Astrojildo Pereira
21/11/2015 12h19

Astrojildo Pereira: fundador do marxismo no Brasil

A trajetória de vida de Astrojildo Pereira coincide com o nascimento e a formação da modernidade capitalista no Brasil. Astrojildo Pereira nasceu após o fim do escravismo e da monarquia e morreu logo depois da instauração da ditadura militar que consolidaria a ordem burguesa no Brasil.

Por Marcos Del Roio*


Astrojildo Pereira
21/11/2015 12h02

Jorge Ferreira: Os comunistas e os Novos Rumos

Entre partidos e organizações de esquerda tornou-se tradição publicar jornais que se tornassem porta-voz de suas orientações políticas. No caso brasileiro, o Partido Comunista (PCB) não fugiu a essa regra. Fundado em 1922, em seu II Congresso, três anos depois, decidiu pela criação de um jornal próprio. Assim, naquele ano, surgiu A Classe Operária, órgão oficial do partido. Estiveram à frente de sua fundação Astrojildo Pereira, Octávio Brandão e Laura Brandão.

Por Jorge Ferreira*


Astrojildo Pereira
21/11/2015 11h51

Leandro Konder: Intelectuais Brasileiros & Marxismo - Astrojildo

Se estivesse vivo, como Astrojildo Pereira estaria reagindo à crise do socialismo? Como encararia os acontecimentos da Europa oriental? Qual seria a sua reação diante da imagem mostrada na televisão do guindaste que removeu a imensa estátua de Lênin?

Por Leandro Konder


Astrojildo Pereira
21/11/2015 11h42

Quando Astrojildo Pereira escreve sobre Machado de Assis

Astrojildo Pereira decerto não é um nome desconhecido mas é provavelmente muito pouco lido, mesmo pelos comunistas brasileiros.

Por Paulo Marçaioli*


Astrojildo Pereira
21/11/2015 11h25

Astrojildo Pereira e as origens do marxismo brasileiro

Bananeiras – Astrojildo esbofa-se –
Plantai-a às centenas, às mil:
Musa paradisíaca, a única
Que dá dinheiro neste Brasil.


Este pequeno poema foi escrito por Manuel Bandeira e dedicado ao então amigo e antigo dirigente comunista Astrojildo Pereira.

Por Gleyton Trindade


Astrojildo Pereira
21/11/2015 11h11

Astrojildo, fundador do Partido Comunista do Brasil

No dia 28 de setembro 1908, Machado de Assis vivia seus últimos momentos: ele abandonaria a vida em 29 de setembro. Naquela noite derradeira recebeu, agonizante em seu leito, a visita de um rapaz que mal tinha 18 anos de idade (completados em 8 de novembro, menos de dois meses depois).

Por José Carlor Ruy


Astrojildo Pereira
21/11/2015 11h04

José Luiz Del Roio: Astrojildo e Lênin

Quando os editores de marxismo21 me pediram um artigo de Astrojildo Pereira para publicar neste blog, recordei-me imediatamente de um pequeno texto publicado na revista O Debate de julho de 1917.

Por José Luiz Del Roio *


Astrojildo Pereira
21/11/2015 10h44

Astrojildo Pereira, um comunista machadiano

Há 50 anos morria Astrojildo Pereira, um dos fundadores e principal dirigente do Partido Comunista do Brasil na sua primeira década de vida. Astrojildo foi daqueles intrigantes e instigantes personagens da história brasileira sobre o qual, por mais que nos debrucemos sobre ele, há de sempre aparecer uma nova faceta, um traço ainda não revelado da sua personalidade, uma marca inconfundível da sua trajetória.

Por Joan Edesson de Oliveira*


Astrojildo Pereira
21/11/2015 8h59

Astrojildo Pereira: A Revolução Russa

Bem difícil, sem dúvida, é precisar o curso dos atuais acontecimentos na Rússia. Aliás, seria rematada tolice pretender firmar tais ou quais traços definitivos do grande movimento que deu por terra, abruptamente, com a casta dos Romanof, e com ela, de cambulhada, todas as demais castas aristocráticas e monopolizadoras das riquezas e do poder.

Por Astrojildo Pereira


1