Temer - O Retrocesso
16/01/2017 12h20

Jeferson Miola: A cretinice da Globo e a tragédia do Brasil

A Rede Globo avultou como o monopólio midiático dominante, logo se convertendo na mais eficiente máquina de propaganda e de legitimação do regime militar.

Por Jeferson Miola*, na Carta Maior


Temer - O Retrocesso
10/01/2017 18h10

Orlando Silva critica reforma da Previdência de Temer

A reforma da Previdência pretendida pelo governo Temer foi criticada pelo deputado Orlando Silva (PCdoB-SP). Para Orlando, a mudança prejudica os trabalhadores, as mulheres e beneficia apenas interesses privados. “Essa reforma é para atender o interesse dos grandes grupos de previdência privada. Eles querem desse modo privatizar a Previdência do Brasil (...). Mas eu tenho muita confiança que as pessoas vão perceber, vão se mobilizar, vão somar conosco e vamos impedir que ela seja votada.”


Temer - O Retrocesso
10/01/2017 12h10

Belluzzo: Governo faz política, mais do que conservadora, retrógrada

O economista Luiz Gonzaga Belluzzo não gosta de analisar conjuntura sem contextualizar o cenário em um panorama histórico mais amplo. Assim, por exemplo, para responder se o mercado está começando a sinalizar sua decepção com o presidente Michel Temer, ou, mais concretamente, se o mercado está de fato abandonando Temer, ele começa dizendo: “Eu não acho que essa seja uma pergunta que esclareça a situação”.


Temer - O Retrocesso
10/01/2017 11h23

Temer é recebido com protesto em frente a hotel em Portugal

Com cartazes com os dizeres “Fora Temer” e aos gritos de “golpista”, o presidente Michel Temer foi recebido por manifestantes na manhã desta terça-feira (10) quando se deslocava de seu hotel para o velório do ex-presidente português, Mário Soares, em Lisboa, Portugal. Cerca de 20 manifestantes do Coletivo Andorinha, da Frente Democrática Brasileira de Lisboa, se posicionaram em frente ao Hotel Ritz por volta das 9 horas da manhã (horário local).


Temer - O Retrocesso
09/01/2017 11h39

Massacre de Manaus expõe falácia da privatização de presídios

Na última coluna do ano passado, escrevi sobre a anacrônica visão do ministro da Justiça sobre as questões de segurança pública. Sua pretensão é aumentar o número de prisões por crimes relacionados às drogas e, ao mesmo tempo, deixar de usar os recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) nos presídios para realocá-los em outras áreas de segurança pública.

Por João Filho*, no Intercept Brasil


Temer - O Retrocesso
06/01/2017 9h00

Enquanto reina a intolerância, religiões afro resistem ao preconceito

A ascensão do conservadorismo no país acirra a perseguição às religiões de matrizes africanas. Praticado por 0,3% da população brasileira, segundo dados do IBGE, os adeptos relatam situações de terreiros incendiados, além de agressões físicas e verbais. No Dia da Consciência Negra, celebrado neste domingo (20), representantes do movimento negro denunciam o momento de intolerância às liberdades individuais que o Brasil enfrenta.

Por Laís Gouveia


Temer - O Retrocesso
31/12/2016 10h17

2017, o ano da resistência democrática, soberana e classista

O ano de 2016 está marcado na história brasileira como o que propiciou a repetição de uma tragédia política. Uma elite apátrida, anti-povo e antidemocrática, mantendo essa sua tradição, golpeou dessa vez não apenas um Governo legitimamente eleito por 54 milhões de brasileiros, como, sobretudo, interrompeu o auspicioso ciclo do projeto democrático e popular liderado por Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff desde 2002.

Por Divanilton Pereira*


Temer - O Retrocesso
30/12/2016 15h18

Henrique Meirelles: "A União não criou o problema dos Estados"

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse hoje (30) que o governo não tem previsão de anúncio de ajuda federal a estados em situação fiscal crítica, como o Rio de Janeiro e Minas Gerais, que decretaram calamidade financeira.


Temer - O Retrocesso
30/12/2016 12h36

Para Contag, a tarefa para 2017 é a reafirmação do movimento sindical

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) divulgou vídeo de final de ano enfatizando o cenário de crise econômica e política em que se consolidam ataques aos direitos sociais e trabalhistas do povo e que devem se estender para o próximo ano. 


Temer - O Retrocesso
30/12/2016 11h46

Ivis Corsino: Entregar Pré-Sal é encerrar ciclo desenvolvimentista

O Pré-sal conforme é do conhecimento de todos, significa mais que a consolidação e expressão nacional da indústria do petróleo, significa a demonstração de maneira concreta dos avanços da tecnologia nacional como também da consolidação do caminho da soberania energética e social brasileira.

Por Ivis Corsino*