Violência
05/01/2017 16h36

Camila Nunes Dias: Sistema carcerário é máquina de destruir pessoas

Entre 2004 e 2014, a população carcerária brasileira aumentou 80% em números absolutos, sem que isso tenha representado qualquer melhoria nos indicadores de violência do país. Para a professora da Universidade Federal do ABC Camila Nunes Dias, prisão não é o caminho para a pacificação da sociedade e para a redução dos crimes e da violência.

Por Joana Rozowykwiat


Violência
25/09/2015 18h05

A negação da política: Disseminação do ódio e intolerância

Jean Jaurès, líder socialista francês, fundador do jornal L’Humanitè, foi assassinado em 31 de julho de 1914, às vésperas do início da 1ª Guerra. No Café do Croissant, em Paris, um “nacionalista” franco-alsaciano que considerava a guerra como única alternativa para atingir seus anseios de recuperar a Alsácia, região francesa perdida na Guerra Franco-Prussiana para os alemães, matou Jean por este defender a paz.

Por Dayane Santos


Violência
25/09/2015 17h03

Seis filmes sobre a violência no Brasil

Esta semana o Portal Vermelho traz um especial sobre Violência. O Prosa, poesia e arte aborda o assunto por meio da cultura e neste caso, do cinema. No Brasil o tema começou a ser tratado de forma mais elaborada a partir de 2002, com o sucesso de Cidade de Deus. Desde então, diversos filmes vem sendo lançados com este viés.

Por Mariana Serafini


Violência
25/09/2015 16h36

A violência policial no Brasil e os desafios para sua superação

O debate de lançamento do livro Bala perdida: A violência policial no Brasil e os desafios para superação discutiu a urgência do problema da violência policial, o fenômeno dos linchamentos, a redução da maioridade penal, a questão carcerária e o punitivismo que permeia a atual onda conservadora.


Violência
25/09/2015 15h00

Rubem Fonseca: O Cobrador

O Portal Vermelho traz, nesta sexta-feira (25), um especial sobre Violência. O Prosa, Poesia e Arte selecionou o conto O Cobrador, que abre o livro de mesmo nome do escritor Rubem Fonseca. A obra, apresentada aqui na integra, foi publicada originalmente em 1979 e descreve com riqueza de detalhes o cotidiano de um “viciado em violência”.


Violência
25/09/2015 14h30

Violência, uma epidemia nacional

Num período de 32 anos, 880 mil pessoas foram mortas no Brasil vítimas de armas de fogo – é mais que toda a população do Acre, onde vivem 803 mil habitantes. O país possui o maior número absoluto de homicídios, a polícia mais letal do mundo e caminha para ter também a maior população carcerária do planeta. Numa nação formada sob o signo do açoite, a violência ganha status de genocídio – jovens negros têm 2,5 vezes mais chances de serem assassinados que os brancos. 


Violência
25/09/2015 14h25

Ignacio Cano: Linchamento é sintoma da falência do Estado

No fim de semana passado, o Rio foi palco de cenas de barbárie. Após uma onda de arrastões nas praias cariocas, moradores brancos – ou quase brancos – da Zona Sul pararam um ônibus com destino à periferia, em busca de vingança. Quebraram vidros e agrediram jovens negros, causando pânico. Para o sociólogo Ignacio Cano, do Laboratório de Análise de Violência da Uerj, a cena de selvageria é um sinal de alerta sobre a deterioração da convivência democrática, das leis e do Estado de direito.


Violência
25/09/2015 14h20

"Segurança pública no Brasil é um engodo e não produz Justiça”

Para o sociólogo e especialista em segurança pública Robson Sávio, o sistema de justiça e segurança pública do Brasil é uma falácia, não produz igualdade e penaliza aqueles que mais precisam da ação do Estado.

Por Joana Rozowykwiat


Violência
25/09/2015 14h18

Chacina de jovens negros e pobres... em legítima defesa!

O Carnaval prometia ser de festa, mas foi de sangue: em Vila Moisés, na periferia de Salvador (BA), em 6 de fevereiro de 2015, policiais mataram a tiros 12 jovens, pobres e negros, entre 15 e 24 anos de idade. Mas os policiais foram absorvidos em primeira instância, em 26 de julho (um recorde de rapidez da justiça!) pela juíza Marivalda Almeida Moutinho. Ela aceitou a tese de que agiram em legítima defesa!


Violência
25/09/2015 14h04

Por que tem sido tão difícil mudar as polícias?

A morte de um jovem negro e pobre, numa periferia brasileira: mais um traço no catálogo da violência policial. Outra vida sepultada sob as patas do Estado. Já não importam palavras e números, curvas e tabelas. Os dados quantificam a tragédia e a diluem. Neutralizam a brutalidade dos processos reais. Convertem a experiência radicalmente singular em mais um caso particular pelo qual o universal se manifesta, encapsulado no conceito.

Por Luiz Eduardo Soares*


12