Economia
09/02/2017 19h06

Bradesco, Itaú, Santander e Safra doaram para relator da reforma

Parlamentares questionaram indicação do presidente sem acordo com líderes, troca de titulares por suplentes e falta de isenção do relator, que teve campanha financiada por interessados em previdência privada.

Por Hylda Cavalcanti


Economia
09/02/2017 18h27

Dilma: Mulheres precisam reagir a reflexos da política neoliberal

Em texto publicado na sua página no Facebook, a presdienta eleita Dilma Rousseff convocou as brasileiras a se juntarem ao movimento mundial de mulheres, que organiza marcha no dia 8 de março, em diversos países, contra o avanço conservador. Para Dilma, a data deve servir ainda para denunciar o golpe e resistir à perda de direitos imposta pelo atual governo.


Economia
09/02/2017 18h01

Efeito Lava Jato: Reduzida à metade, Odebrecht já demitiu 50 mil

A Operação Lava Jato, sob pretexto da necessária luta contra a corrupção, tem promovido o desmonte de grandes empresas nacionais. É o caso da Odebrecht. Tida como uma das maiores construtoras da América Latina, a companhia tem hoje metade do tamanho de quando passou a ser investigada. É o resultado de uma estratégia que, ao invés de responsabilizar aqueles que praticaram malfeitos, penaliza a economia e, por conseguinte, o povo brasileiro.


Economia
09/02/2017 16h40

Por que precisamos de bancos de desenvolvimento?

A decisão de investir das empresas é baseada nas decisões de quais ativos comprar e como financiá-los, por meio de uma combinação de recursos próprios (ou seja, lucros retidos) e recursos externos via endividamento ou por intermédio da emissão de ações. Bancos tradicionais têm na sua essência a criação de poder de compra, por meio do crédito, permitindo assim a aquisição de bens e serviços necessários para a produção.

Por Felipe Rezende*


Economia
09/02/2017 12h29

Reforma justa da Previdência exige diálogo, diz diretor da OIT

Para diretor técnico, momento é semelhante ao vivido em 1988, agora para evitar perda de tudo o que foi conquistado desde então, em um dos maiores "desmontes institucionais e sociais da história".


Economia
08/02/2017 19h02

Petrobras já ignora regra de conteúdo local e contrata empresa chinesa

 Em uma ofensiva contra a indústria nacional, a Petrobras, sob o comando de Pedro Parente, ignorou a regra em vigor sobre a quantidade mínima de conteúdo local nas licitações e decidiu contratar na China os sistemas de ancoragem para as plataformas da cessão onerosa do pré-sal, que envolve o conjunto de campos concedidos pelo governo em 2010 em troca de ações da estatal.


Economia
08/02/2017 18h44

Grécia se nega a cumprir exigências do FMI

O governo grego se negou hoje a cumprir exigências do Fundo Monetário Internacional (FMI) de aplicar medidas preventivas depois do resgate da dívida, medidas consideradas ilógicas pelo país.


Economia
08/02/2017 18h39

Golpe derrubou investimentos da indústria: pior resultado em 6 anos

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) - que apoiou o impeachment da presidenta eleita Dilma Rousseff - anunciou, nesta quarta (8), que apenas 67% das grandes indústrias instaladas no Brasil investiram em 2016.  Trata-se do percentual mais baixo desde 2010. E, segundo a entidade, o índice ruim deve se repetir 2017.


Economia
08/02/2017 18h00

O peso do ajuste fiscal na crise do Espírito Santo

Repetidamente elogiado por analistas de mercado e colunistas de economia em razão da implementação de um duro ajuste fiscal no estado, o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, começa 2017 mergulhado no caos da segurança pública.


Economia
08/02/2017 15h39

Nassif: política conteúdo local e o desmonte de um projeto de nação

 Em entrevista recente, o presidente da Petrobras Pedro Parente não viu diferenças entre empresas nacionais e estrangeiras. Deu como exemplo a indústria automobilística.

Por Luis Nassif