Partido Vivo
26/08/2016 20h07

Walter Sorrentino: O debate eleitoral vai acabar se impondo

A eleição nos municípios brasileiros teve início no dia 16 de agosto, mas o ambiente político, em meio a processo de impeachment da presidenta da República, intolerância política e o país sediar um evento da magnitude dos Jogos Olímpicos no Rio, culminou num ambiente desfavorável para se debater eleições. Entretanto, para o vice-presidente nacional do PCdoB, Walter Sorrentino, este clima deve mudar “nas fases mais tardias da campanha”.


Partido Vivo
04/12/2015 18h23

Bancada do PCdoB aponta ilegalidade no pedido de impeachment

A comissão especial que analisará o pedido de impedimento da presidenta Dilma Rousseff inicia os trabalhos na próxima terça-feira (8). A líder do PCdoB na Câmara, deputada Jandira Feghali (RJ), será titular, e o vice-líder do governo, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), ocupará a suplência do colegiado.


Partido Vivo
11/09/2015 16h16

Para comunistas, minirreforma eleitoral aprovada é retrocesso

Congresso Nacional finaliza uma das etapas da reforma política com a votação da minirreforma eleitoral. O texto aprovado, no entanto, não melhora o sistema eleitoral. Um dos pontos polêmicos aprovados diz respeito ao financiamento empresarial de campanhas, ressuscitado pelos deputados, após ter sido retirado do projeto pelos senadores.


Partido Vivo
31/08/2015 14h32

Mulheres conquistam cota mínima para vagas no Legislativo

Na última semana foi aprovada no Senado a PEC 98/15, que prevê reserva de um percentual mínimo de vagas para mulheres no Legislativo. As deputadas Alice Portugal (PCdoB-BA) e Jô Moraes (PCdoB-MG) e a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), procuradora da Mulher do Senado falam sobre a proposta.


Partido Vivo
29/08/2015 10h23

Seminário debate desenvolvimento agrário no Centro-Oeste

Organizado pela Fundação Maurício Grabois e pela secretaria nacional de Organização do PCdoB, o Seminário O Papel da Agricultura no Desenvolvimento do Centro-Oeste Brasileiro será realizado nesta segunda-feira (31), na Câmara dos Deputados, em Brasília. Para explicar a importância deste evento, a Rádio Vermelho entrevistou o professor da Universidade Federal de Goiás, Fábio Tokarski, que é engenheiro civil e membro do Comitê Central do PCdoB. 


Partido Vivo
26/08/2015 18h45

Minha Casa, Minha Vida garante dignidade e qualidade de vida

O programa federal Minha Casa, Minha Vida já beneficiou mais de nove milhões de brasileiros com a construção de 2,3 milhões de casas em todo o país. A terceira fase do programa começa em setembro com a previsão de construção de mais três milhões de moradias. Para a Bancada do PCdoB na Câmara, a expansão do programa garante dignidade e mais qualidade de vida às famílias brasileiras, além de impulsionar a economia local.


Partido Vivo
24/08/2015 17h51

Bancada feminina pressiona Eduardo Cunha para votação de projeto

A bancada feminina da Câmara vem pressionando o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para que coloque em votação nos próximos dias a proposta que cria um Fundo Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (PL7371/14). A deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), em entrevista à Rádio Câmara, disse que Cunha pediu que a bancada construísse um texto de consenso com os líderes para pautar o projeto.


Partido Vivo
19/08/2015 14h54

PCdoB luta pela taxação de grandes fortunas na reforma tributária

A Câmara dos Deputados começou o segundo semestre travando o debate sobre a reforma tributária. Para o PCdoB, mais que melhorar a partilha dos tributos entre a União, os estados e os municípios, o debate sobre a reforma tributária deve privilegiar a taxação sobre a parcela mais rica da população.


Partido Vivo
18/08/2015 12h36

Deputados condenam redução da maioridade penal

Um dos grandes embates de 2015 no Congresso volta à pauta neste semestre. A Proposta de Emenda à Constituição 171 de 1993 tem gerado muita polêmica porque propõe a redução da maioridade penal no Brasil de 18 para 16 anos, e prevê o encarceramento de crianças e de adolescentes, violando seus direitos. Os deputados do PCdoB, Jandira Feghali (RJ) e Orlando Silva (SP), afirmam que a redução da maioridade penal condena a juventude ao abandono.


Partido Vivo
17/08/2015 16h52

Vanessa luta pela diminuição da jornada de trabalho de farmacêuticos

No final da última legislatura, em janeiro de 2015, foram arquivados dois projetos que tratavam da jornada de trabalho dos farmacêuticos. Um do ex-deputado José Carlos Coutinho (PFL-RJ) e outro do ex-senador Gim (PTB-DF). Agora, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) colocou o assunto novamente em discussão. O projeto de lei da senadora estabelece que o profissional tenha jornada de trabalho de 30 horas semanais, sem redução dos salários.