Economia
22/01/2017 13h26

Temer abre porta para financiar empresa estrangeira com verba pública

O presidente Michel Temer diz que não há dinheiro para gastos sociais, mas quer financiar, com verbas públicas, a atuação de empresas estrangeiras no Brasil. Decreto assinado por ele, na semana passada, possibilita que o Tesouro e bancos públicos concedam crédito ao capital internacional para atuar agora em quase todos os setores econômicos. A benesse sinaliza o caráter antinacional e subalterno da gestão.

Por Joana Rozowykwiat


Economia
21/01/2017 14h53

Brasil perde 1,32 milhão de empregos com carteira assinada em 2016

Ao contrário do que o governo Temer tenta transparecer, a rápida recuperação das taxas de desemprego está longe de ter um desfecho positivo. Segundo dados apresentados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social nesta sexta-feira (20), o Brasil encerrou 1.321.994 vagas de trabalho com carteira assinada no ano de 2016.


Economia
20/01/2017 15h49

André Araújo: Comemorando a recessão

 A pergunta é clássica, estão comemorando o que? A inflação ficou dentro da meta por causa de uma gigantesca recessão e qual é a vantagem disso? Para os que têm renda certa e segura, como funcionários concursados, rentistas que vivem de aplicação financeira, é ótimo inflação zero mesmo com o Pais em ruína econômica, são os beneficiários da economia improdutiva, aquela que nada produz e só consome e não precisa competir no mercado, o grupo chamado de "férias em Miami".

Por André Araújo


Economia
20/01/2017 14h59

Previdência e caricatura: Distorções prejudicam o debate

A polarização em torno do debate sobre as mudanças sugeridas pelo governo para a Previdência tem deixado em segundo plano o que realmente importa. O sistema previdenciário deveria ser tratado como política de Estado e é necessário avaliar permanentemente o conjunto de benefícios, em lugar de eliminá-los, e sua forma de financiamento. O Estado poderia criar, por exemplo, um comitê com representantes de diversos segmentos da sociedade. 

Por Jair Pedro Ferreira *


Economia
20/01/2017 14h40

Rolls-Royce vai ressarcir mais de R$ 80 milhões para a Petrobras

Por meio de nota à imprensa, a Petrobras informou que irá receber cerca de R$ 81 milhões devido a um acordo de leniência firmado entre o Ministério Público Federal (MPF) e a Rolls-Royce, dentro da Operação Lava Jato.


Economia
20/01/2017 13h20

Clemente Ganz: Previdência, ajuste fiscal e projeto de desenvolvimento

As centrais sindicais estão abertas ao debate sobre as reformas e apresentaram sua própria sugestão de reforma da Previdência, elaborada pelo Dieese. Mas entendem que elas devem avançar na direção de crescimento com desenvolvimento e mais igualdade.

Por Clemente Ganz Lúcio*


Economia
19/01/2017 14h28

Paulo Kliass: Mea culpa do financismo?

Christine Lagarde criticou publicamente Meirelles, afirmando que 'a prioridade das políticas econômicas precisa ser o combate à desigualdade social.'

Por Paulo Kliass*


Economia
19/01/2017 14h04

Dinheiro dos países pobres impulsiona desenvolvimento dos ricos

Países ricos falam em “ajuda” mas capturam dos pobres 2 trilhões de dólares líquidos por ano. Juros e transferências via paraísos fiscais compõem a conta.

Por Jason Hickel


Economia
18/01/2017 18h50

Até FMI rebate Meirelles: prioridade deve ser combate à desigualdade

Após ouvir o ministro da Fazenda brasileiro, Henrique Meirelles, defender a necessidade de adotar amargas reformas, como o governo Michel Temer tem feito no país, a presidenta do FMI (Fundo Monetário Internacional), Christine Lagarde, afirmou nesta quarta-feira (18) que a prioridade das políticas econômicas precisa ser o combate à desigualdade social.


Economia
18/01/2017 17h57

 Estudo revela que Lula e Dilma triplicaram investimento social

A redução expressiva da pobreza da população brasileira depois do aumento dos investimentos sociais promovidos pelos governos dos presidentes Lula e Dilma (2003-2016) ficou mais uma vez evidenciada, de acordo com o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), por um estudo oficial feito por um órgão público.