Economia
19/09/2017 18h05

Em fala para inglês ver, Temer distorce realidade econômica e social

Na abertura da Assembleia Geral da ONU nesta terça (19), o presidente Michel Temer discorreu sobre uma realidade paralela, diferente da vivenciada pelos brasileiros. Falou de superação da crise, quando muitos veem a economia estagnada; de equilíbrio fiscal, apesar dos déficits recordes; de promoção de políticas sociais, que na verdade sofreram cortes. Teceu loas à abertura do Brasil, como se isso fosse positivo. “É tudo ilusório, discurso para inglês ver”, avalia o economista Guilherme Delgado.


Economia
19/09/2017 16h43

Paulo Kliass: Entre Meirelles & Temer

A semana já começou quente para Michel Temer e sua equipe. A janela de oportunidade que teria sido a possibilidade de ganhar um folegozinho básico no discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU escorregou-lhe por entre os dedos. Assim como ocorreu no ano passado, o conhecido protagonismo com que são agraciados os ocupantes da Presidência da República naquele importante e esperado evento não foi aproveitado pelo atual ocupante do cargo.

Por Paulo Kliass*


Economia
19/09/2017 15h40

 Pochmann: Estamos vendo o fim da classe média assalariada brasileira

 O Brasil que está saindo do atual período de recessão é um país praticamente sem uma burguesia industrial, limitado a uma burguesia comercial que compra e vende produtos, papeis ou ativos públicos e privados, com uma classe trabalhadora em situação muito precária, buscando sobreviver e uma classe média assalariada que está desaparecendo.


Economia
18/09/2017 18h24

 Temer desiste de cobrar R$ 17 bilhões de ruralistas

Para não entrar em conflito com uma das maiores bancadas do Congresso, a ruralista, o governo Temer decidiu abortar a ideia de recorrer ao Supremo Tribunal Federal contra uma medida aprovada pelo Senado que perdoa R$ 17 bilhões em dívidas com o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural).


Economia
18/09/2017 17h28

Elite não está precificando risco de caos social, diz ex-banqueira

"A elite não está precificando corretamente o risco de caos social. A economia é uma ciência que se especializou em demasia e se distanciou muito da realidade", afirma a economista Eduarda La Rocque, que foi sócia do BBM. Mesmo se autointitulando uma "neoliberal", ela avalia que mudanças profundas, como as reformas trabalhista e previdenciária, deveriam ser negociadas por um Congresso "mais representativo". 


Economia
18/09/2017 16h48

Temer aposta na “retomada” da economia, mas que retomada?

Dados comemorados pelo governo e por parte da mídia tradicional são frágeis e apontam para “longo caminho” até superação da crise, dizem economistas. Mercado comemora projeto concentrador e excludente.


Economia
18/09/2017 16h38

Meirelles apela e pede orações pela economia

Economistas alinhados ao atual governo costumam se esforçar para passar a ideia de que as decisões econômicas que tomam e defendem são técnicas, exatas e distantes da política. Mas, de olho nas eleições de 2018, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, deixou a tal racionalidade neoliberal de lado para agradar aos evangélicos. Em vídeo que circula no Whatsapp, gravado para pastores, ele diz que precisa "da oração de vocês" para que o país volte a ter emprego para todos.


Economia
18/09/2017 13h56

Orçamento para 2018 empurra Brasil ao caos, diz diretor do Diap

O diretor de Documentação do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), Antônio Augusto de Queiroz (Toninho), alertou sobre o forte ataque do governo Michel Temer ao Estado brasileiro. Após examinar a proposta governamental do Orçamento da União de 2018, ele afirma enfaticamente: “O Brasil vai para a beira do caos”.


Economia
18/09/2017 13h45

“Parque industrial de máquinas e equipamentos brasileiro vai acabar”

Beatriz Meirelles, da Associação dos Funcionários do BNDES, defende que, com a mudança na metodologia de cálculo da taxa de juros de longo prazo do banco, o Estado abre mão de um instrumento de política econômica, em favor do mercado. Os impactos são perversos para a indústria brasileira. “Certamente o parque industrial de máquinas e equipamentos brasileiro vai acabar”, diz. 


Economia
18/09/2017 13h14

“Se Temer vender Brasil, podemos tomar de volta”, diz Requião

Em carta ao Financial Times, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) questiona a legitimidade de Michel Temer para representar o Brasil num encontro com investidores internacionais a ser promovido pelo jornal em Nova York no final do mês. Segundo o parlamentar, Temer vai apresentar aos empresários sua agenda de privatizações.