiva socialista nortearão os debates com intelectuais e dirigentes políticos. O evento será transmitido ao vivo pela internet. 


Notícias
01/03/2017 14h36

Alice Portugal: Só as ruas podem frear a agenda ultraliberal de Temer

Somente a mobilização popular será capaz de frear a ofensiva da direita ultraliberal que ameaça os direitos. É o que afirma a líder do PCdoB na Câmara, a deputada Alice Portugal (BA), em entrevista ao Portal Vermelho.

Por Dayane Santos


Notícias
01/03/2017 10h32

Carnaval sem cordas, com "respeita as mina" e "fora Temer"

O carnaval das multidões é uma festa monumental. Grandiosa, evoca tantos temas, tantas expressões culturais, tanta gente, músicas, danças, cores, luzes e sons, exibe tanta animação, irreverência e criatividade que é difícil, e até sem sentido, dizer qual a característica que marcou os folguedos em um ano determinado. Se isto é difícil para um especialista, é impossível para um mero expectador, que aliás não deve nem se aventurar no tema.

Haroldo Lima*


Notícias
28/02/2017 14h16

Em Salvador o trio Respeita as Mina defende o Carnaval sem assédio

O trio elétrico Respeita as Mina, uma das iniciativas da campanha realizada pela Secretaria Estadual de Mulheres (SPM) da Bahia, desfilou no Circuito Osmar (Centro), nesta segunda-feira (27). O trio, que não usa cordas e é aberto ao público, contou com as cantoras Larissa Luz, baiana; MC Carol, carioca, e Tássia Reis, paulista. A proposta é combater a violência contra a mulher.