Arquibancada
05/05/2017 15h15

Guadalupe Carniel: Working Class Heroes

John Lennon já usou a clássica camisa: working class heroes. Mas além dessa, que tem estampada claramente a mensagem, ele usou uma tão emblemática a favor da classe obreira: a do Chacarita Juniors, time do ilustre Roberto Fontanarrosa. O time tem por data de nascimento o 1 de maio de 1906, dia emblemático: dia Internacional dos Trabalhadores.


Arquibancada
05/05/2017 15h01

Guadalupe Carniel: A mãe dos pecados capitais

A soberba é um dos pecados capitais também no futebol. A semana da Libertadores não foi nada fácil para os times brasileiros, tirando o Flamengo (venceu por 3 a 1 o Universidad Católica em casa) e Atlético Mineiro (5 a 1 fora contra o Sport Boys).

Por Guadalupe Carniel*


Arquibancada
03/04/2017 16h22

Corinthians realiza evento sobre centenário do Dérby

O Núcleo de Estudos do Corinthians (Neco), grupo de trabalho do Departamento Cultural do clube, realiza no próximo dia 6 de abril, às 19h30, a reunião pública “100 Anos do Clássico Corinthians x Palmeiras”.


Arquibancada
03/04/2017 15h03

Penélope Toledo: Amor que ultrapassa fronteiras

Sabe aquele amor que é tão forte, que nem a distância é capa de abalar? Que mesmo estando longe, a gente não substitui? Que nos leva a fazer loucuras e superar dificuldades para vê-lo nem que seja um pouquinho? Pois é, com o nosso clube do coração funciona assim.

Por Penélope Toledo*


Arquibancada
30/03/2017 19h13

Morte no Morumbi: As grades que nos separam

Uma coisa que sempre fiz foi questionar os próprios fatos e princípios que acreditava em busca de coerência: desde coisas triviais a assuntos sérios. Depois, descobri que isso tinha até nome: dialética. É um método de diálogo que consiste na contraposição e contradição de todas ideias possíveis para depurá-las. Em suma, é fugir do óbvio e enxergar o todo.

Por Pedro Buccini, no blog Timoneiros*


Arquibancada
30/03/2017 15h22

Guadalupe Carniel: A violência nas arquibancadas

“A arquibancada é da sociedade.” Mas até onde isso é verdade? Eu mesma já falei isso mil vezes. Na vitória do Brasil sobre o Paraguai por 3 a 0 essa expressão mostrou que é meia-verdade.

Por Guadalupe Carniel*


Arquibancada
29/03/2017 19h24

Brasil x Paraguai: Temer vira motivo de chacota no Twitter

O presidente ilegítimo Michel Temer postou na rede social Twitter, na noite de terça-feira (28), uma fotografia sua no Palácio do Jaburu, assistindo a partida entre as seleções do Brasil e do Paraguai. Até aí, nada de mais, já que diversas personalidades políticas demonstram de vários modos o seu afeto à Seleção Brasileira. Mas, diante da cena inusitada, os internautas não perdoaram Temer.


Arquibancada
28/03/2017 12h51

Thiago Cassis: A história do pênalti que não foi cobrado

O Campeonato Paulista de 1981 tinha um regulamento muito complicado, tão complicado que nem tentarei perder tempo explicando (quem quiser entender melhor essa “pérola” dos regulamentos pode olhar aqui). Mas o jogo que nos interessa fazia parte da fase de classificação do segundo turno, no módulo vermelho daquela fase estavam Corinthians, Juventus, São José e Marília.

Por Thiago Cassis*


Arquibancada
27/03/2017 14h58

O novo modelo de "cotas" da Globo: um avanço estagnante

O surgimento do Esporte Interativo na disputa pelo mercado das transmissões dos jogos do Campeonato Brasileiro de futebol (na TV fechada) e a sua proposta inovadora (para o contexto nacional) de distribuição dos recursos semelhante à da Premier League (50%-25%-25%) fez com que a Rede Globo se sentisse ameaçada em um reduto que monopoliza(va) há tantos anos.

Emanuel Leite Jr.*


Arquibancada
27/03/2017 6h02

Penélope Toledo: Camaradas esportistas

 No dia 25 de março, o Partido Comunista do Brasil completou 95 anos. A História de luta das/os comunistas, dentro ou fora do Partido, se confunde com a própria História do nosso país e o que não faltaram foram esportistas jogando no time das/os que dedicam a vida por um mundo melhor, ainda que paguem um preço alto por isto.