Arquibancada
13/07/2016 19h53

Guadalupe Carniel: Balada para mi muerte

Na Argentina tudo é exagerado. Eles são mais intensos que todo o restante da América Latina. Como descreveram em um trecho do livro Buenos Aires Ajena, “cada um vive sua própria loucura, passam da depressão à euforia em segundos. Se sentem os reis do mundo hoje e amanhã os insetos mais desprezíveis. São personagens de Dostoievksi: loucos para ser mais claro”. E assim segue o futebol e a política seguem por lá, num tango dramático.

Por Guadalupe Carniel*


Arquibancada
13/07/2016 13h43

Lu Castro: Pelo fim da Regra 11 contra a mulher brasileira

Antecipando o movimento de coletivos feministas como o Olga Esporte Clube, que, assim como eu, acreditam que à frente de um possível Departamento de Futebol Feminino na CBF é necessária e legítima a presença de uma mulher, a Federação Paulista de Futebol anunciou nesta segunda-feira, 11, a escolha da ex-capitã da seleção e então supervisora da equipe feminina do Corinthians, Aline Pellegrino, para o comando do departamento recém-criado na entidade.

Por Lu Castro*


Arquibancada
12/07/2016 18h57

Luís Edmundo Araújo: Pelos imigrantes

Na disputa dos últimos anos pelo posto de melhor jogador do mundo havia, sempre houve por parte da nossa grande imprensa corporativa uma certa tendência, a preferência às vezes sutil, outras nem tanto, pelo argentino Lionel Messi, silencioso, avesso a declarações polêmicas, na dele, genial dentro do campo e, agora, condenado na Espanha por sonegação milionária, e em euros, o que para a mídia nacional, convenhamos, nem costuma ser tratado como um crime tão grave assim.

Por Luis Edmundo Araujo*


Arquibancada
12/07/2016 9h14

Eurocopa: O título que veio da África

Cinco empates e uma vitória no tempo normal. Esse é o retrospecto da melhor seleção de futebol da Europa, Portugal. A melhor nem sempre é a campeã. Mas quase todo mundo prefere ser o campeão, mesmo que não seja o selecionado que praticou o futebol mais vistoso. Brasil de 82, Holanda de 74 e Hungria de 54 que o digam. 

Por Thiago Cassis* 


Arquibancada
11/07/2016 13h44

Penélope Toledo: A dura marcação sobre o 12º jogador

O jogo entre Chapecoense e Corinthians transcorria normalmente quando o árbitro Ricardo Marques Ribeiro repentinamente paralisou a partida. Não houve invasão do campo, ninguém ferido, tampouco desentendimento entre jogadores. Ele apontou para a arquibancada, de lá é que vinha o motivo: torcedores exibiam faixas de protesto.

Por Penélope Toledo*


Arquibancada
07/07/2016 22h49

Guadalupe Carniel: Impressões de uma partida de Libertadores

Há tempos não saía de casa pra ir num jogo de semana às dez da noite e principalmente de Libertadores. Primeiro que pra conseguir o ingresso foi uma loucura, já que não sou colombiana, não tenho rios de dinheiro e muito menos carro pra poder me deslocar.

Por Guadalupe Carniel*


Arquibancada
07/07/2016 16h15

Você não odeia as segundas-feiras, você odeia o monopólio

No dia 4 de julho, a Confederação Brasileira de Futebol estreou seu novo horário para os jogos do Campeonato Brasileiro da primeira divisão: às 20h das noites de segunda-feira. Com promoção de ingressos, a Ilha do Retiro, palco do confronto entre Sport e Palmeiras, lotou, é verdade – 26.419 pagantes assistiram ao prélio. Mas futebol de segunda-feira vai pegar? Afinal, a quem interessa o novo horário?

Por Felipe Bianchi*


Arquibancada
06/07/2016 15h19

Polícia prende envolvidos em esquema do futebol paulista

A Polícia Civil de São Paulo realizou nesta quarta-feira (6) mais uma parte da operação que batizou de Game Over, que investiga casos de manipulação de resultados nas divisões inferiores do futebol paulista. Outros dois estados, Rio de Janeiro e Ceará, também viram ações da mesma natureza. Sete pessoas foram presas.


Arquibancada
06/07/2016 13h20

Saiba tudo sobre as semifinais da Eurocopa

Começam nesta quarta-feira (06), na cidade de Lyon (França), as semifinais da Eurocopa 2016. Portugal e País de Gales entram em campo às 16 horas, pelo horário de Brasília. Amanhã, ainda mais ao sul do país, em Marselha, França e Alemanha decidem a outra vaga para a grande decisão.

Por Thiago Cassis*


Arquibancada
04/07/2016 19h10

Entrevista: Gaviões é povo e povo tem de lutar para viver melhor

Quando se fala em arquibancada como espaço de resistência e luta política, impossível não se pensar na torcida organizada Gaviões da Fiel. Ela tem encabeçado protestos nos estádios e fora deles por pautas que vão das questões específicas do futebol, como os jogos às 22 horas e torcida única, a questões gerais, como a máfia das merendas do governo do PSDB, o monopólio da Globo, a democracia no país e o Fora Temer.

Por Penélope Toledo*