Notícias
20/04/2017 17h12

Joaquim, um Tiradentes demasiadamente humano

“Joaquim”, filme de Marcelo Gomes, humaniza o líder da Inconfidência, apresentando-o como personagem contraditório de uma civilização embrionária e brutal — porém fecunda, múltipla e, portanto, desafiadora.*

Por José Geraldo Couto**


Notícias
20/04/2017 16h27

Baleia Azul, a reforma trabalhista e a pulsão de morte

Em tempos de Estado Islâmico e Trump ainda consegui me impressionar com a história da Baleia Azul e sua pulsão de morte. Li no jornal que os jogadores recebem a tarefa de “machucar alguém” e que são perseguidos quando querem sair do jogo. Recebem a tarefa de quem? São perseguidos por quem? Por que a polícia não se infiltra e não chega aos culpados?

Por Carolina Maria Ruy*


Notícias
20/04/2017 16h08

O mais famoso dos tangos completa cem anos!

La Cumparsita, “o tango dos tantos”, considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, completou cem anos nesta quarta-feira (19). O que poucos sabem é que a canção não é argentina, e sim uruguaia, tanto que é considerada um símbolo da identidade do país de Pepe Mujica.


Notícias
20/04/2017 11h41

Sob pressão e protestos, Maurício Macri ataca o cinema argentino

É impossível pensar em cinema latino-americano e não listar, imediatamente, uma série de filmes argentinos. Isso não acontece a toa, a Argentina tem hoje o maior mercado cinematográfico do continente. Isso é fruto de uma política de Estado consistente que garante formação, financiamento e distribuição. Mas se depender do presidente Maurício Macri o ataque à avançada Lei de Medios pode respingar na política nacional de cinema.

Por Mariana Serafini


Notícias
13/04/2017 16h32

Doze livros para entender a relação entre marxismo e a questão racial

O jurista e filósofo Silvio Luiz de Almeida elaborou uma lista com doze livros fundamentais para compreender a relação tensa – mas absolutamente necessária – entre marxismo e a questão racial.


Notícias
13/04/2017 16h18

Clássico sobre direito e marxismo chega ao Brasil em nova tradução

Acaba de chegar ao Brasil, em nova tradução, o livro Teoria geral do direito e marxismo, do jurista russo Evguiéni Pachuskanis. Considerada uma das mais importantes reflexões sobre o direito no campo do marxismo, a obra se propõe a ser “uma tentativa de aproximação da forma do direito e da forma da mercadoria”.


Notícias
13/04/2017 13h05

Bem-vindo à escola do século 19

O mundo precisa, cada vez mais, de gente criativa, crítica, colaboradora. Mas o sistema de ensino continua a estimular a repetição, a disputa, a hierarquia. Por que? Quais as saídas?

Por George Monbiot*


Notícias
07/04/2017 17h27

Champeta: 30 anos de um ritmo afrocolombiano

Em frente ao picó, um aparato musical com enormes caixas de som, centenas de pessoas se reúnem para bailar a champeta. A festa acontece em praças ou em casas de baile. Rumbear é viver a Cartagena noturna. Descobrir este ritmo caribenho resistente ao tempo e irresistível ao corpo é também conhecer a história de mais de meio milhão de habitantes dos bairros mais pobres da cidade, cuja grande concentração circunda o monte que termina nos pântanos de La Viergen e de Las Quintas.

Por Dulce Mazer


Notícias
07/04/2017 16h56

Comprar o Brasil é sonho antigo de Hollywood

Como é possível um filme melodramático, sem maior expressão cinematográfica, atrair o interesse do espectador brasileiro um pouco mais exigente e politizado, neste sombrio momento do Brasil, narrado num cenário de tema específico - a região madeireira de Carolina do Norte, nos EUA – e contando uma história desenrolada no ano de 1929?

Por Léa Maria Aarão Reis


Notícias
07/04/2017 16h30

O caráter fechado da música gaúcha como ponto de partida para a cumbia

“A música gaúcha se torna intragável para qualquer pessoa mais esclarecida”, declarou Nei Lisboa em 2010, em uma entrevista até hoje rememorada toda vez que o caráter fechado e muitas vezes reacionário da música tradicionalista do Rio Grande do Sul é colocado em discussão.

Por Carlos Viegas*