Temer - O Retrocesso
24/04/2017 15h32

Massacre de Colniza: Pastoral da Terra divulga vídeo

Sebastião Ferreira de Souza, Izaul Brito dos Santos, Ezequias Santos de Oliveira, Edson Alves Antunes, Valmir Rangeu do Nascimento, Samuel Antônio da Cunha, Francisco Chaves da Silva, Fabio Rodrigues dos Santos e Aldo Aparecido Carlini. PRESENTE! Esses são os nomes dos nove trabalhadores rurais e pais de família assassinados na região de Colniza-MT.  O Centro Popular de Audiovisual registrou, na tarde deste domingo (23), a cerimônia de despedida no Cemitério de Colniza. 


Temer - O Retrocesso
24/04/2017 13h37

MST: Tanto sangue derramado, na luta por um pedaço de chão

O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) condenou o assassinato de famílias de trabalhadores rurais em uma área rural do distrito de Guariba, Colniza, no Mato Grosso, na última quinta-feira (20). Todos os homens assassinados foram encontrados dentro de suas casas. Havia sinais de tiros e facadas nos corpos. Segundo o MST, a chacina não é um fato isolado. 


Temer - O Retrocesso
24/04/2017 13h14

A marca desta reforma é a exclusão, alerta Jandira Feghali

Membro da comissão especial que analisa a proposta, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) diz que texto de Arthur Maia reforça desigualdades em uma economia frágil. “Basta verificar que mais de 40% dos trabalhadores não contribuem mais que cinco meses por ano. Isto significa que serão necessários 60 anos de trabalho para receber o benefício”, aponta Jandira.


Temer - O Retrocesso
24/04/2017 12h12

Jandira Feghali: O bê-a-bá do estrago da reforma da Previdência

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), membro titular da comissão especial que analisa a reforma da Previdência na Câmara, explica como será prejudicial para o trabalhador a proposta de reforma apresentada pelo governo Temer. “Essa proposta é inegociável e tem que ser derrotada pela sociedade brasileira, pois é cruel, é desumana. Excluí (...) a grande maioria dos trabalhadores e tem um conluio explícito com o sistema financeiro, pois favorece a Previdência Privada”, destaca.


Temer - O Retrocesso
24/04/2017 11h58

Jeferson Miola: O Brasil sob a ditadura Globo-Lava Jato

É difícil aceitar a dolorosa realidade, mas o Brasil está, efetivamente, sob um regime ditatorial. O golpe de 2016 e o regime de exceção evoluíram para a ditadura jurídico-midiática da Rede Globo com a Lava Jato e setores da PF, Judiciário e STF. Assim como na ditadura instalada com o golpe de 1964, a engrenagem desta ditadura também contou com a participação decisiva da Rede Globo.

Por Jeferson Miola*


Temer - O Retrocesso
24/04/2017 10h20

Dom Pedro Casaldáliga: vivemos uma verdadeira guerra em nosso país

Diante do massacre de famílias no Guariba, distrito de Colniza-MT, lugar de difícil acesso, entre os estados de Rondônia, Amazonas e MT, o bispo Dom Pedro Casaldáliga, de São Félix do Araguaia, que é um dos criadores da Comissão Pastoral da Terra, assina nota enviada pela Prelazia de São Félix onde  afirma que “vivemos um clima de ‘Terra sem lei’, uma verdadeira guerra civil em nosso país”.


Temer - O Retrocesso
24/04/2017 9h46

Luis Nassif: A marmelada do tríplex do Guarujá

Talvez a rapaziada seguidora da novilíngua da internet não saiba o significado da palavra “marmelada” – não o doce. Significa combinar de forma desonesta com o adversário o resultado final.

Por Luis Nassif*, no Jornal GGN


Temer - O Retrocesso
24/04/2017 9h33

PEC é descabida, brutal e injusta, afirma especialista em Previdência

Apesar de o governo de Michel Temer afirmar que as mudanças nas regras da Previdência Social brasileira são essenciais, especialistas criticam e questionam os argumentos de que a PEC 287 (que trata da Previdência) será a solução. “Essa proposta é descabida, brutal e injusta. Não só porque o governo vai levar a população a um empobrecimento brutal, mas uma parte enorme dos brasileiros vai ficar excluída”, afirmou a professora de Economia da UFRJ Denise Gentil.


Temer - O Retrocesso
23/04/2017 13h04

J.P. Cuenca: Todos estão surdos, de uma orelha

Nas peças de Shakespeare, o vilão costuma quebrar a quarta-parede e dirigir-se ao público, revelando seus reais planos e motivações por trás das mentiras. Por convenção, assumimos duas coisas: esses solilóquios são naturalmente sinceros e jamais são percebidos pelos personagens em cena.

Por J.P. Cuenca*, no The Intercept


Temer - O Retrocesso
23/04/2017 12h47

No Brasil, Marcha pela Ciência leva pesquisadores às ruas

Cientistas, professores, pesquisadores e estudantes reuniram-se neste sábado (22) em vários pontos do mundo para participar da Marcha pela Ciência. O objetivo é destacar a importância da pesquisa científica para o mundo. O ato foi convocado em mais de 500 cidades no mundo.