Contra o Golpe
19/12/2016 19h39

O impeachment como resultado da exclusão informativa

O presente artigo tem como tema o papel desempenhado pelos meios de comunicação, notadamente a imprensa, no processo que culminou com a destituição da presidente Dilma Rousseff do cargo, em agosto de 2016.


Contra o Golpe
24/11/2016 18h32

Luciana Santos: governo quer tornar EBC "chapa branca"

Em quase 200 dias de gestão, o presidente ilegítimo Michel Temer (PMDB) deixa claro sua aversão à comunicação pública. Ao editar a Medida Provisória 744/16, promove a desestruturação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), conquista da sociedade. Em entrevista, a presidente nacional do PCdoB, a deputada Luciana Santos (PE) analisa os interesses envolvidos na edição da MP 744/16, que desmonta a EBC.


Contra o Golpe
24/11/2016 15h45

Paulo Moreira Leite: Ciro e a necessidade de frente única

O momento atual pede unidade das forças que não perderam o compromisso com a democracia nem a capacidade de distinguir o principal do secundário, de separar o projeto particular do interesse geral. Ninguém tem o direito de fechar o caminho de ninguém. Ultimatos também são dispensáveis.

Por Paulo Moreira Leite*, em seu blog


Contra o Golpe
13/11/2016 8h45

Vital Farias elogia Lava Jato e é vaiado aos gritos de "Fora Temer"

O que deveria ser uma noite de festa, com um reencontro do público cearense com quatro grandes compositores nordestinos responsáveis por dois dos mais emblemáticos discos da música brasileira nos anos 80 - Xangai, Geraldo Azevedo, Elomar e Vital Farias, reunidos nos álbuns ao vivo "Cantoria", então lançados pela Kuarup - acabou se tornando um constrangimento para grande parte do público que compareceu ao Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, na noite deste sábado (12).


Contra o Golpe
21/10/2016 21h10

Lula exige respeito de juízes e procuradores

O ex-presidente publicou no início da noite desta sexta-feira (21) uma mensagem em vídeo dirigida aos juízes e procuradores que o investigam. Lula relembra que sua vida é investida desde 1982 sem que nada fosse provado. Para ele os que o acusam de cometer ilícitos imaginam que "se estivessem no meu lugar eles fariam o que pensam que fiz" e não deveriam se pautar pela imprensa. Ao final Lula afirma: "me respeitem para que eu possa respeitar vocês".


Contra o Golpe
18/10/2016 7h53

Lula: Por que querem me condenar

Em mais de 40 anos de atuação pública, minha vida pessoal foi permanentemente vasculhada – pelos órgãos de segurança, pelos adversários políticos, pela imprensa. Por lutar pela liberdade de organização dos trabalhadores, cheguei a ser preso, condenado como subversivo pela infame Lei de Segurança Nacional da ditadura. Mas jamais encontraram um ato desonesto de minha parte.


Contra o Golpe
17/10/2016 9h31

Lula: Não existe ninguém acima da Lei; a verdade deve prevalecer

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista ao portal Nocaute, comentou como é se defender de uma acusação sem provas. Lula criticou a força-tarefa da Lava Jato que, em conluio com a imprensa e “na necessidade de manter o assunto acesso, o assunto forte, eles tentam culpar as pessoas nas manchetes dos jornais”. Lula diz que está “estarrecido” com o que está acontecendo no Brasil, que fere “a liberdade democrática do país” e “a liberdade individual”. Assista abaixo a íntegra:


Contra o Golpe
30/09/2016 11h48

Dilma protocola mandado de segurança no STF para anular impeachment

Assinado pelo ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a presidenta eleita, Dilma Rousseff, protocolou nesta quinta-feira (29) no Supremo Tribunal Federal (STF), talvez sua última tentativa de anular o processo de impeachment que a afastou do cargo para qual foi eleita em 2014.


Contra o Golpe
21/09/2016 10h23

Gleisi Hoffmann: A cólera dos falsos moralistas

"A cólera é um cavalo fogoso; se lhe largamos o freio, o seu ardor exagerado em breve a deixa esgotada". William Shakespeare


Por Gleisi Hoffmann*, na Carta Capital


Contra o Golpe
20/09/2016 15h18

L’Humanité: Dilma sem amarras

Em entrevista à revista francesa L'Humanité, Dilma afirma: "Temer e seu governo são ilegítimos, golpistas e usurpadores. Vai haver muitas lutas no Brasil, tenho certeza". Uma boa entrevista é o encontro de um bom entrevistador com um entrevistado que tem o que dizer e pode expressar tudo o que pensa. Essas condições foram reunidas neste fim de semana.

Por Leneide Duarte-Plon, de Paris*