Economia
28/06/2016 19h33

FUP denuncia manobra na Câmara para entregar o pré-sal

 Em nota, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) denuncia que, em uma "manobra escancarada, a Comissão Especial da Câmara dos Deputados, que analisa o PL 4567/16, se reuniu nesta terça (28), mesmo após a audiência ter sido cancelada no site oficial da Casa, e tentou colocar em votação o relatório favorável a acabar com a exclusividade da Petrobras na operação do Pré-Sal".


Economia
28/06/2016 18h40

Reforma da Previdência de Temer prejudica mulheres e poupa militares

A reforma previdenciária que está sendo elaborada pelo governo Michel Temer vai prejudicar sobretudo as mulheres: o Palácio do Planalto vai propor que a diferença no tempo de contribuição dos homens e mulheres seja reduzida de 5 para 3 anos. Hoje os homens precisam contribuir por 35 anos, e as mulheres, por 30. O Planalto também quer que a idade mínima de aposentadoria seja fixada em 65 anos.


Economia
28/06/2016 17h56

Bresser-Pereira: Perícia confirma farsa jurídica e golpe parlamentar

Comissão de três gestores do Senado examinaram cuidadosamente as contas da presidenta Dilma Rousseff, encontraram irregularidades – a liberação de créditos sem aval do Congresso – mas não encontraram as famosas “pedaladas” que foram a justificativa jurídica do impeachment.

Por Luiz Carlos Bresser-Pereira


Economia
28/06/2016 17h32

Oi: de supertele à bancarrota

A história da operadora de telecomunicações é ilustrativa de um país que favorece uma elite e coloca em risco o direito de milhões de brasileiros.

Por Gustavo Gindre*


Economia
28/06/2016 17h05

Governo admite que vai tirar do povo para entregar ao mercado

O atual secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Mansueto Almeida, explicitou, nesta terça (28), qual é a prioridade do governo Michel Temer. Em entrevista a O Estado de S. Paulo, ele reconheceu que a proposta de estabelecer um teto para os gastos públicos “é dura”, mas disse que a equipe econômica não cederá a pressões. E, sem nenhum constrangimento, soltou: “Vamos ter que entregar o que o mercado espera”.


Economia
27/06/2016 20h00

Leda Paulani:Com plano neoliberal de Temer, direitos vão para o buraco

Para a economista Leda Paulani, o programa que o governo provisório de Michel Temer leva adiante é “absolutamente neoliberal” e vai no sentido de reduzir as possibilidades de o Estado interferir na economia e mesmo de fazer política pública. Segundo ela, se concretizada esta plataforma, o quadro que se delineia é de retrocesso. Estará em risco a garantia de emprego, de direitos trabalhistas e de políticas e serviços públicos básicos e de qualidade, avaliou.

Por Joana Rozowykwiat


Economia
27/06/2016 19h22

Brics estuda criar agência de classificação de risco

Para se contrapor ao domínio das três grandes agências de classificação de risco dos países desenvolvidos, os países que compõem o Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul -, planejam criar a sua própria empresa de rating.


Economia
27/06/2016 18h32

Taxa média de juros para famílias bate recorde e é a maior desde 2011

Os bancos do país continuam a aumentar os juros já elevados cobrados das famílias. De acordo com os dados divulgados nesta segunda (27) pelo Banco Central, a taxa média cobradas de pessoas físicas subiu de 71% ao ano para 71,7% no mês passado. É a mais alta desde 2007, nos empréstimos com crédito livre, ou seja, sem levar em consideração os financiamentos de casa própria. 



Economia
27/06/2016 17h04

Os impactos da Lava Jato na Petrobras e na economia

Embora não tenha sido elaborada com este propósito específico, tese de doutorado defendida no Instituto de Economia (IE) mostra que o revés da Petrobras, por conta do escândalo da Lava Jato, pode ter efeitos muito mais impactantes do que se imagina na economia brasileira.


Economia
27/06/2016 16h50

Belluzzo: A destituição de uma Constituição

Enquanto na Europa discutem-se políticas de aumento de salário mínimo e nos Estados Unidos o presidente Barak Obama ensaia uma ampliação do acesso aos serviços de saúde, no Brasil, apesar de todas as suas desigualdades, colocam-se propostas de privatização e fragmentação do SUS. A crítica do economista Luiz Gonzaga Belluzzo, professor das Faculdades de Campinas (Facamp), está nesta entrevista exclusiva que concedeu à pesquisa Região e Redes.