Arquibancada
18/02/2017 17h00

Justiça determina aos grandes clubes do Rio jogos com uma só torcida

O assassinato de Diego Silva dos Santos, torcedor botafoguense, no último dia 12, antes da partida entre Botafogo e Flamengo, foi o pretexto para a Justiça proibir a presença de torcida adversária nos jogos chamados clássicos do Rio, de clubes com grandes torcidas.


Arquibancada
17/02/2017 13h00

Guadalupe Carniel: La violencia comienza con...la Copa Argentina

Na Argentina só tem um torneio rolando, a Copa Argentina, já que o calendário está sendo reorganizado após o fim do Futbol Para Todos com o pagamento de 530 milhões de pesos do governo à AFA. O dinheiro ainda precisa ser repassado aos clubes e a previsão é que os campeonatos retornem dia 3. Mas a preocupação agora não é o futebol e sim a onda de violência.

Por Guadalupe Carniel*


Arquibancada
15/02/2017 17h42

Ricardo Flaitt: O creme de avelã está matando o futebol brasileiro

A vida, em sua essência, é simples, cotidiana, até banal. E é justamente nas coisas ínfimas onde residem nossas maiores alegrias. Mesmo assim, o ser humano insiste em colocar penduricalhos na existência, insiste na gourmetização.

Por Ricardo Flaitt, no jornal Lance!


Arquibancada
13/02/2017 17h58

Movimentos e torcidas se reúnem contra retrocessos

Cerca de 60 torcedores, torcedoras, jornalistas e ativistas de diversos estados reuniram-se em São Paulo, no sábado (11), para o 1º Encontro Nacional do Coletivo Futebol Mídia e Democracia. Em pauta, as lutas contra o machismo, o racismo, a LGBTfobia nas arquibancadas, a elitização dos estádios, a criminalização das torcidas e o casamento obscuro entre as instituições que mandam no futebol brasileiro e o monopólio midiático – em especial a Rede Globo.


Arquibancada
13/02/2017 7h48

Penélope Toledo: O futebol-emoção sobrevive!

Quem pensa que futebol se joga só com os pés ou com a cabeça está enganada/o. Futebol se joga com a alma. É de emoções intensas, jogos épicos e do imponderável que ele se nutre. E quando tentam aprisioná-lo em fórmulas sufocantes e padrões lógicos, eis que ele reage.


Arquibancada
10/02/2017 9h16

Guadalupe Carniel: Quem tem Boca...

Que o futebol anda cheio de escândalos e podres, isso não é novidade. Muito se fala de esquemas para beneficiar X equipe. Mas quando vêm a tona parece uma tormenta sem fim.

Por Guadalupe Carniel*


Arquibancada
09/02/2017 15h16

Coletivo Futebol, Mídia e Democracia realiza 1º encontro nacional

Fundado em 2015 no Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, o Coletivo Futebol Mídia e Democracia realiza, no dia 11 de fevereiro, o seu 1º Encontro Nacional. A atividade, que ocorre no centro de São Paulo, reunirá torcedores, jornalistas e ativistas de diversas regiões do país para dialogar sobre como enfrentar a agenda de lutas de 2017 nas ruas e nas arquibancadas.


Arquibancada
08/02/2017 13h23

Guadalupe Carniel: Os mitos de Tucumán

Tucumán é uma cidade cheia de lendas e mitos. Alguns mitos e lendas são reais, como no caso da mais famosa cantora nascida lá, Mercedes Sosa. Mas talvez nem ela, patriota que só (afinal nasceu na casa onde foi declarada a Independência da Argentina), conseguiria fazer uma letra que retratasse tão bem o que aconteceu com o Atlético Tucumán.

Guadalupe Carniel*


Arquibancada
06/02/2017 12h29

A China, dona da bola

O futebol virou paixão nacional, com craques de verdade e dinheiro farto.

Por Nirlando Beirão, da Carta Capital


Arquibancada
02/02/2017 18h30

Guadalupe Carniel: O que esperar de 2017

O ano começou e da pior forma possível. Só ver o futebol. Começamos com a Copa São Paulo de Futebol Junior, alguns torneios regionais, a Libertadores com duração de 10 meses inchada e a Sul-Americana.