Arquibancada
16/08/2017 20h26

Treinadores brasileiros em fúria cobram CBF por mais direitos

Reinaldo Rueda desembarcou no Flamengo na segunda-feira (14), uma tacada do clube carioca depois de ver fracassada sua tentativa de ser campeão com um técnico formado em casa, no caso Zé Ricardo. A chegada do colombiano, um estrangeiro no ninho dos treinadores brasileiros, provocou uma enorme polêmica e as reações mais adversas.


Arquibancada
10/08/2017 8h08

Clubes europeus levam jovens jogadores brasileiros de baciada

Clubes brasileiros continuam reféns do dinheiro gordo dos clubes europeus. Nenhum deles resiste ao assédio. A maioria reza para que seus garotos entrem na rota do mercado de transferência.


Arquibancada
09/08/2017 6h41

Pesquisadora Aira Bonfim mantém viva a memória do futebol

A pesquisadora Aira Bonfim trabalha há seis anos no Museu do Futebol e integra o Centro de Referência do Futebol Brasileiro, núcleo dedicado a pesquisar e documentar diferentes expressões da modalidade no Brasil.


Arquibancada
08/08/2017 13h27

Penélope Toledo: O invencível

Quando a gente é criança, acredita em heróis invencíveis. Destemidos, implacáveis e arrasadores, eles superam qualquer inimigo. Quando crescemos, aprendemos que na vida se ganha e se perde. Mas no fundo, bem lá no fundinho do coração, a gente nunca abandona a ilusão de ser imbatível.


Arquibancada
04/08/2017 12h44

Geopolítica e futebol: Neymar no PSG e o soft power do Catar

A informação antecipada pelo jornalista Marcelo Bechler em 18 de julho se confirmou na primeira semana de agosto. Neymar vai trocar o Barcelona pelo Paris Saint-Germain (PSG). A transferência do craque brasileiro vai se tornar a mais cara da história do futebol mundial: assombrosos € 222 milhões (valor da cláusula de rescisão). É mais do que o dobro dos € 105 milhões que o Manchester United pagou à Juventus por Paul Pogba.

Por Emanuel Leite Jr.


Arquibancada
02/08/2017 13h37

E quem olha para a torcida na hora do pênalti?

É sintomático que a cobertura da dita grande imprensa a respeito do comportamento das torcidas se restrinja apenas a eventos que envolvem brigas, confusões e agressões – quando não mortes. Essa seletividade, penso eu, é parte integrante do apoio que esses meios de comunicação oferecem à política de repressão policial em relação aos torcedores que ocorre dentro e fora dos estádios brasileiros.

Por Max Filipe Nigro Rocha


Arquibancada
27/07/2017 16h05

Acabou a festa! (E faz tempo)

Nessa semana a notícia que mais deu o que falar foi a de que a SSP liberou a volta das faixas, instrumentos e bandeiras nos estádios no estado de São Paulo. Isso foi declarado após uma reunião entre FPF, SSP, Ministério Público, Polícias Civil e Militar e as diretorias de Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, na última segunda-feira (24). Se todos estiverem de acordo, dia 1° deve ser consolidada a ação.

Por Guadalupe Carniel*


Arquibancada
25/07/2017 17h03

Das dores do amor - e ódio - pelo time

Este mundo é mesmo um lugar de pregar peça até no mais atento dos humanos. Enquanto a vida roda e a roda gira, somos jogados em situações de dependência mútua e, não obstante, de sujeição absoluta ao outro.

Por Lu Castro


Arquibancada
20/07/2017 20h40

Guadalupe Carniel: O futebol e o nada

Nada. Sabe quando não se passa nada? “Há metafísica bastante em não pensar em nada. ” Pessoa falou tudo ao falar do nada. O nada é o vazio? Nem sempre. O zero que é a representação do vazio revolucionou o mundo ocidental nos números e quando colocado à esquerda vale nada. Para os budistas, o nada não é o vazio, que é o que se busca meditando, já que é impossível sentir nada.


Arquibancada
20/07/2017 12h59

Thiago Cassis: A importância dos torneios regionais

"Historicamente o que fez com que clubes de cidades do interior, por exemplo, montassem times competitivos, foi justamente a chance de enfrentar durante boa parte do ano os clubes de maior exposição na mídia".