Arquibancada
14/06/2016 13h56

Lu Castro: Mulher em campo é um ato político

Ou como o doutor Sócrates permeou meu sentido de justiça e igualdade

Por Lu Castro*


Arquibancada
09/06/2016 18h00

A nova ordem do futebol

A Copa América é a mais antiga competição entre seleções do mundo, iniciada com um torneio disputado entre Argentina, Brasil, Chile e Uruguai em 1916, celebrando o centenário da independência argentina. E para comemorar o centenário dessa tradicional competição, decidiram levá-la para fora da América do Sul pela primeira vez. O torneio “comemorativo” de 2016 está sendo disputado nos Estados Unidos.

Por Felipe Iturrieta* e Thiago Cassis*


Arquibancada
09/06/2016 13h15

Gustavo Barbosa: Muhammad Ali e a tentativa de endireitar rebeldes

Como o sistema cuida de neutralizar quem o ameaça, tornando dóceis as personalidades históricas que lutaram contra sua lógica e apagando seus atos subversivos.

Por Gustavo Henrique Freire Barbosa*, no blog Outras Palavras


Arquibancada
08/06/2016 14h56

Coletivo de futebol e mídia do Barão participa de debate na PUC

O papel da mídia no futebol brasileiro será tema de debate na noite desta quarta-feira (8), na Pontíficie Universidade Católica (PUC), em São Paulo. A partir das 18h, o renomado jornalista esportivo Juca Kfouri dialoga com Felipe Bianchi e Thiago Cassis, do Coletivo Futebol Mídia e Democracia. O encontro é o terceiro da série Futebol (de volta) ao povo!, promovido pelo Coletivo Ocupar e Construir.


Arquibancada
07/06/2016 17h31

Penélope Toledo: "Musa uma ova, ela é atleta"

A tenista russa Maria Sharapova venceu sua partida em Roland Garros, mas a página de Esportes do jornal Folha de S. Paulo, em vez de destacar a vitória, ressaltou as “celulites” da moça. As coberturas televisivas dos esportes femininos, sobretudo no vôlei, comumente fazem closes no corpo das atletas, obrigadas a usar roupas curtas e que realçam a silhueta.

Por Penélope Toledo*


Arquibancada
06/06/2016 19h09

Banda que já foi assistida por Fidel grava música para a Eurocopa

Quem pensa que o show dos Rolling Stones em Cuba foi uma grande novidade, se engana. Em fevereiro de 2001, a banda galesa Manic Street Preachers, se apresentou no teatro Karl Marx, em Havana, com presença de Fidel Castro.

Por Thiago Cassis*


Arquibancada
06/06/2016 13h01

Documentário sobre o Juventus é exibido gratuitamente em SP

Acontece nesta segunda-feira 06, às 19h30, a exibição gratuita do documentário “Voltaremos”, que narra a história do Clube Atlético Juventus, ou o Juventus da Mooca. O evento acontecerá no teatro da Faculdade Drummond, localizada na Rua Professor Pedreira de Freitas, 415, no bairro do Tatuapé, Zona Leste de São Paulo.

Por Thiago Cassis*


Arquibancada
02/06/2016 20h02

Felipe Bianchi: O estádio é o meio e nossas lutas são a mensagem

Foi-se o tempo em que o brasileiro apaixonado por futebol e pela cultura de arquibancada precisava garimpar livros e vasculhar a web em busca de relatos, casos e histórias envolvendo manifestações políticas no futebol.


Arquibancada
02/06/2016 15h14

Penélope Toledo: Vamos falar sobre machismo?

Um frangaço. Assim podem ser definidas as postagens com teor machista publicadas nas redes sociais pelo terceiro goleiro do Corinthians, Matheus Vidotto. Fã declarado do deputado Jair Bolsonaro, que homenageou um torturador conhecido por estuprar mulheres utilizando ratos durante a ditadura militar, o arqueiro minimizou as situações de violência implícita de gênero, desmereceu o movimento feminista - que luta pela igualdade de direitos - e debochou de suas bandeiras de luta.

Por Penélope Toledo*


Arquibancada
01/06/2016 16h16

Benzema acusa treinador francês de ceder a “pressão dos racistas”

O atacante francês, de origem argelina, Karim Benzema afirmou que o treinador da seleção da França, Didier Deschamps, não o convocou para a Eurocopa pois cedeu a pressão da “parte racista dos franceses”.

Por Thiago Cassis