Economia
27/06/2017 19h52

“Mercado” começa a abandonar Temer: “permanência dificulta ajuste”

Desde que as delações dos irmãos Batista, da JBS, tornaram-se públicas, o presidente Michel Temer tenta usar uma suposta capacidade de fazer o que o "mercado" quer para manter aliados e se agarrar à cadeira presidencial. Pelo visto, não está mais dando certo. Em reportagem do El País, banqueiros e gestores do mercado financeiro avaliam que o peemedebista "encarece e dificulta" o ajuste fiscal. E já falam que a permanência de Temer no cargo "é negativa" para a economia.


Economia
27/06/2017 19h12

Empresário defende obras financiadas pelo Estado contra a crise

Depois de dizer que a política econômica de Temer é “desastrosa”, o presidente da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), Benjamin Steinbruch, escreveu mais um artigo, nesta terça (27), no qual critica a aposta no ajuste fiscal. Na Folha de S. Paulo, ele defende que “não há outro caminho para sair da recessão que não passe por obras financiadas e estimuladas pelo setor público”.


Economia
27/06/2017 18h41

Brasil, “campeão de ações trabalhistas”? Como se constrói uma falácia

Todos já ouviram a mesma cantilena: O Brasil é o “campeão mundial” de ações trabalhistas, com quase quatro milhões de reclamações ao ano, enquanto os EUA teriam apenas 75 mil. Todos que defendem a reforma trabalhista repetem este mantra, como se ele fosse um fato “público e notório”.

Por Cássio Casagrande*


Economia
27/06/2017 18h07

Lacerda: Indústria deve ter papel estrutural no desenvolvimento

"Historicamente, todos os países que lograram êxito no desenvolvimento tiveram a indústria como um fator chave", analisa o economista.

Por Luciano Velleda


Economia
27/06/2017 17h53

PGR entra com ação contra lei de terceirização

A Procuradoria-Geral da República (PGR) entrou nessa segunda-feira (26) com ação direta de inconstitucionalidade contra a Lei 13.429, que permite a terceirização irrestrita de mão de obra. A informação foi dada durante audiência pública, nesta terça, pelo procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury, citando a ADI 5.735, que pelo menos até as 16h não aparecia no sistema do Supremo Tribunal Federal (STF).


Economia
27/06/2017 17h49

Por que as mudanças na previdência rural preocupam

Uma das consequências das novas regras é o desincentivo ao trabalho do agricultor familiar e assentado da reforma agrária, que deverá buscar emprego no agronegócio ou abandonar o campo.

Por Gustavo Noronha*


Economia
27/06/2017 17h15

Apesar do discurso da austeridade, dívida pública só faz crescer

Os cortes sociais e o ajuste fiscal seletivo do governo Michel Temer não serviram ao propósito alegado pelos aliados do golpe. A situação das contas públicas só fez piorar, é o que provam os números. A Dívida Pública Federal – que inclui o endividamento interno e externo do Brasil –, por exemplo, aumentou em maio. O estoque da dívida subiu 0,26%, passando de R$ 3,244 trilhões, em abril, para R$ 3,253 trilhões, em maio. 


Economia
26/06/2017 18h56

Mercado financeiro reduz projeção de crescimento para 0,39%

O mercado financeiro reduziu a projeção para o crescimento da economia, este ano, pela terceira vez seguida. A estimativa para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, desta vez, caiu de 0,40% para 0,39%.


Economia
26/06/2017 18h30

Pochamnn: Os pobres novamente sob suspeita

Em pleno início do século 21, a atual elite dirigente oferece cada vez mais ao conjunto da sociedade o passado como a verdadeira ponte para o futuro. Quem diria...

Por Marcio Pochmann*


Economia
26/06/2017 17h58

Meirelles:FGTS não deve ser usado para seguro desemprego neste momento

Diante da enxurrada de críticas, o governo Michel temer desistiu, por ora, da proposta de usar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para pagar as primeiras parcelas do seguro-desemprego. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, havia confirmado, na sexta (23), que a ideia estava em estudo. Nesta segunda (26), ele declarou que “a avaliação preliminar é de que não se justifica de fato esta medida neste momento”.