Arquibancada
25/07/2017 17h03

Das dores do amor - e ódio - pelo time

Este mundo é mesmo um lugar de pregar peça até no mais atento dos humanos. Enquanto a vida roda e a roda gira, somos jogados em situações de dependência mútua e, não obstante, de sujeição absoluta ao outro.

Por Lu Castro


Arquibancada
20/07/2017 20h40

Guadalupe Carniel: O futebol e o nada

Nada. Sabe quando não se passa nada? “Há metafísica bastante em não pensar em nada. ” Pessoa falou tudo ao falar do nada. O nada é o vazio? Nem sempre. O zero que é a representação do vazio revolucionou o mundo ocidental nos números e quando colocado à esquerda vale nada. Para os budistas, o nada não é o vazio, que é o que se busca meditando, já que é impossível sentir nada.


Arquibancada
20/07/2017 12h59

Thiago Cassis: A importância dos torneios regionais

"Historicamente o que fez com que clubes de cidades do interior, por exemplo, montassem times competitivos, foi justamente a chance de enfrentar durante boa parte do ano os clubes de maior exposição na mídia".


Arquibancada
19/07/2017 19h10

Penélope Toledo: Profissão: ser alvo de machismo

Desmerecer o gênero feminino foi o recurso ao qual o técnico Guto Ferreira, do Inter-RS, recorreu para responder a uma repórter que lhe perguntou sobre pressão nos jogadores. “Você é mulher e talvez não tenha jogado futebol”, disse.


Arquibancada
18/07/2017 18h41

Grêmio e Aranha, uma história de racismo perverso e continuado

Visto por dirigentes como “pessoa perigosa”, goleiro revive o trauma dos ataques racistas.


Arquibancada
18/07/2017 8h20

Campo Dr. Sócrates será inaugurado na Escola do MST

Espaço esportivo está na fase final de construção na Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema.

Por Leonardo Fernandes, da página do MST


Arquibancada
14/07/2017 8h15

Guadalupe Carniel: A resistência d’Os Proletários da Bola 

Nos últimos dias tivemos o centenário do João Saldanha, aniversário do Levante dos 18, Independência da Argélia, Argentina e Venezuela. Apesar de tudo, a história sempre é contada na mesma versão: a dos vencedores. Foi assim que aprendemos nas escolas, nos jornais e afins. Isso serve tanto para a história da Humanidade quanto do Futebol.


Arquibancada
12/07/2017 19h59

Lu Castro: O sangue também ferve no futebol feminino

"Se tem uma coisa que mulher faz tão bem quanto os homens dentro de campo, é defender as cores do seu clube".


Arquibancada
11/07/2017 20h52

Jogador que dá o sangue. Literalmente

Jogador/a raçudo/a costuma ter muito valor para as/os torcedoras/es. Mesmo que não sejam os mais habilidosos ou artilheiros do time, caem nas graças da torcida e viram ídolos. Sobre eles, diz-se que dão o sangue pelo clube. E alguns dão mesmo.

Penélope Toledo*


Arquibancada
08/07/2017 8h34

Sobre igualdade, desigualdade e algumas confusões que tenho visto

Recebi um comentário ao meu texto sobre o racha na Liga do Nordeste e as coincidências com a implosão do Clube dos Treze em 2011 que reflete bem algumas confusões acerca de conceitos como Igualdade (Princípio da Isonomia) e quando os iguais devem ser tratados como iguais e os desiguais na medida de sua desigualdade.

Por Emanuel Leite Jr.