Economia
10/10/2017 17h29

Paulo Kliass: País à deriva e destruição a galope

 O final da primeira quinzena de outubro marca 18 meses desde a fatídica sessão em que a Câmara dos Deputados, à época comandada por Eduardo Cunha, votou pela continuidade do processo de impedimento de Dilma Rousseff. Naquela noite de 16 de abril de 2016 teve início a largada para a consolidação desse verdadeiro festival de vale-tudo em que se transformou ainda mais a forma tradicional de se fazer política em nosso País.

Por Paulo Kliass*


Economia
10/10/2017 13h19

A reinvenção necessária da esquerda

O desafio colocado em 2017 no Brasil não é de símbolos ou palavras de ordem, apenas, mas a esquerda precisa mostrar para a sociedade quais as saídas que poderão ser adotadas para a grave crise. É preciso enfrentar com clareza o novo momento, e levar em consideração que o atual estágio da economia não permitiria mais um Governo de consenso. Como diria o poeta: Nada será como antes, amanhã!

Por Camilo Feitosa Daniel 


Economia
09/10/2017 16h04

 Sobre as origens da desigualdade e o Brasil

 Medidas tomadas pelo atual governo brasileiro não deixam dúvidas de que aqui a desigualdade é um projeto de poder que envolve o Estado e um modelo no qual, para que uns ganhem muito, outros precisam permanecer na miséria.

Por Ana Luíza Matos de Oliveira*


Economia
09/10/2017 14h22

Crise econômica: Precisa ser assim?

Milhões de pessoas estão sendo afetadas pela crise econômica. Desemprego, fome e cortes nas políticas públicas estão levando o país ao retrocesso. Tudo isso tem a ver com a política econômica de austeridade. Trata-se de uma estartégia que sacrifica mais quem mais precisa. Perde o trabalhador, ganham os bancos, o mercado financeiro e os grandes grupos econômicos. Ententa como isso acontece no vídeo abaixo. E veja que há alternativas. Não tem que ser assim.


Economia
09/10/2017 14h18

Inesc: Verba para combater trabalho escravo está em 6 mil reais

Diante das notícias de que a fiscalização do trabalho escravo corria o risco de ser interrompida por ausência de recursos, o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) elaborou Nota Técnica que analisa os dados dos contingenciamentos orçamentários realizados pelo governo federal em 2017.


Economia
09/10/2017 9h36

Lava Jato e desmonte do pré-sal: Combinação que levou o Rio à falência

Qual a relação entre o desmonte do setor de petróleo e gás no Rio de Janeiro, a falência financeira do estado e o avanço da Operação Lava Jato? 

Por Maurício Thuswohl, para a RBA


Economia
08/10/2017 9h58

Altamiro Borges: Apesar da mídia, economia gera pessimismo

.


Economia
07/10/2017 16h45

O que a Lava Jato tem a ver com a privatização do setor energético?

Investigação sobre contratos da Petrobras abriu caminho para entrega do patrimônio público a grandes corporações.

Por Daniel Giovanaz, do Brasil de Fato


Economia
06/10/2017 19h07

Com "DNA da submissão", Parente faz "feira livre" na Petrobras

O dirigente da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Divanilton Pereira, afirmou, nesta sexta (6), que o presidente da Petrobras, Pedro Parente, promove uma “feira livre” para vender os ativos da estatal. Na sua avaliação, o executivo tem o “DNA da submissão” e é “um agente contra o desenvolvimento soberano do Brasil”.


Economia
06/10/2017 18h01

Privatização do saneamento prejudicou contas públicas em Niterói

 A cidade de Niterói, na região metropolitana do Rio, tem os serviços de distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto concedidos à iniciativa privada desde 1999. Mesmo com a privatização para a Concessionária Águas de Niterói, a Companhia Estadual de Águas e Esgoto, a Cedae, empresa pública que até então era responsável pelos serviços, foi obrigada a fornecer água para o município pelo fato da cidade não ter manancial próprio.