Notícias
27/11/2010 0h03

Ernesto Rancaño no domínio dos abraços perdidos

Arte e fazer que transcendem a tela e a cartolina e penetram no espírito dos que o percebem. Arte para contemplar e pensar, descobrir e sonhar. Possuidor de prolífera e diversa obra, Ernesto Rancaño percorreu o caminho do desenho, da pintura e da escultura com peças que provocam placidez ou sobressalto, incerteza ou clareza, dor ou prazer.

Por Roberto Chile*


Notícias
27/11/2010 0h01

Seara Vermelha, romance de luta e transbordante esperança

 Seara Vermelha é um dos romances mais engajados do escritor Jorge Amado e também o mais traduzido e editado no exterior, compreendendo 26 idiomas: albanês, alemão, árabe, armênio, búlgaro, chinês, eslovaco, espanhol, finlandês, francês, grego, hebráico, húngaro, italiano, japonês, lituano, moldávio, polonês, romeno, russo, sérvio, sueco, tcheco, turco, ucraniano e vietinamita. Foi também editado em Portugal, com prefácio do escritor Álvaro Salema.


Notícias
27/11/2010 0h01

Graciliano Ramos: Sem culpa formada nem acusações

O levante de 1935 foi pretexto para uma feroz perseguição policial contra democratas e comunistas. Graciliano Ramos, que ficou quase um ano preso somente pela suspeita de apoiar a ANL, descreveu a experiência em Memórias do Cárcere.


Notícias
20/11/2010 0h02

Rosa Regàs, uma ilustre escritora que o Brasil não conhece

A passagem de Rosa Regàs pelo Recife mal foi notada. A não ser por curtíssimas notas onde se anunciava uma espanhola que havia recebido certa vez um Prêmio Nadal, os repórteres locais não foram além do release do Instituto Cervantes. Pior para eles, pior para os amantes da literatura.

Por Urariano Mota*


Notícias
20/11/2010 0h01

Arte e vida se entrelaçam em Edíria Carneiro

Numa tarde de sábado, há alguns meses, passei algumas horas muito agradáveis na companhia de uma artista plástica de longa e impressionante história: Edíria Carneiro. Esse encontro aconteceu em sua casa, no bairro da Bela Vista, em São Paulo. Ela, pessoalmente, abriu-me a porta do apartamento onde mora, com um sorriso muito simpático no rosto e um abraço apertado. Finalmente eu estava diante desta artista que carrega uma experiência de vida das mais ricas!

Por Mazé Leite*


Notícias
20/11/2010 0h01

Música rende homenagem a João Cândido, o Almirante Negro

A música "O Mestre-Sala dos Mares", de João Bosco e Aldir Blanc, composta nos anos 70, imortalizou João Cândido e a Revolta da Chibata. Como diz o samba, seu monumento estará para sempre "nas pedras pisadas do cais". O Vermelho reproduz, abaixo, a homenagem ao "Almirante Negro" e seus companheiros.


Notícias
20/11/2010 0h01

Camões numa barca sem leme em Que farei com este livro?

Não creio que as artes devam ter algum uso ou função, mas vejo-as dialogando com a sociedade. Não fosse assim, se não se relacionassem de alguma forma com o ser humano, não nos interessariam em nada.

Por Beatriz Helena*


Notícias
20/11/2010 0h00

Machado de Assis traduz em conto o terror da escravidão

No dia da Consciência Negra, o Vermelho publica Pai contra mãe, um conto do nosso maior escritor sobre esta que foi uma chaga dilacerante da sociedade brasileira durante quase quatro séculos – a escravidão –, cujas sequelas se fazem sentir até os nossos dias, tanto na dura realidade em que vivem os descendentes dos escravos, como na psicologia social.


Notícias
20/11/2010 0h00

A ressurreição de Machado de Assis e o garoto que veio de barca

Euclides da Cunha definiu como “tímidas” as pancadas que escutou sendo dadas na porta de entrada da vivenda de número 18, na rua Cosme Velho, no bairro do mesmo nome, no Rio de Janeiro, ao cair da noite de 28 de setembro de 1908. Abriram a porta. Surpresa! Era um garoto, um jovem que não aparentava ter 18 anos.

Por Aluízio Alves Filho, na revista Achegas


Notícias
13/11/2010 0h05

Aleksandr Ródtchenko, o fotógrafo da revolução