Arquibancada
03/06/2017 10h10

Encontro nacional reunirá Mulheres de Arquibancada

Representantes de torcidas, de 11 estados brasileiros, reúnem-se para debater a presença feminina nos Estádios. Resistência e Empoderamento, essa é a bandeira que o 1° Encontro Nacional de Mulheres de Arquibancada levanta no dia 10 de junho, das 9h às 18h, no auditório do Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.


Arquibancada
02/06/2017 15h40

Guadalupe Carniel: Feito histórico uruguaio

O Uruguai sempre saiu na frente na América Latina. Foram os primeira sede de Copa do Mundo, primeiros campeões mundiais. Antes o futebol já era bem popular por essas bandas. Também começaram exportando jogadores, depois passaram por problemas, greves e ainda assim conseguiram se sagrar bicampeões. Depois passaram por altos e baixos como todos os latinos.


Arquibancada
31/05/2017 16h37

Deixa as meninas comemorar em paz

Desde que o mundo é mundo, existem pessoas que têm sérios problemas com a liberdade ou a felicidade alheia. Desde a cartinha chorosa ~digna de quinta série~ do vice talarico* até nosso reconhecimento mundial como melhores criadores de memes em razão dos áudios com Joesley Batista, tivemos aumentada nossa capacidade de sobreviver às intempéries.

Por Lu Castro*


Arquibancada
29/05/2017 17h55

O sucesso da ‘Lampions League’

Copa do Nordeste copia Champions, conquista torcedores e turbina cofres dos marginalizados pela CBF.

Guilherme Padin, do El Pais


Arquibancada
25/05/2017 18h10

Guadalupe Carniel: O torcedor do time europeu

Nessa semana o que mais foi alvo de discussão por aí foi uma matéria da imprensa nativa que dizia que a atual geração prefere torcer pelo Barça e Real Madrid, ao invés de aderirem aos times brasileiros. Como tudo anda bipolarizado e extremista, o mesmo aconteceu na briga futeboleira.

Por Guadalupe Carniel*


Arquibancada
22/05/2017 17h34

Penélope Toledo: O grande momento do futebol

Numa coisa os rivais concordam: o gol é o grande momento do futebol. O drible desconcertante, o toque de bola impecável, o passe milimétrico, o jogador que não se entrega, tudo isto nos enche os olhos. Mas o gol, ah, o gol é o momento da explosão, do grito, do abraço, da festa.

Por Penélope Toledo*


Arquibancada
22/05/2017 2h51

Zico. "A federação não pode ser rica e os clubes, pobres"

Um dos maiores ídolos da história do futebol brasileiro, Zico critica a forma de organização do esporte mais popular do País.


Arquibancada
17/05/2017 8h21

Penélope Toledo: A mamãe não pode jogar sozinha

Em geral, a mãe é tão importante na carreira de um jogador quanto a bola, na rotina de um torcedor quanto a camisa do clube, na trajetória de um árbitro quanto o apito. É ela quem segura a bronca nas horas difíceis. Mas e na vida da mamãe, quem aguenta firme com ela?

Por Penélope Toledo*


Arquibancada
16/05/2017 13h05

Lu Castro: O futebol é de encher os olhos

Desde o dia 2 até o dia 25 de maio, o Sesc Consolação abriga o Festival “De encher os olhos – O esporte do povo na tela do cinema”, cuja curadoria foi solicitada a esta escriba.


Arquibancada
11/05/2017 14h20

Guadalupe Carniel: O jogo que não terminou

Dia 28 de novembro de 2016. A equipe da Chapecoense voava à Colômbia para disputar a final da Sul-Americana contra o Atletico Nacional, duas equipes que surpreenderam naquele ano. Aquele jogo nunca aconteceu e o Atletico sugeriu que o título fosse dado à Chapecoense.

Por Guadalupe Carniel*