Economia
28/08/2016 9h50

A uberização das relações de trabalho no Brasil 

A cantilena da redução dos direitos voltou a ser entoada, sob o coro dos patrões. A terceirização e a “simplificação” trabalhista apontam para a uberização das relações de trabalho no Brasil.

Por Mácio Pochmann* 


Economia
26/08/2016 16h50

Belluzzo diz que processo contra Dilma é “atentado à democracia” 

O economista Luiz Gonzaga Belluzzo, em sua oitiva na sessão de julgamento do impeachment de Dilma Rousseff, disse que “eu só aceitei vir aqui testemunhar porque considero que o afastamento da presidenta pelos motivos alegados é um atentado à democracia”. Tratando do assunto com bom humor, ele afirmou que as “pedaladas fiscais” – crime de responsabilidade atribuído à presidenta eleita – na verdade foram  "despedaladas." 


Economia
25/08/2016 18h55

Recorde: Juros no cheque especial sobem e taxa vai para 318,4% ao ano

A taxa de juros do cheque especial continuou a subir em julho. De acordo com dados do Banco Central (BC), divulgados nesta quinta-feira (25), a taxa do cheque especial subiu 2,7 pontos percentuais, de junho para julho, quando chegou a 318,4% ao ano, chegando a novo recorde na série histórica do BC, iniciada em julho de 1994.


Economia
25/08/2016 17h23

Dados do IR revela desigualdade ainda maior no país

Desde 1996, os lucros e dividendos são isentos de tributação no Brasil. As isenções beneficiam 2,1 milhões de pessoas, entre as quais as 20,9 mil mais ricas (0,01%), com patrimônio médio de R$ 40 milhões.

Por Róber Iturriet Avila* e João Batista Santos Conceição**, no Brasil Debate


Economia
24/08/2016 17h41

A democracia foi capturada pelas grandes empresas

Diferentemente do esperado, as políticas públicas não são elaboradas pelo Estado em prol da sociedade civil, mas por grandes empresas que exercem um poderio cada vez maior sobre os Três Poderes. Em um estágio extremo do capitalismo, grandes empresas protagonizam um mecanismo de “captura da esfera pública” e passam a ditar leis e regras. O Estado inverte, então, a lógica, e prioriza interesses privados em vez de públicos.

Por Marsílea Gombata


Economia
24/08/2016 16h39

Ciro: Cobrar austeridade de Temer é esperar maracujá em pé de maçã

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) defendeu, em entrevista ao Zero Hora, que a “essência do golpe” está nas reformas da previdência e trabalhista que a gestão provisória propõe. O pedetista disse que Michel Temer é muito mais “irresponsável” do ponto de vista fiscal que a presidenta Dilma Roussef. Para Ciro, a crise não será resolvida sem aumento de impostos e um ajuste só será possível com a economia aquecida.


Economia
24/08/2016 13h04

Jessé Souza: Golpe é uma fraude bem-perpetrada dos donos do dinheiro

Ao escrever este livro, meu interesse é possibilitar o entendimento por parte de qualquer pessoa com formação média e boa vontade para compreender como e por que a sociedade brasileira foi enganada em um dos golpes de Estado mais torpes de nossa história.

Por Jessé Souza, no prefácio do seu novo livro "A Radiografia do Golpe"


Economia
24/08/2016 10h13

Clemente Ganz Lúcio: Soberania e investimento

Quando o Brasil vende a base produtiva, infraestrutura ou riqueza natural para empresas estrangeiras, abre mão da soberania de investir e decidir sobre o presente e futuro.

Por Clemente Ganz Lúcio*, no Brasil Debate


Economia
23/08/2016 19h18

Fagnani: Reforma da Previdência é perversa e ignora desigualdades

Para professor da Unicamp, reformar o sistema previdenciário para aperfeiçoá-lo, como se faz em outros países, é "aceitável": "Mas não para destruí-lo, como pretende equipe de Temer".

Por Cida Oliveira


Economia
23/08/2016 18h21

A recuperação econômica e os truques de linguagem e de estatística

Até a reta final do impeachment, qualquer número positivo em relação à economia era apresentado seguido da expressão “apesar da crise”. Agora, com a recuperação econômica anunciada pelos jornais graças aos magníficos esforços e á exuberante credibilidade do governo Temer, os números negativos são exibidos seguidos de um “mas a retração (ou queda, ou redução) é menor”.

Por Fernando Brito