2 Julho - Independência da Bahia
04/07/2016 10h57

Olívia Santana: A face fêmea e popular do 2 de Julho

É notável a presença de ícones femininos na fascinante história da Independência da Bahia. A guerra era, e ainda é, um negócio dos homens, mas Maria Quitéria, símbolo maior dessa campanha, mulher determinada, teve que se metamorfosear com trajes masculinos para aparecer como líder de batalhas libertárias memoráveis, que consolidaram na Bahia a Independência do Brasil.

Por Olívia Santana*


2 Julho - Independência da Bahia
03/07/2016 7h44

2 de Julho: PCdoB abre-alas para a disputa nas eleições municipais

Com toda a militância e os movimentos sociais, que clamaram pela sua candidatura, a deputada Alice Portugal, pré-candidata à prefeitura de Salvador, participou do desfile do 2 de Julho, neste sábado. Lideranças e outros parlamentares também marcaram presença na festa, que marca a luta do povo baiano pela libertação do Brasil da Corte Portuguesa há quase dois séculos.


2 Julho - Independência da Bahia
02/07/2016 10h53

O "recrutamento" de escravos na guerra da Independência na Bahia

Entre as décadas de 1770 e 1820, grande parte das colônias escravistas das Américas conquistaram sua independência em lutas violentas e às vezes revolucionárias contra as potências colonialistas.

Por Hendrik Kraay*


2 Julho - Independência da Bahia
02/07/2016 10h34

"O exército libertador do Brasil era formado pelo povo pobre”

Ex-presidenta da Unegro Bahia e atuante no movimento negro desde a juventude e no movimento de mulheres, Olívia Santana, falou brevemente sobre a importância desses dois grupos na batalha travada antes pelo povo em prol da libertação do Brasil de Portugal. Para a secretária Nacional de Combate ao Racismo do PCdoB e secretária estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, o Dois de Julho é marcadamente feminino, pelas forças libertárias que se destacaram neste processo.


2 Julho - Independência da Bahia
02/07/2016 9h03

Líder do PCdoB rememora luta dos baianos pela independência do Brasil 

Neste sábado - 2 de julho, a população baiana ocupa as ruas do Centro Histórico de Salvador, em uma das manifestações populares mais bonitas, autênticas, originais que conheço. “É o dia que marca a Independência da Bahia e o início das lutas do Brasil para se livrar da coroa de Portugal”, lembrou o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), em discurso, esta semana, na Câmara dos Deputados, em Brasília.  


2 Julho - Independência da Bahia
02/07/2016 7h55

Alice Portugal é autora de lei que eleva o 2 de Julho a data nacional

A independência do Brasil foi declarada em 1822, mas apenas no dia 2 de Julho de 1823 que houve a separação definitiva do Brasil de Portugal, a partir de lutas travadas na Bahia. Essa data, então, tornou-se uma das mais importantes na história da Bahia e do povo brasileiro.  



2 Julho - Independência da Bahia
02/07/2016 7h33

A Independência do Brasil, guerra popular

O 7 de setembro foi consagrado como a data de comemoração da Independência do Brasil - esta efeméride é uma construção histórica. Houve várias outras datas importantes, entre o desembarque da família real, em 8 de março de 1808, e a vitória final contra o ocupante português, em Salvador, em 2 de julho de 1823. Qualquer data, entre estes dois marcos cronológicos, cumpriria bem a função de indicar o momento da independência do Brasil.

Por José Carlos Ruy


2 Julho - Independência da Bahia
02/07/2016 7h17

Hino ao Senhor do Bonfim

Este sábado (2) marca talvez um dos momentos históricos mais importantes do Brasil, trata-se da Independência da Bahia. A batalha popular que teve seu desfecho em 2 de julho de 1823.


2 Julho - Independência da Bahia
02/07/2016 7h13

As mulheres na guerra da Independência

A defesa da independência do Brasil, feita de armas nas mãos e vencida na Bahia, em 2 de julho de 1823, com a derrota e expulsão das tropas portuguesas comandadas pelo general Madeira de Melo, teve forte participação das mulheres. Três delas ficaram na história e mostram que a intensa participação popular na luta contra os portugueses foi masculina e também feminina, pobre e negra.

Por José Carlos Ruy


2 Julho - Independência da Bahia
02/07/2016 1h28

Independência: as guerras do norte

Há uma tese, por demais cara às elites brasileiras, de que a nossa história é incruenta. A Independência, a Abolição, a República, o fim da Ditadura de 64, são apresentados como episódios sem luta, sem participação do povo.

Por Joan Edesson Oliveira*


1