Temer - O Retrocesso
01/07/2016 17h25

Marcha em defesa do SUS mobiliza 5 mil para o ato em Brasília 

De acordo com informações do Conselho Nacional de Saúde (CNS) estão confirmadas aproximadamente 5 mil pessoas na Marcha em Defesa da Saúde, da Seguridade e da Democracia, que será realizada na quarta-feira (6/7), na Esplanada dos Ministérios.  O conselho, que está à frente da organização do ato, espera reunir representantes de diversas entidades de todo o país.     


Temer - O Retrocesso
01/07/2016 16h50

Abimaq alerta: Com Temer, câmbio volta a prejudicar indústria

A Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) emitiu nota, nesta sexta-feira (1), na qual condena a política cambial aplicada pelo Banco Central no atual governo provisório de Michel Temer. De acordo com a entidade, a valorização do real frente ao dólar causa prejuízos à indústria e atrapalha a recuperação da economia. Nesta quinta-feira, a moeda norte-americana chegou a valer R$ 3,20.


Temer - O Retrocesso
30/06/2016 19h55

Estrangeirização: PL ruralista é rebatido por movimentos e economistas

Movimentos populares, trabalhadores do campo e economistas, veem com preocupação a aprovação de projeto de lei da bancada ruralista que libera a compra de terras por pessoas físicas e jurídicas de outros países. A justifica de atrair capital, argumento do ministro Blairo Maggi, é rebatida pelos entrevistados que apontam ainda perda de soberania e interferência nos alimentos que chegam ao prato dos brasileiros. O PL 4059/2012 está pronto para ser votado na Câmara dos Deputados.


Temer - O Retrocesso
30/06/2016 18h21

“Sanha entreguista” do governo pode significar retrocesso de 70 anos

“Compartilho da visão de que o grupo que está no poder não tem a menor preocupação com o interesse nacional”. A afirmação é do presidente do Clube de Engenharia, Pedro Celestino. Segundo ele, guiado por uma “sanha entreguista”, o governo Michel Temer pode significar um retrocesso de 70 anos no desenvolvimento brasileiro.

Por Joana Rozowykwiat


Temer - O Retrocesso
30/06/2016 18h17

"Com Temer, assistimos ao impeachment do processo civilizatório"

 O governo interino de Michel Temer continua a tentar emplacar suas medidas econômicas, em meio à recessão e desemprego que se prolongam. Enquanto o novo presidente do Banco Central avalia a política inflacionária e a redução dos juros como motores da estabilidade do tripé macroeconômico, o Correio da Cidadania entrevista o economista e professor da Unicamp Eduardo Fagnani, que fez severas análises das pretensões do novo governo, a seu ver bastante calcadas em vontades políticas e ideológicas.


Temer - O Retrocesso
29/06/2016 19h04

Desmonte da Petrobras agrava a crise e aumenta o desemprego 

O Projeto de Lei 4567/16, originalmente proposição do ministro interino José Serra, é mais um ataque ao direito do povo brasileiro à educação e também ao emprego. Defendido pelo governo provisório de Michel Temer, o PL retira da Petrobras a condição de operadora única do Pré-sal. Para Divanilton Pereira, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), a iniciativa sepulta verbas para a educação pública e agrava a crise da indústria nacional com aprofundamento do desemprego. 

Por Railídia Carvalho    


Temer - O Retrocesso
29/06/2016 10h22

Guilherme Boulos: onde está o “rombo” da Previdência

O governo interino de Michel Temer anunciou para as próximas semanas o envio de um projeto de Reforma da Previdência ao Congresso Nacional. A proposta capitaneada por Henrique Meirelles deve incluir idade mínima para aposentadoria e aplicação das novas regras já aos trabalhadores na ativa.

Por Guilherme Boulous*, site Outras Palavras


Temer - O Retrocesso
28/06/2016 17h05

Governo admite que vai tirar do povo para entregar ao mercado

O atual secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Mansueto Almeida, explicitou, nesta terça (28), qual é a prioridade do governo Michel Temer. Em entrevista a O Estado de S. Paulo, ele reconheceu que a proposta de estabelecer um teto para os gastos públicos “é dura”, mas disse que a equipe econômica não cederá a pressões. E, sem nenhum constrangimento, soltou: “Vamos ter que entregar o que o mercado espera”.


Temer - O Retrocesso
27/06/2016 20h00

Leda Paulani:Com plano neoliberal de Temer, direitos vão para o buraco

Para a economista Leda Paulani, o programa que o governo provisório de Michel Temer leva adiante é “absolutamente neoliberal” e vai no sentido de reduzir as possibilidades de o Estado interferir na economia e mesmo de fazer política pública. Segundo ela, se concretizada esta plataforma, o quadro que se delineia é de retrocesso. Estará em risco a garantia de emprego, de direitos trabalhistas e de políticas e serviços públicos básicos e de qualidade, avaliou.

Por Joana Rozowykwiat


Temer - O Retrocesso
22/06/2016 17h19

Meirelles quer mudar Constituição para limitar gastos sociais

Em entrevista à GloboNews, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, reforçou o mantra neoliberal e antipopular de que os gastos sociais garantidos pela Constituição de 1988 não cabem no orçamento. Segundo ele, o problema da despesa pública no país decorre dos gastos obrigatórios definidos na Carta, que estipula percentuais mínimos a serem investidos em saúde e educação, por exemplo. “Ou mudamos a Constituição, ou não resolveremos a dívida da União”, disse, sem pudores, na noite de terça (21).