Eleições Argentina
29/11/2015 9h42

A vitória da direita na Argentina e o ciclo progressista

A direita latino-americana está em festa. A vitória de Maurício Macri na Argentina deu folego à contraofensiva que os setores conservadores e aliados dos EUA buscam impor aos governos progressistas e as conquistas obtidas pelo povo nesses últimos anos. Não à toa a mídia monopolista já fala em fim do ciclo de governos de esquerda na região. Estão em êxtase!

Por Mateus Fiorentini*, no portal da UJS


Eleições Argentina
29/11/2015 9h29

“Um país não é uma empresa”, diz Cristina Kirchner

Em um ato na última quarta-feira (25) no Hospital Posadas, em Buenos Aires, a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, falou sobre a vitória do opositor Mauricio Macri. “Houve eleições e a diferença entre ambas as forças foi muito escassa, muito pequena. Eu me pergunto: se houvesse sido ao contrário, o que estaria acontecendo hoje com a Argentina? Teriam reagido como nós, com grandeza, compreensão e vivência democrática que devemos ter com os argentinos?”, disse.


Eleições Argentina
27/11/2015 10h13

Fim da trégua: Marchas da Resistência recomeçam na Argentina

“As Marchas da Resistência voltaram”, anunciou a dirigente da organização das Mães da Praça de Maio, Hebe de Bonafini, ao convocar uma manifestação para o próximo dia 10 de dezembro, quando o novo presidente eleito da Argentina, Maurício Macri, vai assumir o poder executivo.


Eleições Argentina
25/11/2015 15h54

Wikileaks: Macri pediu que EUA fossem “mais críticos” com Argentina

O presidente eleito da Argentina, Mauricio Macri (Cambiemos), teve conversas suas com a embaixada dos Estados Unidos em Buenos Aires vazadas em 2011. De acordo com o Wikileaks, o novo mandatário se assumiu, em conversas ao longo de três anos, como abertamente "pró-mercado", se colocou como o mais próximo à política norte-americana, falou que o governo de Cristina Kirchner “duraria mais 60 dias” e pediu que os EUA fossem mais enfáticos em suas críticas.

Por Vanessa Martina Silva, na Opera Mundi


Eleições Argentina
25/11/2015 13h36

Argentina: no caminho do inferno

Por fim a dúvida que pairava sobre os argentinos se esclareceu: o próximo presidente do país será o ultraliberal Mauricio Macri. À luz dos resultados do último domingo (25), deixa-se claro uma coisa: nada, mas nada pode ser dado por certo.

Por Guadi Calvo*, especial para o Vermelho


Eleições Argentina
24/11/2015 15h59

Avós da Praça de Maio rechaçam editorial do La Nación

A associação das Avós da Praça de Maio rechaçou, nesta segunda-feira (22), o editorial publicado pelo jornal argentino La Nación, intitulado “Não mais vingança”, que pede a revisão das sentenças aos generais e torturadores da ditadura militar.


Eleições Argentina
24/11/2015 12h54

Comunistas argentinos rechaçam provocação de Macri contra a Venezuela

Em coletiva de imprensa, o presidente eleito da Argentina, Mauricio Macri, disse que vai pleitear a saída da Venezuela do Mercosul na próxima reunião do bloco, a ser realizada em Assunção, no Paraguai. Diante desta atitude, que vai na contramão do projeto de integração do continente, o Partido Comunista da Argentina expressou seu rechaço às afirmações.


Eleições Argentina
24/11/2015 11h49

Macri, a direita do século 21 na Argentina

Não há desculpas. Se perdeu. Não servem os pretextos aritméticos característicos do dia seguinte. Não vale isso de “país dividido”, nem falar de fraude eleitoral. A derrota é inquestionável. Ganhou [Maurício] Macri com sua plataforma conservadora Cambiemos e perdeu [Daniel] Scioli com a Frente para a Vitória.

Por Alfredo Serrano Mancilla*, no Celag


Eleições Argentina
23/11/2015 16h08

La Nación critica prisão de militares que agiram na ditadura argentina

O presidente eleito da Argentina, Maurício Macri, afirmou durante sua campanha eleitoral que irá acabar com o “negócio” que se tornou a questão dos direitos humanos na Argentina. Na mesma linha do novo líder, o diário argentino La Nación, o segundo maior do país, publicou nesta segunda-feira (23) um editorial com críticas à prisão de militares acusados de crimes durante a ditadura militar que durou entre 1976 e 1983.

Por Vanessa Martina Silva, na Opera Mundi


Eleições Argentina
23/11/2015 12h11

Macri anuncia que sua primeira viagem oficial será ao Brasil

“O Brasil é o principal sócio do futuro”, declarou nesta segunda-feira (23) Maurício Macri, em sua primeira conferência de imprensa como presidente eleito da Argentina. Perante jornalistas nesta manhã, ele anunciou que sua primeira viagem oficial será ao Brasil e acrescentou que quer “construir boas relações com todos os irmãos da América Latina”.