Arquibancada
30/03/2017 19h13

Morte no Morumbi: As grades que nos separam

Uma coisa que sempre fiz foi questionar os próprios fatos e princípios que acreditava em busca de coerência: desde coisas triviais a assuntos sérios. Depois, descobri que isso tinha até nome: dialética. É um método de diálogo que consiste na contraposição e contradição de todas ideias possíveis para depurá-las. Em suma, é fugir do óbvio e enxergar o todo.

Por Pedro Buccini, no blog Timoneiros*


Arquibancada
30/03/2017 15h22

Guadalupe Carniel: A violência nas arquibancadas

“A arquibancada é da sociedade.” Mas até onde isso é verdade? Eu mesma já falei isso mil vezes. Na vitória do Brasil sobre o Paraguai por 3 a 0 essa expressão mostrou que é meia-verdade.

Por Guadalupe Carniel*


Arquibancada
29/03/2017 19h24

Brasil x Paraguai: Temer vira motivo de chacota no Twitter

O presidente ilegítimo Michel Temer postou na rede social Twitter, na noite de terça-feira (28), uma fotografia sua no Palácio do Jaburu, assistindo a partida entre as seleções do Brasil e do Paraguai. Até aí, nada de mais, já que diversas personalidades políticas demonstram de vários modos o seu afeto à Seleção Brasileira. Mas, diante da cena inusitada, os internautas não perdoaram Temer.


Arquibancada
28/03/2017 12h51

Thiago Cassis: A história do pênalti que não foi cobrado

O Campeonato Paulista de 1981 tinha um regulamento muito complicado, tão complicado que nem tentarei perder tempo explicando (quem quiser entender melhor essa “pérola” dos regulamentos pode olhar aqui). Mas o jogo que nos interessa fazia parte da fase de classificação do segundo turno, no módulo vermelho daquela fase estavam Corinthians, Juventus, São José e Marília.

Por Thiago Cassis*


Arquibancada
27/03/2017 14h58

O novo modelo de "cotas" da Globo: um avanço estagnante

O surgimento do Esporte Interativo na disputa pelo mercado das transmissões dos jogos do Campeonato Brasileiro de futebol (na TV fechada) e a sua proposta inovadora (para o contexto nacional) de distribuição dos recursos semelhante à da Premier League (50%-25%-25%) fez com que a Rede Globo se sentisse ameaçada em um reduto que monopoliza(va) há tantos anos.

Emanuel Leite Jr.*


Arquibancada
27/03/2017 6h02

Penélope Toledo: Camaradas esportistas

 No dia 25 de março, o Partido Comunista do Brasil completou 95 anos. A História de luta das/os comunistas, dentro ou fora do Partido, se confunde com a própria História do nosso país e o que não faltaram foram esportistas jogando no time das/os que dedicam a vida por um mundo melhor, ainda que paguem um preço alto por isto.


Arquibancada
24/03/2017 12h31

Sérgio Rêdes: Trem da alegria, a trupe de Afonsinho

Outro dia, batendo papo numa roda de amigos, fui questionado por um deles: “Isso aí não é do meu tempo!”. Respondi de primeira: “É verdade!”. Tem gente que pensa que a vida começa quando ele nasce. É bom ter cuidado porque gente sem memória vira fantasma de si mesmo.


Arquibancada
24/03/2017 10h36

Maracanã: Anatomia de um crime

Repórter da Agência Pública percorre a história do Maracanã, patrimônio cultural destruído com autorização do Iphan e abandonado pelo poder público depois de mais de R$ 1,3 bilhão gasto em obras suspeitas de alimentar a corrupção.

Por Rogério Daflon, na Agência Pública


Arquibancada
21/03/2017 14h43

Walfrido Neto: Certo, mas qual seu time em São Paulo?

Geralmente, quando o assunto é futebol, e o perguntado é nordestino, responde o primeiro questionamento (que dá título ao texto), “Qual seu clube de coração?” com um time do nordeste, essa é a segunda pergunta que tem que responder, por várias vezes necessita até responder mais de uma vez ao perguntador, caso “teime” em falar aquele time da sua cidade.

Por Walfrido Neto*


Arquibancada
20/03/2017 17h15

Surfista Jihad Khodr levará seu talento e a mensagem de paz do Islã

Apoiado pela Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – Fambras, o atleta, segundo melhor do ranking brasileiro de surfe profissional, distribuirá “garrafas da paz” durante os eventos.