Eleições nos Estados Unidos
29/01/2017 13h47

Valdemar Menezes: Naufrágio neoliberal

Donald Trump iniciou o cumprimento das promessas de campanha: já inviabilizou o Tratado Transpacífico (TTP), ameaça fazer o mesmo com o Nafta (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio), deu ordem para a construção do muro que separará EUA do México, liberou a construção de oleodutos sobre terras indígenas, reduzindo a pó a legislação ambiental.


Eleições nos Estados Unidos
23/01/2017 1h27

A Marcha mostrou a força das mulheres nos Estados Unidos

A médica Helena Petta participou da Marcha das Mulheres contra Trump em Boston, onde se encontra para um período de estudos. Para Helena a manifestação foi importante não apenas por protestar contra Donald Trump, empossado como presidente dos Estados Unidos na sexta-feira (20), mas por revelar uma grande capacidade de organização das mulheres americanas e por envolver reinvindicações de outros segmentos sociais.


Eleições nos Estados Unidos
20/01/2017 19h32

A Casa Branca mais branca, rica e masculina de Donald Trump

A Casa Branca ocupada durante os últimos oito anos por um presidente negro que queria uma mulher como sucessora volta a se transformar, com Donald Trump, em um lugar onde o poder se concentra nas mãos de brancos, em sua maioria homens e, também, em boa parte muito ricos e muito conservadores.


Eleições nos Estados Unidos
19/11/2016 8h39

Os 7 mitos da política que Trump derrubou para chegar à Casa Branca

O empresário Donald Trump, presidente eleito dos EUA, fez praticamente o oposto do que recomendam manuais de política e a maioria dos marqueteiros eleitorais. O jogo às avessas funcionou.


Eleições nos Estados Unidos
14/11/2016 12h38

O que muda no mundo com a vitória de Trump?

Passado o impacto com os resultados das eleições estadunidenses de 9 de novembro, que consagrou um Republicano depois de oito anos de gestão Obama, cabe a nós, que acompanhamos de perto os acontecimentos no mundo e em particular com seus reflexos no Oriente Médio, foco de nossos estudos e pesquisas. Pretendemos com este artigo fazer algumas primeiras reflexões iniciais.

Por Lejeune Mirhan *


Eleições nos Estados Unidos
13/11/2016 11h16

Trabalhadores americanos que votaram no Trump

Poderá Trump salvar estes empregos? Os operários contam com isso. Reportagem do The New York Times mostra a reação de trabalhadores que votaram em Donald Trump.

Por José Carlos Ruy (*)


Eleições nos Estados Unidos
13/11/2016 10h55

Roberto Amaral: O mundo e o enigma Trump

Diante de dois péssimos candidatos, o eleitorado norte-americano, dividido ideologicamente como jamais esteve, escolheu, após campanha do mais baixo nível, aquele que lhe pareceu a negação do establishment, Donald Trump, figura heterodoxa do sistema (não fôra ele um bilionário de Walt Street), o único ‘não político’, multimilionário, outsider na política, devedor do fisco e ao mesmo tempo defensor de menos impostos para os ricos, e militante contra a política de saúde social de seu antecessor.


Eleições nos Estados Unidos
11/11/2016 9h05

Vitória de Trump é uma "minirrevolução política" nos Estados Unidos

A eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos tem suscitado uma grande preocupação para o campo progressista, tanto naquele país quanto no mundo. Em entrevista exclusiva ao Portal Vermelho, o cientista político Luis Manuel Rebelo Fernandes* disse que a vitória de Trump, entre outras questões, é uma consequência da crise econômica provocada pelo neoliberalismo e pela globalização.

Por Humberto Alencar


Eleições nos Estados Unidos
10/11/2016 14h20

João Felicio: Eleição de Trump pode agravar conflitos

A vitória do republicano Donald Trump na eleição presidencial dos Estados Unidos contou com expressiva participação do voto do trabalhador – nos EUA os trabalhadores organizados, tradicionalmente, pendem para os Democratas.

Por João Felicio, presidente da CSI


Eleições nos Estados Unidos
10/11/2016 13h42

Milhares de pessoas se manifestam nos EUA contra Trump

A chuva fina que caiu durante a tarde na ilha de Manhattan não impediu que várias centenas de nova-iorquinos, como a professora Julia Dunn, saíssem às ruas em vários pontos da cidade dos arranha-céus para expressar a sua frustração com a eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos. Ela conta que estava nervosa havia vários dias e que esperava que esse estresse se aliviasse quando visse Hillary Clinton se elegendo.