Economia
17/10/2014 12h07

A economia em dois projetos opostos de governo

Numa campanha presidencial acalorada como a atual, diferentes temas polarizam e o eleitorado, por vezes, fica confuso. A economia é o terreno mais sólido para se caracterizar as posições e estabelecer as diferenças.

Haroldo Lima*, especial para o Vermelho

Economia
17/10/2014 11h16

Fraga diz que mudará diretoria do BC por pessoas ligadas ao rentismo

Em entrevista à agência de notícias Reuters, Armínio Fraga, guru econômico do candidato à Presidência da República Aécio Neves (PSDB), disse que, num eventual governo tucano, mudaria o perfil da diretoria do Banco Central (BC) – que é atualmente é composta por funcionários de carreira da autoridade monetária e do setor público – para pessoas ligadas ao sistema financeiro.

Economia
17/10/2014 10h12

MTE e Dieese firmam convênio para reforçar políticas públicas

Uma parceria assinada nesta quinta-feira (16) entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) pretende transformar os dados do governo para a área do trabalho, emprego e renda em subsídios para a formulação e avaliação de políticas públicas.

Economia
16/10/2014 15h39

BNDES financia R$ 254 milhões para cinco usinas eólicas

Ao todo, cinco centrais eólicas que serão construídas nos municípios de São Gonçalo do Amarante e Amontada, no Ceará, vão receber financiamento de R$ 254 milhões, informou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nesta quarta-feira (15).

Economia
16/10/2014 13h48

Economista francês: Eleição de neoliberal é retrocesso para o mundo

Dominique Plihon, professor da Universidade Paris 13, em entrevista ao Brasil Debate, afirma: “Se um candidato neoliberal ganha no Brasil, certamente ficarei triste pelos brasileiros, mas também triste pela ordem internacional. Precisamos de líderes que saibam resistir às grandes potências, ao setor financeiro, e não que sejam seus aliados”.

Economia
16/10/2014 13h46

Votação da LDO fica para depois do segundo turno da eleição 

 A votação do relatório preliminar da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2015 ficou para depois do segundo turno das eleições. A falta de quórum na Comissão Mista de Orçamento (CMO) nesta terça-feira (14) voltou a impedir a análise da proposta que traça as diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2015. A comissão volta a se reunir no próximo dia 28.

Economia
16/10/2014 13h27

Câmara aprova medidas do governo que estimulam economia 

A Câmara aprovou esta semana, o relatório favorável do deputado Newton Lima (PT-SP), presidente da Frente Parlamentar de Defesa da Indústria Nacional, à Medida Provisória (MP) que cria regras para incentivo à indústria e ao mercado de capitais. Segundo a líder do PCdoB na Câmara, deputada Jandira Feghali (RJ), que conduziu o voto favorável do Partido à proposta, a MP ajuda a fomentar diversos setores da economia. 

Economia
16/10/2014 10h57

Aneel aprova edital de leilão de transmissão de energia elétrica

Na última terça-feira (15), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o edital do leilão nº4, de transmissão de energia elétrica. As empresas vencedoras deverão cuidar da construção, operação e manutenção das linhas de transmissão e demais instalações. Elas firmarão contratos de concessão por 30 anos.

Economia
16/10/2014 10h53

Atividade Econômica cresce em agosto, regista o Banco Central

A atividade econômica apresentou crescimento de 0,27% em agosto, percentual já dessazonalizado (ajustado para o período). É o segundo mês consecutivo em que o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado nesta quinta-feira (16), registra aumento. Em julho, o crescimento dessazonalizado foi 1,5%. Em junho, foi registrada queda de 1,51%.

Economia
16/10/2014 0h00

Rennan Martins: Armínio Fraga e o Banco Central

Em sua coluna sobre economia, o jornalista e editor do Portal Desenvolvimentistas, Rennan Martins, fala sobre a trajetória profissional de Armínio Fraga até os dias atuais e também comenta como seria a condução do Banco Central nas mãos de Fraga.

Por Ramon de Castro, para a
Rádio Vermelho