Economia
29/06/2016 17h46

Temer agora quer elevar aposentadoria para 70 anos

Em muitos estados brasileiros, a expectativa de vida para homens não chega a 70 anos. Em Alagoas Piauí e Maranhão, a esperança de vida projetada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por exemplo, é de 66 anos para os homens. No Brasil, a média é de 75 anos. Mesmo assim, subir a idade da aposentadoria para 70 anos está entre as propostas do presidente interino Michel Temer (PMDB) para reformar a Previdência.


Economia
29/06/2016 17h09

Ladislau Dowbor: A captura do poder pelo sistema corporativo

A expansão dos lobbies e o controle dos sistemas de informação representam alguns dos instrumentos da captura do poder político pelas grandes corporações.

Por Ladislau Dowbor*


Economia
29/06/2016 15h17

Paulo Kliass: A quem serve o Banco Central?

Nossas instituições privadas têm a impressionante capacidade de comandar as decisões dos órgãos públicos em suas decisões estratégicas.

Por Paulo Kliass*


Economia
29/06/2016 12h23

O Brasil em liquidação: Eletrobras é a bola da vez

A manobra de Temer para tomar o poder em nome da plutocracia tem um objetivo claro: acelerar o processo de depredação e entrega do patrimônio público! A imagem de uma empresa completamente falida criada pelo governo e imprensa não corresponde à realidade.

Por Rita Dias, no Brasil Debate


Economia
29/06/2016 10h22

Guilherme Boulos: onde está o “rombo” da Previdência

O governo interino de Michel Temer anunciou para as próximas semanas o envio de um projeto de Reforma da Previdência ao Congresso Nacional. A proposta capitaneada por Henrique Meirelles deve incluir idade mínima para aposentadoria e aplicação das novas regras já aos trabalhadores na ativa.

Por Guilherme Boulous*, site Outras Palavras


Economia
28/06/2016 19h33

FUP denuncia manobra na Câmara para entregar o pré-sal

Em nota, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) denuncia que, em uma “manobra escancarada, a Comissão Especial da Câmara dos Deputados, que analisa o PL 4567/16, se reuniu nesta terça (28), mesmo após a audiência ter sido cancelada no site oficial da Casa, e tentou colocar em votação o relatório favorável a acabar com a exclusividade da Petrobras na operação do pré-sal”.


Economia
28/06/2016 18h40

Reforma da Previdência de Temer prejudica mulheres e poupa militares

A reforma previdenciária que está sendo elaborada pelo governo Michel Temer vai prejudicar sobretudo as mulheres: o Palácio do Planalto vai propor que a diferença no tempo de contribuição dos homens e mulheres seja reduzida de 5 para 3 anos. Hoje os homens precisam contribuir por 35 anos, e as mulheres, por 30. O Planalto também quer que a idade mínima de aposentadoria seja fixada em 65 anos.


Economia
28/06/2016 17h56

Bresser-Pereira: Perícia confirma farsa jurídica e golpe parlamentar

Comissão de três gestores do Senado examinaram cuidadosamente as contas da presidenta Dilma Rousseff, encontraram irregularidades – a liberação de créditos sem aval do Congresso – mas não encontraram as famosas “pedaladas” que foram a justificativa jurídica do impeachment.

Por Luiz Carlos Bresser-Pereira


Economia
28/06/2016 17h32

Oi: de supertele à bancarrota

A história da operadora de telecomunicações é ilustrativa de um país que favorece uma elite e coloca em risco o direito de milhões de brasileiros.

Por Gustavo Gindre*


Economia
28/06/2016 17h05

Governo admite que vai tirar do povo para entregar ao mercado

O atual secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Mansueto Almeida, explicitou, nesta terça (28), qual é a prioridade do governo Michel Temer. Em entrevista a O Estado de S. Paulo, ele reconheceu que a proposta de estabelecer um teto para os gastos públicos “é dura”, mas disse que a equipe econômica não cederá a pressões. E, sem nenhum constrangimento, soltou: “Vamos ter que entregar o que o mercado espera”.