Economia
11/12/2017 18h22

Militares e altos salários são poupados da reforma

Apesar dos argumentos de que mudanças pretendidas pelo governo Temer tornariam mais equânimes as aposentadorias, algumas categorias continuarão com privilégios.


Economia
11/12/2017 17h26

Construção civil recua 6% e demite 105 mil em 2017

Dados da Câmara da Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) mostram que o setor de construção civil e o mercado imobiliário encolheram pelo quarto ano seguido, com uma queda de 6% em 2017. Este ano, 105 mil trabalhadores foram demitidos. De 2014 para cá, o setor eliminou 1 milhão de postos de trabalhos.


Economia
11/12/2017 17h19

Na OMC, Temer repete discurso enganoso sobre economia

Em discurso na Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), na Argentina, o presidente Michel Temer declarou neste domingo que o Brasil “deixou a recessão para trás”. Os indicadores, contudo, desmentem a propaganda do governo, reforçada pela mídia que apoiou o golpe.


Economia
11/12/2017 14h06

"Sem fechar acordos, TCU causa danos irreparáveis ao país"

 O professor de direito da USP Sebastião Tojal concedeu entrevista à Folha, em matéria assinada por Mario Cesar Carvalho, como especialista em leniência. Segundo ele, o TCU (Tribunal de Contas da União) pode quebrar as empresas que fecharam acordo de leniência com o Ministério Público e, na esteira, desestimular que outras empresas corruptas busquem essa saída.


Economia
11/12/2017 13h07

Brasileiro não é pró-Estado mínimo, diz coordenador da Oxfam

“Em geral os brasileiros percebem a existência de uma desigualdade grande. Isso se dá pelo nível de concordância de uma afirmação simples de que muitas pessoas ganham pouco, enquanto poucas pessoas ganham muito dinheiro. O nível de concordância, nesse caso, é de 91%”, diz Rafael Georges à IHU On-Line, na entrevista por telefone, ao comentar a pesquisa Nós e as desigualdades. Percepções sobre desigualdades no Brasil, realizada recentemente pela Oxfam e o Datafolha.


Economia
11/12/2017 12h00

A capivara de Meirelles, um quase banqueiro

Henrique Meirelles, ministro da Fazenda do governo Michel Temer, é engenheiro pela Poli/USP. Uma escola pública de elite da melhor universidade brasileira. Um homem preparado, capaz, fez carreira de sucesso no setor financeiro. Atingiu o ápice e se aposentou como CEO do Bank of Boston, centenária instituição dos EUA, extinta há cerca de dez anos.

Por Claudio Guedes


Economia
11/12/2017 10h07

Vídeo: Consumidor paga o preço da política de preços da Petrobras

Quem paga a conta da política de preços dos derivados de petróleo imposta pela gestão Pedro Parente (PSDB) é o consumidor brasileiro. No governo de Michel Temer a importação de petróleo cresceu 96% nos 10 primeiros meses se comparada com 2016. Quem ganha são as distribuidoras e as importadoras e a Petrobras perde espaço com a concorrência desleal estrangeira. Entenda como funciona essa jogada, assistindo ao vídeo. 


Economia
09/12/2017 17h42

Plano de desmonte do Banco do Brasil eleva ações na Bolsa

O mercado financeiro está animado com os sinais do governo Michel Temer de que privatização do principal banco brasileiro, o Banco do Brasil, está avançando. As ações da instituição financeira fecharam com alta de 0,58%, nesta sexta-feira (8), com a notícia de que o banco implantará novo plano de demissões. Na abertura das negociações, os papéis da companhia tiveram forte elevação e chegaram a subir 2,66%.


Economia
09/12/2017 6h08

Manuela, o Pará, a Amazônia te espera

Manuela D'avila, pré-candidata a Presidência da República pelo PCdoB estará nesse sábado (9) no Pará, na Amazônia. Manuela vai participar de um ato político cultural em Marabá, sudeste do Estado em memória do militante de Direitos Humanos Paulo Fonteles Filho, que teve seu desaparecimento físico em outubro passado.

Por Robson Marques*


Economia
08/12/2017 15h55

Aumento do gás de cozinha abala orçamento das famílias da periferia

Os consecutivos e abusivos reajustes nos preços do gás de cozinha desde que o ilegítimo Michel Temer (PMDB-SP) assumiu a presidência da República, é mais uma demonstração da falta de compromisso deste governo com a população mais pobre do país. Os aumentos comprometem seriamente o orçamento das famílias e colocam em risco a saúde de centenas de pessoas que estão trocando o botijão de gás pela lenha.