Economia
30/09/2016 16h43

"Houve endeusamento do pré-sal", diz presidente da Petrobras

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, disse que houve um "endeusamento" da camada do pré-sal que acabou gerando uma expectativa exageradamente otimista em relação à exploração de petróleo em águas profundas. "Houve um certo endeusamento do pré-sal, quando temos em outras áreas da empresa campos excelentes, como na Bacia de Campos", afirmou.


Economia
30/09/2016 16h24

Com Temer, desemprego sobe 11,8% e atinge 12 mil trabalhadores

As forças que ampararam o golpe apresentavam o impeachment como a grande saída para a crise econômica. Muitos diziam apoiar o impedimento “pelos 11 milhões de desempregados no país”. Pois bem, cinco meses após o afastamento de Dilma Rousseff, sob a gestão de Michel Temer e Henrique Meirelles, os tais 11 milhões de brasileiros fora do mercado de trabalho rapidamente se transformaram em 12 milhões. Sem agir para reverter o quadro, o próprio governo anuncia que a situação ainda vai piorar.


Economia
29/09/2016 20h54

No Brasil de Temer, FMI cobra reformas e fim da valorização do mínimo

O golpe de 2016 parece mesmo ter lançado o Brasil em uma volta no tempo, rumo a décadas nas quais o país era refém dos ditames do Fundo Monetário Internacional (FMI). Depois de uma visita oficial ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o órgão emitiu um comunicado no qual recomenda que o país revise a política de valorização do salário mínimo e promova as reformas trabalhista e previdenciária. Depois de 11 anos, estará o Brasil voltando aos tempos de subserviência?


Economia
29/09/2016 19h03

Opep fixa limite de produção e preços do petróleo sobem

Foi aprovado pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) um acordo preliminar que fixa um limite e reduz a produção de petróleo, o primeiro do tipo em oito anos. O acordo só será efetivado no fim de novembro, no próximo encontro do grupo, e os preços do petróleo já subiram mais de 6% ao longo do dia. É neste cenário, de melhores perspectivas para o setor, que o governo Michel Temer, pretende entregar a exploração do pré-sal aos estrangeiros.


Economia
29/09/2016 18h56

PEC 241 é um meteoro prestes a cair no Brasil

 Imagine-se a trágica notícia de que um meteoro está prestes a cair no Brasil! Embora o exemplo de um desastre natural possa parecer exagerado, é o que se deduz de uma simples leitura da proposta de Emenda à Constituição 241, apresentada pelo Governo Temer, no mês de junho de 2016.

Por Antonio José de Carvalho Araujo*


Economia
29/09/2016 18h41

"Temer quer cidadãos de 2ª categoria com reforma da Previdência"

Reduzir os benefícios previdenciários dos mais pobres, aqueles cuja renda per capita é inferior a 25% do salário mínimo, como propõe Temer, é uma perversidade sem tamanho.

Por Gleisi Hoffmann


Economia
29/09/2016 13h38

Temer aprofunda a crise e piora os indicadores econômicos

Apesar do empenho dos veículos de comunicação – que apoiaram o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff e alçaram Michel Temer à Presidência da República – em transmitir algum otimismo, não há um sinal concreto de melhora dos indicadores econômicos. Muito pelo contrário, o desemprego aumentou, a arrecadação caiu e os investimentos foram reduzidos. 


Economia
29/09/2016 10h07

Taxa de juros volta bater recorde e supera os 320% ao ano

Neste ano, a taxa dos juros no cheque especial já subiu 34,1 pontos percentuais em relação a dezembro de 2015. Neste período, alcançou os 287% ao ano. De acordo com informações do Banco Central (BC), divulgados nesta quarta-feira (28), em Brasília, a taxa do cheque especial subiu 2,7 pontos percentuais, de julho para agosto, e chegou a 321,1% ao ano. Trata-se de um novo recorde na série histórica do BC, iniciada em julho de 1994.


Economia
29/09/2016 9h50

O Brasil no jogo de tabuleiro mundial do petróleo

A Petrobras se preparou para implementar ousado projeto de expansão da produção de petróleo, no qual as exigências de conteúdo nacional levariam à formação de nova geração de empreendedores industriais brasileiros. O projeto, contudo, foi negado por ação de interesses norte-americanos e da elite financeira brasileira.

Por Marco Aurélio Cabral Pinto*, no Brasil Debate


Economia
28/09/2016 19h55

Temer avalia desvincular benefícios do salário mínimo

Aos poucos, todas as maldades contidas no documento Ponte para o Futuro, do PMDB, vão retornando à cena, como bandeiras da gestão Michel Temer. Nesta quarta (28), o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse que Temer vai passar "um pente-fino" na proposta de reforma da Previdência antes de enviá-la ao Congresso. Segundo ele, o governo estuda desvincular benefícios como o de Prestação Continuada (BPC) e pensão por morte da correção do salário mínimo.