Mês da mulher
14/03/2016 18h33

Mulher: Mais tempo com trabalho doméstico, menos com o social

Relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas, em todas as economias e culturas, as mulheres e as meninas são responsáveis pela maior parte dos cuidados não remunerados e tarefas domésticas. Elas fazem cerca de 2,5 vezes mais deste trabalho que os homens, com grande disparidades de gênero no tempo gasto para cozinhar, limpar e cuidar de membros da unidade familiar. 

Por Barbara Gontijo*, no Brasil Debate


Mês da mulher
14/03/2016 15h37

Mulher negra ganha menos de 40% que homem branco

Pesquisa do IPEA mostra que discussão sobre reforma da previdência não pode desconsiderar desigualdades históricas de gênero e raça.


Mês da mulher
14/03/2016 11h16

Votações na Câmara incluem dívida dos estados e projetos das mulheres 

A Câmara pode votar, a partir de terça-feira (15), a proposta sobre a dívida dos estados com a União e os projetos indicados pela bancada feminina em razão da Semana da Mulher. Antes os deputados precisam votar a Medida Provisória que viabiliza a concessão de garantia no programa Minha Casa, Minha Vida cujas prestações são parcialmente custeadas pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A matéria está trancando a pauta. 


Mês da mulher
13/03/2016 11h56

Programa discute igualdade de gênero no mercado de trabalho

O Programa Mulher Trabalhadora, que discute a igualdade de gênero na sociedade brasileira, feito pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apresenta um conjunto de informações que mostram a inserção das mulheres no mercado de trabalho.


Mês da mulher
09/03/2016 17h29

Marcha de mulheres em São Paulo condena golpe e renova luta 

Quem passou pelos arredores da Avenida Paulista nesta terça-feira (8) encontrou um cortejo de mulheres de todas as etnias, credos, idades; homens, crianças, sindicalistas e estudantes. Nos cartazes, sobrou indignação contra os ataques à primeira mulher presidenta do Brasil; contra a violência que atingiu o primeiro presidente de origem operária do país. Confira na reportagem da TV Vermelho a manifestação que condenou o golpe e o retrocesso e reivindicou avanços nas políticas públicas.


Mês da mulher
09/03/2016 12h15

Marina, Maria e o machismo que mata

O desaparecimento de Marina e Maria comoveu a América Latina nas últimas semanas. Seus corpos foram encontrados com golpes na cabeça e dois homens confessaram o crime. Na internet, houve quem culpasse as mulheres pelo assassinato. Por outro lado, uma jovem escreveu uma carta emocionante em homenagem às vítimas


Mês da mulher
09/03/2016 12h03

Câmara suspende obstrução e aprova uso da “pílula do câncer” 

Governo e oposição abriram mão do processo de obstrução para votarem o projeto que autoriza a produção e o uso da fosfoetanolamina sintética, conhecida como “pílula do câncer”, na noite desta terça-feira – 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. Após muitas negociações, os deputados chegaram a um acordo para aprovar a proposta, também defendida pela bancada feminina, que seleciona projetos prioritários para votação na Semana da Mulher. 


Mês da mulher
09/03/2016 9h36

Defesa dos direitos humanos da mulher ganha Frente Parlamentar 

A luta em defesa dos direitos humanos da mulher ganhou um reforço com o lançamento da Frente Parlamentar, nesta terça-feira – 8 de Março – Dia Internacional da Mulher. Segundo a presidente da Frente, deputada Ana Perugini (PT-SP), um dos principais objetivos do trabalho das parlamentares é aumentar a representação feminina nos espaços de poder. 


Mês da mulher
08/03/2016 18h40

Luciana Santos: Nenhum retrocesso nas conquistas da mulher

A presidenta do PCdoB, Luciana Santos, única mulher pernambucana na Câmara falou neste Dia da Mulher sobre as ameaças aos direitos conquistados. "Qualquer retrocesso neste país no patamar que a gente já vivenciou com as conquistas desse ciclo político iniciado pelo ex-presidente Lula é a principal ameaça aos direitos das mulheres. Para ela, o 8 de março é um dia de estender a bandeira da democracia. "Nenhum retrocesso a mais nesta grande batalha da afirmação do papel da mulher na sociedade".


Mês da mulher
08/03/2016 17h38

Mulheres saem às ruas por igualdade e contra o conservadorismo

Milhares de mulheres sairam às ruas nesta terça-feira em todo o país (8), no intuito de lutar pela igualdade de gênero, pautar mais direitos e denunciar o clima de conservadorismo estabelecido no país, que encontra representatividade através de medidas retrógradas no Congresso Nacional. Entre as reivindicações, estão o fim da violência contra a mulher, a maior participação feminina nos espaços de poder e por mais democracia. Confira a galeria de fotos abaixo: 


12345