Economia
01/08/2015 10h40

Petrobras começa a extrair óleo no projeto Iracema Norte

A Petrobras informou que a plataforma Cidade de Itaguaí entrou em operação hoje (31). Com isso, começou a produção do Projeto Iracema Norte, localizado no campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos, na costa sul do Rio de Janeiro. A área de Iracema Norte está na concessão BM-S-11, operada pela Petrobras (65%), em parceria com a BG E&P Brasil Ltda (25%) e Petrogal Brasil S.A. (10%).


Economia
30/07/2015 17h54

Baixa arrecadação: Governo Central acumula deficit de R$ 1,59 bilhão

A queda da arrecadação provocada pela contração da economia teve impacto nas contas públicas no primeiro semestre. De janeiro a junho, o Governo Central – Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central – acumula deficit primário de R$ 1,598 bilhão. Em valores reais (corrigidos pela inflação oficial), o resultado é o pior da história para os seis primeiros meses do ano desde a criação da série histórica, em 1997.


Economia
30/07/2015 9h43

Extensão de reajuste para todas as aposentadorias do INSS é vetada

A presidenta Dilma Rouseeff vetou a extensão da política de reajuste do salário mínimo a todos os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A correção do mínimo é calculada pela variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores mais a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).


Economia
30/07/2015 9h31

Juros básicos sobem para 14,25% ao ano; BC aponta manutenção no futuro

Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou, pela sétima vez seguida, os juros básicos da economia. A reunião do Banco Central (BC) que reajustou a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, para 14,25% ao ano, ocorreu nesta quinta-feira (29), em Brasília. Na reunião anterior, no início de junho, a taxa também tinha sido reajustada em 0,5 ponto.


Economia
29/07/2015 18h03

Agência S&P rebaixa Globo, mas Petrobras tem posição mantida

Após mudar a perspectiva de nota do Brasil de estável para negativa, a agência de "classificação de risco" Standard & Poor's também alterou a classificação de 30 empresas e 11 instituições financeiras do país, entre as quais, a a Globo Comunicação e Participações S.A, da família Marinho.


Economia
29/07/2015 11h46

Dieese: Elevação da Selic é remédio exagerado de controle da inflação

Em entrevista à Rádio Brasil Atual, o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, afirmou que o eventual aumento na taxa de juros (Selic) na reunião mensal do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, que se encerra nesta quarta-feira (29), é um remédio exagerado para o controle da inflação, que vai aprofundar o quadro recessivo e o arrocho salarial no país.


Economia
28/07/2015 13h23

Economia vai retomar o caminho de crescimento, afirma Levy

O ministro da Fazenda Joaquim Levy afirmou nesta terça-feira (28) que o ajuste fiscal não é incompatível com o crescimento da economia e que as metas devem ser superadas nos próximos dois anos. “A turbulência é passageira e acredito que a economia vai retomar o caminho de crescimento. É um processo que tem momentos mais difíceis mas que chegará a um termo”, disse ele.


Economia
27/07/2015 17h03

Centrais sindicais fazem ato pela retomada do desenvolvimento

As centrais sindicais realizam nesta terça-feira (28) ato contra a alta dos juros e pela retomada do desenvolvimento. “Ao pressionar por uma mudança na política macroeconômica, nós também levantamos a bandeira da taxação das grandes fortunas, de uma reforma tributária progressista para que o trabalhado não seja a principal vítima da crise”, defendeu o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adílson Araújo.


Economia
27/07/2015 9h22

Confiança da indústria registra leve alta em julho, aponta FGV

Após cinco quedas consecutivas, a confiança da indústria (ICI), índice medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), avançou 1,5% em julho, em comparação a junho, ao passar de 68,1 para 69,1 pontos, o segundo menor nível da série histórica. O aumento ocorre após as quedas de 1,6%, em maio, e 4,9%, em junho.


Economia
26/07/2015 14h34

Reação da economia determinará ajuste fiscal, dizem especialistas

Provocada pela contração da economia, a redução da meta de superávit primário (economia para pagar os juros da dívida pública) deste ano para 0,15% do Produto Interno Bruto (PIB) provocou turbulência no mercado financeiro. O dólar fechou a semana na maior cotação em 12 anos em meio a temores de que o governo não consiga estabilizar as contas públicas.