Economia
29/08/2015 17h06

O BNDES e a expansão internacional da economia brasileira

Em meio à conjuntura de crise política e econômica que se desdobra no Brasil ao longo do ano de 2015, o BNDES vem sendo constantemente alvo de sistemáticos ataques e críticas. Sobretudo, por conta de sua atuação no financiamento da inserção e da promoção da competitividade de grandes empresas brasileiras (a chamada política de campeões nacionais).

Por Guilherme Ramon Garcia Marques*, no Brasil Debate 


Economia
29/08/2015 11h38

Programa de Proteção ao Emprego já conta com milhares de trabalhadores

As três primeiras empresas a aderir ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE), todas de São Paulo e do setor metalúrgico, somam 2.500 trabalhadores. Nesta sexta-feira (28), o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, entregou a representantes dessas companhias termos de adesão ao PPE.


Economia
29/08/2015 9h55

Ministério institui Plataforma de Gestão Agropecuária informatizada

Segundo publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (28), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento instituiu a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), sistema público informatizado de rastreabilidade do rebanho do país, da movimentação dos animais e da produção agrícola, bem como na inspeção e fiscalização de produtos de origem animal.


Economia
28/08/2015 15h23

69% das negociações salariais tiveram aumentos reais no semestre

Apesar da crise, no primeiro semestre deste ano, 69% das negociações analisadas pelo Sistema de Acompanhamento de Salários do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (SAS-Dieese) conquistaram aumentos reais. Os reajustes acima da inflação se concentraram na faixa de até 1% de ganho real, de acordo com os dados divulgados hoje (27) pela entidade, na capital paulista.


Economia
28/08/2015 12h13

Sindicatos se mobilizam contra precarização nas multinacionais dos EUA

O combate às políticas antissindicais é bandeira histórica da luta dos trabalhadores em todo o mundo que enfrentam a ação do poder econômico, hoje formado pelas grandes corporações multinacionais, que buscam reduzir o poder sindical e, por consequência, desvalorizar o trabalho arrochando os salários e reduzindo os direitos.

Por Dayane Santos


Economia
28/08/2015 10h00

A crise econômica agrava as rebeliões raciais nos EUA, diz professor

No Especial “Por Dentro dos EUA”, o Portal Vermelho entrevista o professor e doutor em História pela Universidade Livre de Berlim, Francisco Carlos Teixeira da Silva, que faz uma análise conjuntural do contexto social, político e econômico que o país vive.

Por Laís Gouveia


Economia
27/08/2015 14h14

Roberto Machado: Ajuste pode reaquecer mercado de trabalho

O especialista em economia e ex-editor da Globo, Roberto Machado, fala sobre a taxa de desemprego e a expectativa da recuperação da economia com os ajustes anunciados pelo governo. “Apesar do aumento do desemprego, o número de brasileiros trabalhando permaneceu estável, e o que se espera agora do governo é que o ajuste seja curto e que depois cada desempregado possa voltar ao mercado de trabalho o mais rápido possível”, falou em sua coluna na Mais News.


Economia
27/08/2015 8h23

A riquíssima Noruega sofre com a queda do preço do petróleo 

A derrocada do preço do barril de petróleo vem afetando às empresas do setor, com aumento do desemprego e uma instabilidade na economia mundial. Segundo o jornal El País, em 2015, o setor petrolífero mundial já perdeu 100 mil postos de trabalho. Mesmo um país rico como a Noruega sofre com as baixas. O petróleo é a maior fonte de riqueza do país e responde por cerca de 40% do seu PIB. Para combater o declínio, o Banco Central norueguês reduziu as taxas de juros duas vezes este ano. 


Economia
24/08/2015 20h16

Crise nas bolsas: China pode estar mandando um recado ao mundo 

O médico e economista Sergio Barroso, membro do Comitê Central do PCdoB, analisando para o Portal Vermelho os acontecimentos que abalaram, nesta segunda-feira (24), as bolsas de valores ao redor do mundo, chama a atenção para alguns aspectos desta crise. 


Economia
24/08/2015 18h54

Paul Krugman: Políticas atuais agravarão a crise

Não culpe a China por novos terremotos financeiros. Fragilidade da economia global tem causas profundas. Resposta convencional – cortar gastos públicos e elevar juros – é a pior possível.

Por Paul Krugman*