Notícias
13/12/2017 18h42

É inconstitucional cobrar trabalhador que perde processo,diz dirigente

Virou notícia nesta quarta-feira (13) o caso da bancária que moveu processo contra o banco Itaú em Volta Redonda (RJ) e foi condenada pela 2ª Vara da Justiça do Trabalho do município a pagar R$ 67, 5 mil reais para a instituição financeira. A decisão foi baseada na reforma trabalhista que determina que aquele que perder o processo na Justiça paga as despesas. Augusto Vasconcelos, dirigente dos bancários da Bahia, afirmou que a cobrança é inconstitucional.

Por Railídia Carvalho


Notícias
09/12/2017 7h36

Sobre fascismo, esperança e resistência: o show tem que continuar 

O Bêbado e o Equilibrista é o título de uma bela música de João Bosco e Aldir Blanc. Dela foi roubada a expressão "esperança equilibrista" que deu nome à ação fascista que atingiu a UFMG, travestida de operação de combate à corrupção.

Por Renan Araújo*


Notícias
05/12/2017 12h33

Ministério Público quer reparação para doenças causadas pelo Amianto

Apesar da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que na semana passada decidiu pela proibição total do uso de amianto no país, o Ministério Público do Trabalho (MPT) quer garantir reparação dos prejuízos causados pela fibra.


Notícias
05/12/2017 12h14

Previdência: BA, Sergipe e Maranhão fizeram paralisação contra reforma

Ao menos três estados da região Nordeste registram mobilizações desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (5) contra proposta de "reforma" da Previdência que o governo Temer tenta votar ainda neste mês. Além da retirada de pauta das mudanças nas aposentadorias, eles também protestam contra a reforma trabalhista, a terceirização e o desmonte dos serviços públicos.


Notícias
05/12/2017 7h57

Em Salvador, Manuela D’Ávila fala dos projetos para o Brasil

Em viagem pelo Brasil como pré-candidata pelo PCdoB à Presidência da República em 2018, a deputada estadual gaúcha Manuela D’Ávila esteve em Salvador nesta segunda-feira (4) cumprindo uma agenda de atividades que incluiu entrevistas para a mídia local, almoço com o governador Rui Costa, encontro com o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Ângelo Coronel, e um bate-papo com a militância.


Notícias
04/12/2017 12h21

Manuela D’Ávila: Em defesa dos direitos sociais e individuais

O processo eleitoral de 2018 precisa marcar o debate sobre saídas para a crise que o Brasil vive. Não podemos nos entregar aos que defendem o Estado a serviço de poucos. Queremos debater o futuro do Brasil. Como viverão em dois, quatro ou dez anos as trabalhadoras e trabalhadores e suas famílias? Sonhar um futuro para Brasil é nosso maior desafio. A esse sonho chamamos de projeto nacional de desenvolvimento.


Notícias
29/11/2017 12h48

Benzeno: Metalúrgicos na BA movem ação contra grupo estrangeiro

O grupo franco-americano Vescon/Cameron/Schlumberger se tornou alvo, em 11 de novembro passado, de uma Ação Civil Pública (ACP) movida pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas (Stim) de Simões Filho (BA). A entidade acusa o grupo de armazenar e descartar irregularmente “compostos químicos com altíssimo potencial cancerígeno”, como o benzeno e o tolueno, “em todos os seus processos produtivos”.


Notícias
23/11/2017 19h46

Pesquisadores da UFBA são ameaçados por movimentos conservadores

Professores e pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) têm relatado ameaças sofridas por meio de redes sociais. O teor das agressões inclui intenções de morte e teria relação com o conteúdo das pesquisas desenvolvidas pelos acadêmicos. Eles atuam no Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (Neim), um centro de referência em ciências humanas da faculdade nordestina.


Notícias
22/11/2017 12h32

Pesquisadores da UFBA são ameaçados de morte por pesquisa sobre gênero

Ao menos três professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) foram ameaçados - um deles de morte -, recentemente, por conta do teor de pesquisas que desenvolvem dentro da instituição. Além do trio de docentes, uma aluna do mestrado também foi ameaçada dias antes da apresentação de sua dissertação.


Notícias
21/11/2017 19h55

Justiça da Bahia adia julgamento de assassinos de sindicalistas 

A 2ª Turma da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) adiou o julgamento dos recursos do processo que investiga as mortes de Paulo Colombiano e Catarina Galindo, assassinados em Salvador, há mais de sete anos. O adiamento foi motivado por um pedido de vista – quando o magistrado pede mais tempo para estudar a ação – feito desembargador Aberlaldo da Matta Neto.