Temer - O Retrocesso
03/11/2016 18h12

Temer precariza trabalho em salão de beleza

Apesar de toda a mobilização realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh) e a Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST), em frente ao Palácio do Planalto, o presidente da República Michel Temer transformou em lei (13.352/16) a proposta que exclui os profissionais de salões de beleza da cobertura das normas trabalhistas previstas na CLT.


Temer - O Retrocesso
03/11/2016 15h28

Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo convocam para o dia 11

Documento divulgado nesta quinta-feira (3) pela Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo convoca movimentos sociais e centrais de trabalhadores integrantes das frentes para a construção do Dia Nacional de Greve que realizará manifestações na sexta-feira, 11 de novembro. Os atos são para denunciar as medidas do governo de Michel Temer que retiram direitos sociais e trabalhistas. 


Temer - O Retrocesso
03/11/2016 13h58

Adilson Araújo: A CLT pode morrer no Supremo

Na tarde do último dia 31 de outubro, o jornalista e blogueiro Paulo Henrique Amorim entrevistou Adilson Araújo, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). Araújo falou sobre os diversos ataques às leis trabalhistas promovidos pelo governo golpista sem voto de Michel Temer e alertou sobre as movimentações no Supremo Tribunal Federal (STF) contra os trabalhadores.


Temer - O Retrocesso
03/11/2016 11h53

CTB promove Seminário Diálogos para a Resistência em SP

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) promove o Seminário Díalogos para a Resistência na próxima semana, nos dias 8 e 9 de novembro, no Sindicato dos Engenheiros de São Paulo, na capital paulista. Será debatido a situação nacional e os desafios à classe trabalhadora e às lutas sociais neste momento. 


Temer - O Retrocesso
03/11/2016 8h39

Iberê Martí : A PEC 241 (55) é o Brasil em liquidação

Quando alguém é muito “caô”, “prosa ruim”, etc., as pessoas dizem, “o cara é um 241”. No código penal é “o registro de um nascimento inexistente”. A PEC 241 (na Câmara Federal), que agora é 55 no Senado Federal, é o maior 241 da história do Brasil. Estão registrando uma “crise”, para justificar o “inexistente”. E o pano de fundo dessa PEC (Proposta de Emenda a Constituição) é o fim dos serviços públicos no Brasil: educação, saúde e assistência social. Vamos analisar a história.


Temer - O Retrocesso
01/11/2016 8h47

Cunha e Marcelo Odebrecht no país de Moro

Resta saber a quem beneficiará tudo isso, no fim - se fim houver - desses "tempos excepcionais" de que fala o juiz Moro.

Por Mauro Santayana*, em seu blog


Temer - O Retrocesso
28/10/2016 20h54

Decisão do STF contra aposentados antecipa reforma da Previdência

Na quarta-feira (26), o Supremo Tribunal Federal (STF) poupou o governo de Michel Temer em relação à reforma da Previdência Social. O órgão negou o direito a um novo cálculo da aposentadoria àqueles aposentados que voltaram a trabalhar. A chamada desaposentação foi considerada inconstitucional pela Corte, evitando os desgastes que o governo Temer enfrenta em relação à referida reforma.

Por Railídia Carvalho


Temer - O Retrocesso
28/10/2016 10h35

The Intercept: O fenômeno José Serra

Quando acordei no domingo e vi a manchete “Serra recebeu R$23 milhões via caixa 2, diz Odebrecht” na capa da Folha, não acreditei. Li mais algumas vezes para me certificar. Denúncia contra o Serra na capa da Folha? Numa manchete com letras garrafais? Sim, não era uma miragem.

Por João Filho*, The Intercept


Temer - O Retrocesso
28/10/2016 9h32

Sergio Lirio: O golpe será televisionado

"Uma luz no fim do túnel”, decreta o editorial de O Estado de S. Paulo da terça-feira 11, dia seguinte à aprovação na Câmara dos Deputados da emenda constitucional que limita os gastos em saúde e educação. 

Por Sergio Lirio*, na Carta Capital


Temer - O Retrocesso
27/10/2016 19h30

Temer ironiza o drama do trabalhador desempregado

A ironia e o desrespeito aos trabalhadores deu o tom do discurso de Michel Temer, nesta quinta-feira (27), em cerimônia no Palácio do Planalto. “(...) Quem sabe quando os senhores [pequenos e médios empresários] saírem, os senhores convidam aqueles que estão lá fora para ver se não tem emprego, quem sabe dar um emprego, não é? Acho que é uma fórmula muito adequada, não é verdade?”, discursou Temer. “Lá fora” acontecia um ato em defesa da legislação trabalhista.

Por Railídia Carvalho