Arquibancada
17/08/2016 16h27

José Teixeira: 12 momentos do jornalismo "sóbrio" nos Jogos Olímpicos

O jornalista José Luiz Teixeira faz um levantamento de doze momentos curiosos ou constrangedores, por assim dizer, do jornalismo que se pratica nos oligopólios de comunicação brasileiros durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.


Arquibancada
16/08/2016 14h58

Paulo Nogueira: Futebol tomado pela Globo é herança de João Havelange

A maior herança de João Havelange, morto nesta terça-feira (16) aos 100 anos, foi a tomada de poder da Globo no futebol brasileiro. Cada vez que você ficar furioso ao ter que esperar até as 22 horas para ver um jogo de futebol na quarta, lembre-se de Havelange.

Por Paulo Nogueira*, no Diário do Centro do Mundo


Arquibancada
15/08/2016 20h22

Justiça mantém liminar que autoriza protestos na Olimpíada

A Justiça Federal negou nesta segunda-feira (15) recurso ao Comitê Rio 2016 e os protestos políticos seguem liberados nas arenas esportivas, conforme decisão do desembargador federal Marcelo Granado, presidente da 5ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da Segunda Região (TRF2).


Arquibancada
15/08/2016 19h45

Muçulmana ganha bronze e dá recado a Donald Trump

A americana Ibtihaj Muhammad foi a primeira atleta do país em uma edição dos Jogos Olímpicos a ganhar uma medalha vestindo o hijab, vestimenta tradicional muçulmana. Ela vive na pele a xenofobia e aproveitou a conquista da medalha de bronze para criticar o candidato republicano Donald Trump, notório pela discriminação contra migrantes.


Arquibancada
15/08/2016 16h43

Medalha de papelão para o discurso de meritocracia

É só alguém fora dos padrões convencionais da “família tradicional brasileira” ganhar uma medalha, que os conservadores já tentam se apropriar do triunfo. Ao contrário do que dizem, a conquista do lugar mais alto do pódio pela judoca Rafaela Silva não reforça a ideia de meritocracia e sim a derruba.

Por Penélope Toledo*


Arquibancada
15/08/2016 14h59

Comunista ganha medalha de ouro para a China no levantamento de peso

Militante do Partido Comunista da China (PCCh), a levantadora de peso Suping Meng conquistou nesta segunda-feira a medalha de ouro da sua categoria ao levantar 307 quilogramas. Ela competiu na categoria para atletas acima de 75 quilos e revelou, após receber a medalha, que estava bastante feliz pelo feito.


Arquibancada
15/08/2016 13h29

Nadia Comaneci e a manipulação da história pela mídia capitalista

Aproveitando a abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a Televisão Nacional Romena (TVR) divulgou um documentário tendencioso sobre a ginasta Nadia Comaneci, que em 1976, nos Jogos de Montreal, conseguiu o primeiro 10 da história na prova de barras assimétricas – e o fez em sete ocasiões durante aqueles jogos –, obtendo deste modo o ouro olímpico em três modalidades (individual geral, barras assimétricas e solo).


Arquibancada
15/08/2016 12h00

Fim de semana é marcado por ações pelo Fora Temer nas olimpíadas

O público que participa dos Jogos Olímpicos no Brasil vem mostrando ao mundo que não se sente representado pelo governo interino de Michel Temer. Neste fim de semana, diversas manifestações ocorreram durante as competições, reivindicando a volta da democracia no país. Com cartazes e palavras de ordem, o movimento “Fora Temer” conquistou seu espaço no evento.


Arquibancada
15/08/2016 10h00

Boxeador cubano dedica vitória nas Olimpíadas a Fidel Castro

Neste sábado (13), o líder máximo de Cuba, Fidel Castro, completou 90 anos. O boxeador cubano Lenier Pero escolheu homenagear o comandante com sua vitória no boxe nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. “Quero mandar meus parabéns ao comandante”, disse o jovem de 23 anos.


Arquibancada
12/08/2016 18h36

Disparidade: Mulheres recebem menos na maioria dos esportes 

Além da baixa representatividade nas gerências das federações esportivas, a carreira das atletas passa por obstáculos financeiros. O suor para estar em competições nacionais e internacionais de alto nível é o mesmo para homens e mulheres, mas não raramente as recompensas são menores para elas.