Economia
24/05/2017 9h33

Samuel Pinheiro Guimarães: O Brasil não está só no mundo

A eleição de Lula e seu Governo colocaram em risco o objetivo permanente norte-americano de implantar políticas neoliberais em toda a América Latina e de incorporar as economias latino-americanas à sua economia, de forma subordinada.


Economia
23/05/2017 12h26

Ao vivo: Audiência pública no Senado debate a reforma trabalhista

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal realiza audiência pública para debater o projeto de lei do governo Temer que altera mais de 100 artigos da CLT e retira direitos dos trabalhadores historicamente conquistados. A bancada governista tenta aproveitar a audiência para apresentar o parecer do relator Ricardo Ferraço (PSDB-ES) para com isso acelerar a tramitação e evitar que a grave crise política dificulte a aprovação das reformas impostas pelo poder econômico.


Economia
22/05/2017 19h34

Recessão da era Temer faz procura por crédito despencar

Com desemprego em alta e nível de confiança baixo, o número de pessoas que buscaram crédito em abril caiu 15,1% na comparação com março deste ano. Em relação a abril do ano passado, a demanda do consumidor por crédito recuou 5,1%. No acumulado do ano, houve queda de 0,7%, de acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito. 


Economia
22/05/2017 19h18

Para Meirelles, reforma da Previdência será aprovada mesmo sem Temer

A crise política deflagrada na semana passada em razão da revelação da delação de Joesley Batista, do grupo JBS, vai atrasar o cronograma de votação da reforma da Previdência, afirmou o ministro da Fazenda Henrique Meirelles. Entretanto, ele disse crer na aprovação da reforma mesmo se o presidente Michel Temer deixar o poder.


Economia
22/05/2017 18h28

JBS é investigada por acusação de ter lucrado com delação de Joesley

O Ministério Público Federal vai apurar se houve irregularidades em operações financeiras feitas pelo grupo JBS antes de ser divulgada a delação premiada de executivos da empresa. Entre elas estão a compra de dólares, beneficiando-se da flutuação da moeda após o escândalo, e negócios com ações na Bolsa de Valores. A  Comissão de Valores Mobiliários (CVM) já instaurou cinco processos administrativos para apurar denúncias de irregularidades em negócios do grupo nos mercados de capitais.


Economia
22/05/2017 18h11

Gilberto Bercovici, Luiz Guilherme Conci e Rafael Valim: Diretas Já!

A substituição do povo por um parlamento deslegitimado viola o espírito da Constituição de 1988.

Por Gilberto Bercovici, Luiz Guilherme Arcaro Conci e Rafael Valim


Economia
22/05/2017 17h38

"Com ou sem Temer, empresários farão pressão para manter reformas"

O líder da bancada do PT na Câmara dos Deputados, Carlos Zarattini, afirmou hoje (22) que, independentemente da permanência de Michel Temer na presidência, o "grande capital" continuará fazendo pressão para manter as pautas impopulares, mas de seu interesse."Eles todos se opõema qualquer ideia de eleição direta, qualquer ideia democrática. Eles querem manter essa política econômica e todos os seus projetos de mudança na legislação trabalhista e da Previdência", afirmou, à Rádio Brasil Atual.


Economia
22/05/2017 17h27

Poder econômico se apossou do Estado e barrou avanços civilizatórios

Os escândalos são fruto da natureza viciada da relação do Estado com o mercado. É necessária uma reforma política que democratize o voto e coíba o poder do dinheiro sobre Legislativo, Executivo e Judiciário.

Por Marcio Pochmann*


Economia
22/05/2017 17h12

A JBS e a venda de terras a estrangeiros

Há exatamente um mês, antes da exposição midiática da Operação Carne Fraca, o atual ministro da Fazenda e nome favorito do mercado para ocupar a Presidência, Henrique Meirelles, enfatizou em entrevista para a Globonews a urgência da aprovação da venda de terras rurais para estrangeiros. A fala do ministro foi clara: “Vamos liberar nos próximos 30 dias”.

Por Isabela Prado Callegari*


Economia
19/05/2017 19h05

Frente apresenta proposta para sair da crise política e econômica

As organizações sociais ligadas à Frente Brasil Popular lançaram, nesta sexta-feira (19), a proposta de um plano emergencial para que o Brasil possa sair da crise política e econômica em que está mergulhado desde o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff.