Arquibancada
25/05/2016 14h01

Um filme sobre futebol e a luta pela democracia

Em tempos de luta pela democracia o filme “O ano em que meus pais saíram de férias” (2006) é uma boa opção para relembrar os tempos sombrios da ditadura em que o país viveu sob uma violenta tirania e sem direitos democráticos.

Por Thiago Cassis*


Arquibancada
24/05/2016 17h54

Felipe Iturrieta: Mata-Mata na Europa

Não importa o quanto as grandes emissoras e seus cartolas prefiram os pontos corridos, as copas em formato mata-mata resistem ao tempo e, apesar de não terem o mesmo glamour de outrora, ainda são um espetáculo único. Poucas partidas de campeonatos de pontos corridos têm a intensidade de uma final ou semi-final de copa.


Arquibancada
23/05/2016 12h48

Penélope Toledo: "Até que ela entende de futebol"

"Você gosta mesmo de futebol? Mas acompanha, entende as regras? Até o impedimento?". Tenho certeza de que muitas mulheres, ao lerem, se lembrarão das inúmeras vezes em que se depararam com estas e outras perguntas análogas.

Por Penélope Toledo*


Arquibancada
19/05/2016 20h00

Fora do grande círculo: A Copa do Brasil

Olá torcedoras. Olá torcedores. Nesta última terça-feira, com temperatura próxima aos 10 graus no inicio de noite em minha querida cidade de Ponta Grossa, província do Paraná, me dirigi até o Estádio Germano Krüger, propriedade do Operário Ferroviário Esporte Clube, para acompanhar a partida[1] válida pela 2ª fase da Copa do Brasil 2016 entre o dono da casa e o Paysandu Sport Club, de Belém do Pará.

Por Thiago Moro*


Arquibancada
19/05/2016 13h55

Felipe Bianchi: Monopólio da Globo na marca fatal

Detentora única dos direitos de transmissão do futebol brasileiro, a Rede Globo vê seu império ameaçado. Isso porque o tema voltou à pauta do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), órgão com a incumbência de tutelar abusos do poder econômico e que promete investigar a ilegalidade do monopólio da família Marinho sobre o esporte mais popular do país.

Por Felipe Bianchi*


Arquibancada
18/05/2016 18h44

Audax de Itápolis ou Velho Oeste do futebol

Desde o começo do “oba oba” em torno do clube empresa (retomando expressão muito usada nos anos 90) Audax Osasco as comparações com outros clubes “pequenos” foram inevitáveis. Inter de Limeira de 86, Bragantino de 90, até com a seleção de Camarões da copa de 90 equipararam a empresa de compra e venda de jogadores instalada na Grande São Paulo.

Por Thiago Cassis*


Arquibancada
18/05/2016 12h53

Lu Castro: Até a Fifa

A Fifa completará 112 anos no próximo dia 21 de maio. A entidade com protagonismo masculino durante maior parte de sua existência, elegeu no último dia 12, a primeira mulher para um de seus cargos mais importantes. A senegalesa Fatma Samba Diouf Samoura, de 54 anos e com 21 anos de ONU, é a nova secretária geral da Fifa.

Por Lu Castro*  


Arquibancada
16/05/2016 18h49

Penélope Toledo: Democracia Futebol Clube

Os gols mais bonitos deste início de temporada no Brasil foram marcados pelos torcedores que defendem a democracia. As faixas, cartazes e coros denunciando o golpe de Estado que é o impeachment sem base legal, os golpistas e a atuação determinante da emissora Rede Globo foram verdadeiros gols de placa!

Por Penélope Toledo*


Arquibancada
12/05/2016 20h02

Fora do grande círculo – segundo tempo

Olá torcedoras. Olá torcedores. Nesta quinta-feira, dia de publicar minha segunda coluna no Portal Vermelho, a cidade amanhece escura, chuvosa, fria. Reflete perfeitamente o atual momento do país. Prefácio de um momento sombrio que voltamos a viver.

Por Thiago Moro*


Arquibancada
11/05/2016 22h02

Felipe Bianchi: Volta da festa nas arquibancadas ganha força

Um espectro ronda as arquibancadas de São Paulo. É o espectro da festa das torcidas, proibidas, há anos, de colorir os estádios com bandeiras e pirotecnia, características tradicionais do esporte, praticadas rotineiramente em boa parte do planeta.

Por Felipe Bianchi*