Economia
19/02/2018 11h26

Ikaro Chaves: A negociata da Eletrobras é uma das faturas do golpe

Em bate papo no programa Leo ao quadrado, com jornalistas Leonardo Attuch e Leonardo Stoppa da TV 247, o engenheiro eletricista, Ikaro Chaves que é diretor do STIU/DF e trabalha na Eletrobras (Eletronorte), comenta sobre o setor energético brasileiro e a grande negociata que está sendo armada para privatizar a Eletrobras. Para ele, a estatal de energia brasileira é mais uma das faturas cobrada pelos golpistas. Confira no vídeo sua argumentação.


Economia
18/02/2018 13h16

Gestão da Previdência passa por revogação da reforma trabalhista

Pensar efetivamente em uma Previdência pública impõe três medidas, segundo o Dieese: rever as restrições aos gastos da União, discutir o financiamento de longo prazo e revogar, total ou parcialmente, a recente "reforma" trabalhista, efetivada pela Lei 13.467. Em nota técnica, o instituto rebate argumentos recorrentes usados pelos defensores das mudanças:


Economia
18/02/2018 9h26

Prabhat Patnaik: A ascensão dramática da desigualdade de riqueza

A crescente desigualdade de riqueza e rendimento é um fenômeno de escala mundial, mas a Índia destaca-se no fato de que o crescimento da desigualdade tem sido mais rápido do que em qualquer outro lugar do mundo.

Por Prabhat Patnaik*, na Carta Maior



Economia
16/02/2018 18h28

Intervenção no Rio: dobrando a aposta no choque de austeridade

O governo do Rio, depois de condenar a economia se submetendo ao ‘acordo’ proposto pelo governo federal, agora entrega o controle do território, visto como em estado de guerra.

Por Bruno Sobral*


Economia
16/02/2018 17h33

Quem ganhará com a privatização da Eletrobras?

Quando o atual governo decidiu por impor uma agenda de retrocessos ao Brasil, anunciou um pacote de privatizações sob a alegação de que as empresas estatais são ineficientes. Optou por dialogar com uma parcela da população que acredita que o melhor caminho é entregar nas mãos da iniciativa privada todo e qualquer negócio, sem considerar aspectos estratégicos, soberanos e sociais.

Por Fabiola Antezana*


Economia
16/02/2018 11h20

Privatização: População prejudicada e não resolve deficit fiscal

Governo Temer, estados e municípios aproveitam a crise fiscal do país para colocar a privatização na agenda política e econômica. Um levantamento revelou que está em curso mais de 230 projetos de privatização, concessão ou parcerias-público-privadas como alternativa de obter recursos extras para cobrir rombos gerados pela má gestão. "Não vai cobrir, não vai resolver a questão do deficit e além disso vai pior a vida da população", diz Rita Serrano do Comitê Nacional de empresas públicas.


Economia
15/02/2018 12h49

Paulo Kliass: O poder do financismo

O período entre as festas do final do ano e a folia do Carnaval é normalmente marcado pela divulgação de informações que deveriam deixar envergonhados todos os que se preocupam com um mínimo de decência e justiça em termos da organização de nossa sociedade. Em especial, me refiro à forma como são apropriadas e distribuídas as diferentes formas de renda e riqueza entre nossos cidadãos.

Por Paulo Kliass*


Economia
14/02/2018 19h52

Lucro dos bancos em 2017 foi maior que dois anos de Bolsa Família

2017 foi um dos piores anos da história para o povo brasileiro: mais de 12 milhões de desempregados, a volta do terror da fome, redução ou fim de programas sociais. Para os banqueiros e seus associados, os rentistas, foi uma festa de gala: o lucro dos três maiores bancos no ano passado foi de R$ 53,8 bilhões, mais de duas vezes o orçamento do Bolsa Família para 2018, de R$ 28,7 bilhões. Em cinco anos, o lucro dos bancos saltou nada menos que 127%.

Por Mauro Lopes, em seu blog


Economia
14/02/2018 13h48

Marcio Pochmann: O golpe de Temer e os desastres na política externa

A ascensão do governo Temer gerou novas expectativas em relação à condução da política externa frente às críticas dos ministros tucanos que assumiram o Itamaraty à experiência altiva e ativa dos governos petistas. De imediato, as articulações sul-sul que estavam em curso foram imediatamente secundarizadas, o que logo indicou o quanto a temática da soberania nacional poderia ser abalada.

Por Marcio Porchmann*, na Rede Brasil Atual


Economia
14/02/2018 13h41

Temer faz megapedalada e usa empréstimos para pagar gastos correntes

O governo está tomando dinheiro emprestado para honrar despesas do dia a dia, como folha de pagamento de servidores civis e militares, além de benefícios da Previdência Social.