Economia
19/01/2018 18h54

FUP: Parente recua de política do gás que botava fogo no povo

Depois fazer com que diversas famílias tivessem que voltar a cozinhar com lenha ou a usar botijões de gás comprados em revendas clandestinas e deste modo se sujeitar a acidentes com queimaduras, a Petrobras realiza coletiva de imprensa para dizer que vai mudar a metodologia de reajustes de preços do gás de cozinha.

Por FUP


Economia
19/01/2018 18h41

IPEA: Investimentos de empresas recuaram 0,7% em novembro

O indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), divulgado nesta sexta (19) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), sofreu uma queda de 0,7% em novembro do ano passado, em relação a outubro, mês em que subiu 0,1%. O FBCF mensura o volume de bens de capital das empresas adquirido para gerar outros bens.


Economia
19/01/2018 17h46

O capitalismo atual é incapaz de entregar o que promete

 Como diz Benjamin, o presente aglutina o que foi conquistado pelas lutas sociais e a descoberta de novas chances para ação humana coletiva.

Por Luiz Gonzaga Belluzzo


Economia
19/01/2018 17h31

A Petrobras e o alto preço da submissão

Sujeita às regras de Wall Street desde os tempos de FHC, a estatal cede à pressão de investidores nos EUA.

Por Giorgio Romano Schutte*


Economia
19/01/2018 17h11

Empresário que defende Estado mínimo recebe benesses estatais há anos

O presidente da Riachuelo, Flávio Rocha, é um apoiador fervoroso da ideia de livre mercado. Na última quarta, lançou um manifesto liberal, no qual afirma que “chegou o momento da independência de cada um de nós das garras governamentais”. Na sua cruzada contra a “gastança” de verbas públicas, o que ele não diz é que sua empresa há anos mama nas tetas do Estado, este mesmo que ele tanto condena.


Economia
19/01/2018 15h13

Bom pro mercado, ruim pro trabalhador

Petrobrás volta para os anos 90 e apresenta proposta de indicadores de PLR retrô. Sucateia a empresa, desvaloriza o trabalhador e favorece o Deus mercado, seguindo o projeto do golpe de Mishell Temer. 


Economia
19/01/2018 13h24

A racionalidade da austeridade é a ganância pelo lucro

Aqueles que acompanham a evolução da economia capitalista no Brasil tem muito o que aprender observando o impacto da austeridade na economia capitalista na Grécia. Como se sabe, essa nação europeia não conseguiu escapar das coações dessa política econômica que sacrifica a produção de mercadorias reais para salvar o capital fictício.

Por Eleutério F.S. Prado*




Economia
19/01/2018 12h44

Como o salário mínimo abaixo da inflação impacta na economia?

 Reajuste ficou abaixo do índice pelo segundo ano seguido. Desemprego e falta de recomposição da renda pesam na recuperação econômica.

Por Dimalice Nunes, da CartaCapital


Economia
18/01/2018 20h12

Dono da Riachuelo lança manifesto liberal para eleições 2018

O dono da Riachuelo, Flávio Rocha – aquele mesmo que classificou como “ótima” a portaria que dificultava o combate ao trabalho escravo –, lançou nesta quarta (17), nos Estados Unidos, um manifesto por uma "nova independência do Brasil". O texto defende o tradicional receituário neoliberal para combater a crise no Brasil. “O livre mercado é a melhor arma contra a pobreza”, disse. Para ele, o país precisa de um presidente que seja “liberal na economia e conservador nos costumes.”


Economia
18/01/2018 16h58

Economista aponta parcialidade de agências de rating e de analistas

“O deficit elevado, a dívida fora de controle e a recuperação lenta da economia parecem não ter mais nenhuma importância diante do que se tornou o centro do debate econômico no país: uma reforma da Previdência cuja economia gerada não seria sequer suficiente para viabilizar o cumprimento do teto de gastos públicos no ano que vem”, escreve a economista Laura carvalho, em artigo na Folha de S.Paulo.