Fórum Social Mundial
25/01/2016 14h16

Ana Prestes: Porto Alegre x Davos: quinze anos depois (II)

Na prática o Fórum Social Mundial (FSM) não vingou, de fato, como um anti-Fórum Econômico Mundial (FEM). Não foi capaz de sobreviver a si mesmo e às divergências que engendrou. No seu princípio, nos primeiros anos do novo milênio, a imprensa internacional que cobria os encontros do FEM em Davos era obrigada a falar do FSM de Porto Alegre.


Fórum Social Mundial
25/01/2016 11h42

Fórum Social repudia impeachment e marca dia de luta  

Em carta compromisso aprovada no encerramento do Fórum Social Temático, em Porto Alegre (RS), os movimentos sociais se posicionam contra a tentativa de impeachment da presidenta Dilma e planejam dia de luta em defesa da democracia, em 1° de maio. 


Fórum Social Mundial
25/01/2016 10h05

Centrais sindicais no FST defendem migração e trabalho decente 

A necessidade de reconhecimento do direito de migrar, a garantia de trabalho decente para todos e a mudança da legislação brasileira foram as principais propostas apontadas durante a oficina “Migrações e Trabalho Decente” no Fórum Social Temático (FST), realizada pelas centrais sindicais, na manhã desta sexta-feira (22), em Porto Alegre. Mais de 200 pessoas acompanharam os debates, que ocorreram em uma tenda montada no Parque da Redenção.


Fórum Social Mundial
24/01/2016 11h45

Lideranças destacam importância do Fórum Mundial para o avanço social

O Fórum Social Mundial Temático, realizado em Porto Alegre, chegou ao fim neste sábado, 23, com avaliações positivas de seus organizadores e participantes. Durante a assembleia que encerrou os trabalhos, foi aprovada uma carta que sintetiza as bandeiras de luta dos movimentos sociais participantes e sinaliza ações futuras; o documento final será apresentado nos próximos dias. 

Por Priscila Lobregatte, de Porto Alegre (*)


Fórum Social Mundial
23/01/2016 16h42

Andrey Lemos contra a bancada “do boi, da bala e da bíblia”

Presidente da União Nacional LGBT (UNALGBT), Andrey Lemos foi entrevistado pelo portal Sul21 durante a participação dele no Fórum Social Mundial Temático, que se encerrou neste sábado (23) em Porto Alegre. Andrey falou da onda conservadora que se instalou no Congresso Nacional e afirmou que os “problemas não são setorizados” e que” sem a emancipação da sociedade não teremos igualdade de direitos”. 


Fórum Social Mundial
23/01/2016 11h09

Reflexos da crise imperialista e seu enfrentamento em debate no FSM

Tema onipresente nas discussões da esquerda mundial, o imperialismo, sua crise e a ameaça que esta situação representa aos povos no que tange à produção de guerras e agressões foi tema de mesa do Fórum Social Mundial Temático em Porto Alegre realizada nesta sexta, 22/01.


Fórum Social Mundial
23/01/2016 10h12

Mesa sobre Educação Popular no Fórum Social elogia ocupação de escolas

As ocupações de escolas por estudantes secundaristas – como ocorreu em São Paulo e ocorre, neste momento, em Goiás – foram lembradas hoje (22) no Fórum Social Temático, em Porto Alegre, como um movimento exemplar para a democracia. 


Fórum Social Mundial
22/01/2016 19h42

Jô Moraes diz que Fórum fortalece luta e defesa das conquistas sociais

A deputada federal pelo PCdoB de Minas Gerais, Jô Moraes, lembrou que existe uma ofensiva conservadora para desconstruir as conquistas, alimentar a intolerância e levar à perda de perspectiva. Ela foi convidada do Fórum Social Mundial Temático de Porto Alegre para debater nesta quinta (21) o tema Democracia, Direitos e Diversidade - luta e resistência.. Jô reafirmou a importância do Fórum como espaço de articulação e resistência dos movimentos sociais do mundo.


Fórum Social Mundial
22/01/2016 10h19

Fórum Social debate resistência e alternativas na América Latina

Um rico debate marcou a programação do Fórum Social Mundial Temático na tarde desta quarta-feira (21). O teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul ficou lotado para discutir “América Latina, resistências e alternativas”.


Fórum Social Mundial
21/01/2016 18h08

Risco à democracia é ainda maior do que em 64, diz Roberto Amaral

O ex-ministro da ciência e tecnologia do governo Lula, Roberto Amaral, classificou como cerco impiedoso, o que os meios de comunicação impõem ao país. A afirmação foi feita no Fórum Social Temático, em Porto Alegre, durante a mesa de debates sobre Democracia e desenvolvimento em tempos de golpismo e crise.

Por Lúcia Rodrigues, na revista Caros Amigos


1234