Economia
31/08/2015 14h35

Temer: Orçamento com deficit mostra que não há maquiagem nas contas

O vice-presidente Michel Temer afirmou que as notícias de que o Executivo entregará o projeto de lei orçamentária de 2016 com a previsão de deficit mostram transparência absoluta do governo. “Não há maquiagem nas contas”, disse Temer, durante palestra no Fórum Exame, na capital paulista, nesta segunda-feira (31).


Economia
31/08/2015 12h07

Redução no valor cobrado nas contas de luz começa a valer em setembro

Com uma redução de 18%, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a cor vermelha para a bandeira tarifária de setembro. Os valores extras a serem cobrados a partir de 1º de setembro foram publicados no Diário Oficial da União desta segunda-feira (31).


Economia
31/08/2015 9h49

Emir Sader: Quem tem medo da CPMF?

Bastou o governo anunciar a intenção de retomar a proposta da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CMPF) para que chovesse uma quantidade de afirmações da disposição de rejeitar a retomada do imposto sobre o cheque. Desde dirigentes do parlamento, que geram novos e exorbitantes gastos do governo, mas querem aparecer demagogicamente, como os que defendem a população contra novos impostos.

Por Emir Sader*, na RBA


Economia
31/08/2015 9h23

Dilma e ministros se reúnem para acertar Orçamento de 2016

A presidenta Dilma Rousseff se reuniu no sábado (29) e no domingo (30), no Palácio da Alvorada, com ministros da Junta Orçamentária para tratar do projeto de lei do Orçamento Geral da União para 2016, que será entregue nesta segunda-feira (31) ao Congresso Nacional. Além do Orçamento, o governo vai entregar ainda o Plano Plurianual para o período de 2016 a 2019.


Economia
31/08/2015 8h31

Elias Jabbour: Crise na China? Que crise é essa mesmo?

Há quase um mês a China virou manchete dos editoriais dos principais periódicos de economia do mundo. Não mais noticiando recordes de crescimento. Ao contrário, as preocupações giram em torno da sustentabilidade do crescimento, para quanto mesmo irá cair seu crescimento e quanto o mundo sentirá esta queda de índice. A presente instabilidade no gigante devolve ao centro do debate a sustentabilidade, de fato, do chamado “modelo chinês”.

Por Elias Jabbour*, no blog O Cafezinho


Economia
29/08/2015 17h06

O BNDES e a expansão internacional da economia brasileira

Em meio à conjuntura de crise política e econômica que se desdobra no Brasil ao longo do ano de 2015, o BNDES vem sendo constantemente alvo de sistemáticos ataques e críticas. Sobretudo, por conta de sua atuação no financiamento da inserção e da promoção da competitividade de grandes empresas brasileiras (a chamada política de campeões nacionais).

Por Guilherme Ramon Garcia Marques*, no Brasil Debate 


Economia
29/08/2015 11h38

Programa de Proteção ao Emprego já conta com milhares de trabalhadores

As três primeiras empresas a aderir ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE), todas de São Paulo e do setor metalúrgico, somam 2.500 trabalhadores. Nesta sexta-feira (28), o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, entregou a representantes dessas companhias termos de adesão ao PPE.


Economia
29/08/2015 9h55

Ministério institui Plataforma de Gestão Agropecuária informatizada

Segundo publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (28), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento instituiu a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), sistema público informatizado de rastreabilidade do rebanho do país, da movimentação dos animais e da produção agrícola, bem como na inspeção e fiscalização de produtos de origem animal.


Economia
28/08/2015 15h23

69% das negociações salariais tiveram aumentos reais no semestre

Apesar da crise, no primeiro semestre deste ano, 69% das negociações analisadas pelo Sistema de Acompanhamento de Salários do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (SAS-Dieese) conquistaram aumentos reais. Os reajustes acima da inflação se concentraram na faixa de até 1% de ganho real, de acordo com os dados divulgados hoje (27) pela entidade, na capital paulista.


Economia
28/08/2015 12h13

Sindicatos se mobilizam contra precarização nas multinacionais dos EUA

O combate às políticas antissindicais é bandeira histórica da luta dos trabalhadores em todo o mundo que enfrentam a ação do poder econômico, hoje formado pelas grandes corporações multinacionais, que buscam reduzir o poder sindical e, por consequência, desvalorizar o trabalho arrochando os salários e reduzindo os direitos.

Por Dayane Santos